Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Jean375 09/10/2021

BOM
O autor aborda como o cérebro funciona para puder se ter inteligência.
Traz dicas para ajudar o leitor a estudar melhor.

Victor 30/08/2022

Um livro que, sinceramente, levo para toda a vida. Toda vez que me sinto perdido, pego novamente para me relembrar dos passos para ser o melhor de mim a cada dia.

Marcos 27/07/2022

O livro é bom, mas nem tanto.
Olha o livro é muito bom, mas eu acho que em alguns momentos o autor tenta enfiar sua opinião pessoal de garganta a baixo no leitor.

O livro ensina muito bem alguns conceitos sobre como estudar melhor e tudo mais. Algumas dicas pra melhorar sua vida por assim dizer, mas algumas não. Já que algumas delas são opiniões pessoais do autor, tentando te convencer por exemplo de que quem joga vídeo game é um imbecil!

Dizendo que com certeza "alguém que joga um jogo de corrida simplesmente vai pegar uma moto na vida real e sair atropelando pessoas".

Isso pra mim são argumentos infundados e feitos em pura ignorancia por parte do autor.

Tiago343 17/06/2022

Maravilhoso
O livro é muito bom. Muitas coisas ditas pelo professor Pier, já me foram recomendadas em outros momentos e até hoje são empregadas em, praticamente, todos os cursos pré-vestibulares do país, sério, 75% dessas dicas de Internet para estudo vêm dele.

O fundamentalista 07/08/2022

Aprendendo inteligência
É um livro que explica como o cérebro funciona e como estudar para reter mais informação de acordo com o funcionamento do cérebro. Professor pier faleceu, mas ainda é possivel ver as diversas palestras dele no YouTube explicando o funcionamento do cérebro e como o ensino brasileiro foi montado para fazer o oposto do que diz fazer.

Jeff's 19/04/2020

Para quem quer estudar de verdade
Livro perfeito para quem quer ser inteligente de verdade e reter aquilo que está estudando.

Isabel.Souza 30/04/2020

Um guia de como aprender a aprender.
O livro “Aprendendo Inteligência” escrito, pelo prof. Pier, é direcionado à estudantes, principalmente alunos em idade escolar, e tem o objetivo de ajudar esses educandos a como estudar MELHOR e DESENVOLVER sua inteligência. Eu, como eterna estudante que sou, pois considero o ato de estudar um prazer, ouvi muito falar e resolvi dar uma chance para o livro. A leitura é super rápida, repleta de informações interessantes sobre o funcionamento do cérebro, de que forma o estudante pode aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem. Além disso, ele faz severas críticas em como a escola, e o sistema educacional brasileiro, está falido, visto que, enfatiza, em grande parte, a avaliação e não a aprendizagem. ⁣⁣
Achei a leitura muito interessante, acredito que minha educação básica talvez fosse um pouco diferente se eu tivesse entrado em contato com o livro naquele momento. O livro tem uma linguagem voltada para o publico adolescente e por isso, alguns puxões de orelha na molecada, mas isso não me incomodou. É uma leitura relevante e agregou bastante na vida de estudante adulta. ⁣⁣
Enfim, gostaria de compartilhar algumas informações pertinentes: ⁣⁣
⁣⁣
📌O autor ressalta no decorrer de todo o livro que a questão não é quantidade, mas a qualidade do estudo. É preciso estudar MELHOR. O maior erro, dos alunos e da escola, é focar na avaliação. Quando você deixa para estudar o conteúdo um dia antes da prova, você sobrecarrega seu sistema mental (a famosa decoreba) e depois esquece tudo o que estudou, o resultado disso são alunos com boas notas, mas que não lembram de nada, ou seja, não aprenderam o conteúdo. ⁣⁣
⁣⁣
📌O cérebro tem os equivalentes a uma mémoria RAM e um HD. A memória Ram é o hipocampo, responsável pela memória de curto prazo (provisória), o HD é o córtex que é responsável pela memória de longo prazo. A aprendizagem acontece quando as memórias de curto prazo (RAM) passam para o córtex (HD) ficando permanentes. O sistema que faz com que isso aconteça é complexo e o autor explica melhor no livro. ⁣⁣

📌O sono é a manutenção do cérebro, quando a RAM precisa ser esvaziada. É o momento que o cérebro seleciona as memórias que tiveram RELEVÂNCIA, passa elas para o HD e apaga as que não tiveram importância. A decisão do que vai pra onde é tomada com base na carga EMOCIONAL que está associada a cada informação.⁣

📌As aulas do dia devem ser estudadas no MESMO DIA, antes que uma noite de sono passe. Nas escola/faculdade você entra em contato com o conteúdo pela primeira vez, mas para aprender você precisa estudar sozinho, dar RELEVÂNCIA para que as informações sejam salvas no córtex e não apagadas na hora da manutenção (sono). ⁣

📌Você deve estudar pouco. Ao contrário de tudo que sempre aprendi e fiz na escola, é preciso estudar pouco, mas todo dia. O ideal são períodos de concentração extrema com intervalos de descanso. O autor sugere 30 minutos de estudo, 10 de descanso. O descanso deve ser em atividades práticas, lavar uma louça, fazer um alongamento e etc. Importânte: não descanse com celular, tv ou games. ⁣

📌Não existem pessoas burras e intelingentes, existem pessoas que sabem e não sabem usar o potencial do seu cérebro. Qualquer pessoa neurologicamente saudável é capaz de desenvolver qualquer tipo de habilidade e competência. ⁣

Essas são só algumas informações que destaquei, no livro tem muito mais, por isso: leiam! ⁣
Tiveram alguns aspectos no final do livro que discordei do autor, algumas falas me pareceram generalizadas, mas deu pra relevar. ⁣
Enfim, acho que vale muito a pena a leitura. O professor tem uma série de livros para desenvolvimento de capacidade intelectual, com foco para pais no processo de desenvolvimento dos filhos, professores e concurseiros, fica a dica pra quem quiser conferir.

Fabi 06/05/2020

Aprendizados
O livro contém bons hacks de aprendizado. Já coloquei muitos em prática. Porém não acho que seja o tipo de livro adorado por crianças, que são o público alvo.

bia :) 14/12/2020

Eu adorei esse livro. De maneira simples e explicativa me atribuiu um aprendizado que eu precisava.

Joao1115 24/12/2020

Motivador e Interativo
O livro tem como intuito ensinar alunos, pais e professores a serem verdadeiros estudantes e como desenvolver sua inteligência. A obra é dividida em duas partes: a primeira demonstra os erros mais comuns na escola e como evitá-los. Já a segunda, algumas dicas que o tornam mais inteligente, isso seria forçar o cérebro a seguir caminhos mais estreitos.
Possui uma linguagem simples, por ser voltado para um público mais jovem. É um livro bem curto, embora, as alegações sejam embasadas por várias referências. Enriquecendo o texto.
Além disso, a dinâmica do livro é muito interessante, pois, incentiva o leitor a interagir com o conteúdo do livro; seja indo atrás das pesquisas citadas ou buscando as traduções das frases apresentadas.
Recomendadíssimo para quem procura dicas efetivas no estudo e quer uma motivação para estudar.

site: https://apenasbrevemente.blogspot.com/

Book.Wise 07/09/2021

Ignorante é o que não sabe....
Burro é o que não quer saber!

Gentee, passada com esse livro....

Bem direto ao ponto e eu amei. Ele é óbvio e por isso se tornou mais incrível ainda.

É aquela coisa, sabemos, porém vivemos tão no automático que deixamos tantas coisas passarem.

Excelente para quem é aluno do fundamental ou ensino médio e ótimo para mães.
lele chase 07/09/2021minha estante
preciso desse livroooo

Jaque 30/09/2021

Como estudar?
Algumas dicas de estudo interessantes e várias críticas aos alunos, aos professores e ao sistema de ensino brasileiro.
Entretanto, no fim das contas, o autor vende como fórmula o que todo mundo já sabe: é preciso sentar a bunda e estudar. Não existe atalhos.

Isa 07/10/2021

Leitura obrigatória a TODOS os estudantes!!!!
"O bem verdadeiramente mais escasso do século 21 não é a água... É A INTELIGÊNCIA!"
No primeiro livro da série "Neuroaprendizagem", dedicado a estudantes em geral, o professor Pierluigi Piazzi (Prof. Pier para os íntimos) descreve, literalmente, um manual de instruções sobre como usar o computador com a maior capacidade do mundo: o cérebro humano. Segundo ele, as tecnologias em conjuto com o sistema de ensino brasileiro tem imbecilizado cada vez mais a população verde-amarela, de modo que, se você possui inteligência, tirar notas boas num vestibular ou concurso será uma consequência, e não o objetivo. Além disso, afirma que, diferentemente do que pensavam, a inteligência não é genética. Muito pelo contrário, ela pode e deve ser aprendida por qualquer um, como o próprio nome sugere. Embora eu já soubesse praticamente tudo que tem nesse livro (assisti praticamente todos os vídeos dele no youtube), ele é incrível e devia ser lido por TODOS OS ESTUDANTES, para deixarem de serem emburrecidos pela escola e compreenderem como subir a escada da inteligência.
"Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, os que têm sucesso não são, necessariamente, os mais inteligentes. [...] O que há, na realidade, são pessoas que aprendem a usar o cérebro e outras que o utilizam mal".

Lucas Fernando 17/10/2021

Uma obra prima!
Afinal o que dizer sobre esse excelente livro, de fato é um divisor de água sobre o tema de aprender ou evoluir a inteligência.

De fato com uma maestria digno de um grande mestre o Prof. Pier apresenta de forma direta e lúdica técnicas para a evolução pessoal sobre o ato de aprender e se tornar de fato uma pessoa fora da curva

Indico a todos ??

MaurAcio.Garrido 19/11/2021

Serve de estímulo...
Já tinha visto umas palestra desse professor há alguns anos.

Sempre gostei da empolgação dele, mas confesso que eu não curtia muito a "birra" que ele tinha com o Paulo Freire, mas enfim..

É um manual legal. E como eu disse: serve de estímulo.

Na minha opinião, não se perde nada tentando aplicar.

Recomendo a leitura.