Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Cris 05/07/2020

Livro de fácil compreensão, ideal ao público que está cursando ensino fundamental a médio, pois o mesmo ensina de fato a aprender, memorizar a otimizar os conteúdos! Quanto mais novo o leitor maior seu aprendizado. Tem vídeos do professor Pier maravilhosos no foi tube.

William 04/07/2020

Quase 5 estrelas...
Leitura rápida, leve e interessante. De início o autor expõe a deficiência de ensino brasileiro, mostrando que os alunos crescem com a ideia de que devem estudar para passar nas provas. De fato, poucos se preocupam com o real aprendizado, com o conhecimento que levarão por toda a vida e que as tornarão mais inteligentes. Por isso que é muito comum ter pessoas com diversos diplomas, mas que não possuem a inteligência para resolver problemas, propor grandes ideias, etc.
Foi ensinado formas de se aprender inteligência e hábitos que nos fará atingir este objetivos e hábitos que irão atrapalhar muito.
A única coisa que tornaria este livro completo é um aprofundamento sobre o que estudar após a aula, se seria a matéria passada, complementos, exercícios, leitura ou outra coisa. Um "Como estudar" mais completo. O autor também criticou o estudo onde o computador é utilizado como recurso para digitação de resumos e outras anotações. Vejo a tecnologia muito importante, principalmente com recursos como mapas mentais e conceituais que ajudam o aluno no aprendizado e que são formas diferentes de fazer um resumo.

Recomendo a leitura! Pena que li depois de adulto...

sara 03/07/2020

Muito bom para quem está procurando por dicas para aprimorar os estudos, independente de qual ensino educacional esteja. Porém, acho que o autor não deveria ter se apegado tanto a estereótipos sociais!

Isis.Miguel 27/06/2020

Aprendendo inteligência
Eu li este livro a primeira vez quando eu tinha 17 anos, minha irmã pediu para eu fazer um trabalho da faculdade dela que consistia em uma resenha haha

Na época, eu estudava para o Enem e este livro me abriu os olhos sobre a forma que eu estudava e contribuiu muito para minha aprovação naquele ano.

Anos depois, me senti um pouco perdida e com insegurança sobre minha forma de estudo e decidi ler novamente.

Sei lá, o Prof. Pier me passa uma paz em seus ensinamentos.

É um livro que indico para todos, traz bons esclarecimentos.

Gleicy | @gleicymonjardim 15/06/2020

Recomendo a leitura. Linguagem fácil e bem interativa. O conteúdo do livro é voltado para o estudante, mas na minha opinião deve ser consumido por todos, já que estamos o tempo inteiro aprendendo.

aline.moraes.23 11/08/2020

Rápido e gostoso de ler
Com uma linguagem simples voltada para um público infantojuvenil, há muitas informações importantes sobre como estudar para aprender e como ser mais inteligente .

Leonardo 15/05/2020

Didático e Motivador
Prof. Pier cutuca a ferida do aluno desleixado!
Essa obra, acompanhada dos vídeos das palestras do prof., mudaram a forma como vejo o estudo.

Lucinelly 12/05/2020

Fabuloso, todo estudande e pais deveriam ler
Uma leitura, divertida, de fácil compreensão em um assunto bem abrangente. Profº Pier explica como o cérebro funciona no processo da aprendizagem e desta maneira orienta a forma correta de estudar. Em palavras do próprio, o fato do Brasil estar péssimo no Ranking mundial na educação, entre diversos problemas, é: "O Brasil possui muitos ALUNOS, mas poucos ESTUDANTES". Ao ler estas palavras, a pergunta que vem a mente é: Aluno e Estudante, não são a mesma coisa? Nesta leitura, demonstrará que exite uma diferença fundamental entre os dois. Outras questões, importantíssimas, levantadas pelo Livro são: Por que estudar? Quando estudar? Quanto estudar? Como estudar? Estas 4 perguntas fundamentais, serão os guias da maneira correta de estudar. Ou seja, apontará a direção para aprender Inteligência. Livro "recomendadíssimo" para aqueles que querem entender sobre Nero-aprendizagem ou buscam uma melhor maneira de estudar ou, simplesmente, adquirir mais inteligência.

Debora.Mezzavilla 08/05/2020

Incrivelmente simples e desafiador.
O professor Pier, ao mesmo tempo que parece conversar, dá dicas simples e instigadoras sobre como fazer as coisas se tornarem mais simples através do aperfeiçoamento do cérebro. Recomendadíssimo!

Fabi 06/05/2020

Aprendizados
O livro contém bons hacks de aprendizado. Já coloquei muitos em prática. Porém não acho que seja o tipo de livro adorado por crianças, que são o público alvo.

Bea 03/05/2020

Livro muito bom!
Este livro deveria ser lido por todas as pessoas é realmente muito bom! Com muitas dicas e muitas informações importantes para serem aprendidas e utilizadas para a vida toda!

Isabel.Souza 30/04/2020

Um guia de como aprender a aprender.
O livro “Aprendendo Inteligência” escrito, pelo prof. Pier, é direcionado à estudantes, principalmente alunos em idade escolar, e tem o objetivo de ajudar esses educandos a como estudar MELHOR e DESENVOLVER sua inteligência. Eu, como eterna estudante que sou, pois considero o ato de estudar um prazer, ouvi muito falar e resolvi dar uma chance para o livro. A leitura é super rápida, repleta de informações interessantes sobre o funcionamento do cérebro, de que forma o estudante pode aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem. Além disso, ele faz severas críticas em como a escola, e o sistema educacional brasileiro, está falido, visto que, enfatiza, em grande parte, a avaliação e não a aprendizagem. ⁣⁣
Achei a leitura muito interessante, acredito que minha educação básica talvez fosse um pouco diferente se eu tivesse entrado em contato com o livro naquele momento. O livro tem uma linguagem voltada para o publico adolescente e por isso, alguns puxões de orelha na molecada, mas isso não me incomodou. É uma leitura relevante e agregou bastante na vida de estudante adulta. ⁣⁣
Enfim, gostaria de compartilhar algumas informações pertinentes: ⁣⁣
⁣⁣
📌O autor ressalta no decorrer de todo o livro que a questão não é quantidade, mas a qualidade do estudo. É preciso estudar MELHOR. O maior erro, dos alunos e da escola, é focar na avaliação. Quando você deixa para estudar o conteúdo um dia antes da prova, você sobrecarrega seu sistema mental (a famosa decoreba) e depois esquece tudo o que estudou, o resultado disso são alunos com boas notas, mas que não lembram de nada, ou seja, não aprenderam o conteúdo. ⁣⁣
⁣⁣
📌O cérebro tem os equivalentes a uma mémoria RAM e um HD. A memória Ram é o hipocampo, responsável pela memória de curto prazo (provisória), o HD é o córtex que é responsável pela memória de longo prazo. A aprendizagem acontece quando as memórias de curto prazo (RAM) passam para o córtex (HD) ficando permanentes. O sistema que faz com que isso aconteça é complexo e o autor explica melhor no livro. ⁣⁣

📌O sono é a manutenção do cérebro, quando a RAM precisa ser esvaziada. É o momento que o cérebro seleciona as memórias que tiveram RELEVÂNCIA, passa elas para o HD e apaga as que não tiveram importância. A decisão do que vai pra onde é tomada com base na carga EMOCIONAL que está associada a cada informação.⁣

📌As aulas do dia devem ser estudadas no MESMO DIA, antes que uma noite de sono passe. Nas escola/faculdade você entra em contato com o conteúdo pela primeira vez, mas para aprender você precisa estudar sozinho, dar RELEVÂNCIA para que as informações sejam salvas no córtex e não apagadas na hora da manutenção (sono). ⁣

📌Você deve estudar pouco. Ao contrário de tudo que sempre aprendi e fiz na escola, é preciso estudar pouco, mas todo dia. O ideal são períodos de concentração extrema com intervalos de descanso. O autor sugere 30 minutos de estudo, 10 de descanso. O descanso deve ser em atividades práticas, lavar uma louça, fazer um alongamento e etc. Importânte: não descanse com celular, tv ou games. ⁣

📌Não existem pessoas burras e intelingentes, existem pessoas que sabem e não sabem usar o potencial do seu cérebro. Qualquer pessoa neurologicamente saudável é capaz de desenvolver qualquer tipo de habilidade e competência. ⁣

Essas são só algumas informações que destaquei, no livro tem muito mais, por isso: leiam! ⁣
Tiveram alguns aspectos no final do livro que discordei do autor, algumas falas me pareceram generalizadas, mas deu pra relevar. ⁣
Enfim, acho que vale muito a pena a leitura. O professor tem uma série de livros para desenvolvimento de capacidade intelectual, com foco para pais no processo de desenvolvimento dos filhos, professores e concurseiros, fica a dica pra quem quiser conferir.

Jeff's 19/04/2020

Para quem quer estudar de verdade
Livro perfeito para quem quer ser inteligente de verdade e reter aquilo que está estudando.