Garota Oculta

Lisa Wysocky

Resenhas - Garota Oculta

Dressa Oficial 03/08/2021

Resenha - Garota Oculta
Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Ando sumida por aqui por falta de leituras, anda dificil arrumar tempo para ler nessa correria do dia a dia e ainda encontrar um livro bom para poder resenhar para vocês.

Finalmente consegui terminar uma leitura e gostar dela, Garota Oculta é um livro antigo que estava parado na minha estante e já tinha tempo que queria ler, ele fala sobre a vida de Shyima que ao completar 8 anos teve que ser vendida para uma família rica do Egito porque sua irmã mais velha fugiu e ainda roubou algo da família.

Apenas 8 anos e Shyima teve que aprender a viver sem noticias da sua mãe e seus irmãos, sem explicações porque estava sendo vendida, e teve que aprender as duras penas a passar, lavar, cozinhar e limpar.

Shyima não tinha descanso era noite e dia fazendo os afazeres domésticos da mansão que em que a família morava, comia apenas 1x ao dia.

O que mais me surpreendeu em toda essa história é que ela é baseada em fatos reais, o que deixa o coração do leitor muito apertadinho com vontade de abraçar a autora e dar todo o apoio que ela nunca teve em toda sua vida.

Com o passar dos anos, Shyima se muda para os EUA onde antes era uma casa enorme com mais funcionários, agora é menor porém apenas ela como empregada, ou seja trabalho dobrado, além de cuidar da casa, precisa levar as crianças na escola, até no parque perto de casa ela leva, e é numa dessas saídas que alguém nota um comportamento estranho e denunciam os pais para a policia e finalmente Shyima pode viver uma vida digna.

Ela não sabia com 13 anos nem ler nem a escrever, não falava e nem entendia inglês, foi bastante difícil a comunicação e a confiança dela perante as autoridades.

Ela se referia aos donos como A Mãe e O Pai, eles nunca ensinaram nada a ela e sempre fizeram ela ter medo de policia por sua situação ilegal no país.

A gente vai acompanhando toda a trajetória dela, que não foi nada fácil, a primeira coisa que ela fez ao sair dos donos foi ligar para seus pais falando que foi solta e os mesmo acharam ruim ela ter saído e pedem para ela voltar, ou seja a partir daquele momento ela teria que enfrentar sua nova vida de descobertas sozinha, pois claro nunca voltaria para aquela família novamente.

Ela vai para um abrigo no primeiro momento e passa por diversas famílias, lá fora o governo ajuda quem dá abrigo para crianças em situação de abandono e muitas famílias fazem esse serviço pensando no dinheiro que vão receber do governo então infelizmente Shyima ainda sofre com algumas famílias que abrigam ela temporariamente.

O livro é super rápido de ler, tem momentos tristes, que deixam a gente aflito mas nada mais assustador do que saber que tudo que ela passou é real, e acredito muito que infelizmente muitas pessoas ainda devem viver em situação muito parecida.

Recomendo muito a leitura para quem gosta de histórias reais e quer sair um pouco da zona de conforto enfrentando a realidade nua e crua das crianças que são obrigadas a serem escrevas desde pequenas.

Eu particularmente gosto muito desse tipo de leitura porque faz vez um outro lado da vida, e quando leio essas histórias tristes mas de superação faz com que eu perceba o quanto sou privilegiada e abençoada por nunca passar por algo parecido.

Gosto de livros que fazem mudar meu pensamento , que faz eu dar mais valor para as coisas que eu tenho.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2021/06/resenha-garota-oculta.html

Aécio de Paula 04/09/2021

Biografia de Shyima, uma garota do Egito que foi vendida como escrava doméstica com apenas 8 anos de idade.

littleedolla 20/06/2021

De grande importância
Aquele livro que já gostamos de início.
Aborda um assunto importante e infelizmente real,que por mais que não conhecemos pessoas que foram escravas,sabemos que o tráfico humano existe.
E aquele verdadeiro tapa na cara da gente,que as vezes achamos que nossos problemas são tão grandes...e então,nos deparamos com histórias como essa,de quem realmente passa por problemas sérios.
Uma história de força!
A propósito já estou seguindo a Shyima Hall no Instagram ?

iammoremylrds 06/08/2023

Um livro devastador, difícil de ser lido, ainda mais por ser uma história real, abordando o fato de que mesmo que a prática seja banida, ainda existe escravidão no mundo além de abordar o tráfico humano, é uma obra impactante

Amanda Dias 19/09/2023

Um livro que tira a gente da bolha. Shyima é uma mulher muito forte, não só pelo que ela passou, mas também pela forma como ela ressignificou a própria vida.

Lorena 20/05/2021

esse livro me tocou muito e me fez enxergar que coisas simples que a gente normalmente não dá valor são coisas que fariam a vida de outras pessoas, eu sei que é clichê mas é que é realmente verdade.

Nini 25/05/2021

Shyima hall conta sua história de vida, tendo sido uma vítima do tráfico humano e da escravidão nos dias atuais, é uma leitura pesada, mas é boa e eu recomendo, o livro é tocante e nos trás várias reflexões sobre pequenas coisas que não pensamos normalmente

é lamentável a existência dessas situações hoje em dia, e é importante procurar mais sobre, sendo tanto por sites informativos quanto por relatos de quem passou por isso

CrAsley0 24/01/2021

Garota Oculta, é o relato de uma garota que foi vendida como escrava pelos próprios pais. Shyima narra as situações pelas quais passou ao longo da sua vida, suas impressões, medos, traumas, lembranças. É um livro tocante, que trás reflexões sobre a escravidão nos dias atuais. Um bom livro, vale a pena ler!

skye 04/01/2024

Felicidade não é um interruptor
Não dei essa nota pela história, até porque não devemos avaliar a vida de ninguém, a nota é pela escrita rasa e repetitiva

acredito que os temas abordados sejam sensíveis pra Shyima e, por ter vivido tudo, ela
não se sinta confortável falando explicitamente sobre os detalhes, porém poderia ter se aprofundado bem mais nas situações ou somente no que sentiu diante delas, basicamente ela fala por cima mais ou menos como foi que tudo aconteceu e que tava triste ou assustada e só, o que é simplificar demais anos de sofrimento na minha opinião

stormazzi 22/10/2020

Forte.
Forte é um ótimo adjetivo para definir Shyima, essa mulher lutou pelos seus direitos e foi atrás de seus sonhos, definitivamente uma inspiração.

Aline Marques 30/11/2016

Essa também é uma história sobre sinais. Atente-se. [IG @ousejalivros]
Estima-se que 45,8 milhões de pessoas vivem em regime escravo. Aproximadamente 161 mil, no Brasil.

Assim como o preconceito, a escravidão depende exclusivamente de escolhas para ser extinto. Não é uma doença ou um desastre natural. Você opta em ser humano, não apenas biologicamente, mas no sentido mais puro da palavra.

Quão difícil pode ser?
"Eu era Shyima, a garota estúpida, a escrava."
Shyima nasceu no Egito e, até os seus oito anos, viveu com sua numerosa família na mais profunda pobreza. Seu pai um alcoólatra violento, sua mãe uma submissa com saúde frágil. Mesmo assim ela era feliz. Pelo menos até eles decidirem vendê-la como escrava.

Acordar antes do sol nascer, dormir perto da hora de acordar. Limpar, lavar, passar, cozinhar, cuidar das crianças, passar fome, apanhar... sem direito à roupas ou remédios, sem poder usar o próprio nome, sem saber onde está ou que dia é... Sem ser humana.

Uma rotina inimaginável, desprezível e REAL.

A escrita é surpreendentemente envolvente e fluída, tornando quase impossível colocar a história de lado, até que, lá pelos seus 35?, é tudo tão igual que o ritmo despenca.
Não sei se foi o intuito da(s) autora(s), mas, depois de muito refletir, notei que não houve uma queda na qualidade. O problema foi o meu cérebro.

Após conhecer e memorizar o cotidiano de Shyima, eu parei de me surpreender. Eu antecipava os golpes e xingamentos, as dúvidas e os sentimentos, tornando a leitura monótona.

Quão errado é isso? Ler sobre algo inaceitável repetidamente, até ele se tornar normal?

Então eu reli, calmamente, me forçando a identificar cada ato inumano, fazendo pausas para compreender o que estava acontecendo e quais os sentimentos envolvidos... cheguei a conclusão de que, mesmo tendo lido outros livros sobre escravidão, não posso compará-los.

Uma vida é uma vida, e qualquer uma delas merece nota máxima.
Nedja 15/12/2016minha estante
Foi exatamente assim q me senti. A leitura foi ficando monótona, mas não foi a qualidade q caiu, eu q me "acostumei" à narrativa sofrida dela

Aline Marques 15/12/2016minha estante
Foi um grande (e necessário) tapa na cara, né, Nedja. Precisamos de mais livros assim!

Aline Marques 15/12/2016minha estante
Um grande e necessário tapa na cara, né, Nedja? Precisamos de mais livros assim!

Gabriel 20/02/2020minha estante
No começo pensei q fosse um livro de escravidão comum, já q eu ñ gosto de ler a resenha, mas depois me supreendi com a história. Confesso q gostei bastante, mas acabei me acostumando com o sofrimento dela. Hj até tenho mais empatia por notícias do tipo. Ótimo livro

Aline Marques 21/02/2020minha estante
Também não leio sinopses ou resenhas, Biel, e me surpreendi bastante com a história. A gente se acostuma mesmo, o que diz mais sobre nós mesmos do que sobre a narrativa em si, né? Por isso livros assim são importantes!

Nilson 08/07/2020

DUAS VIDAS

ja li casos mais trágicos, de raptos, torturas, prisioneiros de guerra, porem este toca fundo nosso sentimento por tratar-se de uma criança de apenas oito anos q vai com a mãe visitar a irmã e nunca mais volta pra casa e passa ser uma escrava doméstica sem qualquer direito. Privada de todas as necessidades básicas. Mas teve a sorte a seu lado e conseguiu mudar radicalmente sua vida. Achei no entanto, bastante vingativa e com um rancor impressionante, porem compreensivo. Enfim, valeu a pena a leitura e a surpresa por saber o numero impressionante de pessoas mantidas em escravidao/trabalhista nos EUA.

Anne 29/09/2020

Totalmente perfeito
Diferente de tudo que ja li, amei demais esse livro. Foram muitas emoções juntas e chorei na metade dele!

MarianaCota 03/10/2021

Não costumo ser fã de biografia e autobiografias. Na verdade eu baixei esse livro achando que era outro tipo de história. Mas me surpreendi. Gostei muito de saber da história Shyima!