O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Beatriz.Queiroz 22/08/2023

Um fantasma, uma profecia e um velho rabugento
A primeiríssima narrativa da literatura gótica! Vale super a pena!!

O Castelo de Otranto se passa em eras medievais, onde uma família é rodeada por uma profecia misteriosa. A obra brinca com o oculto de forma por vezes cômica, atuando ao mesmo tempo como pergunta e resposta para todas as questões que rodeiam os personagens.

É sem dúvidas uma leitura rápida, fluida e deliciosa. Os fatos e os mistérios acontecem com bastante agilidade, prendendo o leitor na narrativa.

Rita 13/08/2023

Eu me surpreendi muito por ter gostado da história, além de começar e terminar em 2 horas mais ou menos.

Não teve um momento de terror ou de surpresa que me prendeu, nem fiquei torcendo por nenhum personagem ou romance, mas achei a história legal e fácil de ler.

Mas os prefácios admito que achei chatos.

emclara 22/07/2023

"Que novas calamidades o destino nos reserva?"
? //

Esse livro me surpreendeu muito. Como foi o primeiro terror gótico escrito, não esperava que fosse como os de hoje em dia, assim como não esperava que fosse tão teatral! Cheio de conflitos familiares, tiranias, profecias, entre outras surpresas.

Eu não sabia que castelos assombrados, com passagens subterrâneas e quadros vivos, me interessariam tanto. Infelizmente, essa é uma parte da narrativa que não foi bem explorada, me deixando com um vazio quando terminei de ler. Sorte que as outras tramas não ficam para trás.

Enfim, foi uma leitura curta mas boa.
WalterGoncalves 22/07/2023minha estante
Valeu a pena então. ?

emclara 22/07/2023minha estante
Com certeza!

Istê 14/07/2023

Livro muito bom.
Confesso aue no início pensei em desistir mas segui firme e não me arrependo.
O livro conta uma história bem interessante e se gostam desse tipo, recomendo muito

MykaaMoon 10/07/2023

Finalmente tive a oportunidade de ler!!
Por ser o livro que deu início a literatura gótica, eu não poderia deixar de lê-lo, já estava ansiosa algum tempo para ler esta obra.

Com base na minha experiência de outros livros renomados da literatura gótica e outros nem tão conhecidos que já li. Posso dizer que gostei e não gostei. O livro foi escrito apenas em dois meses, e ele tem poucas páginas. Para em tão pouco tempo e pelo século que foi escrito (XVIII).

É um livro bom, com assuntos que envolve religião, amores improváveis, horror sobrenatural e a melancolia.

As descrições sobre a ambientação e sobre os próprios personagens não é tão esticada.

O horror para quem já está ambientado, não é tão assustador. Mas eu gostei do fluxo que o enredo levou à conclusão da estória.

Para quem tem certa fascinação pela literatura gótica, este livro não pode ficar de fora, ainda mais por ele ter sido tão inspirador para tantos outros livros.

GioMAS 06/07/2023

Obra pioneira consagrada como o clássico do terror
Permita-se, por um instante, imaginar a sensação de produzir algo único, inovador. Imagine-se como o criador, a máquina propulsora de um conceito jamais experimentado, uma tendência artística singular.

Permita-se devanear nas veredas de minhas abstrações: a caneta desliza entre seus dedos em ritmo acelerado, delineando traços precisos, dançando sobre o papel, enquanto materializa em palavras uma profusão de inventividade e erudição.

A redação, outrora mero lampejo literário, ganha forma, robustez.

Assim, concluído o processo criativo, o que se tem é uma obra autoral inédita, formulada a partir de um compilado de critérios estruturais, contextuais e semânticos, mesclando aspectos sociais, emocionais e políticos.

Apesar de se assemelhar com outros estilos, sua criação extrapola as tendências vigentes, harmonizando razão e supertição, formas antiga e moderna de romance.

Pois bem, em meados do século XVIII, período de ascenção das ideias Iluministas, com disseminação do conhecimento e razão, em detrimento do pensamento religioso e misticismo, Horace Walpole inaugurou um novo gênero literário, posteriormente denominado de romance gótico ou, em termo mais vulgar, terror sobrenatural.

O autor explora a vivência humana, aludindo, neste ponto, ao "lugar comum", aos costumes, hierarquia, posição política, amor, ódio, interesses econômicos, ou seja, aquilo que é palpável, mundano. Porém, contrapondo-se aos elementos tipicamente iluministas, serve-se do substrato sobrenatural, descreve fatores destabilizadores da razão, incompreensíveis e inexplicáveis, senão nas raias da fé.

A quebra dos paradigmas estabelecidos na Modernidade, a sobreposição entre entre imaginação e empirismo, estabeleceu os contornos da ficção de terror, pautada nos dramas e experiências humanos, com apelo ao extraordinário, oculto, intangível.

A ambientação da narrativa também consagrou a nova tendência. O terror, não raramente, utiliza o espaço físico como objeto central da trama, sem o qual não seria possível estabelecer os conflitos motivadores do enredo.

O castelo surge, neste contexto, como âmago da narrativa. A estética que remete à idade média, com suntuosas e sombrias edificações, repletas de ecos do passado, firmou -se como símbolo do romance gótico.

Ironicamente, a obra, até então, inovadora, serviu de base para diversas outras, fornecendo elementos hoje considerados clichês - a casa assombrada, vultos, vozes, ambientes escuros e taciturnos, influência de maldições, seres disformes, paisagens noturnas, existência de vínculo incerto entre personagens reais e figuras empíricas, repercussões negativas de eventos passados no presente, embates entre o bem e o mal, tirania, pureza, mistério, segredos, inconstância emocional etc.

O Castelo de Otranto reúne todos esses componentes e, ainda assim, reproduz dramas novelescos, diálogos exagerados e teatrais, com teor fortemente moral, tanto é que nos conta, em síntese, sobre paixões, matrimônio e questões familiares mal resolvida.

Rittes 30/06/2023

O nascimento do gótico
"O castelo de Otranto" é uma daquelas obras obrigatórias para quem adora histórias de terror góticas. O problema é que o nível de "terror" é tão baixo que quase não existe. Suas qualidades são outras, embora seja uma narrativa excessivamente contaminada pela linguagem romântica e seus exageros de "ahs!" e "ohs!". É uma narrativa curta, com muitas surpresas e, por que não dizer, atraente a sua maneira. Experimente.

May 22/06/2023

Podia ser a casa dos Poncios
O primeiro livro gótico a ser lançado no mundo, me surpreendi demais com a narrativa gostosa, cheia de reviravoltas e bem novelesca. Nada na história seguiu cliche, tudo foi muito doido e chocante.

Para sempre levarei em minha alma a frase "Percebi que só poderia ser feliz com alguém que pudesse dividir a melancolia que habitava minha alma".

Ehkew 12/06/2023

Foi uma leitura cega, não li nada sobre e me surpreendi um pouco, tem mistério, reviravolta, a ideia de um romance e muitos casos de Família. Foi bem tranquilo.

Batista 07/06/2023

Gótico
Li porque outro livro fez referência a ele, mas lá vai: Amor impossível, reviravoltas mis, usurpadores e detratores. Enfim, uma gama de lugares-comuns dos quais se vale Horace Walpole. Recomendas? Acho que não.

Vanessa 05/06/2023

Muito louco
Que rolê louco foi esse livro! Aparição de armadura gigante; Um tirano maluco por poder; Religião; Personagens completamente sem carisma.... mas como o livro é pequeno, a gente lê até o final 😂

Sara 02/06/2023

Nossa ?
Esse eu custei as 200 pgs mais longas da história. Um dramalhão, eu entendo a época que foi escrito é claro, é um livro antigo e as falas e todo o resto é condizente, mas meu deus, que tédio, já li livros de épocas que não eram tão chatos assim, e tbm é uma história que em 10 pgs contava. Que preguiça de tudo e de todos.

Berenice.Thais 27/05/2023

Tarda mais não falha
E uma história de suspense psicológico que mostra como o passado pode vir assombrar uma família por conta do seu passado.

Zeli Giovana 22/05/2023

Considerando o fundador do gênero gótico na literatura, é um romance de época com uma narrativa fluída. A história basicamente se passa no castelo e tem várias reviravoltas que a tornam bem atraente.