Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

arantxa 30/04/2023

Vou levar semanas pra digerir tudo que li
Apesar de eu já estar ciente de que muitos dos jovens da favela acabam no crime pela questão social e exclusão que eles sofrem da sociedade, esse livro causa um baque de emoções na gente, raiva, nojo, angustia. Achei que eu fosse sentir empatia pelos bandidos, mas na maior parte das vezes tive raiva mesmo, falam do crime com maior orgulho, uns marmanjos andando com meninas menores de idade, fazendo uma penca de filhos por aí, pra terem a mesma vida bosta que eles, fazendo tudo errado, é revoltante.
E daí a gente acha que eles tão ganhando fortunas de dinheiro, mas alguns mal tem uma casa pra morar, tão ali só pra ter um salário melhor que o minimo. Tem muitas coisas que nós não temos nem noção da realidade. Os moradores desses lugares acabam ficando do lado dos traficantes porque eles fazem muito mais por eles do que os governantes. E de quebra ainda contamos com uma policia corrupta e pronta pra exterminar qualquer um, o que deve causar ainda mais revolta em quem mora na favela e não tem nada a ver com o crime, enfim, são muitas informações para absorver durante a leitura. 7
É um livro forte, pesado, indigesto, que nos causa um misto de sensações, não é meu tipo de leitura habitual e acho que ainda vou levar alguns dias digerindo todas informações obtidas. Achei uma leitura bacana, que nos tira da nossa zona de conforto e mostra como, de fato, é a vida na favela.

Romario Nascimento 30/04/2023

Abusado
Nesse livro a história do Juliano VP, faz o leitor se prender ao livro e ter a curiosidade de continuar sua leitura, Do começo ao fim do livro, o autor consegue despertar a curiosidade do leitor o que fez o livro ser muito atrativo!

Alice 25/04/2023

Sensacional, um dos melhores livros que eu já li. Faz a gente refletir bastante, principalmente em relação a desigualdade social que existe no Brasil. Ja quero ler mais livros do Caco Barcellos. ??

Luan Miguel 20/02/2023

Um herói público ilegítimo.
Caco Barcellos elucida através de uma linguagem de fácil acesso, sem enfeites linguísticos que por vezes acabam afastando o leitor da própria leitura. Um livro espetacular.
No livro, antes tudo, não há uma romantização da figura bandida de Juliano VP (Marcinho VP), mas um dos pontos centrais do livro é mostrar o cotidiano e os bastidores do crime, sua relação com o Estado e as forças de segurança, seu envolvimento direto com a população das favelas cariocas, as mudanças urbanas que potencializaram o crescimento da facção Comando Vermelho, as contradições sociais que arrancam as humanidades que existem nesses corpos abandonados pelo Estado nos morros carioca, por vez, e é aqui, que não se pode cobrar virtudes, pois não há mais humanidade nessas pessoas, a violência estatal contaminou-as com ódio.
O livro conta, não só a história de Juliano VP, mas também inúmeras histórias passadas e paralelas que irão compondo a estrutura do livro e concomitantemente a biografia de Juliano VP, isso vai facilitando o entendimento, desde a formação do Comando Vermelho, em fins dos anos 1970 até a estruturação do mesmo nos comandos dos morros carioca na década de 1980, especialmente o Morro do Dona Marta, espaço onde é desenvolvido a história do livro.
Durante o desenrolar da história, é perceptível ver a transformação do personagem Juliano VP diante das circunstância em que ele era imposto, um traficante que tinha uma visão mais humanista, pensando também na comunidade e não apenas na profissionalização de sua turma, ao passo que usava da violência para impor sua autoridade e angariar respeito entre a população do Morro Santa Marta. Viveu amores, sonhos, tragédias e etc, como todo personagem de um filme hollywoodiano passa, porém, o personagem é da vida real, e na vida real, os anti-heróis, geralmente são ilegítimos, especialmente a opinião pública e as forças de segurança, Juliano VP encarna todos esses aspectos, principalmente quando ele torna-se, com ajuda indireta dos setores midiáticos, uma traficante pop-star, lembrando por fazer a segurança de Michael jackson no morro, enfurecendo as forças de segurança do Rio de Janeiro.
O livro é excelente do começo ao fim, uma resenha simples aqui seria muito rasa, necessitaria uma espaço enorme, já que existe a guerra entre Zaca e Cabeludo, corrupção da polícia, desenvolvimento do crime amparado pelo forte poder bélico, traições e outras inúmeras situações citadas no livro, mas o livro tenta e consegue, de forma clara, mostrar a relação crime e estado, segregação social e preconceito, politicas de estado remediadora e não afirmativa, leva em consideração também, o aspecto humano dos personagens, mostrando o cotidiano da vida do crime longe do que é retratado nos holofotes.

Malphys 29/12/2022

Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li. Um dos melhores livros-reportagens já feitos. Uma história e uma vida de contrastes. Caco nos apresenta ao Juliano VP, vulgo, Marcinho VP. Nos mostra a sua visão em relação ao crime, mas não ameniza, faz uma narrativa imparcial, na medida do que é possível.

Ao longo da leitura, os sentimentos também são cheios de constrastes: raiva, indignação, expectativa, incredulidade, esperança. Mas esses sentimentos não são direcionados apenas ao Abusado, mas ao Estado, a sociedade.

É possível ser errado e ter convicções relevantes? É a esse sentimento dúbio que somos apresentados ao longo da história. Um livro fantástico, necessário, doloroso e que traz muitas reflexões.

Mas com uma única certeza: o lado certo da vida errada é repleto de ausências.

Simone361 27/12/2022

Fantástico
Uma leitura muito facil, conta toda a história de como é a vida na favela, como as crianças acabam entrando no mundo do crime, os desafios de quem mora nos morros.
Um ponto de vista pessoal de Caco Barcellos é uma pesquisa incrível demais, completa, um livro jornalístico dos mais completos que já li.

João 26/10/2022

O livro que mudou minha vida
Meu livro preferido. Li aos 14 e reli aos 28. Obra-prima de Caco Barcellos, a quem só posso agradecer por ter escrito esse livro.

Chiara.Geia 26/10/2022

Caco ídolo demais
Leitura MUITO boa. O Caco escreve bem demais e fez uma pesquisa jornalísta enorme. Já tinha lido Rota 66 e fiquei chocada com todas as operações e crimes cometidos pela Rota de São Paulo. Abusado foi tão chocante quanto ao mostrar toda a vida do crime na favela de maior população, na época, do Rio de Janeiro.

Por último, para repetir, Caco é muito ídolo e inspiração.

Matt 10/10/2022

Histórias reais sobre a violência policial e do tráfico
Sobre a escrita:
O livro escrito pelo grandíssimo jornalista Caco Barcelos é uma aula de jornalismo, como diria meu professor.
A qualidade das entrevistas, a apuração de fatos é sem dúvidas impecável. O trabalho aqui feito foi criado com um empenho sem tamanho. Pode se observar tudo isto na quantidade expressiva de detalhes sobre acontecimentos e pessoas.

Como Caco consegue transformar entrevistas, matérias, e ademais em uma história única, com falas, descrições de cenário e tudo mais me deixa de boca aberta.

Sobre o conteúdo:
O livro trata da história de Juliano e a Turma da Xuxa, grupo composto por amigos de infância, em sua ascensão a Dono do morro como chefe do tráfico.
Nós são apresentados personagens com passados profundamente traumáticos, vivendo em uma situação de risco. Além de casos de extrema violência policial e violência dos próprios traficantes.
Existem muitas cenas chocantes, como de estupro e tortura. Pessoas que morrem sem motivo, ou por engano.

Histórias essas que acontecem dia a dia no Brasil mas não ganham destaque na mídia por serem acontecimentos com pessoas pobres da favela. Pessoas sem voz, que tem um passado e a própria vida sem importância para outros.

Recomendo fortemente a leitura deste livro, apesar de longo ele possui uma escrita muito enriquecedora.

Mialu7574 08/09/2022

Esse livro é imperdível e leitura obrigatória para quem gosta de Criminologia. O estilo jornalístico de Caco Barcellos nos leva à cena real dos acontecimentos, provocando profundas reflexões sobre o Sistema Penal Brasileiro.

Grazie A. 09/08/2022

Uma história muito bem pesquisada e bem escrita. Um livro triste, intenso, violento, que aborda como no RJ a polícia e o tráfico de drogas/quadrilhas são tão distintas e tão iguais que persistem por décadas em uma guerra que só mata e nunca chega em uma possível solução.
Por ser um livro pesado, ao terminar fiquei com uma sensação, quase física, de indigestão. A todo tempo, durante as descrições dos tiroteios e guerras no morro Santa Marta, é angustiante pensar nas pessoas que simplesmente moravam ali, tendo que correr riscos, acobertar bandidos mesmo sem querer, não ter saneamento básico, pouca oportunidade de trabalho ?no asfalto?(como chamam as áreas centrais ou apenas abaixo dos morros). O final, com a violência gratuita do Estado, a também soberba violência dos traficantes? difícil. E, por curiosidade, ao pesquisar que o Amaro VP (no livro Juliano VP, mas que confundem com o Marcinho VP, outro traficante famosíssimo do Rio) foi morto por conta desse livro tornou tudo mais denso, intragável.
Uma vida difícil, um livro difícil, mas de um assunto que deveria ser discussão obrigatória. Outro trabalho impecável de Caco Barcellos.

Juhpower 01/07/2022

O morro que virou livro
Só não dei 5 estrelas, pq esperei por um fim mais emocionante.
O livro prometeu muiiiito,mas na minha opinião deixou um pouco a desejar no fim.

Sobre a história: É muito triste ver que essa é a realidade de muitos até hj no Brasil e que mesmo após qse 20 anos do que aconteceu em Santa Marta , qse nada mudou...
A pobreza e a desigualdade social estão cada vez mais aparentes e pouco se faz para melhoria disso.

Vimos q a lealdade muitas vezes é rompida , por regras impostas e por valores deturpados.

E pra finalizar pude perceber que os homens q tem fome de poder, são os mesmo homens que para chegar ao topo, abandonam suas famílias,seus princípios e acima de tudo Sua Identidade.

Antonio Maluco 29/06/2022

Estilo de vida
O livro conta histórias de vários personagens do Morro de Dona Marta e seus acontecimentos poderia ser transformado em filme ou seriado

Marcos774 26/05/2022

Interessante!
Se eu tivesse lido esse livro há alguns anos atrás talvez minha opinião fosse mais empolgante, mas hoje, as descobertas já não fazem mais o efeito de outrora. Um livro interessante, nada além disso. Não é ruim, mas não me cativou. Uma história sobre a vida de um traficante de um morro do Rio de Janeiro que ficou famoso por algumas situações. Dentre elas a gravação de um clipe do artista Michael Jackson.