Por Quem os Sinos Dobram

Por Quem os Sinos Dobram Ernest Hemingway

Resenhas - Por Quem os Sinos Dobram

Wesley 02/06/2022

Guerra X Amor
Bom, Hemingway, sempre foi um cara que escreveu seus livro de forma "nua e crua", isso é o que é legal dele. Porém, quando você inicia o livro, a pessoa já foi com altas expectativas que infelizmente não correspondem.
1° Cenas de guerra: As cenas de guerra são extremamente bem feitas e você realmente sente a tensão e tristeza pelo que acontece, o diálogo entre os seus parceiros de guerras são incríveis, e você acaba se colocando lá, como se estivesse entre eles e sentindo tensão do momento. Simplesmente incrível!
2° As cenas de romance - ao meu ver -, são extremamente agonizante e dá muita vergonha alheia de ler. Primeiro se começa pelos apelidos que o protagonista dá a sua amada - e também-, todo o drama , ao meu ver, descessário , que acontece. Sem falar que, a musa do livro é exatamente irritante em exatamente TUDO que ela faz.
Mas, tirando as cenas de romance o livro é legal, só que as cenas de romance é de chorar de tão chato.

Jacky 20/06/2022

Notas sobre a leitura
A escrita do Hemingway é bem fluida, o que torna a leitura leve e instigante.
Os primeiros capítulos são um pouco obsoletos pela forma como ele introduz os personagens e a temática central da história, porém ao passo que a narrativa se desenvolve podemos construir uma relação de esperança na causa de Robert.
Algumas passagens são encantadoras e envolventes.

carinamv 14/08/2022

Mais uma leitura para me provar que livro é momento, é chamado.
A decisão de ler esse livro veio do nada na minha mente e eu provavelmente não o leria agora, mesmo com muita vontade e curiosidade sobre a história, porque o livro estava caro tanto na versão física quanto na digital, mas, por uma obra do destino, o livro entrou em promoção no outro dia e eu encarei isso como um sinal.
O livro narra três dias e três noites de um combatente americano na guerra civil espanhola. Não se trata de um grande embate da guerra ou mesmo a história de um grande combatente, mas sim uma operação de guerra relativamente comum que não parece ser tão marcante, afinal, quem lembra de uma demolição de uma ponte? Mas é aí que o livro se mostra. Mais do que a guerra, o livro fala de humanidade, até por isso o nome, por quem os sinos dobram, que veio de um sermão do padre anglicano John Donne: "A morte de um único homem me diminui, porque eu pertenço à Humanidade. Portanto, nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti."
O que me intrigou a ler esse livro foi justamente tentar entender essa passagem e, após 672 páginas, acredito que entendi.
O livro é sobre a guerra, mas não sobre o combate, as técnicas de batalha ou investidas, o livro é sobre as relações que acabam se formando por necessidade, os conflitos internos que cada combatente passa nesses momentos, é sobre as escolhas sem opções, é sobre a humanidade. Mas afinal, existe humanidade na guerra?
O livro me deixou com muitas questões e muitos pensamentos sobre o assunto e também me fez, finalmente, gostar de algo do Hemingway anos após a leitura fracassada de "O velho e o mar". Agora, após ter devorado esse pequeno calhamaço em apenas duas semanas, com certeza irei atrás de outros livros do autor.

"Mas é uma época de decisões difíceis. Os fascistas atacam e tomam as decisões por nós. Nos lutamos para sobreviver. E eu gostaria de estar vivo para poder amarrar um lenço naquele arbusto lá atrás, voltar à luz do dia, pegar os ovinos e colocá-los sob a galinha, e ver os filhotes de perdizes no meu quintal. Gostaria dessas coisas pequenas e simples."

"Morrer era nada, e ele não tinha uma imagem da morte, nem medo dela na mente. Mas viver era um campo de trigo ondulado ao vento numa encosta. Viver era um gavião no céu. Viver era um jarro de cerâmica com água na poeira do debulho do trigo, batido na eira com o mangual, e a palha esvoaçando. Viver era um cavalo entre as pernas e uma carabina sob a coxa, uma colina, um vale, um riacho com pinheiros ao longe, mais adiante outro bale, e outras colinas além."

Danielle Bambace 20/08/2022

Notas sobre uma vida
Para além de um romance de guerra, um verdadeiro deleite sobre a existência humana. Personagens sólidos, condução intrigante, momentos de emoção e inteireza. Recomendo a leitura!

Eduardo1304 23/10/2022

Por quem ?
Simplesmente perfeito. Uma obra-prima.
Uma história fascinante que se desenrola em apenas três dias, onde um americano que luta ao lado da causa republicana na Guerra Civil Espanhola se junta a outros guerrilheiros em uma arriscada missão de destruir uma ponte.

Insular 30/10/2022

A escrita real e fantástica de Hemingway
Os absurdos da guerra contados com maestria e aprisionamento. A Narrativa mágica segura seu fôlego até a última frase. Leiam mais de uma vez se puderem.

Xavier 27/12/2022

Uma lenda
Ótimo livro, com um final filosófico que nos faz pensar muito sobre a hora da passagem que todos teremos que enfrentar.

Vinicius Fernandes 31/12/2022

Por Quem os Sinos Dobram
Os sinos dobram por todos, por cada um que é afetado pelo mal que o homem faz. Seja um ato do outro lado do mundo, existe consequências para alguém distante, e que provavelmente nem esteja fazendo parte do acontecimento. Hemingway explora esse assunto em sua magistral obra, usando a guerra civil espanhola como plano de fundo.

Somos apresentados ao protagonista, Robert Jordan, americano que se alistou para a guerra como dinamitador. Sua missão é explodir uma ponte que os fascistas usam como passagem na montanhas espanholas. Os acontecimentos do livro acontecem em apenas quatro dias. Nesse pequeno tempo, mas que Hemingway de forma genial faz parecer quase uma vida, Jordan conhece Maria, Pablo, Pilar, Ernesto entre mais algumas pessoas.

Os acontecimentos narrados nos leva a ver como nossa vida pode mudar de forma drástica em questão de alguns dias, aqui no caso em praticamente noventa horas. Percebemos como a vontade depravada do homem, somado a sua ganância nos leva a situações de sofrimento e tristeza, e que muitas vezes não temos nada a ver, mas estamos sofrendo as consequências disso, como no livro em que vemos um americano lutando a causa de um país ibérico, conhecemos a triste história de Maria que sofreu nas mãos dos fascistas e Pablo, um homem frio e duro que já cometeu inúmeros atos hediondos.

O livro é muito bem narrado e detalhado, as caminhadas pelas montanhas nos faz sentir estar vivendo aquilo. No meio do livro embora tenhamos alguns diálogos maçantes, os mesmos são de suma importância para a construção do enredo final da obra. O livro de Hemingway faz jus em ser considerado um clássico da literatura moderna.

Januska 14/01/2023

por quem os sinos dobram?
Que livro!
A história se passa durante a guerra civil espanhola, portanto é um romance histórico.
Os personagens são bem construídos, apesar de grande parte da escrita acontecer por meio de diálogos. Impossível não se apegar e torcer por eles o tempo todo.

Matt 06/03/2023

Um romance sobre a morte.
Tudo no livro gira em torno do medo da morte. Em meio a guerra civil espanhola, o americano que aparece do nada para explodir uma ponte, assusta os guerrilheiros acampados na montanha. Minha sensação é que passaram meses durante a história, quando na verdade, se passaram apenas 3 dias. Todos na história possuem muito medo da morte, o que gera diferentes reações de cada um dos personagens diante deste medo. No fim, senti alívio pelos personagens, pelo caminho que cada um encontrou, e talvez, a ideia seja justamente demonstrar como a morte pode também servir como um alívio.

Wagneroliveirrah 29/03/2023

Livro Maçante
Sinceramente não faço ideia quais são os critérios que um crítico literário leva em conta para qualificar uma obra. Por Quem os Sinos Dobram é uma obra clássica da literatura ocidental, imortalizada em filmes e em música, como fez o Metallica na obra de mesmo nome. Apesar de conhecer a obra (de nome e de reputação), resolvi lê-la. Não me arrependi, mas confesso que achei bem chata. É um livro em que quase 70% do conteúdo é maçante, com diálogos muitas vezes simplórios e até bobos. Obviamente, destaco a passagem do massacre dos revolucionários contra os fascistas, em que as cenas são descritas de forma muito detalhadas, para mim, o ponto alto do livro. No mais, é um livro de evolução de leitura lenta, onde você lê umas 15 ou 20 páginas em um período excessivamente longo. Levei cerca de 2 semanas .

Mariana Rodrigues 06/04/2023

Por quem os sinos dobram
Esta comovente história, cujo pano de fundo é a Guerra Civil Espanhola, narra três dias na vida de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. Robert Jordan é um americano integrante das Brigadas Internacionais, que luta ao lado do governo democrático e republicano, recebendo a missão de dinamitar uma ponte. Com ele está um grupo de guerrilheiros/ciganos, integrado por Pilar, mulher com extraordinária força de vontade, o perigoso Pablo e a bela Maria.

Por quem os sinos dobram apresenta ao leitor uma das mais inesquecíveis histórias de amor da literatura moderna.

Tal clássico da literatura trabalha o lado humano dos personagens diante da Guerra Civil Espanhola e, apesar de uma obra de muitas páginas, transcorre em leitura leve e poética. As nuances pessoais e íntimas daqueles que viveram aquele tempo encorpam as páginas do que se apresenta como obra histórica do conflito espanhol.

Maria8618 07/04/2023

Mas afinal, por que os sinos dobram?
"Nenhum homem é uma ilha isolada, cada homem é uma particula do Continente, uma parte da Terra, se um Torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um Promontório, como se fosse a Casa dos teus amigos ou a tua própria, a morte de qualquer homem diminui-me, porque faço parte do Gênero Humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram, eles dobram por ti"
Apenas por essa dedicatória inspirada no poema de John Donne, percebemos que a clássica, e talvez para alguns, monótona história de Ernest Hemingway é encantadora e profunda. Para mim vale apena cada página lida.