Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1939 encontrados | exibindo 256 a 271

Fabiana 05/07/2023

Algo diferente para mim.
Esse foi um livro que saiu da minha zona de conforto, já que eu não tenho costume de ler não ficção e livros sobre história. No entanto, esse foi de total agrado pra mim, refletindo e mostrando algumas coisas que eu nunca parei pra pensar e nem pararia se não me fosse apresentada essa visão. Com certeza, foi algo que valeu meu tempo.

Fenrir 05/07/2023

Esperava mais ?
É um bom livro mas, esperava bem mais e na parte que fala sobre as religiões me deu uma certa repulsa , claro , pelo lado científico não iriam mesmo acreditar em Deus e na fé ? mas abriu a mente para muitas coisas.
Priscila.Candido 19/07/2023minha estante
Está na minha lista de leitora.

gosvn 04/07/2023

Bem...
Eu sinto que eu esperava mais desse livro pelo tanto que as pessoas falam, o livro é bom não me entendam mal mas eu esperava algo a mais.

Para mim os últimos capítulos foram os melhores pois realmente trazem a tona boas perguntas para refletir.

Juhh 04/07/2023

?Sapiens?
??Cerca de 13,5 bilhões de anos atrás, a matéria, a energia, o tempo e o espaço surgiram naquilo que é conhecido como Big Bang,??

O livro publicado em 2014 por Yuval Noah Harari, como o próprio subtítulo já diz, conta a história de como surgiram as sociedades como são hoje, e pra onde elas estão caminhando no nosso futuro próximo.

Apesar de ter demorado DOIS meses pra terminar o livro ele é bem bom até, achei mt interessante a forma como ele falou da evolução humana e com isso o início das sociedades depois da Revolução Agrícola e tantas outras revoluções que foram cruciais para a história e evolução da sociedade. Aí tem todo o meio até chegar onde ele fala o caminho que estamos tomando e com isso onde podemos acabar chegando, o que achei uma das coisas mais interessantes sinceramente. Não conheço muitos outros trabalhos do autor mas gostei muito desse, como um historiador sério e que fez um estudo complicadíssimo para chegar a conclusão dessa obra, gostei bastante e vou procurar ler os outros livros dele.

Tchauzinho e até a próxima.

Milena loureiro 01/07/2023

Perfeição em forma de livro
Nunca pensei que esse livro ia me cativar como cativou. A cada capítulo ficava ansiosa pelo próximo, será que a inteligência leva a felicidade? Será que com o avanço das civilizações melhoramos o nosso bem estar? São tantos questionamentos que ficava após cada capítulo. Me fez pensar no modo em que vivemos, no real sentido da vida e da felicidade. Perfeito

Leandro423 30/06/2023

Livro esplêndido, sensacional... e um boa reflexão ao que nos fazemos na terra a no mínimo 70 mil anos.
Levanta diversos debates que alguém que venha contaminado pode estranhar mas que na narrativa do livro faz total sentido, desde que venha com a mente limpa para lê-lo.
Só não dei 5 estrelas pq no capítulo que fala sobre felicidade, o autor ficou dando tanta volta, mas tanta volta e não saia do lugar, ficou muito redundante, parecia que só estava dando volume ao livro.
Fora isso esse livro deveria ser obrigatório nas aulas de história.

Helder 27/06/2023

EU SOU UM CAÇADOR-COLETOR!
"Ninguém é realmente completo até saber de onde veio." Eu com certeza não pensei nessa sentença agora, apesar de achar que sim HAHAHA enfim, ler sobre nossa origem é algo muito satisfatório, e esse livro é o suprassumo da satisfação. A forma como é descrito nesse livro nossos primeiros passos como ser humano é fascinante! Uma leitura necessária pra todos.

Dudaj 26/06/2023

Fiz a leitura deste livro para fins escolares, mas mesmo assim foi uma leitura boa que agregou conhecimentos, entendi o texto de uma forma clara.

Laura 26/06/2023

Sapiens
Um ótimo livro para ter uma visão panorâmica sobre a humanidade. Em vários momentos me vi questionando conceitos e visões que tinha concretizadas. E o livro é muito bom nisso: desestabilizar conceitos e nos fazer pensar.

A única coisa que me incomodou em alguns momentos foi o pensamento do autor, que ao meu ver, era meio ocidentalizado demais. Sentia que em determinados momentos ele parecia "defender" ou "justificar" muito o imperialismo ou o capitalismo. Ou dar um espaço maior e mais incisivo de crítica aos maus tratos aos animais do que aos crimes contra a humanidade como a escravidão, holocausto e outros tantos que mal foram mencionados.

Mas tirando isso o livro é mto bom e transmite bastante conhecimento e novas visões. Super recomendo.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/06/2023

Sapiens é a obra-prima de Yuval Noah Harari e o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. Num feito surpreendente, que já fez deste livro um clássico contemporâneo, o historiador e professor israelense aplica, de maneira histórica a todas as instâncias do percurso humano sobre a Terra.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535933925

Kellen.Pianetti 20/06/2023

Historia da humanidade
Sensacional!
Desde os primórdios até a criação da moeda e das relações pessoais até a economia como é hoje. Alimentação, cultura, revoluções industriais e internet.

Cinthia 20/06/2023

O que queremos querer?
Essa é uma das perguntas do livro, que me gerou muitas reflexões. Yuval é cirúrgico em suas falas, promovendo o balanço das nossas estruturas mais básicas, quem nós somos como espécie? Faz sentido tudo que construímos até então?

Quando pensamos em Homo Sapiens, muitas vezes nos esquecemos que somos isso, uma mera espécie dentre outras na natureza, da qual estamos destruindo e piorando nosso próprio local de vida. Para além desse discurso, onde vamos chegar?

Como saímos de uma vida de coleta para a produção em massa que estamos agora? Reflexões que são raras na nossa rotina, mas que moldam nosso comportamento. Nós somos produtos do meio, e qual meio estamos cultivando ao nosso redor?

Isso diz muito sobre nós.

Tainara.Carvalho 19/06/2023

Extraordinário.
Já é o segundo livro que leio do Harari e a sensação ao final é a mesma: eu não sei nada sobre muita coisa.
Esse livro, em especial, me trouxe sentimentos distintos conforme o autor aborda os diversos temas sobre a história da humanidade. Na maior parte da leitura o sentimento foi de descoberta, de ler sobre um tema interessantíssimo pela primeira vez e se perguntar o porquê de nunca ter tido curiosidade de pesquisar sobre coisas tão relevantes e interessantes antes, como o início da comunicação no período pré-histórico ou do que é a felicidade do ponto de vista biológico. Porém, em alguns poucos trechos me senti entediada e achei um pouco maçante, acredito que pela minha falta de interesse por um assunto ou outro que não deixou de ser abordado no livro. Mas, mesmo nos capítulos de tratavam de coisas que não julguei tão interessante, o aprendizado foi inevitável.
É um livro riquíssimo e vou guarda-lo na estante para reler daqui a uns anos quando as previsões do autor começarem a se tornar reais.

Caim.Freitas 19/06/2023

Sapiens
O livro é como uma boa conversa, onde um tema leva à outro, e quando percebemos estamos longe do assunto inicial.
A fluidez da leitura faz a história passar diante dos olhos de maneira fácil e clara, com fatos, tanto nos pontos quanto nos contra pontos. Que são concluídos no texto de maneira suave nos trazendo reflexões.
Harari nos faz refletir o passado, e através disso tirar nossas conclusões de porque estamos onde estamos.

1939 encontrados | exibindo 256 a 271