Yaqui Delgado Wants to Kick Your Ass

Resenhas - Yaqui Delgado Quer Quebrar a Sua Cara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Valdy 15/07/2020

Yaqui Delgado
Confesso que foi a capa que chamou a minha atenção, e quando li a sinopse, fiquei na dúvida sobre comprá-lo ou não.
Resolvi dar uma chance e para minha supresa, adorei o livro.
Sendo a maioria das personagens mulheres, abordou o bullying na adolescência de uma forma diferente, retratando as consequências que essa perseguição acarreta na personalidade e na vida.

Dante 02/07/2020

Incrível
Um livro Jovem-Adulto que trabalha bem várias questões importantíssimas e atuais. A que mais me chamou a atenção para comentar foi a questão da Empatia. O leitor não acostumado com livros que retratam uma realidade verdadeira e triste podem se sentir incomodados pois a historia obriga o leitor a sentir uma empatia que muitos não percebem que têm e que dói no coração. A autora está de parabéns quanto ao desenvolvimento da personagem principal e dos personagens secundários também. Essa leitura é importante para adultos mas, principalmente, os jovens, que estão em um período de desenvolvimento individual. A história foi bem contada e com uma escrita fácil, abrangindo o público, o desfecho faz jus a realidade e o leitor se lembrará da experiência de leitura por um bom tempo..

Mari J 17/05/2020

Mais um livro.
Lembro que comprei há a alguns anos atrás juntos com outros que estavam em promoção, mas passado anos resolvo pegar para ler, queria algo leve, mas não foi exatamente a leitura que eu esperava, não me decepcionei, na verdade é mais que um livro de uma garota dramática que tem que mudar de escola e seus problemas com uma valentona na escola.
Era isso que eu pensava.
O livro conta a história de uma menina latina que nunca conheceu seu pai e sua mãe se recusa a falar sobre ele, uma melhor amiga que se muda e uma tia emprestada superdivertida, mas é nessa escola que a nossa protagonista enfrenta seus piores pesadelos, tem essa garota que ela nunca ouviu falar que quer quebrar sua cara.
Inseguranças, amores em toda sua forma, o garoto, a amiga e família.
Amadurecimento é sobre o que esse livro fala.
Não se deixe levar pela capa, julgue você mesmo a história.

Zzzirt 25/04/2020minha estante
Odeia*

Bianca2515 23/04/2020

Yaqui Delgado quer quebrar A Sua Cara
Tenho um carinho enorme por esse livro, foi um presente de uma grande amiga que eu trouxe para esse universo lindo da leitura, a dedicatória até hoje me faz sorrir e me emocionar. O livro é tão especial que acabei relendo enquanto fazia essa resenha.
YAQUI DELGADO QUER QUEBRAR A SUA CARA, já me intrigou desde o começo pelo seu título, eu jurava que era uma narrativa masculina (olha o machismo estrutural ai minha gente), quando começo a ler vejo que a história toda é narrada por uma garota, Piedad Sanchez, que acaba de se mudar de bairro e na sua nova escola se vê ameaçada por uma valentona, Yaqui Delgado, que tem inveja do seu corpo e a atração que começou a despertar nos meninos e em um em especial.
Piddy e sua mãe, Clara, imigrante cubana, mudam-se pois o prédio antigo em que moravam estava caindo aos pedaços. Clara, uma mulher forte e batalhadora, porém, cansada com a vida e de tanto trabalhar para sustentar ela e Piddy, acaba sendo mais fria e dura com sua filha no dia a dia. Isso contribui para que Piddy não se abra com ela, o fato de ser adolescente e achar que o mundo está contra você e principalmente sua mãe, ajuda nesse isolamento, o fato é que Piddy não divide de início com sua mãe os problemas que passa nessa nova escola.
Piddy, sempre foi uma aluna exemplar, seu sonho era ser veterinária e cuidar de animais grandes, principalmente Elefantes, mas com a mudança se vê assombrada com um milhão de sentimentos e perguntas que frequentemente tinha e que acabaram se intensificado, como “quem é meu pai?/onde ele está?”, e para completar sente que sua melhor amiga, Mitzi, a ignora e que perde seu apoio no embate contra Yaqui.

Piddy se sente sozinha, acha que não pode contar com ninguém, seu declínio acadêmico é extremamente notável, vai de aluna exemplar a aluna em detenção, assim começa a dar indícios que algo não está certo e uma redação que faz sobre monstros na atualidade desperta a atenção de uma pessoa que ela não imaginaria que a ajudaria.
Ela se desencontra de sua essência, de sua individualidade, fica perdida em pensamentos sombrios até conseguir se reconectar consigo mesma, e depois de uma conversa com Lila, melhor amiga de sua mãe, tem o empurrão que precisava para aceitar ajuda. .
É um livro que vai além das aparências, além de sua classificação destinada ao público adolescente e me lembrou o livro e seriado “Os 13 Porquês”, que mostra como o bullying é nocivo para as pessoas, principalmente as que possuem o psicológico abalado. .
A relação das duas, Clara e Piddy, me levou a refletir a importância do diálogo entre pais e filhos, principalmente nessa fase da vida, em que estamos formando nossa individualidade, nossos conceitos, em como precisamos ser parceiros de nossos pais, não é vergonha nenhuma reconhecer que precisa de ajuda, bullying não é brincadeira, não é frescura, e pode levar a um caminho sem volta. .
Mas VIVER é sempre a melhor saída.
Então se você estiver passando por alguma situação difícil e quiser conversar, estou aqui, mas fale com alguém, peça ajuda, se cuide, você é importante e ninguém pode dizer que você é menos que isso.
Espero que tenham gostado dessa resenha e reflexão

Lucas 20/04/2020

ISBN: 978-85-8057-715-0
Ano: 2015
Gênero: ficção americana

Resenha:

Ao se mudar pra um novo bairro e entrar para sua nova escola Daniel Jones High School, Piddy começará a enfrentar alguns problemas.
A misteriosa Yaqui Delgado e a procura pelo seu pai é alguns deles. Principalmente a Yaqui Delgado que quer quebrar a sua cara por causa da sua personalidade e seu corpo de 16 anos em desenvolvimento.

"- Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara. Uma garota chamada Vanesa me diz isso certa manhã, antes da aula ... Quem é Yaqui Delgado? Mas só consigo ficar aliparada enquanto as pessoas correm para as salas."

Com tantos problemas para resolver e com o conselho da amiga da sua mãe, Piddy decidi enfrentar o seu maior medo chamado Yaqui Delgado.

"É você quem tem a verdadeira força, Piddy. Só não sabe disso ainda." ( Lila)

Será que essa mudança de personalidade é o caminho certo para ela?

Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara é um drama adolescente que mostra a realidade de uma adolescente enfrentando a fase do colegial e falando sobre o tema sobre o bullying nas escolas.

Gostei:
Leitura super rápida. Muito interessante a forma dela ter escrito o livro, conforme a leitura vai indo você pensa que o acontecido com a família latina de Piddy esta se passando aqui no Brasil. Tá indicado pra quem deseja uma leitura rápida.

Não gostei {SPOILER}:
Tem alguns pontos que gostaria que autora tivesse trabalhado mais, como por exemplo: o pai de Piddy devia ter falado mais dele ou ele ter aparecido no final.

Sobre a autora: Meg Medina é uma escritora cubano-americana de livros ilustrados, ficção de nível médio e ficção para jovens adultos. Ela publicou seis livros e foi incluída em várias antologias, e seus centros de trabalho em meninas latinas e famílias latinas.

Michele 21/12/2019

Por ser um livro se tratando sobre bullying achei o desfecho bem fraco. A autora abordou um tema bem legal e como se é praticado, mas correu para dar um final feliz, a encorajar a denúncia sobre bullying.

Marcos Túlio 03/12/2019

Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara por Marcos Túlio J Moreira
É mais do que necessário que eu fale desse livro pra vocês. "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara" é uma história que retrata o bullying escolar sofrido por Piddy, apelido para Piedad Sanchez - que, na minha opinião, é um nome diferenciado e bonito, do tipo que eu escolheria para uma filha. Sim, eu gosto de nomes diferentes.

Piedad é uma garota latina que muda de bairro com sua mãe e com isso tem que enfrentar o desafio de viver longe da sua melhor amiga e, ainda por cima, mudar de colégio. Se não me engano a história é retratada na maior parte no Queens (bairro norte americano), tendo como plano de fundo o medo. Medo esse que Piddy começa a sentir quando uma garota decidi que a quer como alvo de suas agressões. Por motivos tolos e insignificantes Yaqui Delgado começa a perseguir nossa indefesa protagonista dentro e fora do âmbito escolar.

Com uma história emocionante e muito bem escrita, Meg Medina consegue nos conscientizar a cerca do que o bullying escolar pode causar na vida social, acadêmica e pessoal de um jovem que o sofre. Vale a pena cada frase lida e cada abraço que a história nos dá na alma. Com o decorrer da leitura certamente você começará a torcer para que tudo dê certo para Piddy, apesar de sua situação ir se tornando cada vez pior.

Em todos os livros que li, nunca havia me sentido tão ligado a um personagem como me senti com Piedad. Me lembro que após terminar a história, durante uma das minhas orações, pedi a Deus que me permitisse conhecer uma garota com os mesmos traços latinos e a personalidade de Piddy, pois eu estava estranhamente apaixonado por ela, mesmo que a mesma estivesse apenas no papel. Essa garota foi minha primeira paixão literária.

Ressalvas: Já deveria ter um filme desse livro (fica a dica @netflixbrasil). Uma ressalva que tenho vem pelo fato de ter lido esse livro apenas uma vez, certamente ele entrará para minha lista de leitura de 2019. Não me lembro exatamente se algo específico tenha me deixado desanimado quanto essa história, devido ao tempo passado desde que li e ao fato de todas as partes boas terem sobressaído às ruins.

Fernanda @cantinhodosleitores 22/11/2019

Resenha do ig @cantinhodosleitores
"Não é justo eu ter que virar minha vida de cabeça para baixo porque Yaqui tem sede de sangue, mas e daí? Mamãe também não foi agraciada com a melhor das situações no caso do meu pai, mas sobreviveu mesmo assim. E o que dizer de Joey e sua mãe? É justo ter dezessete anos e pegar um ônibus sozinho para fugir da própria família? Corra, se precisar, ele me disse."

Piddy Sanchez é obrigada, por sua mãe, a se mudar para uma casa nova, e como consequência disso, ela também teria que se mudar de sua escola atual. Mal chega na nova escola, ela já é parada por outra aluna, que lhe diz a seguinte frase: "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara". A única questão que rondava a cabeça de Piddy era: "Quem é Yaqui Delgado e o que fiz para irritá-la?", mas ela resolve fingir que nada estava acontecendo, e procura tentar se enturmar sem chamar a atenção dos outros. Infelizmente isso não parou por aí, Yaqui transformou a vida de Piddy em um inferno. Além de ameaçá-la o tempo todo, Yaqui também começou a agredi-la física e psicologicamente. Com medo de que tudo se torne pior, Piddy resolve não denunciar, e procura sobreviver a tudo isso de sua maneira.

Além de bullying, esse livro também aborda o tema de violência doméstica. O que, na minha opinião, deixou o livro mais intenso. No começo a história parece ser bem simples, mas ao decorrer se tornar algo mais pesado. O que me fez gostar bastante desse livro, foi o toque de realidade colocado nele. É um livro que te faz ter uma noção do que acontece ou/e pode acontecer nas escolas do mundo inteiro.

site: https://www.instagram.com/p/BmoQhaBH_Xe/

Leia 28/10/2019

- Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara.
Esta é a primeira frase do livro de Meg Medina que também leva esse título.
O livro traz o drama das mudanças e dificuldades vividas por uma adolescente.

Piddy Sanchez está prestes a completar 16 anos. Não bastam as mudanças naturais dessa fase, ela é forçada a mudar de endereço e é transferida para a escola do bairro.
Na nova escola, Daniel Jones High, ela se depara com Yaqui Delgado, que sem motivo nenhum a toma como inimiga e inicia uma saga de perseguições.

Do início ao fim, os capítulos retratam as dificuldades sentidas e vividas por Piddy, como ela enfrentou esta situação e o desfecho final dessa história.
O livro narra situações cotidianas e que, por mais inusitadas que pareçam, se faz presente nos ambientes sociais. Ela era imigrante e fazia parte de um grupo minoritário e excluído na escola, ou seja, dos que não se encaixavam nos padrões do grupo ditador.
A duras penas ela teve que compreender o porquê de toda a situação e como agir para não perder sua identidade.
No auge de seu drama ela se lembra de um questionamento feito por sua mãe - A pergunta é: quem você vai ser? - e a partir de então ela toma as rédeas de sua vida buscando resolver o problema apresentado e, ao mesmo tempo, preservar quem ela é e quem ela deseja ser.

Thais Oliveira 07/04/2019

"Ando pensando ultimamente que crescer é como passar por portas de vidro que só se abrem em uma direção; você consegue ver de onde veio, mas não pode voltar. Ao menos para mim é assim."
Piedad Sánchez é uma adolescente latina, estudante excepcional, e dona de um corpo atraente e chamativo que provoca inveja em algumas garotas. Ela vê sua vida virar do avesso após ser alvo de Yaqui, uma valentona da escola que insiste em atacá-la com ameaças e humilhações. Tudo se inicia após um contratempo no prédio onde mora, fazendo com que ela e sua mãe se mudem para outro lugar. Desse momento em diante, Piddy concilia os estudos, seu trabalho no salão, suas dúvidas sobre sua paternidade e os constantes aborrecimentos que a encrenqueira da Yaqui causa em sua vida.

"Sinto como se por toda parte houvesse alguém fazendo bullying comigo ou com todos os outros."(Pág. 67)

É lamentável como o bullying reflete negativamente na vida das pessoas e com Piddy, não foi diferente. Afetando não só a ela, mas, as pessoas ao seu redor, prejudicando duramente sua personalidade e ações. Ela se tornou uma pessoa vulnerável, traumatizada, insegura, e até mesmo inconsequente. Regredindo na escola, e sendo em determinadas vezes, hostil com sua mãe e com as demais pessoas próximas a você.

"Talvez essa seja a nova eu que preciso encontrar. Uma garota durona, capaz de enfrentar Yaqui. Mas então por que ainda sinto medo?" (Pág. 165)

Achei muito bonita a amizade entre Piddy e Lila, o profundo laço afetivo entre elas, é bem destacado durante o livro.
Senti falta da história de Yaqui ser mais explorada. O pouco que é descrito no livro sobre ela, é que ela é uma "delinquente", mora numa comunidade ("um poço de m****", como Piddy descreve), e tem um namorado na escola, Alfredo. Que como ela mesma sugere, é o pivô do ódio descomunal pela coitada da Piddy.

Os outros personagens secundários também tem sua relevância, porque juntos trazem outros assuntos, difíceis que, a meu ver, importantíssimos na trama, como violência doméstica, drama familiar e sexualidade. A autora aborda esses temas e suas consequências de um modo, consistente, sensível e profundamente humano. Narrado em primeira pessoa por Piddy, o livro é bem jovial e fluído. Em uma cena foi um tanto angustiante vivenciar uma situação específica no livro, que me deixou despedaçada, mas alguns - ou até todos - eventos do livro foi crucial para conhecer e entender a real gravidade do bullying e de suas consequências na vida da vítima.

site: https://www.instagram.com/hey_sonhadora/

ndonofreo 19/03/2019

Minhas mãos estão pesadas e úmidas. O relógio informa que faltam só sete minutos para bater o sinal: quase hora de ir para os corredores de novo, onde Yaqui pode estar à espreita".

Nossa narradora é Piedad Sanchez, uma garota de quinze, quase dezesseis anos. Filha de uma mulher cubana e solteira, ela não conhecia o pai, que acabava sendo assunto proibido em casa. Suas únicas amigas acabavam sendo Lila, a exuberante amiga de sua mãe e Mitzi, Uma garota tímida e sua antiga vizinha que também se mudou.

"Sinto como se por toda parte houvesse alguém fazendo bullying comigo ou com todos os outros".

Piddy e a mãe acabam se mudando por causa das condições precárias do prédio. Ela também se muda de escola, e é onde seu tormento começa.
Na escola nova, Piddy recebe um recado de uma garota chamada Vanessa dizendo que Yaqui Delgado quer quebrar a cara dela. Mas porque Yaqui teria tanto ódio dela se ela nem a conhecia?

"Abro a água quente, tiro a roupa e fico me olhando no espelho por bastante tempo, um olhar atento e duro. Odeio minhas formas e curvas, que só me causaram problemas até hoje. Se ter um corpo bonito é tão legal, porque faz da minha vida um inferno?"

Eu acho que a Intrínseca fez um ótimo trabalho na capa do livro, na minha opinião ficou muito lindo.
Eu esperava mais desse livro, poderia ter acrescentado mais coisas e ter até um final diferente. Mesmo se tratando de bullying, acho que faltaram certas coisas.

site: https://www.instagram.com/p/Bmo1OkdnjYg/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6