O Castelo de Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Serfelizlendo 01/11/2023

Tentei gostar mas ...
O próprio Manfredo merece um destaque especial; é  a definição de gente ruim!

Ele vai planejar fazer algo terrível só pra manter o seu "poder". Pior ainda, consegue manipular todos a sua volta usando suas observações sobre as personalidades das pessoas. O tipo de cara que vende a própria mãe e que não aprende nada.

Uma mistura de Jafar com Gastão!

Seu papel na reviravolta do final é drástica e revoltante!

E mesmo assim não gostei dessa experiência.

Tudo porque o estilo de escrita altamente descritivo e com longos parágrafos deixou tudo bemmm cansativo.

Tinha horas que desejava que acabasse logo!

Mimi 30/10/2023

Esse livro inaugura a literatura gótica.
Por ser um livro de 1964,ele não envelheceu bem.

Porém vale a leitura, temos referência de Shakepeare.

#profecias #maldições #quadrosquesemovem

yas 30/10/2023

Há questões interessantes de ler um livro antigo assim, em que os personagens são guiados por um conjunto de princípios muito concretos, que são maiores que suas paixões, desejos pessoais. É quase absurda as resoluções deles ao serem confrontados com as situações, foge ao que estamos acostumados, tanta resignação, submissão e entendimento de valores que hoje em dia já não guiam nossas vidas. Foi o meu principal pensamento ao terminar de ler a obra. O abismo entre as vidas de pessoas em diferentes épocas, e ainda assim tanta coisa permanece igual, as ambições e as paixões são sempre um produto humano constante. Mas a forma de lidar, assume diversos caminhos.

Adriana 26/10/2023

Que reviravolta
Livro interessantíssimo e com uma história marcante, apesar de ter momentos muito maçantes. Entretanto, a reviravolta no final me deixou completamente sem palavras.

Ananás 23/10/2023

Este mundo é mau; não tenho motivos para deixa-lo c/ remorso
Particularmente esse livro não fez meu tipo, é um clássico e isso deixa a leitura um pouco cansativa, enquanto lia fiquei esperando alguma coisa acontecer, nada acontecia o livro inteiro, apesar de não ter me agradado, entendo que para quem gosta de clássicos góticos e sem muita emoção pode ser bastante interessante, caso esteja procurando por isso, recomendo.

Ju Ragni 21/10/2023

Razoavel
Faz muito tempo que estou para ler esse livro, porque já vi menções a ele várias vezes, inclusive está na relação 1001 livros para ler antes de morrer. É considerado o primeiro romance gótico, escrito em 1764. A verdade é que para mim pareceu ingênuo... talvez para a época fosse um avanço, mas achei que o sobrenatural aqui, além de mal explicado é muito fraquinho... Acho que até nos contos de fada tem coisa mais assustadora que aqui, basta lembrar da Baba Yaga, da bruxa do João e Maria, das madrastas malvadas das princesas... Muito fraquinho, quem quiser mais emoção gótica deve ler o Drácula, A lenda do cavaleiro sem cabeça, Jack Estripador...

Gabs 14/10/2023

Não me agradou
O estilo de escrita não me agradou, o enredo da história foi confuso, os personagens não são interessantes e quando acho que a história vai desenrolar, ela acaba.
Não leria novamente e não recomendaria tbm.

Rayza.Figueiredo 13/10/2023

Primeiro Gótico
Estou na vibe do romance gótico, e quando soube q tudo começou com este aqui, nao pude deixar de conferir.

após umas poucas paginas de introdução aos personagens, começa um suspense e uma ação que não tem pausa;
é um livro curto e direto, mas instigante;
permeado por tragédias estilo Shakespeare, mas com alguns sobreviventes kkkkk
gostei bastante da trama e dos personagens, a única coisa q me desagradou foi a introdução de uma fantasia no fim do livro, q a meu ver, tirou muito do sobrenatural que acompanhou toda a obra.

Si â¤ï¸ 07/10/2023

Muito bom o livro! Uma história escrita a quase 260 anos atrás, mas que ainda é um clássico. Quando comecei a ler achei que era um livro sobre vampiros, mas tive uma surpresa boa, apesar de não ser, não deixou a desejar.

Lety 22/09/2023

Livro para ler no tédio?
O livro, apesar de curto, é clássico. Por ser clássico, tem uma leitura um tanto quanto difícil se não está acostumado.
Por outro lado, eu particularmente achei uma historia completamente confusa. De onde veio o Elmo? Que diabos tudo foi isso? O autor jogou muitas informações em um minuto e foi o livro mais ????? que li, pelo menos esse ano.
Dito isso, foi até que rápido, apesar de enrolar para ler, mas confuso.

Leticia.Machado 14/09/2023

Durante uma boa parte da história eu fiquei bem confusa, não imagina que se desdobraria dessa forma e nem que teria tantos personagens, mas é uma ótima história. Fiquei um pouco triste com o fim de alguns personagens, mas era necessário para a "profecia" ter sentido e se concretizar.

Emilson5 31/08/2023

Manfredo, o pilantra, ops, o príncipe de Otranto
Eis aí, um livro com acontecimentos rocambolescos e cheio daquele drama exagerado que gostamos tanto. Manfredo, príncipe de Otranto, faz de tudo para manter-se no poder e garantir a continuidade de sua linhagem. Mas, há uma terrível profecia que assinala a ruína de sua casa. E, desesperado por fugir de seu destino, ele acaba aproximando-se, cada vez mais, de seu cumprimento. Outro favorito, certamente!