Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Emerson271 17/01/2023

Uma história pungente
Nem sei pq leio... Isso acaba comigo.
Tenho a impressão que fiz um bom e velho amigo.
É uma história dura, nada extraordinária porém de uma profundidade que causa nó na garganta.

Mari 16/01/2023

Uma história sobre a vida
Interessante que parece que todos conhecem alguém como Stoner, que parece observar a distância sua própria vida, em momentos cruciais onde deveria agir, não se move parece imóvel e sem reação. A vontade é chacoalhar o personagem para que ele se torne o protagonista da própria história. Um enredo que trás muitas reflexões. Gostei do livro

Erica 11/12/2022

Amo
Segunda vez q leio esse livro e ele mexeu comigo denovo. Muito bem escrito e uma história simples, mas envolvente. Me deixa pensativa q nossa vida não precisa ter acontecimentos mirabolantes pra ser especial. Eu amo demais esse livro.

Jonas Migotto 09/10/2022

Uma vida banal rende um livro? Oxe, rende muito. Stoner é uma baita reflexão sobre a existência humana.

Willian Stoner é um homem que aceita. Deixa-se levar pelo ritmo das ondas do mar da vida.

Vive de forma estoica um casamento infeliz. Uma relação cada dia mais distante com a filha. Um caso extraconjugal.

Aguenta as picuinhas acadêmicas atemporais no trabalho como professor universitário. Passa por duas guerras mundiais como espectador distante, sentindo o peso do mundo na rotina transformada dos jovens no campus, nas perdas.

A história do cara que sai de uma vida humilde no campo rumo à universidade, trabalha pesado para conseguir um lugar para morar enquanto estuda, descobre uma paixão inexplicável pela literatura, segue os estudos e vira professor na mesma instituição, não é uma narrativa clássica de self made man estadunidense que vira herói. É só a vida de um homem. A beleza está na simplicidade.

Pedro 14/09/2022

A tragédia do herói comum estoico
Como pode um livro que na sua primeira página já revela tudo que vai se desenrolar ser tão bom?
Com sua escrita minimalista, fria e seca, John Williams dá vida a um dos mais fascinantes personagens que já me deparei na literatura. Um homem comum, que viveu uma vida de forma banal, mas que nos impressiona porque nos causa proximidade, porque nos vemos nele. Talvez não em sua por vezes irritante passividade ou indiferença perante os acontecimentos e percalços da vida, mas sim pelos conflitos com seus pais, pela sua dificuldade de relacionamento com a esposa, pelos problemas de conexão com a filha, por sua paixão interrompida, pelas adversidades no trabalho, enfim, por ser demasiado humano.
Ora, é porque para Stoner a vida é menos sobre o fim e mais sobre o caminho.
É a frustração pela vida medíocre, o arrependimento, o amargor de se sentir incompleto e a posterior aceitação de que não há tempo pra mais nada, de que chegara a hora.
No fim, a história ficcional de Stoner acaba por parecer mais real que a própria realidade.
É incrível como John Williams consegue manter o ritmo do livro perante as mais de 300 páginas em que conta a vida de um homem sem grandes conquistas ou feitos extraordinários. Por sua vez, o autor também não utiliza de grandes artifícios ou malabarismos literários. Isso pois já basta seu poder de contar uma história forte e pungente através de uma premissa simples.

Vanessa.Lima 07/09/2022

Sobre a vida
Stoner é daqueles livros de escrita simples e fluida, que narra a vida de um jovem estudante que descobre seu amor pela literatura.
No início você não imagina como ele pode tocar sua alma, mas ele toca, e faz isso profundamente.
Por várias vezes me vi refletindo sobre a vida junto com Willian Stoner, me peguei pensando quantas oportunidades de viver desperdicei, nso anos que perdi, mas percebi que não é tarde (não ainda).
O final me deixou enebriada e reflexiva como poucos livros tem o poder de fazer, e por isso ele entra pra minha lista de preferidos.
Uma injustiça essa obra prima não ser mais conhecida, mas sou grata por ter tido a oportunidade de conhecê-la.

stillwoozy 07/09/2022

Uma vida que não é nada e de repente é tudo.
Eu amo livros sobre nada, e esse é exatamente o que eu gosto. Sobre a vida comum de um professor de inglês universitário, e a vida não é nada até que um acontecimento dá sentido a tudo. Muito lindo, parecia até que eu tava vivendo aquilo. Te amo, Stoner!

Allan 29/07/2022

Toda uma vida registrada em poucas páginas.
Simplesmente se tornou um dos meus livros favoritos da vida! Stoner acompanha uma vida inteira de maneira magistral.

É um livro sobre adversidade, sobre se incomodar e não se acomodar, sobre finitude. O autor narra a vida de Stoner de uma forma que parece que você está presente em todos os momentos, sente as mesmas alegrias, as mesmas angústias, amores e ódios.

Vou reler muitas vezes ainda durante minha vida toda, mas essa primeira vez nunca será esquecida. Espetacular!
Roberto 31/07/2022minha estante
Vc leu o livro físico ou em E-book? Porque eu procurei em várias lojas e n achei por menos de 150 reais

Allan 01/08/2022minha estante
Li o e-book mesmo, o físico é beeem difícil de encontrar :(

Klelber 14/07/2022

Ressaca literária
Um livro que aparentemente não tem muito o que dizer, disse muito e com maestria. Quando comecei achei fraco, mas na metade entendi o hype. Que livro, minha gente, que livro!

Dani.Landim 12/07/2022

Stoner
Esse livro está esgotado no Brasil e alguma editora deveria publica-lo novamente, pois é sensacional.

Narra a história de Stoner, filho de camponeses, que sai do campo e vai para a universidade. Torna-se professor e exerce essa profissão com muita dedicação por toda a vida.

É uma obra sensível, melancólica? arrisco dizer que carrega até um tom depressivo!

Pra quem curte livro triste, assim como eu rs, vai gostar!

Victorpmor 08/07/2022

O que você esperava?
Confesso que fiquei um pouco entediado no início da leitura, mas aos poucos fui notando que, talvez, essa fosse a intenção do autor. Ao longo da leitura, o romance nos mostra que a vida não é uma peça com grandes acontecimentos que passa no horário nobre, mas um amontoado de sentimentos (incluindo o tédio e tudo de "negativo"), pessoas, histórias e tempo. E sinto que é nesse cotidiano que mora a beleza do livro.

Uma linda mensagem existencial sem intenção de ensinar (sem trocadilhos), mas só de compreender. Com a personalidade do protagonista, sem querer, revisitei momentos da minha vida e, com compaixão, conversei indiretamente com a história apresentada.

Carla Maria 30/06/2022

Me surpreendeu
Stoner é um daqueles livros que te faz querer desistir já nas primeiras páginas, não por ser uma escrita ruim ou algo do gênero, mas por conta da vida do protagonista que nada tem do que se admirar. William Stoner é um cara completamente normal, tem uma vida incrivelmente triste e monótona e nada faz para mudar. Por muitas vezes nós iremos fazer vários questionamentos sobre o porquê dele aceitar certas situações e o porquê dele não tomar algumas atitudes que tornariam a vida dele muito melhor.. Mas apesar de todo o drama aqui exposto, o livro acaba nos apresentando uma grandiosa história sobre um cara totalmente pacato, mas que mesmo com tamanho sossego, é capaz de transbordar um lado apaixonante. E isso vai acontecendo aos poucos, com o transcorrer da história... Portanto fica aqui o meu apelo, não abandone essa história, Stoner vale cada página lida.
Paloma 30/06/2022minha estante
Nossa, agora você me fez querer voltar pra ele, pq foi exatamente oq aconteceu comigo ?
Obrigada pela dica ?

Carla Maria 01/07/2022minha estante
Pois é Paloma, tenho certeza que isso aconteceu com muitos leitores. Vai fundo que você não vai se arrepender ?.

Eddie.Erikson 30/06/2022

Releitura de um livro magnífico. Me apaixonei pelo livro da primeira vez e agora relembrando toda a história na segunda leitura me emocionou mais uma vez.

Jeane Esquivel 12/06/2022

Maravilhoso! A beleza da simplicidade!!!
Stoner por John Williams ou John Williams por Stoner?

O título confunde, a princípio. Não se sabe quem é o autor e quem é o personagem título - se o próprio John Williams ou se o resignado Stoner, conforme a disposição dos nomes na lombada.

Stoner só fora reconhecido mais de 50 anos após ter sido escrito e seu local de sucesso maior foi a Europa. John Williams, embora soubesse que escrevera uma obra primorosa, não recebeu em vida os méritos por ela, mas como disse à sua agente literária em 1965: "a única coisa de que estou certo é que é um bom romance; em algum momento, talvez seja considerado realmente um bom romance". O acadêmico não poderia estar mais certo.

A obra retrata a vida, suas intempéries e alegrias. Acompanhamos, em seus capítulos, a jornada de um homem simples, nascido e criado no campo, que muda para a cidade a fim de se graduar em ciências agrárias e, assim, auxiliar seu pai na lida com a terra.

Contudo, ao se deparar com a literatura inglesa, há a primeira e talvez única reviravolta da vida de Stoner. Ele muda de curso e resolve se dedicar à vida da Academia, sua grande e inabalável paixão. Motivado pelo professor Sloane, ao lado dos seus primeiros e únicos amigos, Finch e Masters, seguimos as vivências desse taciturno jovem, um pouco das consequências da primeira guerra mundial, seu casamento, nascimento de sua filha, suas perdas e conquistas, a segunda guerra,enfim, o desenrolar de toda uma vida.

Ao longo do livro, sentimos um grande carinho por Stoner. Ficamos revoltados com a sua passividade e resignação diante das dificuldades e, ao mesmo tempo, encantados pelos seus princípios morais e pelo seu amor à literatura e à sua atuação como docente.

Em suma, essa produção é um retrato da vida como ela é, como deveria ser ou como poderia ter sido. E a beleza do conjunto reside justamente nesse aspecto, pois, na singeleza da história e do retrato das miudezas do cotidiano, você descobre uma grande e genuína obra-prima, sensível e que nos mostra que a alegria, enquanto fugaz, está, sim, nas pequenas coisas.