Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto

Resenhas - Morreste-me

Mari Pereira 16/04/2022

Um lindo livro-poema sobre a perda, a memória, o luto. A escrita é bastante bonita, comovente e não é do tipo que parece só um amontoado de frases citáveis.
Uma leitura rápida, de um fôlego só, mas que segue repercutindo por dentro.

"Dizia nunca esquecerei, e esta tarde lembrei-me."
Wagner269 17/04/2022minha estante
N consegui terminar esse livro

Mari Pereira 17/04/2022minha estante
Pq? Pra mim é um livro de um fôlego só...

FlorCavalcanti 17/04/2022minha estante
Sim, Mari, sentei pra ler achando q ia dar uma pequena pausa, mas foi de um fôlego só. Gostei demais!

Wagner269 17/04/2022minha estante
N curti muito Mari, achei um pouco cansativo. Já é o terceiro livro que tento do autor. Achei ele muito poético na época, vou tentar novamente. Na época n curti a vibe!

Leo Moura 12/01/2019

Poético
Livro bem curtinho, mas com grande força. Arrasta o leitor de tal forma que é dificil não se envolver nas sensações e dores confessadas pelo narrador ao seu pai morto. A despeito da temática pesada, a linguagem poética usada torna a obra leve e singela. O luto é apresentado aqui de forma muito íntima e verdadeira. Sem falar do prazer que é ler um texto produzido por um autor português, encontrando aqui e ali palavras e usos interessantes. Vou procurar outras obras do José Luis, com certeza.
Cleuzita 12/01/2019minha estante
Não conhecia esse autor, mas seu comentário me deixou com vontade de ler.

Leo Moura 12/01/2019minha estante
Que bom, Cleuzita, recomendo demais! achei muito bonito. ;)

Cleuzita 13/01/2019minha estante
: )

Rafa 20/07/2020

Exposição do luto
O sentimento puro e sincero conduz essa narrativa comovente, resultando num lindo tributo.
Alê | @alexandrejjr 20/07/2020minha estante
Rapaz... pela nota é bom, mas nem tanto. O que faltou?

Rafa 20/07/2020minha estante
Ele é mto bom. O texto é triste/emocionante. Acredito que não tenha faltado nada, pois o livro cumpre com o que propõe. Sou mto crítico às vezes, por isso as 3 estrelas rs mas recomendo! ?

Nanii 22/07/2020minha estante
Já quero!

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Morreste-me, José Luís Peixoto - Nota 10/10
Que surpresa boa foi essa leitura! Cada dia gosto mais dessa nova geração de autores portugueses contemporâneos… “Morreste-me” foi meu primeiro contato com o trabalho de Peixoto e já terminei a leitura querendo conhecer mais das obras do autor.

O livro tem como tema principal o luto pela morte do pai. E é impressionante como um livro tão curto, com 62 páginas, pode impactar tanto o leitor. E não ache que a obra impacta por ser triste. O que o autor consegue é criar um texto de extrema sensibilidade, sem apelar somente para a melancolia que a perda de um pai pode trazer. Lógico que a tristeza e a dor existem, mas o luto narrado pelo autor tem muito mais que isso: é uma homenagem ao seu pai, uma visita às boas - e nem tão boas - memórias. É a falta de alguém sentida apenas ao olhar um canto da casa ou rememorar momentos banais.

E além de ser uma narrativa tão humana, em que Peixoto entrega sua alma, ela é construída com uma forte carga poética. O título, por si só, já anuncia o lirismo que o leitor encontrará ao longo da leitura. Enfim, um livro a ser lido em uma única sentada, mas que ficará na cabeça do leitor por vários dias… E para alguém que já perdeu uma pessoa amada, difícil não se identificar nas passagens da obra. “E oiço o eco da tua voz, da tua voz que nunca mais poderei ouvir. A tua voz calada para sempre. E, como se adormecesses, vejo-te fechar as pálpebras sobre os olhos que nunca mais abrirás. Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez, deixas de respirar. Para sempre. Para nunca mais. Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei."

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Ich heiÃe Valéria 26/02/2020minha estante
Esse livro é arrebatador

Raquel 05/12/2022minha estante
Pela primeira vez, eu discordo de sua opinião, não gostei. Achei dramático e repetitivo. Enfim, o que seria do azul se todos gostássemos do vermelho, não é mesmo. Um beijo, sou sua fã de carteirinha.

Rodrigo1001 22/09/2023

Espelho (Sem Spoilers)
De uma sensibilidade ímpar, escrito com a alma e a mágoa da perda. Um mergulho sensível no luto por meio de uma prosa poética, lírica, de grande estilo. Me reconheci em cada página - foram as palavras mais próximas do que eu mesmo senti com a partida do meu pai.
edu basílio 22/09/2023minha estante
??

Miguel Luís Nogueira 03/05/2022

Livro de texto fluído, poético, sobre a desilusão que a morte causa ao revelar a irrealidade do sonho da vida. O quão frágil é a vida que é e depois não é mais. O autor se despede do pai que foi um bom homem (sempre cuidadoso para com sua família) e adquire consciência da injustiça da morte e com a qual nós, penitentes, temos de nos sujeitar.
Bairral 12/07/2022minha estante
Aguardando leitura

Debora.Barberis 21/04/2016

poesia e arte
poético, sensível, profundo.
apaixonante, inesperado, doce, melancólico, perfeito.

Aline 30/08/2016

Releitura certa
O livro é envolvente e leva a uma leitura breve. Finalizando a leitura, é impossível não sentir uma vontade incontrolável de reler. Na segunda vez em que os olhos percorrem as páginas, vários detalhes são descobertos, como se não estivessem ali da primeira vez. Emocionante, sensível, apaixonante.

elieltoncastr_ 12/04/2024

"Na asfixia deste lugar pequeno e emparedado"
O título por si só já chama a atenção, pois traz consigo uma noção do que o texto propõe como sua essência: uma aflição poética, íntima. Em poucas palavras, é possível compreender toda uma conexão entre pai e filho que escoa em luto. Um texto muito belo ? e triste.

Tobias 10/05/2017

Para meu pai
É um relato emocionante de um filho por ocasião da morte de seu pai. Além da mensagem em si, chama a atenção a beleza da língua portuguesa, utilizada com maestria pelo autor e a nos evidenciar a amplitude da linguagem para comunicar nossas emoções.

neudsonpenha 13/10/2018

MORRESTE-ME
Morreste- me
José Luís Peixoto
Editora: Dublinense @clubeleiturabrasil

Um livro que se delineia pela poesia da saudade que sob o manto do luto e nos emociona como uma escrita densa sobre um tema comum: a morte.

Uma narrativa de amor ao pai morto, mas também uma poesia sobre o pai vivo...a vida, pois a morte antes de nos separar, nos unifica pelas teias das lembranças e do amor, e este, como dizem muitos poetas, imortal!.

Um livro curto, mas complexo em entrelinhas. Um passeio por nossas mais queridas e dolosas lembranças...

José Luís Peixoto é um autor português contemporâneo que nos traz um jogo de escrita rebuscado sobre o que é simples e singelo, mas consistente.
Recomendo ler mais de uma vez para apreciar as nuances que podem passar despercebidas. O belo passa rápido, aproveite-o!!!

PEIXOTO, José Luís. morreste-me. Porto Alegre: Dublinense, 2015. 64p.

Vinicius.Borges 31/12/2018

Poesia em forma de prosa!
Escrita lindíssima e sensibilidade única. Dá vontade de ler tudo em voz alta de tanta beleza no modo como o autor se expressa. A dor do luto que é narrada na história transcende as páginas do livro e chega até os leitores de uma forma intensa e emocionante.

Markarroni 29/01/2019

Numa palavra, o resumo de toda uma dor
É um livro para chorar do início ao fim. Um livro que machuca. É doloroso de se ler. José Luís Peixoto nos fala afinal, da morte do pai. A morte. Nunca a estamos aguardando, mas sabemos que ela chegará para todos nós. O autor perdeu o pai, já eu perdi minha avó, e ao ler esse livro revivi toda a dor que estava guardada e acumulada dentro de mim.

"Morreste-me, morreste-nos, sem qualquer aviso, sem me dares tempo de te abraçar, de me despedir de ti."

Esse livro tem 60 páginas! Sessenta páginas que são uma montanha-russa de emoções. É um livro poderoso, avassalador e precioso. Quem já teve uma perda significativa na vida, quem já perdeu alguém que lhe era muito querido, vai se identificar com essa raridade. A quem isso, felizmente, ainda não aconteceu, vai prepará-lo para isso e um dia vai se lembrar dessa leitura quando passar por essa experiência que nos marca para sempre.

Não é uma leitura fácil. Tive que a interromper algumas vezes para respirar fundo. O autor experienciou a morte do pai e usou a dor para transpôr esse sentimento na perfeição das palavras. Ouviu a si, nos ouviu, chorou e chorou conosco, e mais tarde criou esse presente para nós.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/