Resenhas - Penadinho: Vida

Carol.Santiago 26/11/2017

O fantasminha mais vivo dos quadrinhos
Uma obra com personagens do "mundo dos mortos" que falam melhor do que ninguém sobre A VIDA. Com uma arte encantadora, Penadinho: Vida fala dos prazeres de viver e de amar. Uma leitura maravilhosa que indico pra qualquer pessoa. ?

Núbia Esther 14/02/2016

Como bem colocado por Mauricio de Sousa em seu texto de apresentação do volume: o momento do anúncio das novas Graphic MSP foi marcado pela grande emoção dos presentes, particularmente por parte do Paulo Crumbim e da Cristina Eiko quando souberam que haviam sido escolhidos para fazer o Penadinho. Mauricio conta que naquele momento teve a certeza de que toda aquela emoção seria transposta para a releitura dos dois. E Crumbim e Eiko realmente o fizeram. Criaram uma história de amor além da vida e com um ar de nostalgia que tem tudo para agradar aos fãs da turma do Penadinho.

Em Penadinho – Vida, o Penadinho acaba de descobrir que a Alminha irá reencarnar e ele nunca teve a chance de dizer que a amava. Agora, ele está determinado a cumprir pelo menos uma das inúmeras promessas que fez a ela, e talvez criar coragem para lhe dizer o que realmente sente. Mas, é claro que algo feito às pressas tem tudo para dar errado e realmente dá. Alminha desaparece e agora Penadinho e seus amigos tem que encontrá-la até o amanhecer, quando a Dona Cegonha virá buscá-la.

Para contar essa história, Crumbim e Eiko criaram novos personagens coadjuvantes, e alguns se provaram uma ótima estratégia. A inclusão do Sr. Crowley, uma clara referência ao influente ocultista britânico Aleister Crowley, e a forma como o personagem foi inserido na trama mostrou-se uma excelente escolha. Por outro lado, a inclusão de tantos personagens, também contribuiu para enfraquecer a trama principal. Sim, eu sei que o Lobo é um dos personagens da Turma e merecia estar presente. Mas, não dava para já iniciar essa história com ele já fazendo parte do grupo? Sua inclusão, juntamente com as criaturas da Colina acabou gastando um espaço (já precioso devido às limitações de páginas) que poderia ter sido melhor aproveitado com o enredo central. E mesmo as belas cores utilizadas nesse núcleo, não foram suficientes para mitigar essa impressão.

Tirando isso, Penadinho – Vida tem tudo para agradar aos fãs mais saudosistas. A paleta de cores utilizada por Crumbim e Eiko ficou espetacular. Não seria Penadinho sem todos os tons de azul e cinza possíveis, e eles conseguiram retratar isso muito bem. Os fantasmas parecem brilhar nas páginas. E a injeção de cores quentes em momentos específicos, como quando Zé Vampir está sendo Zé Vampir e tirando onda com o Penadinho, foi utilizada de forma bastante congruente e harmônica. A história de amor de Penadinho e Alminha ficou uma fofura que só. E a turminha foi muito bem representada: Muminho e seus temores; Zé Vampir e suas gracinhas; Frank e toda sua boa vontade em ajudar os outros e fazer amigos. Só não precisavam ter esquecido o Cranícola né. Ainda que ele estivesse impossibilitado de levantar as mãos quando a turminha votou em ajudar o Penadinho, ele havia avisado que estava dentro. Mas depois, coitado, nunca mais apareceu. Acredito que o Frank o teria carregado com muita boa vontade…

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2016/02/14/penadinho-vida-paulo-crumbim-cristina-eiko/

Regina de Souza 17/03/2016

História leve, apaixonante e divertida
Penadinho e seus amigos do cemitério foram criados por Maurício de Sousa nas tiras de jornais. Na época, o autor reuniu fantasmas e criaturas famosas da cultura pop e criou uma tira que brincasse com o terror.
Em "Penadinho - Vida", ele se depara com o dilema de perder sua amada sem ter tido coragem de se declarar para ela. Pra piorar ela some e ele precisa encontra-la até o amanhecer. Para isso vai contar com a ajuda da turminha do cemitério.
Destaque pra belíssima arte e cores realmente bem elaboradas.

Grillo_silva 19/03/2016

O amor é lindo!
Terminei!(7/30): Penadinho Vida. Personagens de Maurício de Souza numa história feita e desenhada por Paulo Crumbim e Cristina Eiko. Publicado pela Panini comics (graphic MSP). Sobre a história: é uma história de amor. E se a pessoa que você ama está para sair da sua vida para sempre? E você nunca se declarou direito para ela? Você acompanha Penadinho lutando contra a sua timidez para se declarar para alminha, sua amada. Porém nem tudo sai como o planejado e o tempo está contra ele. Eu gostei muito da história, foi bem escrita e você sente a urgência do Penadinho para ficar com alminha, afinal, quem nunca passou por isso? Rs. Sobre a HQ: eu sou suspeito de falar pois minha cor preferida é azul, e ela é muito bem usada nesta HQ. Os desenho são bem feitos e a forma como o texto é colocado no desenho não atrapalha na interpretação. Tive a oportunidade de conhecer (e conseguir um autógrafo com direito a um desenho da dona Morte e do Penadinho) os autores na Comic Con de 2015, e ambos são gente boa demais! Conclusão: nota 4 de 5. É uma excelente história de amor, que te leva a sonhar no meio de um mundo tão duro como o que vivemos hoje. Parabéns a Panini pela edição!

Leitora eclética 31/05/2016

Penadinho: Vida
Os desenhos são lindos na minha opinião. A alminha é muita linda e fofa. Achei engraçado o escritor trazer a raquete de mata mosquito para a história, algo do nosso cotidiano. É uma história de amor sem esquecer do companheirismo dos amigos. Penadinho resolve convidar a Alminha para ir ao cinema depois que descobre que ela vai reencarnar. No entanto, ele acaba perdendo ela quando sai para procurar o cinema. Ela acaba sendo raptada. Com a ajuda dos amigos, Penadinho vai tentar salvá-la

Gabriela 02/06/2016

É muito lindo! O traço é bonito e fofinho e as cores ficaram bem legais para retratar a turma do Penadinho. Também gostei da história. Só achei o final meio corrido e o vilão foi derrotado facilmente, mas não chegou a estragar a leitura.

Del 20/08/2016

Owwww!
Muita fofa essa graphic novel.
O traço é muito lindo.

mouemily 26/08/2016

Penadinho: Vida é uma das graphics mais lindas que eu já li. Os desenhos e as cores são maravilhosas, os personagens, tanto os originais de Maurício de Sousa (por quem eu já nutria um amor gigante) quanto os novos, são todos incríveis e a história em si é linda. O final foi meio corrido, mas valeu a pena por todo o resto: O desenho, a impressão, as cores, os personagens, o terror misturado com o humor e o amor não só do Penadinho pela Alminha mas dos amigos deles por eles. Vida é uma daquelas histórias que eu poderia passar horas só elogiando :')

Lih 19/09/2016

UMA OBRA ASSUSTADORAMENTE DIVERTIDA
Com traços que lembram muito mangás e cores bastante intensas, os autores fizeram uma aventura divertida e com uma profundidade palpável. É um livro bem bonito e divertido. Se Crumbim e Eiko queriam passar uma história de amor que atravessa a vida e a morte, eles conseguiram.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/07/06/penadinho-vida-uma-obra-assustadoramente-divertida/

Gláucia 30/09/2016

Penadinho: Vida - Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Que fofura! Das que li até agora, minha preferida, de longe! Sempre amei a turma do Penadinho e conseguiram bolar um enredo muito original. E a caracterização que deram aos personagens, acho que não faltou ninguém: Alminha, Dona Morte, Muminho (meu preferido aqui), Cranicola, Frank (tão carente, coitadinho!), Zé Vampir, Lobi, a Cegonha. E ainda tem surpresa quase ao final.

Pri Gabarron 10/11/2016

A arte é uma das coisas mais bonitas e bem feitas que eu já vi, de verdade. Mas a história foi bem pouco aprofundada, não sei se os autores tiveram um número de páginas já predeterminado e tiveram que se virar, porque, apesar de bem interessante, a história ficou rasa. Alguns personagens com potencial apareceram ali como que só pra constar, não foram desenvolvidos, uma pena. Mas de toda forma vale muito a pena porque, novamente, a arte dos dois é de babar.

Vitor626 11/01/2017

Sobre a vida...
Já faz um bom tempo que quero ler os quadrinhos MSP! Primeiro contato que tive com essa série e gostei muito! O traço é a coisa mais linda de se ver! Tudo feito com o maior cuidado possível! O roteiro da HQ não é o dos melhores, mas carrega um toque de reflexão sobre a vida e um romance bonitinho! Vale a prna ler :)

Claudiomar.Filho 17/01/2017

É bem desenhado. E só
Os traços e os desenhos são realmente muito bons. Porém só isso.
A história é bem sem graça, os vilões patéticos (porém sem ser engraçados) e o enredo vai se desenrolando sem nenhuma emoção. Achei bem sem graça e monótono. Vale a pena só para ficar olhando as figuras mesmo

Alessandro @possati.ale 08/09/2017

Lindo em todos os sentidos
Não é só os traços, essa história fala de amor, vida e amizade de uma maneira sensacional, que eu nunca esperaria ver em nenhum quadrinho, muito mais do Maurício, que nunca curti muito. Penadinho - Vida é agora uma das minhas histórias favoritas e vou pregar a palavra deste Graphic Novel pra sempre.