Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Sálvia 15/09/2022

Aprendendo Inteligência [Pierluigi Piazzi]
Ver a palestra do Prof. Pier foi sem dúvidas, o pontapé inicial que decorreu ao meu prazer pela leitura. Escutar aquele senhor com tanta ironia e experiência me fez acordar pra vida, e principalmente, a dar valor á ela. Pois, muitos vivem em busca de prazeres fáceis, e poucos buscam o verdadeiro prazer, aquele que somente ao dolorosamente tentar, irá verdadeiramente conquistar.

É lamentável que nosso sistema educacional proporcione esse ciclo de relevância diante notas, e desmerecimento diante ao aprendizado real do aluno, que logo se torna vitima disso, pois ele desiste da tentativa ao se frustar por não conseguir a primeira, logo então, conclui ser burro (algo bastante comum em alunos atuais, que guardam tamanho talento mas se deprimem por não atingir as muitas expectativas).

Eu amei de todas as maneiras a percepção desse professor, a escrita bem humorada, a explicação e comparação sobre o funcionamento encefálico. Ele é genial, não por ser somente inteligente, mas por conseguir fazer pessoas, como alunos, pais e professores, enxergarem o problema que muitos passam todo período educacional sofrendo. Recomendo ler e reler tanto os seus livros, como ver e rever suas palestras. Muito bom.
Gabriela 15/09/2022minha estante
Um livro que pretendo ler. Obrigada pela resenha

Mariana113 15/09/2022minha estante
Me tornei fã do professor Pier na primeira palestra que assisti no YouTube, foi um caminho sem volta.

Gabriela 15/09/2022minha estante
Hahah Não assisti a palestra, vou até procurar. Obrigada pela dica!

Sálvia 15/09/2022minha estante
então Gabi, a palestra pode inclusive explicar de forma mais compreensível. Mas sem dúvidas, ler o livro ajuda muito!!

Gabriela 16/09/2022minha estante
Que show. Obrigada!

Luís Br 05/03/2023

Uma obra essencial para todos os estudantes
Conheci o livro após assistir algumas palestras do Prof. Pier.
O livro é bem informativo e traz como respaldo das informações, além dos anos de experiência do autor como professor de vestibular, também dados científicos.
Principalmente para quem é estudante de nível médio - que já se espera ter uma maturidade maior para entender a forma com que se deve conduzir os estudos-, o livro é deveras valioso, pois elucida a forma como nosso cérebro age para fixação do conteúdo estudado, e como deveríamos agir para aprender, de fato, como estudar.
Fico muito triste em como uma pessoa como o Pier não teve o reconhecimento na proporção que merecia. Ele foi o melhor ministro da educação que o Brasil pôde ter.
phtrovisk 01/01/2024minha estante
Muito bom.

phtrovisk 01/01/2024minha estante
Muito bom.

alicereis 22/08/2022

interessante
muito interessante, aprendi várias manobras e articulações do nosso incrível cérebro!
ahh, e é bem rapidinho de ler(+/- 1 hora), e não é maçante??
ju679 24/08/2022minha estante
agora vc pode ser inteligente como eu ?

alicereis 25/08/2022minha estante
VSF KKKKKKK

Verosca 17/03/2021

Orientação
O livro me ajudou muito a ter o hábito tanto da leitura, como dos estudos, onde o autor relata que o importante não são a quantidade de horas estudadas , mas sim a qualidade do estudo, vale muito mais 2 horas bem estudadas do que 8 horas de um estudo passivo é ruim, espero ter ajudado.
Victor.Hugo 08/06/2021minha estante
Vi em algum lugar dizendo que o cérebro absorve no máximo 4h de estudos, com intervalos, da uma passada no canal da Susane Ribeiro ela da umasdicasde revisão.

Muryllo N. 17/06/2022

Aprendendo a Inteligência - PierLuigi Piazzi
Francamente: um manual de como de fato aprender qualquer coisa.

A única palavra que tenho para descrever essa obra é "Sensacional". Diversos e diversos ensinamentos de como estudar da maneira correta. No que devemos focar. Como estudar pouco e saber muito. Então, é imperdível.

Fico feliz de ter tido a oportunidade de ler essa obra. Recomendo também, as palestras do Prof. Pier, disponíveis no YouTube, para reforçar.

Com toda certeza, aqueles que lerem e colocarem em prática, podem literalmente crescer na vida acadêmica da maneira certa.

Muryllo Neto T. Cavalcanti
TarcisioCavalcanti 10/09/2022minha estante
Também o li e aprendi em seu texto objetivo e educativo o que não aprendera até então.

Cris 27/03/2021

Bote salva vidas
Se você é aquela pessoa que não lembra nada que estudou na escola, esse livro é para você. Mas também se você está na faculdade e percebe que mesmo que seja um ótimo aluno, mas não se sente bom o suficiente, esse livro também é para você.
Victor.Hugo 08/06/2021minha estante
"AULA DADA AULA ESTUDADA HOJE ANTES QUE SE PASSE UMA NOITE DE SONO."

Amanda.Santos 03/08/2022

Gostaria de ter lido esse livro antes e não no último ano da faculdade kkkkk. Aprendi muitas coisas e ainda me diverti, estou tentando colocar em prática os ensinamentos e acredito que tem realmente me ajudado.
Thais 30/08/2022minha estante
Também tô lendo no último ano da faculdade ?

Ruivinha_dos_livros 04/07/2020

Livro super importante, recomendo a todos que me acompanham aqui.
VAtor.0 04/07/2020minha estante
Tem uma palestra dele no YouTube

Book.Wise 07/09/2021

Ignorante é o que não sabe....
Burro é o que não quer saber!

Gentee, passada com esse livro....

Bem direto ao ponto e eu amei. Ele é óbvio e por isso se tornou mais incrível ainda.

É aquela coisa, sabemos, porém vivemos tão no automático que deixamos tantas coisas passarem.

Excelente para quem é aluno do fundamental ou ensino médio e ótimo para mães.
lele chase 07/09/2021minha estante
preciso desse livroooo

RaynaraxSoares 11/04/2021

O livro relata estratégias de inteligência, ?Por que estudar? Quando estudar? Quanto estudar? Como estudar? e também a explicação do fracasso em massa de estudantes em vestibulares e concursos. Tudo baseado em pesquisas científicas. *Principais tópicos do livro: Estudar com qualidade, Musculação mental e Leitura*
"AULA DADA AULA ESTUDADA HOJE ANTES QUE SE PASSE UMA NOITE DE SONO." LEMBRE-SE

Paula1735 04/06/2020

Manual de como ser mais inteligente (ou deixar de ser burro)
O livro"Aprendendo Inteligência", lançado em 2014 pelo professor italiano Pierluigi Piazzi, é um verdadeiro manual de instruções sobre como aprender e alcançar a tão sonhada inteligência.
A obra é dividida em quatro seções: i) por que estudar?, ii) quando estudar?, iii) quanto estudar?, iv) como estudar? e v), como se tornar mais inteligente. A ideia central do livro consiste em criticar a maneira como as crianças, jovens e adolescentes brasileiros são doutrinados a lidar com o conteúdo que lhes é apresentado na escola, como algo necessário para que eles passem em provas e, com boas notas, obtenham um diploma, além de apresentar a alternativa correta de estudar e absorver conhecimento.
Desse modo, prof. Pier adverte que a inteligência adquirida pelos estudos será o fator decisivo na corrida de alcançar dignidade no século XXI, bem como de uma vida minimamente confortável.
Quanto aos passos práticos, a maneira mais correta de estudar é logo após uma aula, independente que esta ocorra de manhã, à tarde ou à noite. É imprescindível que o conteúdo seja revisado antes de uma noite de sono, pois é o período onde nosso cérebro "apaga" as informações irrelevantes, como a memória RAM de um computador. O estudo, para Pier, só existe quando individualizado: o momento da aula serve somente como o ponto de esclarecimento. Após esse primeiro contato, o aluno deve, individualmente, produzir o seu conhecimento: escrevendo à mão, fazendo exercícios, criando resumos... E para o autor, esse momento não deve ser muito extenso: estudando pouco, mas todos os dias (em blocos de trinta minutos de estudo para dez minutos de descanso), a aprendizagem é confirmada não apenas para a prova, mas para o uso durante toda a sua vida.
Além disso, Pier dá alguns passos essenciais para se tornar cada vez mais inteligente. Eles são: evitar drogas (lícitas ou não), games e televisão; fazer bom uso doa informação disponível na internet, e não usá-la para fazer fofoca em redes sociais, e ler, ler muito!
Para mim, "Aprendendo Inteligência" é um livro que deveria ser não somente indicado para todos que, independente da idade, tenham interesse em serem menos burros, diferentes da média: essa obra deveria ser ESTUDADA em sala de aula, tida como referência. Com uma linguagem simples, direta e até divertida, o italiano consegue nos ensinar, em poucas páginas, que o ninguém procura nos ensinar (talvez porque não pouca gente saiba!) sobre aprendizagem e inteligência: de que essas coisas podem ser alcançadas por todos, já que não dependem do ponto de partida da pessoa, mas de seus sacrifícios para chegar ao destino final.
Uma das minhas frases favoritas do livro é de um provérbio chinês, que diz: "Todo prazer vem associado a uma dor. O verdadeiro prazer é aquele no qual a dor vem antes."

Pierluigi Piazzi foi um professor italiano naturalizado brasileiro. Além de ter escrito inúmeros livros a respeito do desenvolvimento da inteligência, é um dos nomes mais influentes da ficção científica no Brasil e foi cofundador da editora Aleph. Pier faleceu em 2015, mas suas contribuições para a educação são certamente atemporais, embora, de modo contraditória, nunca tenham sido tão urgentes quanto nos dias atuais.
Leitura e . 04/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

carol 16/02/2022

me ajudou bastante
Gostei bastante do livro,me ajudou bastante a desenvolver alguns pontos do meu estudo e conseguir um aprendizado cada vez melhor.Perdi a conta de quantas vezes já reli esse livro,uma escrita bem fácil de entender.
marquinas 13/02/2023minha estante
releu tantas vezes e continuou burra???

Juliana 07/10/2021

Tem uma ou duas dicas úteis mas não vale a pena.
O livro é péssimo. Sou estudante e estava buscando por mais conhecimento sobre a inteligência e aprendizado. Olhei as avaliações desse livro e fui em frente.
O grande problema é a falta de conteúdo de valor. O autor usa grande parte das páginas para reclamação e acusação dos alunos que não gostam de estudar. A questão é que se compramos o livro é porque queremos aprender sobre o assunto e não ouvir críticas vazias a amarguradas sobre.
Tudo o que o autor fala é bem óbvio, tipo de conteúdo que você encontra gratuitamente na internet - e com certeza encontrará conteúdos melhores. "Estude depois da aula" "Faça exercícios" "Leia bastante": qualquer aluno que estuda faz isso. Ler um livro falando tantas obviedades e conversas que temos a tanto tempo foi decepcionante.
Meu dinheiro com certeza não foi bem investido comprando esse livro. Amo ler e aprender sobre temas diversos, mas eu não aprendi nada demais lendo "Aprendendo a Inteligência".

Além de soltar umas pérolas que eu escutaria da minha vó do tipo videogames deixam os jovens violentos e tv te deixa bitolado.
Fernanda 06/01/2022minha estante
Achei que só eu tinha achado isso. Devido eu ver comentários de pessoas falando que era um livro excelente eu fui com altas expectativas e me frustrei muito. O livro é muito raso e para mim não acrescentou nada de novo.

Victor 05/05/2020

Livro destinado especialmente aos alunos do ensino médio, embora apresente observações pertinentes para estudantes em qualquer fase. Talvez seja uma leitura mais agregadora que algumas das literaturas chatíssimas que somos obrigados a ler no ensino médio.
Elida 28/12/2021minha estante
Muuuuito bom, esse livro me ajudou muito, leiam sem medo

Naty__ 22/08/2019

A maioria das pessoas tem a ideia de que “Fulano é inteligente, Sicrano também, Beltrano não”. Mas dificilmente questionam se inteligência não pode ser exercitada, aprendida. Mudar isso, alertar da importância de desenvolver o cérebro e ensinar como fazê-lo é justamente a proposta do livro Aprendendo Inteligência, de Perluigi Piazzi.

Este é o primeiro volume da Coleção Neuroaprendizagem, escrita pelo prof. Pier, como era conhecido o autor, e lançada pela editora da qual foi co-fundador.

O autor parte dos conhecimentos adquiridos em anos lecionando em cursinhos e com o trabalho com programação para ensinar os caminhos da inteligência através da reflexão sobre atos e atitudes do dia a dia. Com uma linguagem extremamente simples, lança mão de conceitos de neurociência e informática, para passar como se dá o processo de registro de informação no córtex, o nosso HD. E, por mais que possa parecer, não trata o assunto de modo científico, mas sim de modo mais prático.

Dividido em duas partes, o livro apresenta reflexões acerca da importância de estudar, a maneira, o momento e por quanto tempo fazê-lo, bem como sobre hábitos que fazem alguém mais inteligente e aqueles que a embotam.

Caro leitor, talvez você se surpreenda sobre algumas concepções que tem sobre aprendizagem, principalmente se você for daquelas pessoas que estudam muito e acredita que na véspera da prova é o melhor a se fazer. Por outro lado, não ficará em nada surpreso com a opinião do autor sobre a leitura; por certo – considerando que lê esse blog – já conheça os benefícios dessa construtora prática.

Sobre a edição:
Além de diagramação perfeita e revisão impecável, o livro é composto por imagens ilustrativas e explicativas e de testes de aprendizagem.

Resenha para: http://www.revelandosentimentos.com.br/

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/03/resenha-aprendendo-inteligencia.html
Angela Cunha 04/05/2020minha estante
Todos nós somos inteligentes. Fato!Eu costumo dizer que tenho preguiça de pensar..rs
Mas penso que cada um use do seu modo o que lhe foi dado(e isso foi dado igualmente)
Por isso, livros assim sempre fazem a diferença na nossa vida e com certeza, eu já senti vontade ler para poder usar o que me foi dado de forma mais abrangente!
Beijo