Sapiens

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1937 encontrados | exibindo 241 a 256

Alain 21/07/2023

Um otimista pessimista
Um livro que aborda as principais revoluções da história da humildade para mostrar como chegamos até aqui. O autor traz um otimismo pessimista peculiar. Embora se argumente que estamos melhores do que estávamos, o preço a ser pago pelo progresso é e será cada vez mais alto.

CharlesSouto 21/07/2023

Com esse bati e me debati, obra realmente sensacional. ?Existe algo mais perigoso do que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem??

Emily 18/07/2023

Apesar de as vezes ser cansativo, é uma boa leitura e rica em informações. Trazendo contextos histórico iniciais em relação a sociedade, e buscando probabilidades para o futuro.
Vale a pena a leitura.

Fábio Yeshua 18/07/2023

O futuro depende da compreensão das origens do Homo Sapiens
"Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" é uma obra monumental escrita por Yuval Noah Harari que nos leva a uma jornada fascinante através da história da humanidade. O livro examina a evolução da espécie Homo sapiens desde seus primórdios até os dias atuais, analisando as transformações sociais, culturais e tecnológicas que moldaram o curso da história.

Uma das principais contribuições de "Sapiens" é a maneira como o autor aborda a necessidade de entender de onde viemos para que possamos compreender melhor quem somos e moldar nosso futuro. Harari argumenta que a história é essencial para o desenvolvimento humano, pois nos ajuda a identificar padrões, compreender as origens de nossas instituições e ideias, e examinar as consequências de nossas ações passadas.

Ao mergulhar na história da humanidade, o autor explora questões fundamentais sobre nossa espécie. Desde o desenvolvimento da linguagem até a revolução agrícola, passando pelo surgimento das crenças religiosas, a formação de impérios e a ascensão do capitalismo, Harari oferece uma visão panorâmica que nos permite entender as raízes de nossos sistemas políticos, econômicos e culturais.

Além disso, Harari desafia algumas das noções estabelecidas sobre a natureza humana. Ele argumenta que a capacidade do Homo sapiens de criar histórias e mitos compartilhados, como dinheiro, religião e nações, é o que possibilitou a cooperação em grande escala e a formação de sociedades complexas. Essas histórias coletivas têm um poder imenso sobre nossa vida e moldam nossas crenças, valores e comportamentos.

Outro ponto importante abordado no livro é a revolução científica e tecnológica, que está alterando rapidamente o curso da história humana. Harari explora os desafios éticos e sociais que acompanham avanços como a inteligência artificial, a biotecnologia e a engenharia genética. Ele nos lembra da importância de refletir sobre esses avanços, pois eles têm o potencial de redefinir não apenas nossa sociedade, mas também o que significa ser humano.

Em suma, "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" é uma obra essencial que nos convida a refletir sobre nossa origem e a compreender o legado que herdamos como espécie. Através dessa jornada histórica, somos desafiados a questionar nossas suposições, a explorar as consequências de nossas ações passadas e a repensar nosso papel no mundo. Com uma narrativa envolvente e uma análise profunda, Harari nos presenteia com uma visão abrangente da história da humanidade e nos mostra como a compreensão de nossas raízes é fundamental para impulsionar o nosso desenvolvimento humano.

k.mazzi 17/07/2023

Uma das leituras mais significativas que eu já vivenciei. Mudou não só minha forma de entender o mundo, tanto passado quanto presente, como também como se relacionar com o meio e com seus habitantes. Uma grande aula de história, geografia, política, sociologia, tudo, que a maioria nem tem a chance de ver na educação escolar.
Simplesmente necessário.

Rafaela 17/07/2023

Que livro bom da pesteeee
Deus meu estou sem palavras para esse livro.

Em "Sapiens uma breve história da humanidade" o autor leva a gente a questionar a nossa história, nosso estilo de vida, nossa sociedade, comunidade e até mesmo nossos valores. As reflexões que eu tive com essa leitura viraram motivo de conversa na mesa de jantar e mujtas vezes me vi parada encarando o teto com o livro aberto no peito kkkk.

Incrivel, incriivel e incrivel. Com certeza favoritado e mais um para eu indicar para os meus amigos.

Eduardha 11/07/2023

É um livro que merece a fama que tem. Traz reflexões muito interessantes acerca da humanidade, foi uma leitura ótima

Carlinha 10/07/2023

Favoritado!!!
Um livro excelente que aborda a história da espécie humana, desde os primeiros hominídeos até os desafios e possibilidades futuras da nossa sociedade.
Dá pra dividir em partes:
A primeira parte é sobre a ascensão do Homo sapiens e discute como nossa espécie conseguiu dominar o mundo, superando outras espécies humanas como os neandertais.
Uma suspeita para esse suceso seria nossa habilidade de criar e acreditar em histórias coletivas, como mitos, religiões e ideologias, que unem grandes grupos de pessoas e permitem a cooperação em escala massiva.

Na segunda parte, analisamos a transição da humanidade da vida em pequenas comunidades agrícolas para sociedades complexas e estruturadas.
Exploramos as revoluções agrícola, científica e industrial, destacando como essas mudanças transformaram radicalmente a sociedade humana, mas também tiveram consequências negativas, como a exploração humana e o impacto ambiental.

A terceira parte examina o desenvolvimento das estruturas políticas e econômicas, como impérios, estados-nação e sistemas capitalistas. Gostei bastante!

Na quarta parte, o autor investiga as fronteiras do Homo sapiens, explorando possíveis futuros da humanidade. Bem interessante!
Ele discute tópicos como a biotecnologia, a inteligência artificial e a busca pela imortalidade, levantando questões éticas e filosóficas sobre o que significa ser humano em um mundo em constante mudança.

É um livro grande, letrinhas pequenas, mas a leitura e fluida e gostosa.
Tipo de livro inteligente, que faz a gente refletir bastante.

Márcia 09/07/2023

Você conhece a história da humanidade?
Que viagem! Amei! Aprendi muita coisa! Finalmente entendi quem foram os neandertais e a diferença deles para o sapiens. Surpresa ao saber de um caráter da nossa linguagem: que ela evoluiu como um instrumento para a troca de fofocas. Isso mesmo: FOFOCAS! Passou a ser muito mais relevante para as comunidades que iam se formando saber quem no grupo odiava quem, quem estava dormindo com quem, quem era honesto, quem era trapaceiro. Ou seja, sempre fomos assim: gostamos de ficções, construtos sociais, realidades imaginadas.

Adorei relembrar que os primeiros americanos entraram no continente pela Sibéria e noroeste do Alasca. Confesso que havia esquecido totalmente. Esse trajeto foi feito a pé, uma vez que, à época, o nível do mar estava suficientemente baixo, criando uma ponte de terra entre o nordeste da Sibéria e o noroeste do Alasca. E depois se descreve como o continente se formou.

Bom, os detalhes são gigantescos. Afinal, é um livro sobre a história da humanidade, que detalha não só a revolução agrícola pela qual o homem passou, mas vai até a formação do modelo capitalista. Belíssimo capítulo esse sobre o capitalismo por sinal! Mas marcou muito uma das conclusões a que chega o autor: ?No entanto, não dizem sobre como tudo isso influenciou a felicidade e o sofrimento dos indivíduos. Essa é a maior lacuna em nosso entendimento da história. É melhor que comecemos a preenchê-la?. Ou seja, conseguimos alcançar a tão almejada paz e felicidade?

Uma pergunta ficou no ar: com a evolução da genética e a tentativa do homem moderno de reviver criaturas extintas, conseguiríamos o retorno dos NEANDERTAIS? Já imaginaram? Wow!

Paula Horn 09/07/2023

Best seller né mores
O autor consegue escrever de maneira simples, interessante e didática sobre assuntos que tá todo mundo cansado de saber (mentira, cansado de ACHAR que sabe).

Um livro para entender quem somos, de onde viemos, como chegamos aqui e refletir para onde estamos indo.

Um capítulo mais interessante que o outro! Vale a leitura!

M4RQ35 08/07/2023

Demorei quase um ano pra concluir esse livro, porém Sapiens não é um livro difícil, a leitura não é complicada, não é repetitivo?
Mas o tanto de informação que tem nele não é brincadeira. É preciso ler aos poucos, e as vezes reler pra tentar aprender melhor aquilo que o livro oferece.
Parte da minha demora foi a dificuldade que tenho em me concentrar em livros que não são de literatura.
Sapies é um livro essencial, ouso dizer que obrigatório. E quero muito reler no futuro.

Pelé 07/07/2023

Impressionante
Me impressionei com tantas informações históricas que eu nem me lembrava mais da época de escola, esse livro faz você ir avançando sem perceber.

Fabiana 05/07/2023

Algo diferente para mim.
Esse foi um livro que saiu da minha zona de conforto, já que eu não tenho costume de ler não ficção e livros sobre história. No entanto, esse foi de total agrado pra mim, refletindo e mostrando algumas coisas que eu nunca parei pra pensar e nem pararia se não me fosse apresentada essa visão. Com certeza, foi algo que valeu meu tempo.

Fenrir 05/07/2023

Esperava mais ?
É um bom livro mas, esperava bem mais e na parte que fala sobre as religiões me deu uma certa repulsa , claro , pelo lado científico não iriam mesmo acreditar em Deus e na fé ? mas abriu a mente para muitas coisas.
Priscila.Candido 19/07/2023minha estante
Está na minha lista de leitora.

gosvn 04/07/2023

Bem...
Eu sinto que eu esperava mais desse livro pelo tanto que as pessoas falam, o livro é bom não me entendam mal mas eu esperava algo a mais.

Para mim os últimos capítulos foram os melhores pois realmente trazem a tona boas perguntas para refletir.

1937 encontrados | exibindo 241 a 256