Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Erica.Barone 20/11/2023

Stoner é um romance de formação que faz você questionar sobre o sentido da vida. Impossível não haver uma identificação. Impossível não questionar nossas próprias escolhas, no que diz respeito a família, profissão, relações sociais e como estamos usufruindo do nosso finito tempo.

pedrobmendes 25/10/2023

Maravilhosamente bem escrito
Stoner nasce, cresce, se reproduz e morre. Poderia ser só isso, mas o livro é tão gostoso de ler que deixa lágrimas e um vazio por dentro após seu fim.

jyan.kruger 29/09/2023

Estupendo
O livro é maravilhoso acompanhamos Stoner ao longo de sua vida com as agruras que ele enfrenta que nos remete as que nós mesmos encararmos em algum determinado momento da nossa existência. Apenas leiam, vocês não irão se arrepender.

Renata1004 25/09/2023

Uau.
"Stoner" é um livro comovente e profundo que, com simplicidade, narra a história da vida deste homem do campo que se apaixona pela literatura e se torna um professor.

Abordando assuntos como a juventude, amor, trabalho, propósito de vida, casamento, autoconhecimento e até a própria morte, nos oferece várias camadas de reflexão.

E o final...? De uma beleza estrondosa!

Não há mais nada a acrescentar; este livro já possui resenhas maravilhosas que por si só o convencerão a lê-lo.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2023

William Stoner nasceu em uma pequena fazenda em 1891. Um dia, seu pai sugere que ele deveria frequentar a Universidade de Missouri e estudar agricultura. Stoner concorda, mas, enquanto frequentava o curso obrigatório de literatura ele resolve se dedicar à área. Sem contar aos pais, Stoner abandona o curso de agricultura e passa a estudar apenas humanidades. Ele conclui seu mestrado em inglês e começa a lecionar. Em uma festa da faculdade, Stoner conhece e se apaixona por uma jovem chamada Edith, com quem se casa. O casamento de Stoner com Edith tem problemas desde o início. O casal desenvolve uma relação conflituosa, e o nascimento da filha Grace agrava estes conflitos.
Stoner passa a se dedicar com cada vez mais afinco ao trabalho como professor, e se aproxima de Katherine Driscoll, uma professora mais jovem, e a relação passa a ameaçar sua carreira e casamento.
Na trajetória de Stoner o personagem vive dilemas quanto a Primeira Guerra Mundial, a educação a partir de valores humanistas, e a relação com a morte.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788567861142

Thiago 11/08/2023

Humano, demasiado humano
Demorei quase um semestre para fazer a resenha deste livro, pois, ao mesmo tempo em que é tão simples e relata tanto o cotidiano banal de um homem - algo que parece indigno de um comentário aprofundado, sua profundidade é avassaladora - o que faz com que a resenha tenha de estar à altura. Com certeza, a resenha será inferior, mas farei meu melhor.
À primeira vista, o livro é sobre nada. Logo na primeira página, é dito que o personagem principal morreu sem deixar muitas saudades ou um legado qualquer, não tendo se destacado em sua vida. Quando somos apresentados a ele, vemos um homem sem o colorido da ficção, ele não é carismático, eloquente ou mesmo um charmoso melancólico.
No entanto, ao acompanhar sua luta e sua sina, seu cansaço e sua indignação, o leitor se pergunta: "o que eu faria nessa situação? Será que teria algum dito espirituoso ou tomaria alguma atitude sagaz que resolveria a situação?". A resposta invariável é que agiríamos como ele em 90% das situações...
Quando, enfim, após uma série de injustiças, ele adota uma postura combativa e faz com que o leitor exulte à espera do final feliz, este não vem, o que nos dilacera o coração e nos leva ao pensamento de que esta vida e este mundo não são justos. Bem, eles não são mesmo; e nos cabe erguer a cabeça e fazer o melhor que podemos com as oportunidades que possuímos.
Portanto, este livro deve ser colocado num lugar muito especial em cada estante, pois trata da vida em seu aspecto mais profundo e humano. Uma obra atemporal que deve ser conhecida, lida e apreciada intimamente por cada um de nós.
Aline.Fazio 12/08/2023minha estante
Que resenha! Parece uma gde obra literária e uma reflexão da vida, vou colocar na lista com ctz !

Gigio 10/08/2023

Sensacional
Um livro excepcional sobre um vida relativamente comum. Muita sensibilidade para contar a história de uma pessoa comum, de origem humilde e que viveu uma vida normal. Teve questões existenciais, paixão, monotonia, desafios, trabalho, amor, desavenças, desgostos, conquistas, dores, sexo e tudo mais que vivemos em nossa vida, mas em um texto sensacional, melancólico, tocante e poético. Essa obra eleva à herói o protagonista do cotidiano. Certamente um dos melhores livros do ano e provavelmente da vida.

"Você precisa lembrar o que você é, o que escolheu ser e o significado do que está fazendo. Há guerras e derrotas e vitórias da raça humana que não são militares e não são registradas nos anais da história. Lembre-se disso quando estiver tentando decidir o que fazer."
"Via-se perguntando a si mesmo se sua vida valia a pena ser vivida".
"Às vezes, imerso em seus livros, vinha-lhe a consciência de tudo que ele não sabia, de tudo que ele não lera."

marcelo 08/08/2023

Essencialmente humano – em toda sua confusão, tédio, infelicidade e vislumbres do belo, do amoroso, do perfeito e do curioso. De escrita clara, mas não simples – há muita poesia nessas páginas. A pior parte de acompanhar a vida de Stoner é chegar ao fim dela conforme o livro se encerra, assim como a pior parte da nossa.

Claudio.Berlin 05/08/2023

Que livro bom !!!
Stoner , é um homem de origem simples , filho de pequenos fazendeiros.
O pai o estimula a fazer uma faculdade, onde progride e se torna professor .
Conhece o sexo tardiamente, casa virgem . Só conheceu mais uma mulher além da esposa .
Vive 40 anos na mesma cidade , no mesmo emprego.
Tem uma esposa doida , uma filha que adora .
Tem uma vida absurdamente monótona .
E aí reside a genialidade do autor .
Dessa vida monótona e pobre de espírito, o autor consegue fazer um livro muito agradável , com uma bela prosa , e personagens completos, cheios de problemas , defeitos e qualidades.
O livro me prendeu muito
Uma coisa me chamou a atenção.
Tanto na descrição do livro , quanto no posfácio, Stoner é tido como um personagem estóico, e resiliente.
Estóico ? Sim . Mas acomodado também.

Ana Luiza 04/08/2023

Stoner ?
Quantas emoções e sentimentos cabem escondidos através da máscara cotidiana que apresentamos ao mundo?

William Stoner nasceu, viveu e morreu como um ser humano passivo, medíocre e comum. Um espectador de sua própria vida, pôde-se assim dizer.

Nenhuma de suas decisões e ações foram baseadas de forma consciente, através de seus desejos, anseios ou projeções futuras. Nenhuma ambição maior do que a própria vida fez-se presente em seus anos como professor, marido, pai ou amante.

Contudo, Stoner faz-se um espelho desajeito de cada um dos leitores que encontram em sua existência narrada, espaço para sentir suas próprias emoções. A raiva, o desconforto, o amor, a amizade, a complacência ? nada disso pertence a somente um de nós.

Cabe dizer que aqui, existe um herói da vida cotidiana. Um herói falho, humano, mas decididamente, herói. De sua própria vida, à margem da existência humana, é possível observar e contemplar de forma simples e crua, o ?ser? e o ?se?.

Uma narrativa simples da vida de um homem simples, que nos apresenta a complexidade de existir.

Daiane316 12/07/2023

Pequena obra-prima sobre a vida comum.
Stoner, é uma joia da literatura que possui o diferencialde narrar algo universal a todo ser Humano, o livro fala da nossa busca de identidade, e nos faz refletir acerca de nossos valores, sobre o que de fato amamos, se vivemos como desejamos ou como os outros desejam; eis uma obra profunda sobre pessoas simples, sobre a vida comum, não tem como não se identificar.

?Você precisa lembrar o que você é, o que escolheu ser e o significado do que está fazendo. Há guerras e derrotas e vitórias da raça humana que não são militares e não são registradas nos anais da história. Lembre-se disso quando estiver tentando decidir o que fazer?.

Dudu Menezes 10/07/2023

Sobre a passagem do tempo
"Isto é exatamente o que devemos à arte: a sensação de que nem tudo está perdido, de que algumas coisas permanecem em perfeito estado, invioláveis".

Já fazia um tempo que um livro não me emocionava da forma como acaba de acontecer com Stoner, de John Williams. Na verdade, a gente não quer deixar as emoções virem por diversas razões. Não percebemos. Quando nos damos conta, já aconteceu. Lá no meu subconsciente devo ter associado as "lágrimas" à uma espécie de fraqueza e, com o tempo e a idade, isso se materializou em uma dificuldade de me reencontrar com alguns dos meus sentimentos.

Mas aí me deparo com esse livro. É a história de um homem comum, filho de pais comuns, que vivem na zona rural (onde ele é criado) e que acaba assumindo um emprego comum de professor; então ele casa, tem uma filha, descobre um verdadeiro amor, tem um neto e morre. Tudo isso em um contexto em que o mundo passava pelas duas grandes guerras.

Então é isso? É e não é. É sobre a passagem do tempo, tal qual "O Deserto dos Tártaros", do Dino Buzzati (que também gosto muito), mas, ao contrário de Giovanni Drogo, não há uma motivação heroica na espera de Stoner pela morte. Ou será que há? É preciso coragem para viver? O que é, de fato, isso que chamamos de "viver"?

O que dá sentido às nossas vidas? Não é para filosofar, mas para realmente nos questionarmos sobre as coisas que damos valor e as que negligenciamos.

A definição de amor, aqui, é a mais honesta que já li. Sem romantizar a realidade; "o amor não é um fim, mas um processo através do qual uma pessoa experimenta conhecer outra". É isso. Ponto!

E isso vale para qualquer forma de amor, inclusive o amor pelos livros, que é o primeiro "caso de amor" de Stoner e que, curiosamente, será um meio (nunca um fim) de vivenciar o "verdadeiro amor".

Estou me organizando para voltar com os vídeos para o canal do YouTube. Lá vamos poder conversar melhor sobre essa obra prima!

De momento, queria dizer que tenho tentado aprender a contemplar. A fotografia me ajuda nisso. A música também. Ler e dividir essa experiência com quem se interessa é outra forma. Não acho que tenha muito mais a fazer por aqui. Sigamos!

#stoner #johnwilliams

Eduardo.Silva 16/06/2023

Trata da vida humana, sob a pespectiva de um individuo, em seus aspectos existênciais.
Trata da vida humana sob a perspectiva de um indivíduo, explorando seus aspectos existenciais. A história do livro não se baseia em drama, reviravoltas ou comédia, mas sim em um drama profundamente humano. É como uma biografia de um sujeito comum que poderia ser qualquer pessoa que o lê. William Stoner é um personagem sério, silencioso e inteligente, que observa a vida e os eventos históricos sem poder fazer nada além de sentir angústia, raiva, tristeza ou alegria.

Os momentos iniciais do livro serão um deleite para aqueles que veem na literatura uma maneira de mudar radicalmente as perspectivas e visões de mundo. Aqueles interessados em questões históricas podem se surpreender com a forma como eventos extraordinários, como guerras ou pandemias, afetam a vida do homem comum, sem realmente aparecerem na narrativa. Aqueles que se dedicam ao estudo da mente humana encontrarão material para discutir o efeito das pressões externas e familiares, a angústia de uma vida construída na pobreza, os raros momentos de felicidade que a vida nos proporciona, a relação com a doença, o amor e a morte.

Eu diria que este romance é existencialista e, em alguns momentos, possui um clima semelhante ao de "A Montanha Mágica", onde aparentemente nada acontece, mas isso é proposital. É um livro para ser lido e, depois, refletido. É bom, embora em alguns momentos possa ser cansativo.