Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

J. R. P. LIMA 07/09/2019

Sobre o Aprender
O Livro "Aprendendo Inteligência" escrito por Pierluigi Piazzi ou "Professor Pier" é uma obra que tem como objetivo desenvolver as habilidades de construção do conhecimento, desenvolvimento da inteligência e autonomia dos estudantes.
A obra foi redigida, de maneira simples e direta, em cerca de 130 páginas como um "manual" para aprender a aprender.
Questionando "Por que", "Quando", "Quanto" e "Como" estudar o autor "Explica como transformar hábitos, de forma simples e prática, para que você possa desenvolver seus potenciais e se tornar... mais inteligente! "

Ele tem total utilidade para todos os eternos estudantes.

Fica a indicação.

Felipe.Oliveira 17/04/2018

Um ótimo livro para quem quer diversificar os modos de estudo e fixação da matéria, recomendo! Bem legal!

Felipe 31/03/2020

Nós aprendemos a estudar errado a vida toda
Conheci o autor desse livro através de uma palestra no YouTube. A palestra é sensacional! Busquei o livro do cara, que é esse que estou a resenhar, e é tão sensacional quanto. Nos ensinam na escola o mesmo jeito de estudar que ensinavam aos nossos tataravôs e isso funcionar tão bem como um dia já funcionou. Sem contar a possibilidade de carregar toda a informação disponível no mundo dentro do bolso da calça, e usar apenas para mexer no Facebook. Vivemos um modo de vida equivocado no que diz respeito aos estudos e o Luigi nos mostra isso com um tapa literário na cara. O lado bom, é que ele ensina também o jeito certo.

danimaccedo 11/04/2020

Simples, didático e prazeroso.
Muito prazeroso de se ler e até engraçado, pois tem uma escrita voltada mais para o público adolescente e com alguns puxões de orelha.
Professor Pier traz dicas fáceis de colocar em prática sobre como estudar de forma correta, além de apontar vários erros cometidos por grande parte dos alunos. Explica de maneira bem simples e didática como funciona o cérebro na construção do conhecimento, e defende a ideia de que inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas e desenvolvidas com um pouco de esforço.
Com certeza comprarei os outros livros da coleção.

Isis.Miguel 27/06/2020

Aprendendo inteligência
Eu li este livro a primeira vez quando eu tinha 17 anos, minha irmã pediu para eu fazer um trabalho da faculdade dela que consistia em uma resenha haha

Na época, eu estudava para o Enem e este livro me abriu os olhos sobre a forma que eu estudava e contribuiu muito para minha aprovação naquele ano.

Anos depois, me senti um pouco perdida e com insegurança sobre minha forma de estudo e decidi ler novamente.

Sei lá, o Prof. Pier me passa uma paz em seus ensinamentos.

É um livro que indico para todos, traz bons esclarecimentos.

Isabel.Souza 30/04/2020

Um guia de como aprender a aprender.
O livro “Aprendendo Inteligência” escrito, pelo prof. Pier, é direcionado à estudantes, principalmente alunos em idade escolar, e tem o objetivo de ajudar esses educandos a como estudar MELHOR e DESENVOLVER sua inteligência. Eu, como eterna estudante que sou, pois considero o ato de estudar um prazer, ouvi muito falar e resolvi dar uma chance para o livro. A leitura é super rápida, repleta de informações interessantes sobre o funcionamento do cérebro, de que forma o estudante pode aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem. Além disso, ele faz severas críticas em como a escola, e o sistema educacional brasileiro, está falido, visto que, enfatiza, em grande parte, a avaliação e não a aprendizagem. ⁣⁣
Achei a leitura muito interessante, acredito que minha educação básica talvez fosse um pouco diferente se eu tivesse entrado em contato com o livro naquele momento. O livro tem uma linguagem voltada para o publico adolescente e por isso, alguns puxões de orelha na molecada, mas isso não me incomodou. É uma leitura relevante e agregou bastante na vida de estudante adulta. ⁣⁣
Enfim, gostaria de compartilhar algumas informações pertinentes: ⁣⁣
⁣⁣
📌O autor ressalta no decorrer de todo o livro que a questão não é quantidade, mas a qualidade do estudo. É preciso estudar MELHOR. O maior erro, dos alunos e da escola, é focar na avaliação. Quando você deixa para estudar o conteúdo um dia antes da prova, você sobrecarrega seu sistema mental (a famosa decoreba) e depois esquece tudo o que estudou, o resultado disso são alunos com boas notas, mas que não lembram de nada, ou seja, não aprenderam o conteúdo. ⁣⁣
⁣⁣
📌O cérebro tem os equivalentes a uma mémoria RAM e um HD. A memória Ram é o hipocampo, responsável pela memória de curto prazo (provisória), o HD é o córtex que é responsável pela memória de longo prazo. A aprendizagem acontece quando as memórias de curto prazo (RAM) passam para o córtex (HD) ficando permanentes. O sistema que faz com que isso aconteça é complexo e o autor explica melhor no livro. ⁣⁣

📌O sono é a manutenção do cérebro, quando a RAM precisa ser esvaziada. É o momento que o cérebro seleciona as memórias que tiveram RELEVÂNCIA, passa elas para o HD e apaga as que não tiveram importância. A decisão do que vai pra onde é tomada com base na carga EMOCIONAL que está associada a cada informação.⁣

📌As aulas do dia devem ser estudadas no MESMO DIA, antes que uma noite de sono passe. Nas escola/faculdade você entra em contato com o conteúdo pela primeira vez, mas para aprender você precisa estudar sozinho, dar RELEVÂNCIA para que as informações sejam salvas no córtex e não apagadas na hora da manutenção (sono). ⁣

📌Você deve estudar pouco. Ao contrário de tudo que sempre aprendi e fiz na escola, é preciso estudar pouco, mas todo dia. O ideal são períodos de concentração extrema com intervalos de descanso. O autor sugere 30 minutos de estudo, 10 de descanso. O descanso deve ser em atividades práticas, lavar uma louça, fazer um alongamento e etc. Importânte: não descanse com celular, tv ou games. ⁣

📌Não existem pessoas burras e intelingentes, existem pessoas que sabem e não sabem usar o potencial do seu cérebro. Qualquer pessoa neurologicamente saudável é capaz de desenvolver qualquer tipo de habilidade e competência. ⁣

Essas são só algumas informações que destaquei, no livro tem muito mais, por isso: leiam! ⁣
Tiveram alguns aspectos no final do livro que discordei do autor, algumas falas me pareceram generalizadas, mas deu pra relevar. ⁣
Enfim, acho que vale muito a pena a leitura. O professor tem uma série de livros para desenvolvimento de capacidade intelectual, com foco para pais no processo de desenvolvimento dos filhos, professores e concurseiros, fica a dica pra quem quiser conferir.

Bea 03/05/2020

Livro muito bom!
Este livro deveria ser lido por todas as pessoas é realmente muito bom! Com muitas dicas e muitas informações importantes para serem aprendidas e utilizadas para a vida toda!

Fabi 06/05/2020

Aprendizados
O livro contém bons hacks de aprendizado. Já coloquei muitos em prática. Porém não acho que seja o tipo de livro adorado por crianças, que são o público alvo.

Henrique 12/01/2018

Aula dada é aula estudada...HOJE!
Este é um livro indispensável para qualquer pessoa, principalmente estudantes. Neste livro, o professor Pier aborda e explica com muita clareza a maneira que o cérebro usa para aprender, além disso, também disseca e destrói o sistema educacional brasileiro (um dos piores do planeta) e ensina ao leitor como ser mais inteligente. O professor Pier deu, durante mais de 50 anos, aulas para mais de 100 mil alunos de cursos preparatórios e proferiu palestras em todo o país, essas experiências possibilitaram a escrita deste, e de outros três incríveis livros que nos ensinam uma grande lição: não devemos aprender para a prova, mas sim aprender para sempre!

Leo M 24/03/2017

Trabalho de um grande brasileiro...
Prof. Pier, através de seu trabalho, aborda conceitos caríssimos a nossa sociedade. O livro é feito na medida para estudantes, e funciona como um grito aos Brasileiros que ignoram por diversas razões, fundamentos básicos do processo de educação.
Infelizmente, perdemos este incrível ser humano há algum tempo... Oxalá consigamos absorver e continuar o seu trabalho em um período tão obscuro quando o que vivemos.

Lucinelly 12/05/2020

Fabuloso, todo estudande e pais deveriam ler
Uma leitura, divertida, de fácil compreensão em um assunto bem abrangente. Profº Pier explica como o cérebro funciona no processo da aprendizagem e desta maneira orienta a forma correta de estudar. Em palavras do próprio, o fato do Brasil estar péssimo no Ranking mundial na educação, entre diversos problemas, é: "O Brasil possui muitos ALUNOS, mas poucos ESTUDANTES". Ao ler estas palavras, a pergunta que vem a mente é: Aluno e Estudante, não são a mesma coisa? Nesta leitura, demonstrará que exite uma diferença fundamental entre os dois. Outras questões, importantíssimas, levantadas pelo Livro são: Por que estudar? Quando estudar? Quanto estudar? Como estudar? Estas 4 perguntas fundamentais, serão os guias da maneira correta de estudar. Ou seja, apontará a direção para aprender Inteligência. Livro "recomendadíssimo" para aqueles que querem entender sobre Nero-aprendizagem ou buscam uma melhor maneira de estudar ou, simplesmente, adquirir mais inteligência.

laurofrutal 19/01/2017

Simples e direto.
Gostei muito do livro, achei ele simples, objetivo e sem se estender ou repetir-se como mantras como são os livros de auto-ajuda. Este, ao contrário, não tem nada de auto-ajuda no sentido pejorativo do termo embora na essência trata-se exatamente disso: "Para aprendermos precisamos ajudarmos a nós mesmos" pois, como bem explica o Professor Pier, esta é uma tarefa que demanda esforço e até um pouco de sofrimento, para que ao final colhamos os resultados (Prazer do saber). Faz-me lembrar uma frase que acho muito sábia: "O plantio é opcional, a colheita é obrigatória."

Robson.Borges 06/09/2016

Um tesouro para qualquer idade
Acredito que todos, após terminarem de ler este livro, devem pensar: por que não o conheci antes? Esse também foi o meu primeiro pensamento ao encerrar minha leitura. Porém, comecei a praticar as dicas imediatamente em tudo que necessita de estudo.
Devagar e sempre... Conhecimento é como uma parede que deve ser construída com blocos de dados e informações, para isso precisa estar muito firme na base, do contrário desmorona muito fácil diante de desafios como concursos, provas, etc.
Recomendo a leitura para todos, em qualquer fase da vida, em qualquer idade. Aprenda a usar sua inteligência.