Bela e a Fera

Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Pedrochmeneses 26/07/2023

Cativante, Doce e Encantador
Duas versões de um clássico conhecido e amado por muitos.
Madame Beaumont traz uma versão curta e muito prática do conto que é preciso para contar às crianças ou mesmo para uma diversão mais rápida.

A versão clássica, contada por Madame Villenueve é mais rebuscada e dedicada a um público mais adulto, contendo inúmeros detalhes inéditos, além de um prólogo e um epílogo para a história tão conhecida por todos (apesar de a parte principal entre Bela e Fera ser um tanto enrolada).

E para quem estiver curioso: não, os candelabros e móveis do castelo não ganham vida ou são amaldiçoados. A história é completamente diferente do clássico Disney que ganhou o coração de muitos (mas igualmente bela também).

Leticia.Baldini 24/07/2023

Os contos bem dizer todos são iguais com as mesmas histórias, mas eu prefiro muito mais o filme da Disney.

Felyttie 15/07/2023

?°. ?Bela e a Fera
A Bela e a Fera, Livro - Jeanne-Marie Leprince De Beaumont e Gabrielle-Suzanne Barbot De Villeneuve, publicado em 1740 considerado um romance para o público adulto, sendo um dos contos mais famosos do mundo e muitíssimo conhecido por todas as idades.

rafaaraujomesq 12/07/2023

Uma história mágica e deliciosa, que despertou meu interesse por conta da animação e se revelou mais interessante do que eu esperava, inspiradora e cheia de lições sobre seguir nossos corações e olhar além das aparências:)

Gabi 18/06/2023

Obra maravilhosa!
Tão bom ler a minha obra favorita em livro! Desde pequena sou fissurada em A Bela e a Fera, assim, poder ler a história original me deixou muito feliz e sedenta por saber mais dessa história.
Recomendo para aqueles que amam a obra assim como eu ??

Livia1405 15/06/2023

Meio chato
Gostei muito das notas da editora sobre as duas versões da história, uma rápida e uma longa. A rápida foi bem rasa, mas divertida, bem no estilo do desenho,mas sem tanto drama. A segunda foi se prolongando de forma desnecessária e eu tava quase fazendo umas 3 árvores genealógicas e fluxogramas pra entender o que tava acontecendo no final.

Bruna 29/05/2023

Filme é melhor que o livro
A primeira versão é curtinha, mas com tudo que precisamos saber. A segunda se estende até demais hahaha esse é um daqueles que podemos dizer que o filme é melhor que o livro.

Depois de toda a história que conhecemos, ele entra numa brisa de contar tuuuudo que aconteceu ao príncipe até ele chegar no ponto de Fera, mas ‘tudo’ assim, remontando aos pais dele e tal…mas ok, superável. Mas quando vai contar a história da Bela…maaaaaaaaaaano. Fica insuporáveeeeel.

Começa a contar de umas fadas, que um dia começou a ajudar uma rainha, que tinha um reino pra defender, mas já que a rainha aquilo e como a fada podia aquilo, aí bla bla bla bla…mas uma invenção tão mirabolante, que já que era pra inventar tanta coisa desse jeito, não precisava contar tudo! Imagina que uma tia sua te fez um bolo de aniversário e ao invés de falar “fiz esse bolo com muito carinho! Deu um trabalho fazer do jeito que eu queria, porque queria que fosse especial! Espero que goste!” resolve dizer “Aqui seu bolo! Eu quis que ele fosse perfeito, então há duas semanas peguei o carro e saí de casa pra buscar os ingredientes, passei no posto pois meu carro estava na reserva. O frentista foi muito gentil e dei uma gorjeta pra ele, ele ficou tão feliz que eu fiquei mais feliz também. Me animei a ir em um lugar ainda mais longe, onde tinha uma farinha mais natural e cheia de nutrientes, quando estava passando no caixa vi uma caixa de gotas de chocolate orgânico que ponderei por um momento…mas decidi que valeria a pena levar e peguei uma. Paguei minhas coisas, peguei novamente o carro e decidi comprar os ovos de uma criação de galinhas soltas, que belo lugar era aquele! Você podia de fato ver as galinhas vivendo…fiquei encantada! Me dirigi à lojinha do lugar…” sabe?????????? hahahahahahha

Então assim, foi ótimo conhecer o clássico original, mas fico com o filme, obrigada hahaha

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Regy 21/12/2023minha estante
E como termina a história do bolo? ?

Alyne46 19/05/2023

A bela...
Gostei muito dessa versão, bem diferente das que conhecia, acho bem interessante você conhecer a origem de uma história, principalmente essa que amo tanto. Acho que a segunda versão apresentada no livro daria uma ótima adaptação com um toque bem diferente. O livro é ótimo, além de bem escrito, muito informativo. Encantador esse livro.

Kai 10/05/2023

Uma história de ego ferido
O fato dessa edição ter as duas versões da história é o ápice para mim.
Acredito que o ?resumo? não tão resumo da história das próprias autoras estava mais para preencher espaço e não exatamente à título de interesse.
De qualquer forma, focando nas versões em si, a primeira, é curta demais, apesar de ser a que mais faz sentido, e a segunda, é uma loucura completa, apesar também, de achar que eram temas relativamente normais para a época de escrita.
Todos os movimentos da segunda versão são baseados em inveja, ego, mentiras ou interesse. É raro, na verdade algo que seja bom e verdadeiro e isso só é visto no final do livro, esse final inclusive é tão cheio de informações e reviravoltas que eu demorei pra entender quem era quem e quem tinha feito o que.
Uma das coisas que teria feito muita diferença nos filmes e que as versões deles deixaram de fora é os sonhos que a Bela tem com um príncipe lindo. E tem pontos que me incomodam muito, porque nos filmes, a Bela de fato ?se apaixona?, ainda que seja de uma forma bem esquisita pela Fera. E nas histórias, ela só pretende ficar com ele por interesse após descobrir mais coisas sobre o mesmo. Sem contar que a própria Fera implora dezenas de vezes pra Bela ?dormir? com ela como se isso fosse a maior demonstração de amor. É horroroso.
Gosto muito da capa, do tamanho do livro e das ilustrações que acompanham as cenas, mesmo que ache elas incrivelmente bizarras, as mesmas condizem com a história.
Preciso de dizer mais uma vez, é um clássico que ?se tornou? infantil, mas que essas versões eu jamais indicaria para uma criança, ou um ?novo? adolescente.

Leh 07/05/2023

A Bela e a Fera
Versão Clássica de 1756 por Madame de Beaumont:

🌹 O livro começa com a versão mais famosa de “A Bela e a Fera”, sendo a versão que inspirou as histórias e os filmes que conhecemos. Nela vamos conhecer Bela, uma jovem de beleza pura e dona de um coração bondoso que se voluntariou para ir morar como uma Fera para poupar a vida de seu pai, mas após passar um bom período na companhia da Fera, Bela descobriu que a Fera era dona de um coração gentil e um ótimo amigo para ela. Todavia, Bela descobriu-se apaixonada pela Fera quando a vida da mesma estava em risco e para a sua surpresa a Fera na verdade tratava-se de um príncipe que fora amaldiçoado por uma fada má. Após o desenrolar dos fatos, Bela e o seu príncipe casaram-se e viveram felizes para sempre.
Versão Original de 1740 por Madame de Villeneuve:

🌹 A história desta versão é basicamente a mesma com a diferença que Madame de Villeneuve não deixava lacunas, ela literalmente escrevera um romance de “A Bela e a Fera”, não deixando nada de fora, criando fadas más e invejosas, uma princesa escondida entre os plebeus para que sobrevivesse aos ataques da fada má. Irmãs invejosas. Um príncipe inocente que fora destinado ao corpo e uma Fera horrenda por não ter aceitado um pedido de casamento. Sonhos encantados. Uma fada do bem que protege a família acima de tudo e um rei que vive em luto pela perda de seu amor verdadeiro. Ou seja, a autora não deixou passar nenhum detalhe despercebido, ela enriqueceu cada canto da história, por isso, vale a pena a leitura deste clássico e conferir a riqueza que existe nesta obra de 1740!
P.S. “A Bela e a Fera” sempre foi a minha história preferida, por todo o enredo da leitora esquisita com fome de aventuras pelo mundo afora! E, após a leitura deste clássico, pude contemplar a origem do eu conhecia e, mesmo que o livro tenha sido escrito há séculos atrás, não deixou a desejar nadinha!

site: https://www.instagram.com/perdida.em.livros/?hl=pt-br

cacauz 02/05/2023

Meio bleh
Gostei bastante da primeira versão, mas a segunda... achei uma enrolação, descreve umas coisas que não fazem a menor diferença no fim das contas e sequer te deixa empolgado ou achando que esse castelo é tão incrível assim. A Bela muito tapada que não percebeu logo no primeiro sonho quem era o tal "Desconhecido" como se não fosse óbvio. Confesso que depois dos 70% eu li bem pouco e fui passando os olhos bem rápido pra terminar logo, porque já tava ficando sofrido.

Tentando deixar isso de lado, a história em si é bem interessante, uma pena que a forma como esta escrita deixe tão chato.

~Elisabeth Darcy~ 28/04/2023

Muito interessante. O mais legal é q nn para depois q eles se apaixonam, há toda uma explicação.