Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Cris 07/11/2023

?Na verdade, crianças, matematicamente, toda luz é invisível
?Abram os olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre.?

?A ciência, meu rapaz, é construída com erros, mas são erros úteis, porque levam, pouco a pouco, até a verdade.?

?Você precisa acreditar na história.?

?A realidade está bem distante e é muito profunda; quem pode descobri-la??

Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras.

Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Marie-Laure está com doze anos quando Paris é ocupada pelos nazistas, e pai e filha se refugiam na cidade de Saint-Malo, onde o tio-avô de Marie-Laure vive em uma enorme casa à beira-mar. Eles levam consigo o que talvez seja o mais valioso e perigoso tesouro do museu.

Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, Werner acaba se tornando especialista em montar e consertar esses aparelhos cruciais à época, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: para descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure.

Em uma história de amor e bondade, as vidas de Werner e Marie-Laure vão se encontrar em tortuosas circunstâncias, enquanto ambos tentam sobreviver às atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Um suspense arrebatador, contado de forma fascinante, Toda luz que não podemos ver é um romance sobre generosidade e sobrevivência e sobre o que há além do mundo visível.

Levovitch 06/11/2023

Em meio à ocupação nazista na França durante a Segunda Guerra Mundial, testemunhamos a emocionante jornada de Maurie-Laure, uma menina cega cujo pai é o chaveiro de um museu em Paris. Quando a invasão alemã os força a fugir, levam consigo algo de inestimável valor, desencadeando uma trama envolvente. Paralelamente, conhecemos Werner, um órfão alemão com habilidades em rádio, cujo destino o leva a estudar em um prestigioso instituto de tecnologia em Berlim. Com o tempo vemos como a história desses dois irá se interligar.

A trama é movida a capítulos curtos que nós fazem folhear as páginas com ânimo, a história é o principal motor desse ânimo, com personagens muito bem desenvolvidos enquanto constrói uma atmosfera perigosa em uma Saint Malo rodeada de inimigos. Um ponto que me decepcionou um pouco foi a pouco interação entre Werner e Maurie-Laure, a conexão deles é boa, mas acontece pouco na história, fora isso gostei de acompanhar a vida desses personagens nesse momento conturbado.

Silvia Schiefler 06/11/2023

Encantador...
História sensível e forte, tendo como pano de fundo a 2a Guerra Mundial... Mais precisamente a invasão de Paris pelos alemães... Um pai com uma filha cega em busca de segurança partem em direção à cidade amuralhada de Saint-Malo... onde vive Ettiene com seus fantasmas da 1a guerra, o tio avô da menina. Todos se juntam à resistência até o final da guerra. História magnífica que foi recentemente adaptada a uma minissérie...

qziacoelho 05/11/2023

Que livro! Que riqueza! A estória se passa durante a segunda guerra mundial e conta sobre Marie-Laure, uma menina cega que vive com o pai em Paris. O pai trabalha em um museu e constrói maquetes para ajudá-la a entender a localização de cada ponto da cidade. Os dois precisam fugir para morar com um tio ao ver Paris invadida pelos nazistas, levando com eles a missão de esconder uma pedra valiosa.
Por outro lado, Werner, menino alemão muito inteligente, tem habilidade com rádio e engenharia. O menino se alista ao exército Hitlerista e se vê forçado a dizer adeus a sua irmã e casa onde cresceu.
O autor une história e esperança de maneira admirável. Eu me vi em aflição em momentos em que a Marie teve que enfrentar o medo sozinha, sem ao menos enxergar, sempre com coragem e esperança de que tudo daria certo.

Sabrina619 05/11/2023

O livro é muito envolvente e bem cativante. Me senti na pele dos personagens, como uma espectadora que acompanha a trajetória e crescimento deles. Recomendo bastante essa leitura. Uma coisa mais introspectiva, eu diria.

Nandadc 04/11/2023

Perfeitamente escrito!!!
Que livro lindo, tocante e fluído! A escrita do Anthony Doerr é uma coisa a se admirar, pois é o segundo livro que leio dele e me apaixono.
A história é maravilhosa, bem construída e cheia de surpresas. Eu amei que tem um pouquinho de tudo e foca principalmente numa personagem deficiente, achei bem legal pois toda a leitura gira em torno das descrições detalhadas e sensoriais da Marie-Laure.
Os personagens são incríveis, bem escritos e vão avançando bem ao longo do enredo. Gosto muito da forma como o Anthony progride a temporalidade da história, indo e voltando no tempo, genial!
Acredito que qualquer um que leia esse livro vai acabar apaixonado, é dramático, com um pouco de aventura, um toque de romance e muitas camadas. Recomendo muito a leitura, acho que foi meu favorito do ano, comentava com todo mundo sobre ele :D
Leiam!!!
Cris 04/11/2023minha estante
Concordo contigo em tudooo! Apaixonante! ??

Thaí 04/11/2023minha estante
Tbm gostei muito!

kellcys 01/11/2023

Diferente de tudo que li sobre 2ª Guerra Mundial
Um romance diferenciado que conta sobre
Marie-Laure que vive com o pai que é um funcionário do Museu Nacional, em Paris. E que mais tarde vai cruzar o caminho de Verner, um menino Alemão, durante o período da guerra.

Tudo começa quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu.

Na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, que encantado por rádio se torna especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio.

Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Traz generosidade em meio a a Guerra.

Renan_Alves 01/11/2023

Brutal
Vou lembrar de passagens desse livro pelo resto da minha vida. Julio Verne nunca mais significará a mesma coisa.

(Se não fosse por um ponto de vista específico, seria um 5 estrelas)

Taiane.Anhanha 28/10/2023

Li por causa do trailer e, do nada, livro favorito do ano
Bom, eu realmente vi o trailer e fiquei bem impressionada, baixei para ler sem nenhuma expectativa, de verdade. Ainda mais porque no 9° ano o tema que estou passando para os alunos é a Segunda Guerra Mundial, achei que seria uma leitura legal para o contexto. E foi, muito!

Bom, eu confesso que ele começa meio lento e confuso, quase desisti kkkkk fiquei pensando no que estava acontecendo, quando, por qual motivo. Mas DEPOIS a gente vai entendendo...o livro viaja entre dois tempos principais, antes da ocupação nazista na França e durante.

Ele conta a história de Marie-Laurie uma menina francesa fantástica, eu realmente me apaixonei por essa personagem. A gente acompanha ela durante uns bons anos se desenvolvendo e aprendendo, pois ela é cega e por essa condição tem a dificuldade somente de enxergar, porque de resto, ela sente, se expressa e age. Que personagem! Destaque aqui também para seu incansável e maravilhoso pai. Eles moram em Paris, ele trabalha como guardião das chaves em um museu e com a ocupação tem que sair da cidade, mas "talvez" levando uma importante e caríssima jóia, que também é prota dessa história.

De outro temos Werner, outro personagem maravilhosamente construído e complexo. Alemão, órfão, morava com sua irmã e outras crianças em um orfanato. Inteligente e perspicaz se encanta com rádios, seus modelos e tecnologia. Ainda com 14 anos, seu talento com rádios é reconhecido e ele vai trabalhar para o regime nazista para detectar sinais de rádios inimigos. O que antes parecia algo legal, pois seu destino seria as minas claustrofobicas, se torna um pesadelo. Ele fica longe da sua amada irmã, Jutta (MARAVILHOSA) e é colocada, junto com outros jovens, em uma rotina pesada e massacrante de treinamento. Frederick é um dos únicos amigos que ele faz nesse período e sua história mostra o quanto vidas podem afetadas pela guerra.

Bom, acho que já escrevi muito. Pensem na história desses dois jovens distante geograficamente, mas ligados temporalmente. Como eles irão se conectar? Aí que errei com o livro, porque achei que eles se conheceriam lá pela metade da narrativa e aí a história partiria...mas não, tem um toque diferente.
Mas sim, eles se conhecem, se conectam e, de certa forma, se salvam. Eu amei a construção dessas dois personagens. Faça o favor e leiam esse livro!

A leitura é muito descritiva, mas isso é facilmente explicado por conta da condição de Marie. Talvez tenha me incomodo no começo, mas super entendi.

Eu terminei esse livro chorando! histórias de guerra não costumam ser felizes né, mas por mais que eu soubesse e já estivesse imaginando isso, nada me preparou para tudo que aconteceu no final. Foi doloroso, mas delicado e lindo. A leitura vale super a pena, espero que a série faça jus e outras pessoas se interessam por ler essa obra que foi um afago no meu coração.

OBS: cada personagem é primoroso, dos mais importantes, aos vilões e coadjuvantes. Ettiene, você tem coração, Jutta também.
A retratação da resistência foi maravilhosa, com muitas artimanhas e segredos (as senhoras resistindo e armando a resistência aaaaa).

Gleizi.Dias 27/10/2023

Algumas tristezas nunca deixam de existir
Sinceramente, o livro passou longe daquilo que eu esperava e imaginava de um best-seller vencedor do Pulitzer. A prosa é bem lírica (às vezes um pouquinho demais), mas em geral me apaixonei pelo tom poético do autor, especialmente quando descreve sons, cheiros e sensações sentidos por Marie-Laure, ou o modo como Werner percebe o mundo através das ondas invisíveis ao nosso redor.
Houve a inserção de um ?amor à primeira vista? só para ficar legal, pois a narrativa pende para o lado do sentimentalismo, e o desfecho deixou a desejar, com um salto temporal gigante e sem nexo. Enfim, Histórias de guerra nunca terminam com finais felizes, não é mesmo?

Taly 27/10/2023

Uma ficção sensível e tocante
Uma ficção que se passa durante a segunda guerra. Acompanha a trajetória de Marie-Laure, francesa, cega desde os 6 anos, que mora em Paris e com a invasão alemã acaba indo ficar na casa do tio-avô em Saint-Malo. E ainda acompanha Werner, alemão órfão, muito inteligente, que mora com a irmã em um orfanato na região de Zollverein - uma grande mina de carvão, e acaba indo para a uma escola nazista.

Jessica.Laviere 26/10/2023

Ainda Digerindo...
Eu gostei muito de como o livro se iniciou, os personagens foram me ganhando página por página, mas ao decorrer da leitura a narrativa foi ficando arrastada e cansativa, e toda aquela empolgação se tornou um ler por ler, acho que o fato dos últimos acontecimentos no mundo durante a leitura influenciariam um pouco na minha experiência.
Enfim eu gostaria que os personagens tivessem se desenvolvido de uma outra forma, acho que os acontecimentos ficaram um pouco vagos.

Cah 26/10/2023

TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER
Que história impactante.
Não foi um livro fácil de ler(os nós na garganta que o digam).
Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes que o autor trouxe nessa história. Em como foi sofrido e doloroso essa maldita guerra, em com vidas foram afetadas e destruídas por ela, que vontade de pegar no colo a Marie - Lauren e o Werner.
E acima de tudo quanto amor que a nessa história, de pai para filha, de irmão para irmã, de amigo para amigo.
Eu adorei!!