Yaqui Delgado Wants to Kick Your Ass

Yaqui Delgado Wants to Kick Your Ass Meg Medina

Resenhas - Yaqui Delgado Quer Quebrar a Sua Cara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabricio~Raito 24/01/2017

O bullying existe. Sempre existiu, mesmo na minha infância onde eu já o experienciava e ele ainda não tinha ganhado um nome. E eu penso que ele é um assunto que SEMPRE deve estar em pauta, pois o bullying é real, e não deve ser, em hipótese alguma, considerado como "vitimização, frescura" ou similares. Eu tenho ASCO quando leio coisas do tipo: "na minha época as crianças batiam umas nas outras, chamavam de apelidos e ninguém morreu por isso, hoje é um bando de gente mimizenta". Vão para o inferno, desgraçados que pensam desta forma.

Yaqui Delgado quer quebrar sua cara traz o bullying como tema. Piddy é de origem latina, vive nos EUA com a mãe e uma tia e está passando pela complexa fase da adolescência. E na escola onde cursa o ensino médio, passa a ser alvo de pessoas covardes, devido à sua nacionalidade e outros motivos que só os babacas que praticam o bullying conseguem imaginar e eleger como um "motivo justo para eu pegar no seu pé e infernizar sua vida". Apesar da relevância do tema, a história construída por Meg Medina (que é filha de imigrantes cubanos e nasceu nos EUA) é rasa. A prática do bullying não é descrita na mesma intensidade em que os ataques ocorrem à Piddy e a posição da escola frente ao abuso psicológico e emocional é vergonhosa. Os capítulos finais não conseguem apontar maneiras eficazes de pais, alunos e professores contornar o bullying nos espaços escolares, e a decisão imposta a Piddy, vítima na história, me fez querer botar fogo no livro. Mais soou como as pérolas "a culpa é da vítima". Boa premissa, desenvolvimento fraco.

Nicolle 06/01/2017minha estante
O assunto do livro é bullyng não romance.

jackfowl 02/11/2016

Comprei pela capa
A história é boa, mas a escrita é meio estranha. Valeu pelo preço que paguei, mas o comportamento da protagonista é que causa todo o problema.
Alex 03/12/2016minha estante
Por que? Ela não fez absolutamente nada para o bullying começar.

l i n a 17/09/2016

"... A qualquer momento alguém vai me perguntar se tenho namorado ou, pior ainda, como está a escola."
• SOBRE A HISTÓRIA:
Este livro irá tratar do bulling nas escolas de forma direta, sem remediar. Piddy (protagonista) mudou de escola e não terá que lidar apenas com este triste fato, logo, irá perceber que arranjou um grande problema com uma garota sem ter a menor noção disso. Crescida sem pai e tendo como mãe uma mulher que vive para o trabalho, Piddy terá que contar consigo mesma, já que se recusa a pedir ajuda, para contornar ou solucionar toda essa situação.

• SOBRE A EDIÇÃO:
Impresso pela editora Intrínseca, Yaqui Delgado quer quebrar sua cara tem da capa às orelhas magnetizadas em um tom azulado simulando bem um armário de colegial. Com uma diagramação boa, sem letras grandes ou pequenas demais, ou parágrafo mau dividido, este livro contém 272 páginas de pura angústia, revolta, amizade e amor.

• MINHA OPINIÃO GERAL (spoiler):
Não vou negar que este gênero não faz bem o meu tipo, porém, não foi uma leitura difícil de forma alguma. Por mais que a enrolação de Piddy em denunciar a Yaqui me deixasse descabelada, as partes dela com o Joey supriam tudo isso. Sem deixar de mencionar que a mãe dela também me irritou bastante com todas aquelas conversas sobre “coisa de prostituta” vs “coisa de moça”. A Lila foi a que mais me encantou, todo o seu jeito livre me fez sentir inveja e desejar ser como ela... no geral nem amei nem odiei. O tema foi muito bem abordado com tudo isso.
Babis 02/10/2016minha estante
Lila foi a salvação deste livro kkkk

l i n a 02/10/2016minha estante
Foi mesmo! kk

Ana Lima 15/09/2016

Piedad Sanchez tem quase 16 anos, é descendente de latinos e acabou de mudar de casa e de escola. Como se não bastassem as aflições de se sentir sozinha e deslocada em um novo colégio, Piddy descobre que Yaqui Delgado não gosta nada dela e que quer quebrar a sua cara. O problema é que Piddy não faz nem ideia de quem é Yaqui.

Apesar disso, a garota continua sua vida, cuidando da casa todos os dias e trabalhando num salão de beleza aos finais de semana. Porém as coisas começam a complicar quando as ameaças de Yaqui se tornam mais práticas e a garota passa a ser perseguida na escola e também fora dela. Piddy vai se fechando cada vez mais dentro de si mesma e sua mãe nem a reconhece mais, além de ter seu rendimento escolar totalmente afetado pelas ameaças.

Paralelo a isso, outras aflições vão crescendo, como o fato de não conhecer seu pai biológico e, de repente, ouvir uma série de boatos sobre ele. Em quem acreditar, afinal? No que as pessoas dizem no salão de beleza em que trabalha - uma versão da história que mostra uma visão de sua mãe nada parecia com a realidade - ou naquela que a criou por todos esses anos sozinha?

Meg Medina nos insere na mente de uma adolescente que sofre as mazelas do bullying de uma forma que só quem já viveu saberia como descrever (e, tomando como base a biografia da autora que também é filha de imigrantes latinos, podemos até deduzir que muitos pontos do livro são autobiográficos) e realmente machuca ver a vida de Piddy sendo mudada e marcada aos poucos por atitudes tão terríveis.

Além disso, a autora não se esquece que apesar de ser uma história sobre bullying existe muito mais vida além dele. Aflições comuns em adolescentes, como a descoberta do amor e da sexualidade e conflitos com os amigos e com sua própria personalidade também são bem pontuadas, tirando o livro da mesmice de ser uma história 100% sobre bullying, como a maioria dos livros sobre o assunto.

Outro ponto importante a ser ressaltado é como o lado do agressor, daquele que comete o bullying, é retratado. Yaqui Delgado não é uma pessoa má, mas sim uma pessoa afetada pelo ambiente em que vive, pelas experiências que teve e pela criação que recebeu de seus pais. Ou seja, há uma humanização da "vilã", mostrando que muitas vezes o fato de praticar bullying com outra pessoa diz muito mais sobre quem ela é e como são suas vivências do que sobre a vítima.

Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara foi uma surpresa interessante que tive esse ano. Já conversamos sobre ele anteriormente no projeto booktubers contra o bullying e acredito que deva ser mais disseminado e divulgado para levarmos uma boa mensagem de superação e combate ao bullying a quem possa estar passando por um momento como esse.

site: www.poesiadestilada.com

Isa 28/08/2016

A capa sugere inicialmente que o livro seja cômico, porém não é o caso. Apesar de ser uma leitura leve e rápida, o livro aborda dramas reais vividos na adolescência da maioria das pessoas.
Quando Piddy muda de escola e é recebida com ódio gratuito vindo de Yaqui Delgado - a garota durona do colégio que claramente é cercada por uma vida conturbada, que até então Piddy nem sabia da existência - ela é tomada pelo medo, evita encontrar com Delgado na escola e na rua e não fala para ninguém sobre o que está acontecendo. Suas notas e desempenho na escola começam a cair, seu relacionamento com a mãe piora e Piddy muda seu comportamento.

Aos poucos vamos acompanhando essas mudanças na vida de Piddy e nos questionando se os motivos dela não falar para ninguém sobre tudo que está acontecendo são realmente suficientes.

Delmira Pedrosa 27/08/2016

A capa chama a atenção, choca e gera curiosidade.
O livro é muito bom. Trata do bulling juvenil. Da dificuldade de se evitar ou extinguir o bulling numa escola e de como dirigir uma instituição de ensino Apresenta alguns conflitos comuns aos adolescentes como sexo, amor, sensualidade, sexualidade, escolha profissional, relacionamento interpessoal. Mostra as dificuldades de uma mãe criar sozinha uma filha. Também mostra como alguns problemas familiares como vícios podem afetar os filhos...

JUCELI 20/08/2016

Sobre bullying e violência
Leitura indicada para grupos que discutam com jovens as questões de preconceito, violência na escola, violência contra a mulher, desigualdades, cidadania e conflito entre gerações. Ótima opção para iniciar jovens leitores que poderão se identificar com os personagens.

aleitora 26/07/2016

Pra que tanta violência, jovem?
Vim falar desse livro que passei furtivamente na frente de todos da minha meta. Sabe aquele encontrão? Quando você chega na livraria e bate o olho num livro e pensa "Oh God! Preciso ler esse livro" e seus olhos brilham? Pois bem, essa foi a sensaçao que tive ao ler a sinopse de "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara' ?

O livro fala sobre o bullying sofrido por Piddy em sua nova escola e a dificuldade que ela encontra em se adaptar e a sobreviver as perseguições de Yaqui. O mais incrível nesse livro é o causador do buliyng que é o simples fato de que Piddy RE-BO-LA (a clássica inveja mode ON, o maior motivo de bullying nas escolas).
Ao receber o recado que nomeia o livro, Pidy passa a sentir medo até mesmo de sair na rua e não encontra coragem pra contar pra ninguém o que acontece na escola, ela sabe que se dedurar as coisas irão piorar, assim, ela suporta tudo calada. Isso faz com que suas notas caiam e após sofrer uma grande humilhação, ela começa a matar aula com a ajuda do seu antigo vizinho bad boy e que tem seus próprios demônios pra enfrentar dentro de casa.

Vemos Piddy sucumbir devido ao peso de problemas com a mãe e a busca incessante por respostas sobre o pai que nunca conheceu, somando isso ao bullying que sofre na escola é de se imaginar muitos finais pra essa estória e fiquei feliz de ter me surpreendido muito com o desenrolar desse romance.

A-DO-REI esse livro e com certeza valeu ter passado ele na frente. Meg Medina tem um talento incrível pra escrita e já me ganhou como fã. Se eu recomendo? Absolutamente sim! Leiam. Indiquem pros amigos, pros inimigos e até pra sua tia avó. Livros com mensagens tão importantes precisam ser compartilhados.
"Fugir não adianta. O importante agora é sobreviver."

Silas Jr 02/06/2016

Quebrar o que?
O livro me chamou atenção desde o inicio com a notável ameaça que estampa a capa desta obra. É uma escrita perspicaz sobre os conflitos de uma adolescente e como tais se agravam no momento em sofre uma ameaça séria sem algum motivo.
Em certo momento eu fiquei apático em relação a personagem por não demonstrar força ou vontade de resolver o problema da maneira mais fácil. Então eu lembrei que se trata de um romance, com um conteúdo sério e que todos os jovens deveriam ler. Na mesma linha de As Vantagens de Ser Invisível, a autora explora os jovens em seus conflitos depressivos, e que para estes, tudo pode ser resolvido com a descoberta do sexo. Humilhação, chantagem, violência, amor, paixão, aventura, conflitos familiares, descoberta e bullying. São temas tratados pela autora nesta imprescindível obra. Confesso que no momento da leitura fui perdendo o gosto, mas, as lágrimas derramadas no final esplendido, vale a pena ter cinco estrelas.

Larissa 12/02/2016

Blog Por Livros Incríveis
Piedad, mais conhecida como Piddy, acabou de se mudar para um bairro e uma escola nova. Sua melhor amiga parece estar ignorando-a e seu corpo atraente chama a atenção dos meninos e da esquentada Yaqui Delgado, que não a vê como uma das latinas e a persegue com ameaças.
Fugir? Denunciar? Agora, só resta sobreviver.

"O medo é meu novo melhor amigo. Ele está sempre por perto em um silêncio gelado."

Eis que temos mais um livro que fala sobre bullying. Aqui vemos Piddy a aluna nova, que tem 15 anos, está em pleno desenvolvimento e graças às aulas de dança que faz com sua tia está adquirindo um leve rebolado ao caminhar, se tornar o alvo de ameaças da valentona Yaqui Delgado, tudo graças a... bem nem Piddy sabe direito o porquê, mas a questão é Yaqui quer fazer da vida dela um inferno.

Com uma escrita tocante mas que consegue ao mesmo tempo ser leve e divertida, Medina nos traz uma história que vai além do bullying em si, passando pela violência doméstica, o abandono e mantendo o foco no medo que passa a fazer parte da vida de quem sofre algum tipo de agressão. Vemos através da protagonista como o medo pode...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/02/resenha-yaqui-delgado-quer-quebrar-sua.html

La Oliphant 17/11/2015

Yaqui Delgado Quer Quebrar a Sua Cara é uma leitura que te faz pensar muito sobre bullying. Quem não sofre, não sabe como é. Às vezes a gente acha que a pessoa está sendo dramática ou que as coisas não passam de uma brincadeira sem graça, mas na maioria dos casos, é tudo muito sério e pode transformar uma pessoa, destruí-la.
Eu me emocionei demais com essa leitura. Meg Medida tem uma escrita simplesmente maravilhosa de se ler e a forma como ela escolheu abordar o tema realmente me fez ter uma compreensão muito melhor do assunto. É uma leitura que com certeza vai mudar a sua forma de ver o bullying ou pelo menos vai te ajudar a entender melhor o assunto.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/yaqui-delgado-quer-quebrar-a-sua-cara-por-meg-medina

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6