O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Daniel Tard 16/01/2024

Clássico e pioneiro da literatura gótica
Ótimo livro, escrito em 1764 por Horace Walpole. Lembra, muitas vezes, as falas exageradas de Shakespeare, personagens bem estereotipados. Livro pequeno que me cativou e não foi uma leitura cansativa, vale a pena, por ser o primeiro livro gótico que incentivou vários escritores dos gêneros gótico, suspense e terror!

Gwendolyn Alekseeva 15/01/2024

Quando a obra não sustenta o nome que tem
Conheci esta obra por conta do seu nome, o de ter inaugurado o gótico na literatura. Apesar disso, fui ler com a intenção de aproveitar a obra por si só, e não pelos elementos do gênero. Mesmo com a minha régua estando mais baixa, não foi o suficiente eu evitar a minha decepção com esta obra.

O seu autor a criou com a intenção de ridicularizar os nobres. E devo dizer que ele faz isso com maestria. Ele coloca os seus personagens para recitarem diálogos longos, grandiosos, embelezados com uma emoção que surge do fundo do coração dos personagens. Tudo isso com a intenção de ridicularizar eles e os seus objetivos. Se por um lado o autor consegue realizar a sua intenção com os pés nas costas, ele também torna a leitura incrivelmente maçante. Fica horrível de ler justamente por conta da "natureza" dos diálogos. O autor precisa dar uma prolixidade para eles para causar o efeito que deseja.

Ele poderia ter livrado os diálogos dessa "natureza" após o primeiro capítulo ou pelo menos ter suprimido ela, pois ele deixa bem claro que os personagens são ridículos. Mas o autor mantém os diálogos no mesmo estilo do início até o fim. Para se ter ideia, tem mais diálogo que descrição pelo livro inteiro. Então pensa na paciência que é preciso ter para ler esse livro

Mas os principais motivos para eu não ter me decepcionado com o livro não foram esses. E sim a sua trama e o "gótico" que a obra carrega. A trama é horrível por conta das suas péssimas escolhas de desenvolvimento. Quanto mais a narrativa avança, mais embolada ela fica em si mesma. Chegando nos capítulos finais, chega a ser difícil de entender as ações dos personagens e as suas razões para realizá-las. No final da obra, o autor decide chutar o balde e ficar por isso mesmo.

E no meio de tudo isso temos o "fator gótico". Como o autor não esperava inaugurar um gênero, é de se esperar que a obra não seria enfeitada com as características fortes do gótico. O problema é que alguns elementos do gênero, como o castelo mal-assombrado e os eventos inexplicáveis, só acontecem quando o autor precisa confundir os personagens. E esses momentos são muito bem localizados. Tão localizados que chega a ser escasso.

Então, eu concluo que a obra tem o seu nome não pelo seu valor próprio, e sim pelos autores que influenciou após a sua publicação. Enfim, um início fraco para um gênero que extrapolou a literatura e chegou até mesmo ao cinema.

fe.sofia 12/01/2024

Clássico
Considerada a obra que deu início a literatura gótica, pra quem gosta desse gênero vale a pena ler.
É uma história curta, da pra ler em 1 ou 2 dias. A leitura é fácil apesar de muita gente reclamar da linguagem rebuscada, mas é de se esperar de uma obra tão antiga. E mesmo assim é gostosinho de ler, da pra ir tranquilo.

Muita confusão e malassombro como toda boa história gótica. Vale a pena.

keiko4 10/01/2024

Chatinho
Comprei pq falam que é um dos clássicos de terror, mas nossa senhora que leitura entediante. ta mais pra romance do que terror em si

ally53 03/01/2024

Af skoob não salvou minha resenha
Eu tinha feito uma bela e elaborada resenha, mas o skoob simplesmente não salvou, então só tenho a dizer que é muito bom e fluido pra um livro da época, se perdeu um pouco no terror quando se focou tanto na trama, respeitável como pioneiro gótico.

Nicole60 01/01/2024

...
É uma obra bem escrita, porém as falas são muito teatrais, completamente fora de naturalidade, os personagens não são fiéis a si mesmos, e o livro não dá sequência com os temas que joga, foi puxado temas que seriam legais de serem aprofundados e quando você acha que vai ficar bom, o foco é mudado, e assim até o final do livro.

De qualquer forma, entendo a importância do livro para a literatura gotica, e por isso aprecio-o e reconheço-o

Brt 28/12/2023

Desnecessário
A literatura tomaria seus rumos independentemente desse livro ter sido jogado como uma tentativa prepotente de autoria sobre os olhos de leitores que já conheciam, apenas por um exemplo relevante, obras como Hamlet de Shakespeare.

Carlos588 27/12/2023

Um Castelo, Uma Profecia e Uma Maldição
Quando o principado de Otranto está sendo regido por um príncipe ilegal, uma sequência de coisas estranhas sucede no castelo. É interessante ver como foi a primeira tentativa de uma obra gótica. Certamente, deixa a desejar em muitos aspectos quando comparados a Drácula e obras posteriores. Contudo, é um livro divertido e que pode ser lido em uma tarde. Com uma fala característica da época e elementos religiosos e culturais significativos e muito presentes, o livro traz diferentes expectativas e pontos de vista. Uma estória trágica sobre amor, em algum nível sobre amor.

jo.joe 25/12/2023

O castelo de Otranto
O "Castelo de Otranto" foi publicado em 1764, dando início ao que chamamos agora de romance gótico. Lugares sombrios, com passagens secretas e fantasmas, permeados com drama e melancolia.
Um livro curto com uma narrativa fluida, os elementos sobrenaturais são pincelados ao longo da história em meio a um drama novelesco, às vezes cômico, protagonizado pelos membros da nobreza. Sentimentos e emoções como: ambição, devoção, paixão e culpa, manifestados na obra, se assemelham a uma narrativa teatral, beirando ao exagero.

Muitas reviravoltas surgem na trama, porém elas ocorrem de forma imediatista, sem muito desenvolvimento, fazendo com que o impacto que deveriam ter seja desperdiçado.
Os eventos significativos acontecem no capítulo final, onde as ocorrências sobrenaturais retornam ao seu auge, a resolução final se cumpre com a proclamação do verdadeiro herdeiro de Otranto, concluindo a profecia.

É um livro para ser lido com calma, analisando o fato de ser o primeiro de seu gênero.

Mari 15/12/2023

É um bom livro para quem gosta do gênero, porém me incomodou um pouco a falha de comunicação entre os personagens, mas fora isso foi uma ótima leitura, oque aconteceu com uma das personagens me deu pena.

Raiane.Priscila 12/12/2023

Foi um livro que conseguiu me prender pelo enredo. Não tem nada de assustador, mas, uma vez que esse é o primeiro livro de terror gótico, deve-se considerar que o terror de nossa época não é o mesmo do século XVIII. Portanto, é um livro muito bom e com uma leitura fluída.

Julia.Roloff 11/12/2023

Se beber vinho no cemitério fosse um livro.
Um livro gótico de verdade, com uma história fantástica, cheia de reviravoltas, super interessante e inteligente.

Gostei muito da ambientação e da forma compungido se encaixa no final do livro.

Æon 09/12/2023

DOIS GRANDES FEITOS

Esse livro consegue não apenas o grande feito de ser considerado primeiro romance da literatura gótica, servindo como referência e inspiração para vários autores conseguintes, como também foi capaz de ser o livro mais maçante e arrastado com menos de 200 páginas que já encostei os olhos.

Danuza3 28/11/2023

É... Apenas
A linguagem do livro é boa, a maneira como tudo é abordado é até que descente, todavia, a narrativa aplicada é um tanto básica. No final das contas me deu a sensação de que a história se fez muito pouca para tudo que poderia ser, assim como a profundidade que poderia ir, o que é uma pena.

Emily P. 22/11/2023

O nascimento de uma cultura
Nessa obra, não podemos deixar de notar sua relevância dentro da literatura gótica, sendo perceptível o quão importante foi para o meio. Porém, é um livro com uma escrita arrastada e enrolada, chegando a ser impressionante como pode ser maçante contendo apenas 158 páginas.
Em suma, achei um livro entediante e não consegui me apegar a nenhum personagem.
Contudo, mesmo com esses pontos negativos, é notório que é um bom material, só não foi muito bem aproveitado, talvez se a escrita fosse mais fluida e os personagens fossem explorados de maneira imersiva ficasse mais interresante.