Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Evelyn 23/05/2023

5 stars on the writing
Gave it 5 stars because it?s is an excellent piece of writing, with extremely relatable comments from the narrator and it?s perfect on what it intends to do: narrate the unspectacular life of a person whose life was transformed and guided by the love of literature (relatable)
However, I couldn?t root for him at any point, maybe because women in his life are accessory and the character himself is a bit inert, though I love narratives of ordinary, unremarkable people. The ending?s writing is particularly extraordinary and it wraps up the book perfectly, with a highlight to all of the imperfect, yet rich experiences an ordinary person can have.

Mariely.Carreira 17/05/2023

Simplicidade pura
Uma leitura simples, história de cara simples, mas com uma sensibilidade e uma genialidade ímpar.

Há muito tempo tenho esse livro, escuto maravilhas e acabo enrolando pra ler. Mas esse ano, separei 5 livros pra serem desencalhados, Stoner foi um desses escolhidos. Ainda bem que escolhi ele.

Stoner é homem simples, filho de agricultores, que viu uma oportunidade nascer quando os pais lhe proporcionaram estudar em uma Universidade. A ideia era cursar Ciências Agrárias e depois, voltar para a fazenda. Mas, se apaixonou pela Literatura, mudou de curso e não saiu mais da Universidade. Ali se formou, se especializou, e virou professor.

O livro narra a vida de Stoner. Seu casamento, a perda dos pais, as amizades, o relacionamento com a única filha, o encontro com o amor e a morte. Um livro tão simples, mas escrito de uma forma tão sensível que faz o leitor querer saber mais sobre Stoner.

Observar toda complexidade de sentimentos em volta do personagem é de uma grandeza sem igual. Stoner é daqueles personagens que você ama mas que tem vontade de dar uma chacoalhada pra ver se acorda sabe, mas depois, percebe que o meio em que ele vive talvez tenha feito isso com ele.

Conclui a leitura emocionada, pensando na vida e tudo o que passamos em busca da felicidade

Muel 21/04/2023

Stoner
Stoner conta todos os estágios da vida de um professor universitário. desde sua vida no campo , seu casamento mal sucedido e sua história de amor com uma ex aluna.

Com uma trama simples o livro se dedica a falar dos sentimentos mais complexos da vida e por conta disso é um obra incrível e perfeita para quem quer começar a ler clássicos.

Ryllder 20/04/2023

Uma vida plena?
O que dizer de um romance que, já no seu início, resume a jornada do protagonista? Teremos interesse em descobrir como as coisas aconteceram, como as ações banais em uma vida banal se tranformaram numa grande história? Eu tive, e fui imensamente recompensado. John Willians, através de seu William Stoner, um medíocre e pacato professor universitário, me causou profundas reflexões existenciais. A escrita límpida nunca aborrece. O ambiente universitário me agrada, toda uma aura intelectual estimulante, mas que ao mesmo tempo não trata a atividade acadêmica como algo perfeito. E a vida privada de Stoner, com suas angústias, seus malogros e pequenas vitórias mostram o que é um grande romance.

Guynaciria 14/03/2023

Um dos livros mais emocionante que tive oportunidade de ler nos últimos tempos.
Stoner é um homem que saiu da roça e encontrou seu caminho através da educação, e como muitos de nós, ele tem facilidade de entender e se empolgar com assuntos que gosta, mas não tem a mesma desenvoltura a transmitir seus conhecimentos.
Mas com a prática isso vai se alterando. O problema é que o seu sucesso atrai a inveja de um colega que usa os motivos mais torpes para persegui-lo por anos, mostrando o quanto e pequeno e mesquinho.
A sua vida familiar também não é muito melhor do que isso, ele se apaixonou a primeira vista por uma mulher que ao longo da narrativa percebemos ser vazia e agressiva, ela faz da vida de stoner um verdadeiro inferno, tentando tirar dele, tudo o que o faz minimamente feliz, só porque ela não encontra a própria felicidade.
Mas o personagem principal acaba tendo alguns momentos de alívio na sua relação familiar com sua filha amada e com sua amante durante os meses com que mantém o relacionamento com ela.
Apesar de ser um livro relativamente simples, ele traz diversas camadas. Acredita que a cada vez que o leitor refazer essa leitura, ele irá perceber elementos que deixou passar.
Esse livro se tornou um queridinho da vida.

Kecia.Viana 07/03/2023

Stoner. Livro 16
Que pancada é essa leitura! ??

Eu queria sacudir Stoner e falar acorde para a vida... Mas também queria abraçá-lo.

Ótimas escolhas de palavras e narrativa perfeita.

Eduarda Duarte 01/03/2023

Stoner, John Willians
Uma ode simples e elegante a mediocridade humana.

Um catálogo realista de diversas emoções humanas cruas. É possível ver como não precisa mais do que domínio com as palavras para tecer uma narrativa poderosa sobre a vida - seu início e fim.

Lucas 20/02/2023

Passividade.
História simples em que o protagonista, William Stoner, era o coadjuvante da sua própria vida.
Bastante revoltante como ele permitia ser controlado pela esposa e não se impunha em basicamente nenhum momento. Em consequência, os pontos altos do livro ocorrem justamente quando ele fez o que realmente queria: mudando de curso após se apaixonar pelas aulas de literatura, reprovando o aluno folgado (esses capítulos são uma aula sobre como fisgar o leitor) e no envolvimento com Katherine.
Não queria, mas me identifiquei com Stoner em vários momentos.
"Via-se perguntando a si mesmo se sua vida valia a pena ser vivida".

Marcelo217 13/02/2023

Uma vida de renúncias
Pela sinopse já é possível prever que o livro é bom. Com algumas ressalvas, após a leitura, o livro é como eu imaginava.

John Williams consegue fazer uma linha do tempo completa de William Stoner, um personagem modesto que se mostra resignado praticamente a vida toda. Uma existência silenciosa que acontece grande parte na universidade como professor.

Stoner vive uma vida cíclica completa do que pode se esperar de um homem estadounidense do início do século XX: a vida modesta, a ascensão na vida acadêmica, as poucas amizades no ambiente universitário (Sloane, Masters, Finch), o casamento (Edith), a paternidade (Grace), o caso extraconjugal (Katherine) e uma inimizade de longa data (Lomax). A narrativa delimitada desta forma mostra o personagem principal quase como coadjuvante de sua própria vida. Não há quase sinais aparentes de frustração, mas uma resignação frente a todos os acontecimentos.

O plot é linear, tranquilo e entrega, assim, uma trama sem surpresas. Uma vez que há uma cadência pronunciada em toda a extensão da escrita de Williams, é muito fácil adivinhar o que vai acontecer no decorrer da vida de Stoner. Os fatos são apresentados sem rodeios, mas com profundidade desmedida em alguns trechos fazendo do livro cativante sem ser totalmente envolvente.

Penso que se o autor adicionasse um pouco mais de profundidade aos personagens que fazem parte da vida de Stoner a postura de coadjuvante deste personagem seria mais bem justificada. Entretanto, entendo que talvez a proposta do escritor seja exatamente essa: trazer uma história ordinária que, mesmo monótona em alguns pontos, não deixa de ser interessante. O fim do livro é de uma sensibilidade muito bonita. O fecho de um ciclo condizente com a vida de Stoner é escrito de uma forma emocionante que me despertou tristeza e um pouco de conforto.

Como um aluno de mestrado, foi interessante ver que a dinâmica acadêmica daquela época ainda é muito semelhante a que se tem hoje. John Williams explora cenários comuns, vidas ordinárias e tira destes uma narrativa simples e introspectiva que vale muito a pena ser lida.

Ed Bortolotte 12/02/2023

Melancólico...
A trajetória de um homem cujo a única e perpetua infelicidade foi tentar viver o seu sonho em uma realidade que a princípio não era a sua...

Wynícius 10/02/2023

É a quinta vez na minha vida que esse livro me destrói de uma maneira que eu continuo sem explicação.

Monique 02/02/2023

Um livro sobre uma vida comum
Eu realmente amo quando livros vazios de enredo conseguem atribuir novos significados a Vida. Stoner conta história de William, um jovem filho de um casal que vivia da roça e do que eles produziam.

O Jovem William Stoner vai pra faculdade cursar ciências agrícolas, mas acaba tropeçando na literatura se apaixonando por ela e levando uma vida acadêmica por conta disso.

A história é muito simples em si a prosa é terna e refrescante ( mas tem seus momentos pra passar raiva viu?), pra mim Stoner é um homenagem a vida comum e aos seus fracassos pequenas felicidades e percalços, a mensagem que me passou é que até as vidas vistas como "insignificantes" deixam algo de si no mundo e tem um valor nelas que é intrínseco a própria Vida.

Esse livro definitivamente será relido?

Wanderley 23/01/2023

O milagre da existência
Livro simplesmente fantástico, forte e, ao mesmo tempo, delicado. O texto tem uma elegância, um esmero, uma paciência naqueles pormenores que sempre se revelam, mais cedo ou mais tarde, fundamentais para a trama. John Williams é simultaneamente simples e sofisticado na construção de suas imagens, personagens e sentimentos.

O personagem título, William Stoner, não lidera revoltas, não é porta-voz de causas, nem símbolo de lutas contra preconceitos e injustiça, é somente um homem comum, um professor universitário sem grandes feitos, com poucos amigos e limitada conexão com a própria família, que busca compreender a vida sem receitas, apenas vivendo (viver é a aventura). Parece banal, mas mesmo assim - é complicado explicar - temos em Stoner uma baita história.

No posfácio, Peter Cameron explica essa singularidade: “Nada disso [as premissas do livro] parece material muito promissor para um romance. No entanto, de alguma forma, quase milagrosamente, John Williams transforma a existência de William Stoner em uma história apaixonante, profunda e pungente”. É isso! Milagre. Destaque para o final, que é de uma inspiração tocante. De algum modo, a história de uma pessoa comum – e assim como as nossas próprias histórias – pode ter muito mais significado do que se imagina.

Um livro fantástico. Experimente.

Cássia 22/01/2023

A triste vida de William Stoner
Filho de agricultores, William Stoner vai para a universidade e faz um curso medíocre, depois se torna professor medíocre da mesma universidade e se casa com a medíocre Edith.
Mas o que tanta mediocridade pode fazer um livro bom?
Não sei. Mas o escritor dá um show de genialidade só nisso aí.
E, aos que dizem que o livro é cansativo, faltou o olhar de Stoner na leitura.