Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1917 encontrados | exibindo 76 a 91

Diego Rodrigues 22/02/2020

Um livro para aprender e refletir
Desde o seu lançamento mundial em 2014, "Sapiens" passou a figurar na lista dos best-sellers em vários países e não foi diferente aqui no Brasil. Ainda hoje, mesmo alguns anos após o seu lançamento, é comum ver o livro entre os mais vendidos na lista de sites como PublishNews, por exemplo. Confesso que durante muito tempo o livro não me atraiu por dois motivos: primeiro por eu não ter o costume de ler livros de não ficção nos primeiros anos como leitor (o que já corrigi hoje em dia), segundo por eu ter desenvolvido uma certa resistência, e até preconceito eu confesso, em ler best-sellers que são indicados a todo momento. Mas depois de assistir e ler alguns trechos de palestras dadas pelo do autor eu comecei a ter interesse pelos assuntos que ele levantava e resolvi embarcar em um de seus livros para saber mais.

Yuval Noah Harari nasceu em Israel e se tornou doutor em história especializado em história mundial, é professor e ficou mundialmente conhecido pelos seus cursos e palestras sobre a história da humanidade, assunto esse que é o tema principal desse livro. Em "Sapiens" o autor busca apresentar ao leitor, de forma abrangente e ao mesmo tempo simplificada como sugere o título, um resumo sobre a história da humanidade, desde o surgimento do homo sapiens na África até o desenvolvimento de armas nucleares e tecnologias ainda em desenvolvimento hoje. O livro pode ser lido sem problemas por leigos no assunto e claramente foi concebido com o objetivo de disseminar esse conhecimento para as grandes massas. Levando em conta que se tornou um best-seller, concluímos que o livro atingiu seu objetivo com sucesso.

O livro se divide em quatro partes. Na primeira vamos acompanhar o surgimento dos primeiros humanos e como se deu seu desenvolvimento pelo continente africano, passando por capítulos sobre as primeiras ferramentas de pedra, a descoberta do fogo e o surgimento da linguagem ficcional. Vamos ver como os sapiens se espalharam para outros continentes levando consigo a destruição e extinção de megafaunas, como a australiana e a americana, já naquela época. Essa parte vai abordar um longo período da humanidade e apesar de não trazer nada de muito novo serve bem como introdução, faz lembrar muito o conteúdo dos livros de história que estudamos na época da escola.

Na segunda parte, a que achei mais interessante, vamos saber como o homem começou aos poucos a adequar a natureza ao seu redor visando facilitar a sua sobrevivência: plantando sementes, domesticando animais e assentando os primeiros acampamentos permanentes. Esse período é nomeado de Revolução Agrícola. A partir dele grupos de humanos passaram a viver em um mesmo território, o que resultou na necessidade de alguma organização social. Surgiram então as primeiras cidades, sistemas de escrita e o conceito do dinheiro. Aqui o autor não se limita a apenas fornecer informações e também se propõe a levantar sérios questionamentos ao leitor.

A parte três do livro vai tratar da unificação da humanidade e da globalização. O surgimento dos primeiros grandes impérios obrigou mais uma vez o homem a reprogramar sua forma de se organizar socialmente e politicamente, o conceito de dinheiro foi transformado em moeda e as religiões aos poucos foram de espalhando pelo globo passando a exercer um papel mais importante do que antes. Capítulos que discutem conceitos como dinheiro e religião são um bom exercício filosófico e social capaz de render horas de conversa com outro leitor.

A Revolução Científica, que é abordada na quarta e última parte do livro, retrata o período em que pela primeira vez a humanidade admite sua ignorância e começa a se questionar sobre o que há além do horizonte dos oceanos ainda desconhecidos. Temos aqui alguns dos capítulos mais interessantes do livro. Vamos acompanhar o surgimento dos Estados europeus e a época das Grandes Navegações que resultou na conquista de novas regiões do globo terrestre até então desconhecidas. Período esse que deve muito a expedição do capitão inglês James Cook, grande navegador, explorador e cartógrafo, responsável pelo experimento com frutas cítricas que possibilitou o combate ao escorbuto e consequentemente facilitou a realização de longas viagens marítimas. O termo Revolução Científica nos remete a algo mais atual que acontece nos dias de hoje, mas essa revolução já teve início naquela época. Os Estados europeus foram os primeiros a enviar expedições a terras distantes não só com soldados, mas também com pesquisadores para que pudessem estudar a fauna, flora e cultura local. Outros capítulos abordam a ascensão do capitalismo, a Revolução Industrial e seus impactos em nossa sociedade e no ambiente ao redor. Mais uma vez o autor dos deixa cheios de reflexões sobre os caminhos tomados pela humanidade. Os capítulos finais nos dão um panorama geral dos anos mais recentes, aborda os problemas sociais e políticos que vivemos, a exploração desenfreada dos recursos naturais, a ameaça nuclear, os avanços tecnológicos e suas consequências e também dos deixa com um grande questionamento sobre o futuro da humanidade.

"Sapiens" é um livro que aborda muitos temas diferentes, por isso alguns assuntos podem agradar mais e outros menos, mas no fim todos eles têm seu papel na construção da linha do tempo da história da humanidade. É uma leitura enriquecedora, mas que vai te deixar com mais perguntas do que respostas, o que eu acho excelente. O livro nos deixa com grande sede de conhecimento e é impossível lê-lo e não querer saber mais sobre história, política, sociologia, biologia e diversos outros assuntos. E é claro, não vou poder deixar de ler os outros livros do autor.

site: https://discolivro.blogspot.com/
Valter.JoAo 09/08/2020minha estante
Um livro para se degustar trata a realidade Humana sem cliches e com muita responsabilidade, faz você pensar.

Bacurau 02/01/2021

Leitura difícil, mas incrível!
Confesso que tive dificuldade com a leitura pela quantidade de informação sobre os mais diferentes assuntos da natureza humana, mas o autor consegue nos deixar empolgados do início ao fim. Se prepare pra MUITA REFLEXÃO E APRENDIZADO!

Henrique_ 23/10/2022

Acordem, sapiens!
O autor consegue realmente ser breve e acessível. Aborda uma gama imensa de assuntos relativos à humanidade com uma didática incrível. O livro é um resgate da alienação imposta pelos artifícios culturais e, apesar das realidades imaginadas que nos permite ser o que somos e estarmos onde estamos, ainda somos apenas uma espécie em relação contínua com uma infinidade de outras espécies em um mundo em plena transformação. Talvez a mensagem mais importante do livro para mim é que muito de nosso "progresso" traz embutido nosso fracasso em lidar com nossas responsabilidades de diminuir o sofrimento no mundo.

Mariane 22/01/2021

O conteúdo histórico desse livro é sensacional! Super didático e muito bem escrito, é ótimo para entender muitos conceitos difíceis. Recomendo muito pra quem gosta de história ou só quer saber mais sobre o ser humano.

GIPA_RJ 08/02/2018

Armadilha pragmática
Merece as estrelas que dei pelo trabalho de síntese intensa realizado pelo autor. Mas deve ser lido com cuidado por quem for muito avido em querer reter tanta informação de maneira tão objetiva. Há que se filtrar o que presta e ir ignorando o resto.
O autor tem sua maneira de vender o peixe , respeito , mas é para lá de pragmático na maneira de afirmar suas verdades , julgar e bater o martelo . Se o leitor tiver preguiça de pensar , vai acabar batendo palmas para tudo.
Com algumas partes me entreti e me diverti , com outras me assustei com tamanha pretensâo , em outras fiz leitura dinâmica , outras pulei mesmo.
O trecho mais válido para mim foi a parte da pecuária , dentro da revolução agrícola , pois se somou aos meus argumentos para me manter definitivamente vegetariano e penso que possa ajudar muita gente .

Ali no meio do livro vem um resumâo das religiões e ele , que deve ser ateísta de plantão , zomba e desdenha geral , podendo ter
sid
o um pouco mais isento.
Por falar em isenção , recomendo após esta leitura o livro do biólogo inglês Rupert Sheldrake , "O Renascimento da Natureza" ( esgotado no Brasil) que , à luz da física quântica , passeia pela história da humanidade de uma forma genial .
Felipe Seibert 11/02/2018minha estante
Não acho q ele deva ser isento. O autor é ele. O livro é dele. A opinião é dele. Achei um dos melhores livros. Não só pela pesquisa, q fica claro um conhecimento gigante, mas para mim q sou ateu tb, achei que ele expôs de uma maneira muito real e científica os pontos. Por isso q defendo que as pessoas precisam ler mais e sobre tudo e, em cima da própria crítica, ter discernimento no que acreditar. Me incomoda chegar em um hotel e muitas vezes ter só uma Bíblia na gaveta como leitura opcional sabe? Pq não abrir para a diversidade de visões. Mas enfim, é justo cada um ter uma percepção. Mas para mim realmente foi um best seller. Abraço.

Weigler 14/02/2018minha estante
Essa zombaria com religioes é realente algo que tira todo o prazer de leitura de quem não é ateu. Ciencia e religiao não sao inimigas e nem antiteses? ele peca muito nisso.

Vera 28/12/2018minha estante
Esse O Renascimento da Natureza, como é seu texto?

GIPA_RJ 30/12/2018minha estante
Desculpe Verá não entendi sua pergunta?

Vera 31/12/2018minha estante
Ele é de fácil compreensão para quem não é da área de exatas, já trata de física quântica?

GIPA_RJ 01/01/2019minha estante
Totalmente compreensível e claro.

Vera 01/01/2019minha estante
Obrigada.

camilaverass 15/02/2019minha estante
Pensei a mesma coisa. Mastigadinho pra qurm consome conteudos enlatados e best sellers. Também sou vegetariana, e achei que a parte da pecuária deu uma ideia boa pra se discutir a escolha do vegetarianismo/veganismo por exemplo... Mas é isso que falta no livro, conteúdo a ser discutido e levado pra rodas de conversas. Na maioria das ideias, ou vc concorda ou você não tem opção de refletir e rebater, devido a tamanha pretensão e pragmatismo.

GIPA_RJ 21/02/2019minha estante
enfim , os enlatados e best sellers têm uma propaganda de boca fortíssima e seduzem. Só li mesmo porque ganhei , e tratei de passar adiante o livro.

Josil 03/04/2019minha estante
Assino embaixo o que você disse!
O autor zomba de maneira irresponsável.
O que me leva a crer que ele usou de elegância para dar as suas suposições en outras areas do conhecimento que ele descreve.

Thaianne 14/04/2021minha estante
"O autor tem sua maneira de vender o peixe, respeito , mas é para lá de pragmático na maneira de afirmar suas verdades, julgar e bater o martelo."

Estou no começo ainda, acabei de ler o primeiro capítulo sobre a Revolução Agrícola, mas achei seu comentário bastante preciso. Isso tem me incomodado também.

iammoremylrds 20/06/2021

achei simplesmente incrível!! possui uma importância extrema, achei a escrita bem fluida, ainda leva várias reflexões sobre a humanidade, além de viajar nas possibilidades do futuro da história humana!!

Thamires.Machado 21/05/2021

Incrível
Que leitura fantástica! Muito esclarecedor te deixa extasiado com a maneira de observar o mundo por um outro ângulo!

Lucas 06/11/2022

Cruel, Viceral e Provocador
SAPIENS - Uma breve história da humanidade é cruel, viceral e provocador. É necessário um bom senso crítico para não se perder entre as páginas do livro. Ótimo para quem é curioso e ponderado.

Em alguns capítulos é possível se incomodar com a apresentação de fatos históricos parciais, mas, nada que desabone o estudo de Yuval Noah Harari.

Se você está preparado para um mergulho profundo ba história, prenda o fôlego e siga em frente l!

alex_fsi 04/02/2022

Um conta gotas de reflexão
É um livro que trás fatos comumente ignorados na nossa formação escolar básica.

A leitura deste livro permite desenvolver uma visão crítica de muitos conceitos que assumimos como verdadeiros, assim como fazer uma análise também crítica do porquê fazemos/queremos/sentimos, de fato.

Vale a leitura pausada, com cada informação digerida cuidadosamente.

Klay Pequeno 14/06/2020

Deuses que não sabem o que querem
Yuval mos conduz por uma encantadora viagem (já marcada para releitura) através dos tempos, intentando nos fazer compreender a nossa formação como Sapiens. O passeio nos faz enxergar a questão a partir de diferentes prismas (social, cultural, econômico, ecológico), mas finda por assegurar que, mesmo com tanto tempo de formação a humanidade está perdida, sem saber qual seu real desejo, quais seus valores. Caçadores perdidos em meio a uma selva, presas de nossas próprias armadilhas.

Dany.Pellegrine 18/03/2023

Acho que esse é um dos livros mais bom construídos que já li. Essa leitura me fez olhar todos os pontos da historia da humanidade de uma forma tão diferente, mais complexa e questionadora. Adorei demais!
Fpalhares 18/03/2023minha estante
É um dos meus livros preferidos. Se quiser aprofundar no estudo da natureza humana te recomendo o livro: Tábula Rasa do Steven Pinker

Dany.Pellegrine 18/03/2023minha estante
Já ouvi falar sobre esse livro tb:)

Fpalhares 18/03/2023minha estante
Está gostando do livro Mindset?

Dany.Pellegrine 20/03/2023minha estante
kkkk parei de ler a um tempinho, mas tava gostando sim. Pretendo voltar a lê-lo dps que terminar minha leitura atual

Bianca 16/09/2020

Leitura obrigatória
Responde muitas das perguntas que várias vezes nos fazemos acerca da história da humanidade, de por que somos o que somos e como chegamos até aqui. É com certeza o tipo de livro que te faz mudar a forma de ver o mundo, te abre a mente para pensar com concepções muito mais amplas sobre a vida e o que nos cerca; mais uma daquelas obras incríveis que todo mundo deveria ler e conhecer.

No mais, me encantei com todo o texto, a forma como foi escrito e colocado. Mal posso esperar para conhecer mais trabalhos do autor. Fantástico!
Gustavo Rodrigues 16/09/2020minha estante
Comprei esse livro, tá ali na estante e to só de olho. Talvez passe ele na frente de outros livros ?

Bianca 16/09/2020minha estante
Eu apoio! Hahah

Diego Rodrigues 16/09/2020minha estante
Um dos melhores que li esse ano!

Bianca 16/09/2020minha estante
Com certeza!

kaloskagathos 16/09/2020minha estante
????

Pablo 24/04/2021

Histórico
Eu adicionaria ao subtítulo do livro que, além de ser uma breve história da humanidade, também é profunda e te faz refletir sobre todos os aspetos sociais: política, economia, religião, etc. Vale a pena.

Renata 23/10/2020

Um dos melhores livros que já li
Harari me encantou. Seu texto mexeu com estruturas profundas na minha forma de percepção do mundo. Sapiens se tornou um dos melhores livros que já li, e sem dúvida o melhor livro de não-ficção que já li!
Com uma linguagem acessível e fluida, ele interconecta os pontos-chaves na história da humanidade e sacode verdades absolutas que carregamos desde sempre. O texto é tão coerente e tão lógico que só que tem seus mitos arraigados de forma inquestionável consegue discordar do que ele fala.
Muito enriquecedor, transformador e gostoso de ler! Nota mil!

Sophie.Lança 17/04/2020

UAU, que viagem!
Apesar de ser sim um livro científico, os ensinamentos vão além. A escrita de Harari é incrível, é simples e muitas vezes debochada. Ao terminar de ler, indagamos com o autor sobre o que aconteceu no passado e o que nos aguarda no futuro, e que talvez devêssemos ter certo medo. Uma leitura marcante que recomendo a todos!

1917 encontrados | exibindo 76 a 91