Eu sou Malala

Eu sou Malala Malala Yousafzai...

Resenhas - Eu sou Malala

Kaw 31/03/2021

Malala te faz acreditar no mundo.
Uma história inspiradora e que te faz acreditar no mundo e ter esperanças. A cada palavra você consegue ver como o desejo de Malala para trazer a educação para as meninas em especial, é genuíno.
O livro conta a história desde o começo de sua vida, e já conseguimos ver que ela era uma garota diferente. Malala passou por tanta coisa e na minha realidade é difícil pensar em como foi, mas que me inspira muito em lutar pela educação e conhecimento de todos. A vida dela não foi nada fácil, e uma coisa que notei e que foi crucial para ela ser quem é hoje, foi seu pai. O jeito que ele lutava pelo direito das mulheres, a liberdade de expressão e democracia e sempre ensinou sua filha a se posicionar e soltar a voz, nos traz muitas lições. Fico pensando em como seria se ela, e outras crianças tivesse oportunidades maiores desde pequenas. Foi muito interessante também conhecer esse país tão diferente, acho que nós temos visões dos mulçumanos e das pessoas ocidentais bem diferentes e conhecer essa realidade e cultura foi muito legal e intessante.
Eu amei o livro. Malala lutou com o que tinha, e nos inspira a fazer o mesmo. Não é apenas mais uma história, vale a pena conhecer ela. Com certeza se tornou uma das pessoas que eu admiro. Recomendo!!

?Por que eles não querem que as meninas estudem??, perguntei a meu pai.
?Eles têm medo da instrução?, foi a resposta.

la.4kluna 11/04/2023

??, sempre bom pra aprender mais sobre o mundo e oq se passa nele e oq outras pessoas passam, a malala conseguiu fazer isso sem nos cansarmos de ler

Sales 17/02/2020

null
Não sou muito fã de biografias, mas até que gostei bastante dessa, apesar de em alguns momentos ? pelo menos pra mim? os sentimentos e motivações da Malala soarem superficiais. A Malala tem uma história incrível e a sua luta é admirável.
Elaine.Cury 02/08/2020minha estante
Meus livros preferidos são biografias e quis ler este justamente por saber que a história da Malala é realmente incrível. Mas, fiquei um pouco decepcionada, pois, também achei que em alguns momentos, ela parecia superficial mesmo e até um pouco "exibida". De qualquer maneira, ela é um grande exemplo na luta feminista.

João Paulo 16/08/2021

Inspiração
Malala é uma inspiração para todos que tem sede de conhecimento e educação. Uma menina jovem, forte, divertida, inteligente e humana. Apesar do livro retratar toda sua história, ele também nos apresenta um pouco da história dolorosa de seu país. É uma aula de história. Depois de você acabar esse livro você pensa duas vezes quando pensar em da desculpas para não correr atrás de seus sonhos.

Mara.Mares 17/01/2021

"Embora amássemos estudar, só nos demos conta de quanto a educação é importante quando o Talibã tentou nos roubar esse direito. Frequentar a escola, ler, fazer nossos deveres de casa não era apenas um modo de passar o tempo. Era nosso futuro."

Carol 05/01/2023

Este é um livro que leva você a refletir sobre temas como fanatismo religioso, machismo, desinformação, educação e etc ? o que me fez comparar em alguns momentos com a situação obscurantista que ainda vivemos no Brasil.
Malala fala de um momento em que seu país o Paquistão um lugar pobre socialmente que vinha tentando conquistar espaço através da educação (principalmente entres as mulheres), passou por um momento de aumento de extremismo religioso, fruto em maior parte da falta de acesso a informação do povo.
Malala foi baleada na saída da escola, por ser uma menina que além de muito inteligente, se destacava pelos seus discursos pedindo por educação para as mulheres de seu país.
Você pode até pensar que tudo isso não se compara ao Brasil, sim aqui as mulheres são livres para estudar, ter acesso a informação, não precisamos usar hijab? mas os dados mostram que somos o 5* país que mais mata mulheres em todo o mundo, o Paquistão não se encontra nem entre os 10 primeiros países dessa lista. Então talvez não sejamos tão livres assim.
Vivemos também aqui no Brasil um momento de muito insegurança social e de fanatismo religioso, assim como o povo paquistanês viveu naquela época e vive até hoje e que serve de exemplo para que a história não se propague nem se repita em nenhum lugar do mundo.
Eu conclui este livro com a certeza de que a educação atravessa fronteiras que não se podem aqui serem descritas. E que um país que não consegue proteger suas mulheres, crianças e também sua cultura, está infelizmente condenado ao fracasso social.
Allyson 06/01/2023minha estante
Melhor comentário que eu li no dia de hoje. Além de linda, essa mulher que escreve é inteligentíssima, o que me deixa apaixonado ??

Vinicius39 15/09/2022

Completamente inspiradora...
Esse livro é tão forte,tão pesado,que a gente pensa "será que estamos vivendo no mesmo mundo?". Uma história chocante e inspiradora de uma menina que mudou o mundo!

Com uma escrita muito fluida e bem clara,ela conta sua vida,um pouco da história do país e da região que ela vive e narra o acontecimento que mudou a vida dela. É muito triste de acompanhar essa história,de pensar que existe pessoas e ainda mais mulheres que são privadas de seus direitos,que são privadas de ter educação e uma vida,porém a Malala sempre lutou para que isso mude,ela sempre lutou pelo direito da educação,pq a educação é um direito básico que todo ser humano deveria ter,para que o mundo não se torne ignorante,um mundo cheio de pessoas ignorantes...

Toda família da Malala,principalmente o pai dela é envolvido nessa luta tbm e ela se inspira nele,luta pelo básico,mesmo que ela sofra ameaças do grupo Talibã. Ela é uma luz na história do país e da educação,dos direitos das mulheres e dos jovens a terem o mínimo,a educação.Mesmo que o grupo extremista que continuava ameaçando e colocando medo,ela não parou e não se calou,tornando sua história uma das mais importantes e inspiradoras,inspirando milhares de mulheres e jovens,para que todos possam ter educação e livrar o mundo da ignorância.O ser humano sem educação,não é nada!

Leio, logo existo 09/11/2020

IMPRESSÕES DE LEITURA
O livro “Eu sou Malala” não se resume em contar a história dessa jovem que participou ativamente pela defesa do direito de as meninas paquistanesas frequentarem a escola, mas nos mostra a ascensão do talibã na região. Descobrimos que o pai de Malala é o seu mentor intelectual.
É interessante saber (ainda que superficialmente) os acontecimentos políticos internos e externos que possibilitaram o avanço do talibã.
Fica claro que pobreza + educação precária + intolerância + fundamentalismo religioso + acesso fácil a armas é uma mistura mortal.
A descrição do atentado que Malala sofreu, com certeza, é muito comovente.

Lorena 29/03/2020

5 estrelas é pouco!
Aquele livro necessário, asfixiante em alguns
momentos. Que você lê com o coração na mão, imaginando as cenas, a dura realidade de um país tão distante que muito provavelmente você não fazia ideia de como era em detalhes até ler este livro. O Paquistão sob aspectos históricos, religiosos, culturais e sociais. A história de uma menina que sofreu um atentado por lutar por um direito básico: a educação. Uma viagem a este país sem precisar ir até lá. É conhecer Malala e sua família e passar a admira-los sem precisar conhecer pessoalmente. Recomendo muito. Um livro que vou levar comigo pra vida!

Rafael 15/01/2021

A estudante que ensina o mundo
Este foi o livro que mais me fez chorar em toda a minha vida.

Acredito que todas as pessoas devam lê-lo e conhecer a história de Malala, mas especialmente as professoras e os professores, como eu. Malala nos traz um reforço da ideia de que a educação pode mudar vidas, de que a educação é o caminho para mudar um país. Vivendo o que estamos vivendo agora (janeiro de 2021), não podemos esquecer da necessidade do combate à ignorância, da libertação por meio do debate e da ciência.

E, para além do relato emocionante de sua trajetória de vida, de sua luta e da luta de sua família, Malala nos presenteia com grandes lições de religião, história, geografia e política sobre o Paquistão. Nós, brasileiros, muitas vezes não conhecemos as realidades dos povos do Oriente Médio e, via de regra, acabamos generalizando suas vidas, suas crenças e seus desejos.

O livro nos dá um banho de cultura e de empatia por nos fazer reconhecer um país jovem que tem muitos desafios pela frente para atingir a democracia de forma plena, além de nos explicar como vários dos países do Oriente Médio ficaram à mercê das potências mundiais durante a Guerra Fria, o que gerou todo o movimento antiocidentalização. Outros livros que já li (ambos HQs) me ajudaram a entender esse triste processo: "Persépolis", de Marjane Satrapi (sobre o Irã) e "O árabe do futuro", de Riad Sattouf (sobre a Síria).

Que possamos lutar ao lado de Malala pela educação universal de qualidade!

Saádia 17/12/2021

NECESSÁRIO
Não tenho palavras para descrever o quanto aprendi com essa livro. Ele realmente nos transporta para uma realidade completamente diferente daqui vivenciamos, dando uma verdadeira aula sobre história, política, geografia e a necessidade de desconstrução de esteriótipos. Fiquei muito encantada com a história de Malala, do seu vale Swat e de perceber como o islã tem lindos ensinamentos. A leitura nos mostra que é a ganância pelo poder e dinheiro que move guerras, jamais a fé.

JuniorBelford 27/04/2021

Eu sou Malala
É impossível querer conhecer e entender a história de quem e a “garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo talibã” sem passar por outros momentos que precedem o seu nascimento. A vida da Malala que emocionou o mundo começa muito antes, com o surgimento de seu país, com a luta de seu pai numa tentativa de abrir as portas educacionais às crianças paquistanesas. Logo, Eu sou Malala é um livro que intrinsecamente narra estas três histórias: a da formação do Paquistão, a da formação da família Yousafzai e a da própria Malala e seu atentado.

Débora Cristina 12/11/2020

Inspirador
O livro é uma biografia de Malala Yousafzai, a menina que lutou e defendeu o direito a educação de crianças, jovens e mulheres no Paquistão.

Na sua trajetória, Malala foi atacada pela oposição e foi gravemente ferida, após a recuperação continuou a defender o mesmo direito.

Em 2014 ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz, "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação".

Malala é inspiração para todos que conhecem a sua história, uma mulher corajosa e incrível, não tenho palavras para descrever esse livro de tão magnífico que ele é. Leiam, é uma lição de vida.

Sara Sousa 12/09/2020

Malala: uma história de humanidade
Nesse livro incrível Malala conta sobre as origens de sua família, seu nascimento e todo o seu desenvolvimento no vale do Swat. Seus pais vieram de famílias simples e batalharam muito para chegar onde estão.
Malala, como reflexo da coragem e inconformismo de seu pai, cresceu sem medo de falar e expor opiniões. Desde criança ela ia para escola e sabia a importância disso. Tanto que sentiu a dor da injustiça quando lhe foi tirado esse direito.
A contextualização histórica do Paquistão é outro ponto muito bem retratado no livro. Todas as guerras, situações políticas e injustiças são explicadas na visão de uma menina que cresceu nesse meio.
Linda história de superação e humanidade.

Bea 30/03/2021

Simplesmente perfeito
O livro é incrível! Mostra toda a tragetória da Malala, além de fatos importantes que aconteceram no Pasquitão, apresenta ainda uma cultura desconhecida por muitas pessoas.
Vale a pena ler, com certeza você vai aprender mais sobre a cultura pasquistanesa e se encantar pela luta de Malala!