Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - Crash

pi 22/12/2023

O livro que mudou minha vida
Confesso que comecei a ler esse livro mais para agradar quem me indicou do que por interesse próprio, mas a cada página ficava fascinada com um novo de conhecimentos. A palavra economia pode parecer bem chata, mas, se tratada da maneira certa, pode ser bem divertida.

nenos 25/06/2023

“Um Estado que não controla a economia não é digno desse nome.”
Quais os bastidores das intermitências que transformaram o meio universal de troca em um produto que também oscila em função da oferta e procura? A história do dinheiro vai além da etimologia. É entrelaçada há séculos com as mutações da alavancagem, os juros compostos, as deflações, as inflações, as estagflações, os dividendos e as renomadas constantes da natureza, o poder e a manipulação.
O que a Companhias das Índias Orientais da Holanda e da Inglaterra no século XVII, A Grande Depressão de 1929, a bolha .com e a bolha imobiliária de 2008 tem em comum? Expectativas equivocadas que ultrapassaram o limite da racionalidade e geraram os efeitos cascatas já bem conhecidos: falência de instituições mastodônticas, contratos com valores nominais reduzidos a zero, patrimônios evaporados e intervenções governamentais.
A inflação é um conceito mais antigo do que a própria cunhagem da moeda, mas a quem atribuir a continuidade? Como dizia Milton Friedman: “Nenhum desses supostos culpados pela inflação tem as impressoras que produzem aquilo que a gente carrega na carteira.” O fenômeno que retroalimenta a parte podre dos sistemas, excede a quantidade que a economia absorve e ganha um poder inusitado sobre nossas carteiras: o de roubar seu dinheiro sem que você perceba através do imposto invisível.
Das garantias no padrão-ouro para o dinheiro escriturário, Sr. Alexandre nos mostra que as tentativas de tangibilizar um mercado eficiente há milhares de anos são passíveis de crises intermitentes que refletem a tendência do comportamento completamente equivocadas dentro de um sistema imprevisível, uma aproximação da realidade semelhante ao expressionismo abstrato.
Correção monetária, congelamento de preços, confisco da poupança, baderna política, pedido de impeachment, renúncia do Chefe de Estado... isso tudo parece familiar? De mãos dadas com os índices mais altos de inflação na história do Brasil, a tradição de emitir dinheiro como se não houvesse amanhã vale um estudo completo: a psicologia inflacionária do brasileiro e a ganância.
Ações, título público, debênture, título de hipoteca, prime, sub-prime, venda a descoberto, bulls, bears, Bovespa, selic... a atmosfera das finanças é complexa, porém, os conceitos são explicados com uma narrativa cronológica e de paralelo com as relações causais desde a Roma Antiga, Grécia, Europa no intuito de transformar a demagogia incompleta do capital e entender o que parece ser garantido levaram à transição de impérios

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1j8IZv4IsvMAbIO8hPNBhir84ADkgDCAh/view?usp=share_link

Gabriel1059 23/02/2023

Acredito que seja um dos melhores livros para quem quer iniciar a entender melhor sobre a história da economia, com uma abordagem interessante explicando os crashs que aconteceram ao longo dos tempos e dando um toque saboroso da história da nossa economia e entendimento da mesma.

Zeantonio 04/02/2023

Um dos melhores livros que eu já li sobre história e economia. O autor consegue unir fatos do passado e presente em uma linha temporal única, provando que as pessoas não tem costume de aprender com o passado. Uma leitura essencial em um país como o Brasil.

Eloísa Cristina Fernandez 01/08/2022

Fraco demais
Apesar de ter uma boa intenção de explicar historia da economia para pessoas que não são da área o autor exagera nos jargões e na escrita informal, também chegou a utilizar expressões racistas para falar da China e resume todas as crises inflacionárias em impressão ou não impressão de moedas e chega a desdenhar de outros fatores que influenciam o aumento de preços.
Calder 21/10/2022minha estante
Olá, você lembra qual foi a expressão que ele usou? Tô lendo o livro e tenho a sensação de que posso ter visto alguma, mas não tenho certeza.

Eloísa Cristina Fernandez 18/03/2023minha estante
Eu cheguei a grifar mas preciso dar uma olhada, porém o livro é bem ruim mesmo, ao invés de informar só atrapalha.

Kaique.Eduardo 09/01/2022

Uma bela surpresa
Esse livro é muito bom pra quem que entender mais sobre inflação, crises financeiras, mercado de capitais e financeiro, péssimas decisões políticas, bolhas financeiras etc.
Resumindo, muito bom pra quem quer aprender mais sobre o mundo que vivemos atualmente, pois muito do que temos, foi por decisões tomadas sem nem nossos pais eram nascidos.

Franciscorgss 05/01/2022

Incrível
Leitura fácil e dinâmica, completamente diferente de qualquer outra escruta de economia, ótimo para quem não sabe muito sobre a área. O autor é imparcial e explica de forma extremamente detalhada.

Francisco 12/11/2021

Simples e didático
Com uma linguagem simples e didática, o autor aborda a evolução da economia ao longo do tempo.

O uso recorrente de exemplos históricos, principalmente sobre o Império Romano, facilita a compreensão.

O livro mostra como fatos podem ser cíclicos e como aprender com eles.

Pra quem é analfabeto em economia, como este escrevinhador, esse livro é um ótimo abre alas pra quem quer se inteirar desse segmento da sociedade que abarca a todos.

Yvan 14/10/2021

Explica alguns conceitos da área de forma didática.

Para mim, a leitura não pegou tanto, na parte final achei mais cansativo.

nanarissa 22/06/2021

Boa introdução à como funciona a economia, com contextualizações interessantes. Linguagem bastante coloquial, faz a leitura ser simples e fluída. Só peca no uso de algumas comparações com exemplos de outras áreas. Como exemplo: como bióloga evolucionista, tenho agonia até agora só de lembrar de quando ele escreve que viemos dos macacos. Gente, não viemos de macaco nenhum, tá? Nós e os macacos atuais temos um ancestral comum primata. Então no máximo dá pra dizer que somos parentes bem distantes. Então, amiguinhos, quando forem escrever um livro e quiser usar um exemplo de outras áreas que não domina, consulte um coleguinha daquela área. Com certeza vai ter alguém feliz em te ajudar com isso.

E, pra quem quiser saber mais sobre por que não podemos dizer que viemos dos macacos, deixo esse artigo aqui que espero que ajude a esclarecer essa questão:

Lilly 09/06/2021

Leitura obrigatória sobre Investimentos
Se soubesse o quanto esse livro é didático e gostoso de ler, teria lido antes! Deveria ser leitura obrigatória para todo brasileiro.

O livro explica diversos dos instrumentos financeiros, como opções, debêntures, títulos do tesouro, hipoteca, ações, entre outros, enquanto conta sobre diversos "crashs" da economia, como por exemplo, as épocas de hiperinflação do Brasil e da Alemanha, a Grande Depressão de 1929, a bolha da internet, e a recente crise do subprime em 2008.

Explica ainda como Madoff conseguiu perder o dinheiro de bilionários (Steven Spielberg incluso), como Eike Batista conseguiu falir após constar na lista de mais ricos do mundo, e como Warren Buffet conseguiu virar um investidor tão bem sucedido e respeitado.

Para embasar todas essas explicações, o livro conta a história do dinheiro, como é (ou não) lastreado e alavancado, e explica tintim por tintim como funciona a inflação, o porquê do governo hoje estabelecer meta acima de 0% para ela, e como é feito para controlá-la.

A cereja do bolo desse livro é que ele é escrito em português, em linguagem coloquial (não vulgar), usando formas brasileiras de se expressar e referências didáticas que fazem parte da nossa cultura, como Turma da Mônica, Silvio Santos, Ayrton Senna e Pelé. As expressões e falas nunca teriam sido usadas em um livro traduzido de outro idioma, e na minha opinião são uma chave importante na didática. Parece que você está batendo papo no bar enquanto aprende.

Recomendo demais a leitura à todos, deveria ser livro obrigatório nas escolas brasileiras.
Cecchetti 10/06/2021minha estante
Caramba! Questo resenha é essa?!? Eu tive a mesma sensação lendo 3000 dias no Bunker e A Saga Brasileira. Fica a dica.

Lilly 11/06/2021minha estante
Li o Saga Brasileira da Miriam Leitão, achei livrão mesmo!
Os 3000 dias não conhecia e estou incluindo já na TBR! ? Valeu a dica!

Cecchetti 15/06/2021minha estante
Para mim são dois livros (talvez três agora com esse Crash) que todo brasileiro deveria ler.

Pamylla.Souza 25/05/2021

Leitura divertida
Um livro leve, te prende. Você o devora em dias.
O autor traz de forma curiosa é engraçada fatos da nossa história.
Vale muito a pena a leitura.

Bruno.Defaveri 30/03/2021

A história do dinheiro
Esse escritor brasileiro, de forma lúdica nos mostra o surgimento do dinheiro e a evolução da econômia.

Tyler 26/03/2021

De fato, uma breve história da economia
Surpreendentemente foi muito além de minhas expectativas em diversos aspectos, um livro que agrega muito em conhecimento histórico transmitido de forma fácil e prazerosa, verdadeiramente edificante.