Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1937 encontrados | exibindo 226 a 241

Victorwyk 14/08/2023

O livro detalha diversos fatos da história da humanidade, falando sobre a época como caçadores coletores e as mudanças que ocorreram após nos tornamos povos sedentários, fora diversas outras informações interessantes, tratando das revoluções humanas. As informações são bem embasadas e o autor escreve com uma linguagem simples e compreensível, que facilita a leitura tornando-a menos cansativa do que livro desse calibre costumam ser.

Kah 10/08/2023

Uma leitura muito interessante!
O autor nos fala de 3 grandes eras do Ser Humano: A Revolução Cognitiva, que nos proporcionou uma melhor comunicação e organização; a Revolução Agrícola, que fez a gente se organizar em torno de um único lugar, gerando cidades e afins; e a Revolução Científica, onde começamos a brincar de Deus e tentar modificar a natureza.

fbiaggioni 09/08/2023

Legal
Livro bem interessante que me fez repensar muita coisa que eu acreditava. Muito legal, escrita fácil de ser compreendida mesmo que o tema seja científico.

Tete 08/08/2023

Um livro de linguagem acessível e fácil de ler, apesar de passagens cansativas e entediantes.
O livro é carregado de referências e também de opiniões alheias que cheguei a pensar em descrevê-lo como ?profundamente artificial?.
É preciso ler este livro como uma visão muito crítica. Me parece muito que o livro foi escrito com uma necessidade grande do autor em expor o que ele pensa e acredita e, ele acredita que o ser humano é péssimo (risos). Eu esperava mais de um phd em história.
De qualquer forma é impossível relatar um 400 e poucas páginas toda a história da espécie sapiens. Portanto é um apanhado do que o autor achou interessante para criar uma narrativa, uma linha do tempo.
Li por recomendação. Também assisti um debate do Harari com o Zizek e achei válido entender um pouco o que ele tinha a dizer.
Por fim foi um boa leitura, não é de se jogar fora.

Pedro.Leite 08/08/2023

Uma implosão de conhecimento (bom)
Acho que este é bem capaz de ter sido um dos livros que mais me marcou pelo impacto interior que teve em mim. Para além da contextualização histórica fenomenal, este livro fez-me muitas vezes questionar a minha própria contextualização e lugar neste mundo que hoje vivemos. Se a história se repetisse, será que estaríamos aqui? Percebo a sorte e o conjunto de conjugações que me levam a poder viver a vida que hoje levo? Percebo o impacto que temos no mundo em que vivemos e no mundo futuro em que viveremos. Sapiens é sem dúvida uma viagem cósmica, histórica e interior que todos nós deveríamos fazer (pelo menos uma vez na vida). Excelente!

Duadadop 04/08/2023

É bom
O livro não era o que pensava isso não quer dizer que é ruim, mas percebo que o autor tem uma visão europeia e isso me incomodou bastante. Mas, não sei dizer que ele é todo mau. Teve agregação sim. Porém, uma verdadeira luta.

Danilo18 04/08/2023

Impressionante
Esse livro não é perfeito ? o autor se presta a abordar alguns temas que parecem precisar de mais aprofundamento ? mas mudou definitivamente minha forma de enxergar minha vida e o mundo, e eu posso sentir isso todos os dias. Com certeza vou voltar a ele mais vezes. Principalmente nas duas primeiras partes do livro (que se divide em 4), era difícil ler uma página inteira sem ter que parar para processar o ???

Vini 03/08/2023

FANTÁSTICO
Um livro muito importante e muito bem escrito que fala sobre política, sociedade, biologia e a história de nossos ancestrais e várias indagações sobre o nosso futuro como espécie. Demorei meses para terminar esse livro tem partes que achei muito maçante mas tem várias partes com discussões espetaculares e gostei da conclusão que foi dada no final.

Não conhecia o autor, agora eu tenho curiosidade de ver se os outros livros dele são tão bons quanto esse

Mari 02/08/2023

Sapiens
Muito interessante, mas não é o tipo de livro que eu gosto de ler
Tive que ler pra aula de literatura e achei bom

Lis 02/08/2023

Refletindo
Definitivamente não é um livro fácil de ler, porque ele te faz parar e refletir sobre determinados assuntos.
Além disso, traz curiosidades históricas da evolução da espécie Homo sapiens que achei surpreendentes.
No geral, é um bom livro, mas em alguns momentos ele se torna muito massivo.

Julius 01/08/2023

SAPIENS - Uma breve história da humanidade.
Esse é um daqueles livros que fica muito melhor em retrospecto. O processo de leitura passa a ser cansativo em alguns momentos, não que o assunto abordado ou a escrita seja árdua, mas o autor em alguns momentos da certos rodeios em algumas linhas de raciocínio que você só torce para que esteja no final.

O que podemos extrair é que o homem, se referindo a espécie e não ao gênero, é o animal mais adaptável em existência. Às necessidades fizeram o evoluir para que sobrevivesse ao longo da história. Além de se adaptar ele se apropriou do que havia ao seu redor, passou da necessidade para a abundância desnecessária, hoje vivemos do resultado dessa exploração.

Recomendadíssimo, obra mais que necessária para nos entendermos como animais em processo evolutivo aqui na terra.

João 30/07/2023

🌍🗺🤹‍♂️
O livro é incrível até a chegada a era industrial estava sensacional, mas quando chegou os capítulos da modernidade e industrial começou ficar meio tedioso, tanto que nem absorvi o que foi lindo mas quando começou a falar de economia e sociedade moderna voltei a amar a leitura, uma leitura extremamente científica e muito bom. Muito conteúdo de biologia, historia, politica e reflexão.
Gusmão 30/07/2023minha estante
perfeito!

Clari.Monise 27/07/2023

AAAAAAAAAHHHHHHHH
Nem acredito que finalmente terminei de ler esse livro!!! Ele não é chato, de forma alguma, só não é o tipo de coisa que eu gosto de ler. Ganhei de presente e fui obrigada!
Mas vamos lá.
O livro retrata a humanidade desde o surgimento do "homem" até "oq será de nós amanhã?"
E nesse meio aí fala sobre como funciona a política, economia, guerras, mercados e tudo oq mais que o ser humano criou para poder conviver uns com os outros. É bem interessante pra quem gosta desse assunto.

PS: Eu vi alguma matéria de algum historiador falando que esse livro é mais viajado do que fiel a história. Como já estava na metade resolvi continuar mesmo assim. Então se vc quer ler esse livro pra agregar conhecimento aconselho a dar uma pesquisada sobre isso antes de ler.
Nalu 01/08/2023minha estante
De fato o autor da uma viajada bacana, mas não deixa de ser uma leitura divertida! Recomendo também outro livro dele: homo deus. É mais pessimista, mas vai que você curte ?

Bianca 26/07/2023

537
Eu não vou negar que chequei mais de uma vez para ver se as páginas mais pro final do livro não estavam se reproduzindo em segredo pra ele não acabar nunca, porque assim... Foi uma experiência. E tem n problemas, mas o pior, o pior mesmo, é que os mais ofensivos e que me fizeram literalmente querer jogar o livro pela janela mais próxima eram só uma questão completamente dispensável. Eram os exemplos toscos, as colocações "engraçadinhas e descoladas", os paralelismo de teoria da ferradura... E ele começa tão bem! Citando o ícone Michelle Visage, we didn't gently descend, we crash landed.

Thiago548 25/07/2023

CONHECIMENTO DE PRIMEIRA!
Esse livro com certeza merece toda a fama que têm!
Esperava algo mais educacional e menos intenso sobre a história da humanidade de forma simples e reduzida, em vez disso, recebi um punhado de informações, ensinamentos e principalmente uma grande crise existencial rs.
O autor aborda de início apenas como algo instrutivo, mas ao longo dos capítulos vai se aprofundando nos assuntos e nos fazendo cada vez mais pensar e abrir a mente. Tudo isso de maneira fluida.
Abordando temas como: religião, preconceito, capitalismo (ideologia em geral), ciência e muito mais.
Com o foco na evolução humana, ele faz principalmente diversas críticas e perguntas para o autor, nos fazendo pensar e nos dando tapas na cara sobre o mundo ao nosso redor.
Nessa edição, no final trás últimas observações de outras pessoas, e falam principalmente sobre a vida do autor, um cara com pensamentos bem intrigantes. E ainda fala sobre os seus outros livros, que eu com certeza pretendo ler!
Esse foi um dos melhores livros que li esse ano, e já é um dos meu favoritos.
Enfim, lêem esse livro de mente aberta, recomendo fortemente!

1937 encontrados | exibindo 226 a 241