Isabel.Souza 30/04/2020Um guia de como aprender a aprender.O livro “Aprendendo Inteligência” escrito, pelo prof. Pier, é direcionado à estudantes, principalmente alunos em idade escolar, e tem o objetivo de ajudar esses educandos a como estudar MELHOR e DESENVOLVER sua inteligência. Eu, como eterna estudante que sou, pois considero o ato de estudar um prazer, ouvi muito falar e resolvi dar uma chance para o livro. A leitura é super rápida, repleta de informações interessantes sobre o funcionamento do cérebro, de que forma o estudante pode aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem. Além disso, ele faz severas críticas em como a escola, e o sistema educacional brasileiro, está falido, visto que, enfatiza, em grande parte, a avaliação e não a aprendizagem.
Achei a leitura muito interessante, acredito que minha educação básica talvez fosse um pouco diferente se eu tivesse entrado em contato com o livro naquele momento. O livro tem uma linguagem voltada para o publico adolescente e por isso, alguns puxões de orelha na molecada, mas isso não me incomodou. É uma leitura relevante e agregou bastante na vida de estudante adulta.
Enfim, gostaria de compartilhar algumas informações pertinentes:
📌O autor ressalta no decorrer de todo o livro que a questão não é quantidade, mas a qualidade do estudo. É preciso estudar MELHOR. O maior erro, dos alunos e da escola, é focar na avaliação. Quando você deixa para estudar o conteúdo um dia antes da prova, você sobrecarrega seu sistema mental (a famosa decoreba) e depois esquece tudo o que estudou, o resultado disso são alunos com boas notas, mas que não lembram de nada, ou seja, não aprenderam o conteúdo.
📌O cérebro tem os equivalentes a uma mémoria RAM e um HD. A memória Ram é o hipocampo, responsável pela memória de curto prazo (provisória), o HD é o córtex que é responsável pela memória de longo prazo. A aprendizagem acontece quando as memórias de curto prazo (RAM) passam para o córtex (HD) ficando permanentes. O sistema que faz com que isso aconteça é complexo e o autor explica melhor no livro.
📌O sono é a manutenção do cérebro, quando a RAM precisa ser esvaziada. É o momento que o cérebro seleciona as memórias que tiveram RELEVÂNCIA, passa elas para o HD e apaga as que não tiveram importância. A decisão do que vai pra onde é tomada com base na carga EMOCIONAL que está associada a cada informação.
📌As aulas do dia devem ser estudadas no MESMO DIA, antes que uma noite de sono passe. Nas escola/faculdade você entra em contato com o conteúdo pela primeira vez, mas para aprender você precisa estudar sozinho, dar RELEVÂNCIA para que as informações sejam salvas no córtex e não apagadas na hora da manutenção (sono).
📌Você deve estudar pouco. Ao contrário de tudo que sempre aprendi e fiz na escola, é preciso estudar pouco, mas todo dia. O ideal são períodos de concentração extrema com intervalos de descanso. O autor sugere 30 minutos de estudo, 10 de descanso. O descanso deve ser em atividades práticas, lavar uma louça, fazer um alongamento e etc. Importânte: não descanse com celular, tv ou games.
📌Não existem pessoas burras e intelingentes, existem pessoas que sabem e não sabem usar o potencial do seu cérebro. Qualquer pessoa neurologicamente saudável é capaz de desenvolver qualquer tipo de habilidade e competência.
Essas são só algumas informações que destaquei, no livro tem muito mais, por isso: leiam!
Tiveram alguns aspectos no final do livro que discordei do autor, algumas falas me pareceram generalizadas, mas deu pra relevar.
Enfim, acho que vale muito a pena a leitura. O professor tem uma série de livros para desenvolvimento de capacidade intelectual, com foco para pais no processo de desenvolvimento dos filhos, professores e concurseiros, fica a dica pra quem quiser conferir.