Dexter Está Morto

Resenhas - Dexter Is Dead

1 | 2 | 3 | 4

Gisele.Varotti 14/02/2022

Fraco
Não sei o que aconteceu com o Jeff Lindsay nesse último volume de Dexter porque não tem absolutamente nada a ver com os outros livros da série.

Dexter está raso, fraco e terrivelmente lento. Não tem as piadas ácidas e certeiras, não tem o passageiro das sombras o alertando (ele aparece vez ou outra, mas Dex não lhe dá atenção), não tem a perspicácia do serial killer queridinho de todos. Porém, o que não falta é uma obsessão de Dexter por comida, o que está na cara que é apenas filler.

Enfim, foi uma grande decepção para mim especialmente por se tratar do encerramento de uma de minhas séries preferidas. Eu realmente esperava mais.

Carine.Klauck 13/09/2020

Não há como não amar Dexter Morgan. Esse último livro fez com que o final deixado pela série de TV ficasse no chinelo.

RALPH 09/06/2020

Um final não digno, mas bom.
Esse ultimo volume da série Dexter é bom, muito melhor que seu antecessor, melhor redigido, mais direto e emocionante. O final poderia ser melhor pela grandeza do personagem único que é o Dexter. Vale a pena perder uns dias para saborear o desfecho de Dexter.

Priscila 07/05/2020

Razoável.
Comecei a ler a série por conta do programa de TV, e buscando uma leitura mais leve. É bom, mas honestamente, somente bom, mais pro razoável mesmo.

Myy 14/04/2022

Dex Dex?
O livro tinha tudo pra ser fenomenal mas depois começou a se arrastar e prolongar demais nos acontecimentos. Ainda assim é um bom final pra uma sequência que já estava complicado de trazer novidades.

Thais.Classe 15/12/2021

Canon
Não é lá o melhor dos livros, mas pelo menos conseguiu consertar boa parte da história e dar um final minimamente digno pro nosso querido Dexter.

Patricia.Areias 18/12/2020

A série literária deixa a desejar.
A série Dexter (TV) é minha série favorita da vida em primeiro lugar absoluto ( sim, mesmo com o final controverso). Mas infelizmente os livros são um fiasco. O primeiro é muito bom e depois é só decepção. O Dexter dos livros nos mostra mais o lado sociopata, o que é bem interessante, mas infelizmente o autor não soube trabalhar as narrativas, e no geral, o saldo é bem decepcionante.
Não tinha esperanças que o último livro fosse ótimo( pelos 6 anteriores) mas foi pior do que pensei.

Wania Cris 07/04/2023

Finalmente...!
Eu amei Dexter desde o início. Apesar de ser suspense psicológico gostei da construção das personagens e da evolução da estória. Foi assim nos três, quatro primeiros livros.

Depois a coisa degringolou tanto que eu nem reconhecia mais o Dexter do início. A inteligência e simpatia de Dexter deram lugar à arrogância e vaidade extrema, passando o pobre a mal raciocinar. Persisti na série porque sim e levei muito mais tempo para terminá-la do que o programado.

Não bastasse a desconstrução de Dexter o autor destruiu totalmente a Rita do segundo livro. Reduziu-a à uma cozinheira chata e mesquinha, que mal sabia articular uma frase. Tudo ao redor de Dexter foi se tornando morno, insípido. De Deborah não preciso dizer nada, foi a única personagem linear da série. Odiosa do início ao fim.

Os dois livros antes do último devastaram tudo o que foi construído e eu me vi odiando a série. O penúltimo livro é revoltante!

Daí o último retoma a agilidade e graça do início da série. As coisas acontecem de forma mais ágil, porém fazendo muito pouco sentido e deixando um monte de buracos na trama. Daí acaba.

Provavelmente a série de TV é muito melhor. De um modo geral, é apenas repetições sobre o trânsito em Miami, as comidas locais, mortes e perseguições ao vaidoso Dexter... Dá pra sacar tudo no primeiro livro e pronto. Não recomendo a leitura da série, não vale o esforço.

A tradução foi feita por Cassius Medauar, mas acho que ele não tem culpa...

Frazão 15/12/2015

O fim
Será mesmo que Jeff matou nosso herói? O fim se deu em um momento confuso, que dá precedentes, tomara que não termine nesse, que tenhamos mais. Dexter é sensacional, o autor consegue fazer de um simples dia em uma cela um espetáculo de detalhes e ações, apenas caminhar em uma carceragem nos prende a leitura, não vou comentar além para não ser censurado como spoiler, vale a pena ler. Até breve passageiro sombrio.

Cristine 20/05/2019

Dexter Está Morto (Dexter Is Dead) é o oitavo e último livro da saga “Dexter”, escrito por Jeff Lindsay, e marca a conclusão da história do serial killer Dexter Morgan – que, pelo o que o sétimo livro indica, não está nada boa. O livro foi lançado em junho de 2015 nos EUA e chegou ao Brasil em novembro do mesmo ano.
Dexter Morgan é preso após ser acusado de um assassinato duplo (crimes que ele, ironicamente, não cometeu). Junto com isso, ele também perde a lealdade de sua irmã Deborah Morgan e se vê sozinho e sem meios para provar sua inocência. Sua única esperança encontra-se em Brian, seu irmão biológico, que tem um plano um tanto quanto arriscado para livrá-lo da cadeia. Os fatos que se seguem são extremamente perigosos e podem levar Dexter à morte.

A sinopse é chocante, mas extremamente interessante, por isso eu não via a hora de começar a ler. Confesso que eu comecei a ler o livro com certo receio. Dexter é a minha série preferida e eu não gostei do final que a série de TV teve em 2013, então, ao mesmo tempo em que eu esperava que o final do livro não me decepcionasse (já que a trama dos livros é totalmente diferente do enredo da série de TV), eu fiquei pensando na possibilidade de me deparar com um final tão ruim quanto. Afinal, o nome do livro não é “Dexter está MORTO”?

Por outro lado, tentei não me preocupar tanto com isso no começo e fui lendo o livro com a mente aberta. Após um final de tirar o fôlego com o sétimo livro da série (Dexter em Cena), as minhas expectativas para a sequência estavam altíssimas. Além disso, eu gostei da narrativa de todos os sete livros anteriores e SEMPRE me surpreendia com o final de cada um deles. O oitavo livro deveria ser a “cereja no topo do bolo”, mas não foi. Não chegou nem perto de ser, na verdade.

Dexter Em Cena, por exemplo, foi um livro teve ação e suspense até o último parágrafo, com personagens bem trabalhados e reviravoltas surpreendentes. Eu acredito que se a série tivesse acabado ali, teria sido melhor. Uma das coisas que eu mais gosto do jeito do Jeff Lindsay escrever é que se cria um suspense tão grande nos livros que você começa a imaginar uma coisa e, ao decorrer da história, você é surpreendido com algo totalmente diferente – e bem melhor do que a sua sugestão inicial.

O último livro, no caso, não teve nada, ou quase nada, de emoção, suspense ou adrenalina, mesmo nas cenas em que Dexter era atacado ou coisa do tipo. Além disso, dava para saber quem era o “verdadeiro vilão” antes mesmo deste fato ser descrito. No geral, o livro é chato e entediante, infelizmente. Eu o li em apenas um dia, mas era porque eu estava curioso para saber o desfecho que meu personagem preferido teria. Do contrário, acredito que terminaria de ler o livro com, pelo menos, cinco pausas.

O livro começa muito bem. Dexter já está preso e descreve as acusações que o fizeram parar lá. Como um mostro sem emoção e sem sentimentos, como ele mesmo se descreve, ele não se culpa pelos ocorridos com sua amante Jackie Forrest e sua esposa Rita. Nem ao menos passa pela sua cabeça como seus filhos estariam após sua prisão. A sequência de informações é bastante agitada e te prende na narrativa.

Dexter se encontra em um cenário no qual todas as provas do crime estão voltadas para ele, portanto sua única esperança é aguardar a visita de sua irmã Deborah para que ela pudesse ajudá-lo a provar sua inocência. Dias e dias se passam e Deborah nunca ia visitá-lo. Quando ela finalmente aparece, eu tive a primeira surpresa do livro: Deborah, demonstrando raiva e desprezo por seu irmão, estava cortando relações com ele. O diálogo entre os dois foi bem construído e, mesmo com essa decisão inesperada e até mesmo sem sentido de Deborah (afinal, ela sabe quem Dexter realmente é desde o primeiro livro), não dá para tirar a razão dela.

Enfim, Dexter se viu sozinho e sem nenhuma carta na manga. Neste momento, é impossível não se comover com a situação do nosso querido serial killer, mesmo sabendo o monstro que ele é. Até aí o livro estava perfeito. Seu tempo na cadeia dura os 4 primeiros capítulos do livro. Só que, nos capítulos seguintes, Dexter é solto provisoriamente graças a seu irmão Brian e o livro passa a ficar totalmente parado. Lembro que eu já estava na metade dele quando me veio o pensamento de que NADA tinha acontecido ainda que fosse digno de fazer parte do final da saga.

Um ponto positivo do livro é que Brian (um personagem ainda tão misterioso na série) teve bastante destaque. Ao mesmo tempo em que Deborah não teve tanto destaque como eu esperava que ela tivesse… o que é uma pena. Se serve como boa notícia (e atenção: talvez aí venha um spoiler), Deborah teve um final bacana, diferente do final que a série de TV deixou pra ela.

Já Dexter… bem, só posso dizer que, ao terminar de ler o livro, eu fiquei um bom tempo olhando para o nada, tentando processar a decepção que eu tive. Foi a mesma sensação que eu tive ao terminar de ver a série de TV, algo como: “Isso é sério? Não pode terminar assim. Quero mais um livro pra consertar isso, por favor”.

É meio difícil terminar sua série preferida duas vezes e não gostar do final de nenhuma delas. No entanto, se você é fã de Dexter, com certeza vale a leitura.

Maitê 02/02/2016

Decepcionante
2 estrelas e meia. É decepcionante como uma serie tão brilhante se perdeu, esses dois últimos livros que narram o fim de Dexter são incrivelmente ruins, difícil acreditar que é o mesmo personagem, escrito pelo mesmo autor. Melhor abandonar a série a ser forcada a ler algo tão ruim e fora do padrão.

Hebert 30/08/2016

O ponto final...
...para aquele que foi o melhor personagem criado num livro. Poético, frio, escuro, (sem barbas de lenhador). A morte de Dexter Morgan não poderia ter sido mais bonita. É satisfação quando um final lhe traz arrepios e você sabe que o personagem fará falta.

Ximena.Taurino 08/01/2020

Por incrível que pareça, achei o final da série de livros melhor do que o final da série de TV, apesar de ter preferido a adaptação aos livros. Achei que foi um final regular, porque fechou tudo, apesar de ter prometido mais do que cumprido e acabou sendo até emocionante o último capítulo, apesar de eu ter achado que a qualidade dos livros vinha caindo há um tempo, dada a dificuldade em se manter uma série de livros tão extensa, empolgante por muito tempo.
Dexter foi uma série que se alongou mais do que deveria, mas entregou um final mais realista, o que pode desagradar, já que, nos outros livros, o personagem escapava de situações absurdas e praticamente sozinho, o que dificultava a minha imersão na história, por achar tudo muito improvável.
Nessa história, aconteceu o que deveria ter acontecido há muito tempo e isso foi bom, na minha concepção, apesar de gostar dos personagens.

Larissa 19/02/2021

Ainda bem que morreu
Eu adorei os três primeiros livros da série, e me diverti até o sexto. É um bom escapismo e dá pra ganhar umas risadas. O sétimo foi uma atrocidade. Oito volumes depois, a série chega ao seu fim, e conseguiu ter um final ainda menos digno do que a série de televisão. Se for pra elogiar alguma característica, ela foi consistente em sua baixa qualidade, fácil de manter as expectativas baixas e não se impressionar.

O Jeff Lindsay não tem mais nada pra contar. Já está claro há muito tempo que o Dexter não teria qualquer tipo de desenvolvimento. Não dá pra carregar 300 páginas só com o protagonista fazendo sua melhor imitação de Humbert Humbert. Se cortamos todos os trechos do Dexter se lamentando, pensando em comida ou dirigindo por Miami, que não acrescenta nada, seriam umas 30.

Não houve nenhuma conclusão satisfatória pra nenhum ponto, mas talvez nem houvesse nada relevante pra concluir de qualquer forma. A maior satisfação é a história finalmente ter acabado e eu não ter que ver o Jeff Lindsay cavando a cova ainda mais fundo.

1 | 2 | 3 | 4