O Demonologista

O Demonologista Andrew Pyper

Resenhas - O Demonologista

@livrossdaane 18/04/2023

Meio nada com nada
Comecei a ler o livro em busca de uma leitura que me prendesse e me deixasse assustada, acreditei que se tratasse de um livro de terror pela capa, sinopse ? mas fui tapeada
O único momento que fiquei levemente com medo foi na parte das irmãs e naquela cena no porão e o diálogo do David com a ?irmã? sobre ela sempre ter tido vontade de matar a sua gêmea (provavelmente minha nota foi só por causa dessa parte, caso contrário seria menor).
Para mim o livro é mais um suspense, com drama, não chega nem perto de terror .. achei que a história dos demônios, exorcismos e a igreja iria ser mais aprofundada
Sei lá
Esperei muitas coisas e me decepcionei
E o final meio poético ? Aff ?

Bru 11/04/2023

Foi minha primeira leitura no gênero terror. Dentre todos livros aguardando na minha estante esse gênero sempre vai ficando de lado, mas aceitando a proposta do clube que faço parte, resolvi embarcar nessa...

Não me arrependo. A escrita é muito envolvente e eu consegui entrar no enredo, de modo que imaginei cenas iguais daqueles filmes arrepiantes.

O final ficou aberto para muitas hipóteses, e eu já elaborei 3 delas. Justamente isso que me faz querer aventurar em mais livros desse gênero.

Jose408 04/04/2023

ótimo mistério e boa transmissão de sentimentos
É o primeiro livro que leio deste autor, gostei bastante da escrita dele principalmente da forma como ele descreve os sentimentos do protagonista e como ele se sente com relação as pessoas a sua volta.

Já no primeiro capítulo fica claro como o protagonista é e o que é importante para ele. Gosto que o protagonista não é perfeito, assim como todo mundo ele possui falhas e ele possui conhecimento sobre essas falhas.

Os outros personagens além do protagonista também são muito interessantes, tanto aqueles que são amigáveis com o personagem principal quanto aqueles que estão contra ele. Quase todos possuem uma boa carisma que mesmo que você não goste dele você irá gostar das interações deles.

Durante a história surgem vários mistérios que forçam o protagonista a usar seu cérebro para desvendá-los e achar as pistas que o levam até o seu objetivo.

A trama principal é bem interessante e prendeu minha atenção do início ao fim. Praticamente não tive momentos onde me desinteressei pela história ou fiquei entediado. A escrita do autor também é bem dinâmica, os capítulos possuem o tamanho perfeito, não são nem longos demais a ponto de desejar terminar logo nem curtos demais.

A resolução final me agradou, não irei falar muito sobre mas gostei da forma meio que poética como acaba. E apesar de dar aquela sensação de "acabou tudo bem" me deu vontade de ler mais sobre esses personagens.

Tio Lusga 01/04/2023

E se Constantine fosse um estudioso?
Apesar do protagonista aqui (David Ulman) não ser um completo ? é fácil associa-lo ao famoso demonologista da vertigo, o humor ácido, sarcástico, as tiradas nem sempre intencionais e o ego inflado são características comuns.
David tem uma filha, e quando vc futuca o q não deve, coisas ruins acontecem a quem vc ama, até onde um pai pode ir pelo amor a sua cria?
Eu gostei, o livro é uma road trip sobrenatural com muito foco em diálogos, conversas longas e profundas sobre temas diversos mas que não me cansaram, nem me deixaram perdido, David é acadêmico, estudioso, mas fala de forma acessível, não é aquele vocabulário robuscado Shakespeariano ou altamente técnico que costumam usar pra fazer um personagem parecer inteligente, ela soa humano, um ? qualquer.

Flavio 01/04/2023

Final ruim...
O livro é bom do início até quase o final, porém, no final ele peca muito e deixa algumas lacunas abertas.
Teve páginas que fiquei com um certo medo, para quem gosta do gênero, recomendo.
Edição da Darkside impecável ?.
Nai 01/04/2023minha estante
É lindíssima essa edição!

Israel57 31/03/2023

Vcs tb não sabem rezar o pai nosso?
Esse livro barbariza, com todos que tiveram uma infância profundamente envolvida dentro da igreja. O livro inteiro com os pelos da nuca arrepiados, amei.

Beoubye 24/03/2023

Uma subversão de expectativas
Esse é mais um daqueles livros que são 8 ou 80, ame ou odeie, a história é sólida e tem ótimas referências, a escrita de Andrew é fácil e gostosa de ler, o que não torna o livro maçante.
Acho que talvez o problema principal seja a maneira com a qual esse livro é divulgado - um terror - quando na verdade ele é um suspense investigativo com uma pitada de romance que, por acaso, tem o demônio envolvido. Eu entrei na leitura esperando uma coisa, e notei que não era o caso apenas na metade do livro, pois ele te dá alguma expectativa (esperança?) de engrenar em um terror maior.
Enfim, o livro é bom, só sinto que o final dele foi apressado, e o fato de o final ser aberto deixa um gosto estranho.

Diana.Abdias 21/03/2023

Eu gostei da escrita do autor, mesmo que não goste de ler livros de terror esse foi um livro que me envolvi tanto na história que nem liguei para o gênero do livro em si.
Um fato que me chamou bastante a atenção foi a forma como terminou o livro o que ao meu ponto de vista foi uma quebra de expectativa total no que estava imaginando enquanto lia.

Sthephanie0 18/03/2023

Esse livro é sensacional, tiveram cenas específicas que ficaram marcadas e me deixaram assim ??? lendo

Jessica1248 17/03/2023

Instigante
Não consegui parar até chegar as respostas, claro que como leitora já sabia pra qual local o livro se encaminhava e mesmo assim gostaria de saber como se desenvolveria, tem alguns furos sim mas dá pra relevar, a forma como o autor escreve pode ser às vezes um pouco redundante mas é compensado pelo plot.

darknessjeans 12/03/2023

é bom não kkkk
O livro nem tem um final. Juro que tentei entender mas fiquei ?????? Fiquei bem frustrada, imaginei que seria muito diferente.

Márcia 03/03/2023

O Demonologista - Andrew Pyper
Livro publicado pela DarkSide em 2015, narra a história de David, um professor renomado, especialista na obra de John Milton, O Paraiso Perdido.
David é um demonologista, especialista em demônios, mas ele não acredita em nada disso: nem em Deus e nem no demônio.
Em um determinado dia, David recebe uma visita estranha. Uma mulher, que ele nomeia como a Mulher Magra, vai ao seu escritório e o contrata para fazer um trabalho em Veneza.
Esse trabalho consiste em viajar para Veneza com todas as despesas pagas, ir a um local determinado e presenciar uma situação.
Ele decide viajar para Veneza e levar sua filha para passear enquanto ele trabalha.
David vai ao local indicado, um homem o recebe e entrega uma câmera para ele filmar um fenômeno esta acontecendo naquele minuto em uma sala no local. David fica assustado e decide ir embora.
Ele avisa sua filha que eles vão voltar e para que ela arrume as malas. Tess, filha de David, resolve caminhar aos arredores e, várias pessoas a vê se jogando de uma ponte. Porém, seu corpo não é achado e ela é considerada morta depois de alguns dias de procura por seu corpo.
Todos ao redor acredita na morte de Tess, menos David. David sente que sua filha esta viva e esperando que ele a resgate.
Após do desaparecimento de sua filha, David recebe uma visita ameaçadora querendo a fita que ele gravou em Veneza, fazendo várias ameaças para consegui-la (no decorrer da história ficamos sabendo que esse perseguidor trabalha para a Igreja Católica).
David decide procurar sua filha após ele ler o diário dela e ter vários episódios estranhos e sobrenaturais . David então começa a viajar pelos Estados Unidos seguindo essas pistas.
Em um dado momento, ele tem companhia de uma amiga que esta beira da morte devido a um câncer. Em vários locais se encontra com o perseguidor que o ameaça e em várias situações ele se depara com o demônio direcionando seus passos.
O começo do livro é muito bom, não é um livro de terror e sim, terror psicológico. O leitor vai tentando entender o que esta acontecendo e se identificando na procura por Tess.
Mas, no meio para o fim , a história se perde totalmente. São tantos lugares que David viaja e por tantos motivos que o leitor não consegue acompanhar.
Ao final, David encontra sua filha depois de uma recusa ao demônio, mas não sabemos se isso é algum surto de sua cabeça ou essa história toda foi verdadeira.
Não esclarece o papel da igreja no contexto da história, simplesmente tem um perseguidor tentando impedir que eventos demoníacos que estão gravados em uma fita sejam divulgados para o público em geral.
Nem mesmo a figura do demônio na história é bem construída. Livro bom no início que se perde no meio da história e não entrega um bom final.

Fantasma_san 27/02/2023

É um livro bem mediano na minha opinião, na questão de escrita é um arroz com feijão bem básico, não tem nada que chame muita atenção. Já o enredo demorou muito pra me prender e no fim nao surpreende muito. Não é ruim, só não é acima da média.

Dani 16/02/2023

Assustador.
Imagine que você, um ser totalmente racional e absolutamente cético, num belo dia receba um convite para conhecer o Demônio.
Você iria?
O Professor David Ullman aceitou o convite...