Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

eliazevedo 24/05/2022

A vida e as histórias na favela do Morro Santa Marta, no Rio, contada através da trajetória de Juliano VP, pseudônimo para um famoso traficante de drogas das décadas de 80/90. Seu início na vida do crime, sua ascenção como o "dono do morro", os amigos de vida, os parceiros no crime, os inimigos, as vitórias e derrotas, o declínio do seu "reinado"...
A narrativa de Caco Barcelos nos permite visualizar as histórias de vários personagens e da rotina da favela.

rfalessandra 04/05/2022

Não é meu estilo literário...
mas não me decepcionou...

O livro é forte, eu consigo imaginar e até ouvir uma reportagem ou filme leno-o... é perfeito, muito real, emocionante...
A história é narrada através de reportagem investigativa que conta a trajetória de Juliano VP, codinome de um conhecido traficante carioca dos anos 80. Sua adolescência no morro Santa Marta e sua ascensão como líder no tráfico de drogas. As guerras, as mortes, as prisões, as fugas e as traições.
Este momento histórico também é marcado pela ocupação do temido Comando Vermelho. E conta como a favela se reergueu, reaprendendo cidadania, conquistando paz, segurança e uma vida digna, com condições mínimas para viverem bem.
Recomendo vale a pena cada página.
Silva 21/08/2022minha estante
Como que lê esses livros...
Já apertei em um monte de ligar e não abre

rfalessandra 21/08/2022minha estante
Eu mandei um link para você

Edison25 05/06/2024minha estante
Não é o estilo que mais gosto, mas estava há muito tempo querendo ler esse livro.

Adriana 29/04/2022

Livro reportagem
O autor traz riqueza de detalhes sobre os bastidores do mercado de drogas no morro, as motivações para o crime, e também as dificuldades sociais vivenciadas pelos moradores. Uma tarefa muito corajosa de Caco Barcellos em se tratando de um local dominado por traficantes em que ele precisaria pensar em todos os detalhes de segurança e impor regras aos entrevistados para não prejudicar ninguém.

Addilað» 15/03/2022

Triste realidade??
Não é um livro fácil de ler, não digo nisso pela forma de escrever, que foi muito bem feita do jornalista Caco Barcelos, mas pelo teor da história; brutal, revela descaso das autoridades com as pessoas, a corrupção de policiais, a justiça com as próprias mãos usada pelos traficantes...
O livro desperta vários sentimentos como tristeza, revolta, raiva, piedade...e ao mesmo tempo faz perder a fé na humanidade, na "justiça", nas leis dos homens e nas autoridades...
Não recomendo a leitura deste às pessoas sensíveis!!!

gabrielleabr_ 27/02/2022

O dia a dia da vida errada
Primeiro o que impressiona é a facilidade de ler esse livro, embora contenha relatos pesados de mortes inúmeras, Barcellos conseguiu escrever um livro reportagem em prosa de romance. O livro também tem alguns lapsos de tempo que dificulta a cronologia da história, mas não é nada que te impeça de aproveitar a leitura.

O livro conta a história de Juliano VP, codinome de Marcinho VP, um dos donos do morro Santa Marta, no RJ. Em meio a isso se misturam a história de moradores e outros meninos que, como Marcinho, entraram na vida do narcotráfico e outros crimes.

Em muitos momentos do livro me peguei em reflexões sobre a possível romantização desses personagens reais, o que é o grande dilema de escrever sobre a vida de traficantes. Mas nesses momentos já colocava na cabeça que esse livro serve principalmente como relato de como se entra e como se sai da vida no crime.

Para quem é do "asfalto", essa é uma realidade paralela, e para desmistificar isso, vem a proposta do jornalismo. Sobram muitas reflexões morais a cerca do sistema político, judiciário e social. Mas isso é para o pós-leitura. O livro entregou o que acredito ser a proposta principal: conhecer "o lado certo da vida errada", o resto a gente corre atrás.

VdeVeruska 16/12/2021

Realidade nua e crua.
Gosto muito dos livros do Caco....acho fascinante o mundo da reportagem.
Interessante saber como funciona essa organização do crime....mas nada de romantizar a situação.

Vini 10/11/2021

Li esse livro pela segunda vez e é impossível não se emocionar. Caco te faz pensar sobre a realidade árdua da favela e nos faz querer, muitas vezes, ficar do lado de Juliano. É uma leitura obrigatória e muito atual!

Sergio330 16/09/2021

Romanceando o crime.
O livro é muito bom , rápido , ágil e te prende. Só não dei as cinco estrelas por conta do aparte que vou fazer : embora ele tenha sido um bandido culto , inteligente , amante de bons livros e filmes , e em algum momento do livro é dito que ele não concordava com o excesso de violência no " estatuto do CV " ; ele foi um TRAFICANTE que desgraçou muitas famílias . O Caco quase o coloca como um Robin Hood moderno , que rouba dos ricos pra dar aos pobres mas não menciona de que forma ele tira dos ricos ou da sociedade em geral .
Por isso o título da resenha , pois o autor faz parecer um romance de capa e espada . O policial corrupto é um opressor mas zero palavras para quem o alimenta nessa cadeia de corrupção .

Gigio 05/07/2021

Leitura pesada
Um excelente relato sobre a vida de Juliano VP, traficante filiado ao CV e conhecido como o 'dono do morro Santa Marta'. Trata-se de uma história real, escrita em um texto envolvente, de como Juliano VP (nome dado por Caco Barcelos para Marcinho VP) tornou-se um dos traficantes mais famosos do país.
O livro é cru, fala de muitas atrocidades cometidas no morro para manter o poder, derrubar concorrentes, vingança e confrontos com a polícia.
Traz ainda a história de vida de dezenas de outros personagens que cruzaram o caminho do 'herói' dessa tragédia.

carla 06/06/2021

O lado certo da vida errada
A escrita de Cacco é impressionante, ele consegue transportar o leitor para dentro dos becos do morro Santa Marta, até mesmo um leitor que, como eu, nunca nem ao menos viu uma favela pessoalmente. As únicas ressalvas que gostaria de fazer seriam sobre a sequência dos fatos do livro que, por não ser cronológica e contar com muitos personagens, às vezes torna-se bastante confusa, sendo necessário por vezes voltar algumas páginas. Além disso, não senti uma real neutralidade ao longo da maior parte da trama, com muitas vezes o leitor sendo induzido a sensibilizar-se pelos traficantes. Claro que, devido ao contexto precário que foram submetidos desde pequenos, torna-se praticamente impossível não deixar de pensar que, caso tivessem melhores condições de vida eles seguiriam realmente por esse destino. Apesar das ressalvas, um livro necessário pois assim como eu, há várias pessoas que não têm noção do tamanho das favelas, da quantidade de moradores, da extrema pobreza existente. Cacco Barcellos ajudou-me a abrir os olhos sobre a gigante desigualdade social enfrentada pela população brasileira e como realmente necessitamos de uma revolução social, tal qual já dizia Juliano (Marcinho) VP. Cacco na última parte do livro (Adeus às Armas) não retrata os bandidos e policiais como vilões ou heróis. Ele os retrata como merecem: essencialmente humanos.

LariLeitão 05/06/2021

Tapa de realidade
Um dos livros que deve ser obrigatório para os brasileiros. A imersão do autor que pesquisou durante anos traz pra obra riqueza de conteúdos além de imagens.

Karina.Carvalho 01/06/2021

Excelente livro jornalístico, muito bem escrito, com vários relatos detalhados.
Meu primeiro livro jornalístico e gostei bastante.
Muito bom para conhecer um pouco sobre tráfico de drogas no RJ, vida na favela, abuso policial e a relação entre polícia e morro.

Hay 11/05/2021

Abusado: o Dono do Morro Dona Marta - Caco Barcellos
Abusado é um livro reportagem sobre um dos mais conhecidos traficantes da favela do Rio de Janeiro, morro de Santa Marta, Marcinho VP, que leva o nome fictício no livro de Juliano VP, mas além do objetivo de narrar os acontecimentos marcantes, também é discutidos os conceitos de jornalismo, sendo eles, literário, investigativo e antropológico.

vinicius 27/04/2021

É o crime, não o creme
Ao ler livros que busquem dissecar a criminalidade nas periferias e prisões do Brasil, sempre há a sensação de que trata-se de um universo paralelo.

Ao escrever Abusado num estilo de romance, Caco Barcellos aprofunda essa sensação temporariamente. Ao fim de capítulos imersos em um universo muito distante da maioria dos leitores, há um instintivo choque de realidade. Depois de se ler um romance, percebe-se que fora uma reportagem. O equilíbrio é preciso e traz um efeito poderoso. "Isso realmente aconteceu", e continua acontecendo.

Sem dúvida, a história de "Juliano VP" e da criminalidade da Santa Marta entre os anos 80 e início dos 2000, é um dos maiores livros-reportagem já produzidos. São 560 páginas de fluidez incomum para assuntos tão problemáticos. O mérito de Caco Barcellos é enorme, assim como dos ótimos contadores de história que foram entrevistados, como ele próprio pontuou.

Fantástico.

Dani.Valentim 26/03/2021

Abusado e os dias atuais
A obra ?Abusado? é uma eterna reflexão da atualidade. Ninguém sabe o que acontece até viver na pele e, muitos nunca entenderão, pois nunca precisarão viver na pele.

A cada linha deste livro, o leitor sente o cheiro do esgoto a céu aberto que corre na favela. No entanto, ao mesmo tempo, consegue palpitar o peito de alegria a cada detalhe relatado da cidade maravilhosa.

O sonho e o caos a cada página.