Brasil: uma biografia

Heloisa Murgel Starling
Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

Tiago.Costa 13/05/2024

Traduzindo tudo o que foi dito nesse livro, o Brasil é um amontoado de gente q so liga para seus interesses particulares. E decepcionante nossa história, mas tenho um fio de esperança que um dia o povo brasileiro irá saber fazer escolhas certas como uma verdadeira Nação.

Pereira 06/05/2024

Cumpre o objetivo
A narrativa é habilmente construída com uma linguagem acessível, percorrendo a breve história dessa nação nos trópicos de maneira cronológica e evolutiva. É inegável a variedade de fontes e revisão de literatura usadas na manufatura deste livro.

Se propõe a oferecer um panorama geral e abrangente, funcionando como um guia rápido para diversas temáticas. Além disso, fornece ao leitor interessado em aprofundar assuntos específicos uma vasta gama de fontes, cuidadosamente citadas nas excelentes notas e guia de referências, juntamente com análises de imagens.

Como uma ferramenta de divulgação científica, o livro possui seu valor inegável para leigos e curiosos, proporcionando uma visão condensada dos mais de 500 anos de história do Brasil. No entanto, do ponto de vista do rigor historiográfico, apresenta algumas falhas. Uma delas é a simplificação das relações de causa e efeito na evolução dos eventos, o que não condiz com o método. Além disso, o livro falha ao não abordar adequadamente os conflitos que moldaram a história de um país tão marcado por eles, aspecto crucial para uma verdadeira biografia de Brasil.

Celso 02/05/2024

Grande resumo da história do Brasil
O livro faz um grande (e denso) resumo da história do Brasil em mais de 500 páginas (o restante é bibliografia). O leitor vai acompanhando passo a passo a evolução do país e viajando pelo tempo até chegar ao período recente, passando pela fase colonial, o império, a república, ditaduras, democracia. Uma obra que vale muito a pena.

Fernando.Subra 23/04/2024

Brasil: Uma biografia
Quando falamos do Brasil, muitas vezes ficamos sem entender a complexidade desse país, com as suas diversas contradições exteriorizadas em nossa sociedade. É sobre esse aspecto que o livro das aclamadas historiadoras percorre em suas longas 800 páginas.
Passando por todas as fases da história do país até as mais recentes, os fatos buscam dar sentido as bases de formação da sociedade brasileira. Reascende muitas vezes em nós o desejo de ter sido colonizados por holandeses ou franceses em vez dos portugueses. Ajuda- nos a enxergar a fraqueza do governo português frente ao avanço de Napoleão e do governo inglês, nascendo expressões como "para inglês ver que utilizamos até os nosso dias.
O livro nos permite a enxergar o absurdo de uma sociedade escravocrata e ultrapassada, perante as necessidades da época. Faz com que enxerguemos o grande custo humano que foi ter bandeirantes como Fernão Dias desbravando nossas terras. Enfim, uma leitura essencial para todos aqueles que desejam formar uma identidade de pátria.

Manu5 17/03/2024

Finalmente terminei kkk
Esse livro não é pra todo mundo pq é uma biografia tem minuciosa, eu li como estudo mesmo, achei a escrita muito boa, não passa pano pra certos aspectos da nossa história, trás muitos pontos que não é tratado na escola por exemplo onde tudo é superficial e com um encantamento pra algo que matou milhares de indígenas. Recomendo pra quem for estudar a história do nosso país e no final tem tem cronologia não só do Brasil como do mundo, achei muito legal.

rayssagurjao 16/03/2024

O Brasil
O livro é maravilhoso, trata sobre a história do Brasil, esse imenso conglomerado de pessoas diferentes e misturas. É um percurso que inicia desde a colônia e chega até o ano de 2015, trazendo diversos aspectos da construção do país em que hoje estamos inseridos e demonstrando como chegamos até aqui e como nossos valores foram construídos, nossa história, nosso povo e nossa cultura.

Satiro 05/03/2024

Um país de +500 anos que tem muito a nos contar
Gostaria de expor brevemente e de maneira objetiva o quão essa obra é essencialmente recomendada para todos os brasileiros! E com ela, consolidarmos e corrigirmos nossa identidade nacional visando mais e mais ser BRASIL (carregado de defeitos, porém de disposição para evoluirmos acima de tudo).
O livro perpassa nossa história desde a chegada dos portugueses até início dos anos 2000 (com uma breve prosa sobre o impeachment da Dilma e tals), demonstrando que nossos 500 anos possuem muita história para contar - com personagens e eventos cinzas como a realidade sempre nos entrega. Ou seja, a narrativa é fascinante, intensa, imersiva e singularmente própria - nos garantindo mais de 800 páginas bem lidas e enriquecedoras! Enfim, grandíssima e esssencial obra!

Marcelo Marques 04/03/2024

Calhamaço de respeito!
Livro muito bom para os que, assim como eu, não deram muita atenção para as aulas de história na época de escola (Perdão professores, mil vezes perdão!!!).

Do Brasil Colônia até a República Velha, é excelente, cheio de informações e com prosa muito envolvente. À partir da Era Vargas, acredito que a escrita tenha ficado uma pouco rápida demais, o que não é nenhum demérito para a dupla de escritoras, tendo em vista que realmente é muita coisa.

Vale demais a leitura!

Olívia Saldanha 02/03/2024

Apesar de extenso a linguagem empregada pelas autoras faz com que a leitura seja fluida e muito agradável. Super recomendo para quem se interessa pela história do Brasil pós colonização.

Paulinho 04/02/2024

Uma leitura cheia de amor e fúria
Eu comprei “Brasil: uma biografia” em 07 de novembro de 2022 para ser autografado pela Heloísa Starling na Bienal daquele ano, eu consegui meu autógrafo e uma conversa muito agradável com a historiadora. Não estava em meus plenos lê-lo nas férias, deveria ler o volume 2 do “Dicionário a analítico do Ocidente medieval”, mas a leitura de “Brasil: uma biografia” se fez mais urgente e necessário: estudo para concurso e ministrar aulas para as turmas do ensino médio.
A leitura foi realizada de 27 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024 e ler nesse tempo tão curto só foi possível pelas férias e por janeiro ter mil dias. Mas fiz uma leitura profunda. Até o capítulo 3 foi uma revisão de temas nos quais já tinha leituras muito boas e são capítulos excelentes. Os capítulos da Independência à Primeira República achei medianos, não são meus favoritos. O capítulo da era Vargas é o melhor e o dos anos 1950-1960 também é muito bom. Achei o capítulo da Ditadura fraco em alguns tópicos e o capítulo da redemocratização é muito ruim.
As historiadoras brilham ao narrar e descrever os fatos e o livro se torna incontornável pelo seu excelente potencial didático: dezenas de fontes iconográficas, citação e até alguns comentários sobre cinema e músicas como postei aqui. Porém as análises políticas são muito frágeis e questionáveis. Uma adjetivação excessiva dos personagens políticos leva ao equívoco de que governos e política são personalistas. Em alguns capítulos não há uma relação mais profundas sobre os contextos internacionais. Exemplifico: o capítulo sobre Era Vargas é absurdamente completo sempre sinalizando as relações com o cenário internacional, já o capítulo de redemocratização essa relação praticamente não é comentada, muito menos na ditadura.
A “Conclusão” e o “Pós-escrito” são muito ruins, com lentes liberais, as autoras fazem análises de uma superficialidade bastante tacanha. O pós-escrito parece um discurso de um deputado pró impeachment (embora as autoras sejam contra), novamente há aqui uma personalização dos eventos bastante perigosa e simplificadora que não analisa as ascensões das extremas-direitas no mundo e sua participação ou contribuição com a desestabilização da democracia brasileira. Faço essas críticas não como “hater” e acho importante destacar isso, pois sou um apreciador dos trabalhos das pesquisadoras, a Lilia já tive o prazer de encontrá-la algumas vezes. Mas faço um alerta de que é preciso ler ciência com olhar crítico e ativo, buscando contrapontos. Dito isso encerro este comentário-registro recomendando fortemente a leitura da obra, mas sempre com olhar atento. Com certeza será uma das leituras impactantes de 2024.
Paulo1844 04/02/2024minha estante
Amei a resenha, professor! Espero ansiosamente por essa aula.

Paulinho 04/02/2024minha estante
Obrigado. Pensei em muitas coisas legais para esse ano. Espero realizar um bom trabalho.

Martony.Demes 22/01/2024

Enfim conclui essa épica obra. Comecei-o em novembro de 2023!

Que livro! Referência! Sempre bom rever sobre nossa história, nosso passado e como o povo foi amalgamado de forma tão sofrida. Seria tão bom todo brasileiro conhecer sua história Se todo dia todo brasileiro pudesse ler uma pagina desse livro ou ouví-lo, talvez mudaríamos muito nossa percepção atual sobre política, sobre como é o nosso país.
RECOMENDO DEMAIS ESSE LIVRO

Pedro 18/01/2024

A história dos brasis que poderiam ter acontecido são bem mais interessantes do que o Brasil que temos.

Luís 28/12/2023

Tentando fechar os nós abertos no ano, terminando essa leitura para dizer que: cumpriu ao que se propôs. Essas "histórias gerais" sobre qualquer assunto são ótimas como panorâmica, mas quase nunca entram muito a fundo em algum assunto; a virtude delas é a articulação, não a profundidade. Por isso, não acho que usaria como referência fundamental em algum trabalho acadêmico, por exemplo. Mas achei bastante historiograficamente honesta: ditadura é ditadura, escravidão é escravidão, golpe é golpe, sem sabonetar (muito). É um esforço que vem em resposta aos manuais de desinformação histórica que fizeram sucesso na última década (cof cof leandro narloch), e acho que cumpriu bem o papel. Tenho críticas bastante sérias à linguagem, bastante problemática/defasada em algumas instâncias.

Ronnald.Trindade 18/12/2023

O maior ato atual de história pública
"A história pública é um campo de práticas da historiografia, geralmente praticado por pessoas ligadas ao estudo de História, com o objetivo de interagir com públicos mais amplos do que o das universidade." O termo, com significado tirado da internet, retrata uma das maiores dificuldades que historiadores da academia se preocupam atualmente: conseguir que seu conhecimento "saia" da academia.

Nesse sentido, o livro de Schwacrz e Starling ressalta-se como um dos maiores métodos de história pública atual. Antes de mais nada, a crítica aqui reside na falta de referências mais claras no corpo do texto. O erro, que também é fonte de inúmeras críticas a outros tantos historiadores - como Hobsbawm, aqui é feito por escolha. O sentido de uma "biografia" requer não necessariamente contar todos os fatos detalhados de uma persona mas, acima de tudo, narrar uma história linear. Para nós, historiadores, compreendemos que a história não é linear e, aliás, é cheia de controvérsias e problemáticas. Se o leitor desse livro conseguir superar essas duas questões, que me causam mais problema, a obra se torna totalmente adequada para seu objetivo.

Assim, as antropólogas exercem, mesmo que não afinando, a atividade de congregar inúmeros ramos da historiografia para produzir o livro. Da História política, dos de baixo, da história e até a chegada da história pública - uma metalinguagem, já que o livro é um exercício deste último - todos esses ramos são muito bem utilizados em momentos específicos e que imagem de país as autoras querem produzir em seus textos.

Contendo mais de 800 páginas, o livro também se sobressai com o uso de imagens escolhidas. A escolha, que atravessa imagens mais e menos conhecidas, se torna útil para que professores possam utilizar em aulas no ensino básico, médio ou, até mesmo superior.

Trindade 07/12/2023

Faces da Nação Brasil
A obra "Brasil: Uma Biografia", de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, destaca-se como um notável compêndio da história brasileira. O livro apresenta-se como uma valiosa visão abrangente e enriquecedora dos eventos que compõem a convulsão epilética denominada formação do Brasil.

Diferenciando-se de narrativas históricas superficiais e unilaterais, este trabalho das brilhantes professoras revela-se notavelmente rico e detalhado, explorando uma variedade de perspectivas, mesmo que a predominante seja a visão das autoras (por obvio, elas quem escrevem). Ao longo das páginas, o Brasil emerge como um protagonista glorificado e torturado pelo próprio povo, desde a escolha de seu nome até as rupturas políticas mais recentes.

A narrativa abrange desde os momentos mais obscuros do sistema escravagista, notadamente o de Pernambuco, até ditadores execráveis, Vargas e os militares de 64. Os regentes patéticos, como D. João, compartilham espaço com grandes líderes, enquanto partidos do mal confrontam-se com os do ?bem?, e administradores corruptos e incapazes coexistem com os aparentemente honestos e capazes.

Ao explorar as ditaduras, reinados e projetos de golpes, o livro me mostrou um aspecto intrigante que se repete em livros do mesmo gênero (Ditadura derrotada e seguintes, por exemplo): o excesso de poder das forças armadas, especialmente do exército. Este poder desmedido resulta em um ciclo de destruição e violência contra o próprio povo que, teoricamente, deveria ser protegido. A história brasileira, notadamente na república, revela o exército como o agente causador de rupturas por meio da força, apoiando populistas, assumindo o poder e envolvendo-se em negociações com estados estrangeiros, inclusive por meio de ameaças em redes sociais. Surpreendentemente, apesar da violência intrínseca à nação, as guerras externas são raras.

Em suma, "Brasil: Uma Biografia" transcende as limitações de uma mera retrospectiva histórica, revelando-se como um mergulho profundo na complexidade da formação brasileira.