Eu Sou Malala

Eu Sou Malala Malala Yousafzai...

Resenhas - Eu sou Malala

Carolina 28/03/2024

Não gosto da ideia de dar nota paras biografias.
Gostei de conhecer a história de Malala.
Tive dificuldade de acompanhar algums fatos do Paquistão, mas nada que atrapalhe a leitura.

slkozume 27/03/2024

Li tao rápido
é um ótimo livro, relata as vivências de malala de forma compreensível, só n dou 4,5 ou 5,0 pq li ele rápido demais e n aproveitei mais, n me adentrei no livro, e a lembrança n marcou. a propósito, li para fins acadêmicos!

Vanessa1915 24/03/2024

Impactante
"Comecei a entender que a caneta e as palavras podem ser muito mais poderosas do que metralhadoras, tanques ou helicópteros. Estávamos aprendendo a lutar e a perceber como somos poderosos quando nos manifestamos".

Durante muitos momentos da leitura tive que fechar o livro e parar alguns segundos para respirar e refletir, na minha cabeça parece surreal que ainda no século XXI meninas sejam proibidas de irem para a escola simplesmente por serem meninas ou que as pessoas ainda matam sem culpa em nome de religião. Parece surreal, mas ainda é a realidade de muitos países.
Mas também me peguei surpresa pela garra da Malala, por lutar desde nova pela educação e lutar pelo direito de outras tantas mulheres que não possuíam voz em um país que as silenciam desde o nascimento.
O apoio do pai da malala foi algo que me surpreendeu e aqueceu meu coração em tantos momentos durante a leitura, em um país onde homens prendem mulheres em tantos sentidos, ele deixou ela livre para ser quem ela era e como dizem aqui na Bahia ela foi grandona sem medo!!
Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida para aprender a olhar a educação com outros olhos ?

LorenaFontes 23/03/2024

Luta pelo direito a estudar
Já tinha ouvido falar sobre Malala várias vezes, sobre sua luta e seu atentado. Mas ter um contexto familiar, regional, acesso ao seu pensamento de menina pashtun enriqueceu mais sua história.
É lindo ver como seu pai lutou pela educação e passou seu amor para Malala.
A filha mulher que muitas vezes no islã é renegada, foi adorada acima de tudo, e encorajada a seguir seus sonhos e fazer o seu melhor. O crime é o de menos nessa história tão rica, e que se entrelaça com a história mundial moderna.
O livro foi bem escrito, poucas vezes me senti cansada lendo ele. É uma leitura densa por si só, mas não deixa de ser cativante.

Obvioussah 20/03/2024

Um retrato admirável da corajosa Malala
Como o livro é uma biografia acho que n cabe opinar sobre a história em si, mas devo dizer que a escrita é meio chata de se ler, haha.

Gabriel Renato 19/03/2024

Em sua autobiografia Malala faz muito mais do que apenas contar sua história, ela inspira os leitores a lutarem pelos seus direitos, assim como representa o povo Paquistão em suas lutas contra o Talibã e pelos direitos das mulheres de estudar. O discurso se intensifica quando nos deparamos com a antiga rotina da ativista ou outro ponto pessoal durante a leitura, nos fazendo ter constantemente a noção de que durante toda aquela luta muitas das pessoas mais afetadas eram crianças, como Malala era, e que uma delas teve a coragem de lutar contra tudo.

mirrorballgio 15/03/2024

?Quem é Malala? Malala sou eu, e está é a minha história.?
Primeira coisa que eu gostaria de deixar claro é que não dei cinco estrelas pela minha experiência lendo o livro. Eu na verdade não acho justo dar nota para livros que são autobiografias, biografias ou memórias, mas eu também não conseguiria deixar 0 estrelas. Logo, achei as cinco estrelas mais adequado.

Esse foi um dos livros mais didáticos que já li. Além da história da Malala em si, ele também conta muito sobre a história do Paquistão e os costumes lá, o que é extremamente interessante, já que nós normalmente não vamos atrás dessas informações. Então entender o que estava acontecendo no Paquistão em diversos contextos históricos (como no onze de setembro) foi novo pra mim.

E o que falar sobre Malala? Uma das pessoas mais fortes que já li sobre. Ela e a família dela foram símbolo de resistência, e eu admiro demais a maneira que lutaram pela educação com tanto afinco e paixão. Sem contar a coragem que precisaram para continuar persistindo em sua escola mesmo com as ameaças do talibã, que sinceramente, me deixaram horrorizada.

A realidade dos paquistaneses, principalmente das mulheres, era revoltante. Foi triste ver como o fanatismo religioso e a distorção do sagrado para interesses próprios causou a morte e tortura de tantas pessoas em pleno século 21. As mulheres foram totalmente desumanizadas, reduzidas à meros objetos sem qualquer valor.

Deveríamos ter mais Malalas no mundo. Ainda vivemos uma realidade aonde milhões de crianças não tem educação, aonde meninas são obrigadas a se casar muito cedo, aonde a religião ainda é usada como uma desculpa para misoginia.
Esse livro mexeu muito comigo e me fez repensar sobre os meus próprios privilégios, de ter o acesso à educação e de poder me expressar livremente sem sentir o medo que Malala e outros sentiam. Recomendo essa leitura pra todos, sem qualquer exceção.

Carol Martins 14/03/2024

Confesso que sabia muito pouco sobre a história do Paquistão quando peguei o livro pra ler!
Malala nos conta que antes de ser Paquistanesa, é islâmica e antes de ser islâmica é patchum. Dá pra entender bastante sobre essas três características que eu tinha tantas dúvidas.
A autora é uma inspiração. É admirável o quanto ela luta pela educação e por nós mulheres enquanto escuta de todo lado que ela tem que parar. Espero que um dia não sejamos mais caldas e a realidade se torne nem diferente do que ela viveu e vive!

Debi.Cavalcanti 13/03/2024

Uma perspectiva importante
?Eu sou Malala? é um livro multidimensional, é a história de uma menina, é a história de um país, é a história de uma família, é a história de um religião?

Essa leitura me levou ao tédio, às lágrimas, ao embrulho.

Viajei nas tramas políticas que constroem o Paquistão e suas relações com o mundo, ora afegão, ora russo, ora americano, quem dá mais?
Há os que ganham, há os que sofrem as consequências.

Termino o livro ainda mais crente de que o mundo não está dividido em bonzinhos e vilões. Ouvir as várias narrativas é o mínimo que podemos fazer, na busca por decisões mais sensatas.

Leitor esquizofrênico 13/03/2024

Quem é Malala? Malala sou eu, e esta é minha história.
Durante a leitura, é evidente que a educação no Brasil, mesmo com suas limitações, consegue superar todos os desafios descritos. O livro narra a história de Malala e sua luta pela educação das meninas no Paquistão. Além disso, proporciona um entendimento sobre a história, costumes e cultura relacionados à Malala, explicando o apoio local ao Talibã. Chama a atenção como o fanatismo religioso pode despertar o pior nas pessoas, sendo influenciado pelos costumes locais que fomentam o extremismo religioso. Outro ponto marcante é a capacidade de Malala de não nutrir ódio por aqueles que a prejudicaram. Ao longo da narrativa, questiona-se a repressão das mulheres em nome da religião. O Paquistão é descrito como um lugar assolado pela corrupção, analfabetismo, violência e fanatismo religioso, onde há inúmeras Malalas.
Apreciei a leitura e me tornei admirador da Malala. Sua história é uma fonte de inspiração para mim, que tenho o objetivo de seguir carreira na educação.

Guta.Cohen 10/03/2024

Deveríamos todas ser Malala
Acabei de ler esse livro na semana do Dia Internacional da Mulher e nada poderia ter deixado tão claro porque precisamos continuar falando sobre os nossos direitos.

Malala mostra, a duras penas, que a força das mulheres alcança lugares inimagináveis. Sua luta e dedicação pela paz e educação das meninas no mundo começa quando ela é apenas uma criança e a leva a um terrível atentado que nunca deveria ter acontecido a uma menina de apenas 15 anos.

É uma sorte enorme que isso não tirou essa mulher incrível do mundo, mas sim deu a ela ainda mais plataforma para falar por todas nós.

Demorei muito tempo para conseguir engatar nesse livro, o início dele tem uma parte bem maçante de história política do Paquistão, mas fico feliz que me mantive firme e pude conhecer um pouco mais sobre Malala ??
Mariana 10/03/2024minha estante
Esse livro é espetacular em todos os sentidos. Outro livro bem parecido e bem sofredor ?O segredo do meu turbante.? Indico!

Carol Alves 05/03/2024

Força!
Que menina forte e determinada. O tamanho de sua coragem é incalculável! Que incrível poder ver e viver na mesma época de Malala. Vibro muito a cada conquista sua. Espero que voe sempre muito alto e que jamais deixe de lutar pela educação, principalmente para as mulheres!

Alice 29/02/2024

Incrível !!!!
Esse livro é maravilhoso em diversos aspectos, todas as pessoas do mundo deveriam ler, a educação é uma arma poderosa !!!

Débs 23/02/2024

Testemunho de uma sobrevivente que luta pela educação
Um livro para quem gosta de histórias reais. Escrita de fácil leitura e bastante descritivo. Malala e Christina nos fazem imaginar minuciosamente cada cena relatada.