A Última Estrela

A Última Estrela Rick Yancey

Resenhas - The Last Star

loemia 12/10/2023

Suportamos o insuportável. Toleramos o intolerável. Fazemos o que precisa ser feito até que nós mesmos nos desfaçamos.

yasmin 01/04/2024

A Última Estrela
A conclusão da trilogia A 5ª Onda me trouxe tanta emoção que mal consigo explicar.
Primeiramente, tirei metade de uma estrela por que aqui novamente temos oq me incomodou nos outros dois livros: situações que não consegui engolir/acreditar que estavam acontecendo, umas coisas bobas que não dá pra comprar. Além disso, em segundo lugar o arranjo final de 2 dos personagens, mas não comentarei por motivos de spoiler. E por fim em terceiro lugar (porém o fator mais importante) é que o autor floreou muito algumas coisas que ao meu ver dificultam o entendimento das explicações em relação ao objetivo dos Outros.
Bom dito isso posso te garantir que a grandiosidade de todo os restante da história engole essas partes ruins. Tanto que o autor conseguiu fazer os personagens irem e virem nos mesmos lugares, fazerem as mesmas promessas mil vezes sem que isso ficasse cansativo. Fiquei tão obcecada que quase tive ressaca literária e dei uma freada na leitura, se não, teria achado super rápido. É um fim que antes do fim vai te rasgar, vai pegar seu coração e quebrá-lo em vários pedaços de diferentes maneiras, você sente a dor dos personagens. Eu gostei do final por que ele foge do "vencemos com o poder da amizade e vivemos felizes para sempre" o final é real, é o que poderia acontecer. Os pontos de vista da Cassie no fim do livro me encheram de emoção, eu amei. Foi triste e lindo, um final que condiz com o cerne da trilogia.

"Eu sou todos que você esvaziou, os que corrompeu, os que descartou, os milhares que pensou ter matado, mas você continua a viver em mim. Mas eu sou até mais que isso. Eu sou todos aqueles de quem se lembraram, os que eles amaram, todos que conheceram e todos de quem apenas ouviram falar. Quantos estão contidos em mim? Conte as estrelas. Vá em frente, enumere os grãos de areia.
Essa sou eu. Eu sou humanidade"

Minti 09/04/2024

Minha percepção ?do livro foi q ele traz uma reflexão sobre o ser humano, sobre ele ser ?o produto do meio? e como vc pode tirar a humanidade das pessoas por meio da falta de confiança, e se não há confiança as pessoas não desenvolvem alianças, e portanto o inimigo, q no caso são os ?outros?, vencem. Em contra partida traz tbm a alusão ao poder do amor, onde, o Evan está disposto a sacrificar sua própria espécie, moral e vida pela garota que ama. Tbm temos uma visão de relacionamento entre pessoas q passaram por vários traumas e como cada uma lida com ele.
Passei o livro todo pensando q todo esse cenário faz referência as guerras q temos, só que de uma maneira mais extremista.
O propósito do livro não é conta a história de um casal q sobrevive a um apocalipse mas conta a história de uma humanidade q sofreu na mão de um poder maior.

soso.anami 19/05/2024

"ser maior do que a soma de nossos medos"
Quando eu era adolescente, lia muitos livros. Praticamente devorava um atrás do outro. Agora que sou adulta, sinto vontade (às vezes) de reler certas obras que me marcaram bastante nessa época da minha vida. Ano passado eu reli a trilogia Jogos Vorazes e, nesse ano, a saga que escolhi pra revisitar foi A 5ª Onda.

Caso alguém venha a ler essa review, primeiro eu gostaria de ressaltar que é obrigatória a leitura dessa trilogia se por acaso você goste de distopias/literatura infantojuvenil. Outra coisa muito importante é que a adaptação pro cinema desse primeiro título tem que ser deixada de lado. Sem exceção. Além do filme estrelado pela Chloe Moretz ser ruim sozinho, ele é uma péssima adaptação da obra de Rick Yancey. Não percam tempo assistindo, tá bom? Kkkkk

Enfim. Como começar a falar sobre essa saga? Primeiro acho interessante descrever o que senti relendo esses livros. Creio ser um consenso geral que a escrita do autor é absolutamente envolvente. "A 5ª Onda" e os dois próximos títulos da saga são completamente viciantes; não dá pra parar de ler. Isso é, para mim, uma qualidade maravilhosa e importantíssima, que apenas denota a capacidade literária do autor. Aqui nessa saga, Yancey nos envolve em sua trama de maneira muito genuína.

A construção do cenário pós-apocalíptico, ambientação, background e desenvolvimento de personagens é catártico. Realmente tiro meu chapéu pra esse quesito.
No que tange a história em si, cada leitor pode (e terá) sua própria opinião. A meu ver, nenhum autor tem a obrigação de agradar seu público. A função de quem escreve um livro é apenas contar uma história. Tenho certeza absoluta que nesse último livro que encerra a trilogia, muitos leitores ficaram decepcionadíssimos com a conclusão da trama.

Apesar dos apesares, entendi o ponto de vista de Yancey e, sinceramente, eu teria encerrado a saga da mesma maneira. Já tentei pensar em diversas opções para substituir o que acontece bem no finalzinho do livro, mas, por mais que tente, acho que o jeito escolhido pelo autor para concluir essa história foi belíssimo e cheio de reflexões.

Aliás, a trilogia inteira é um prato cheio para os amantes da filosofia e sociologia também. Yancey tece muitas metáforas interessantes durante seus livros e nos bombardeia com diversas reflexões sobre humanidade. Foram vários os trechos que eu destaquei no kindle conforme avançava na leitura.

Bom, pra não dizer que tudo são flores, tem algo que não gostei tanto nessa trilogia. Assim como ocorre na maioria delas, do segundo livro em diante é comum perceber um atropelamento de ideias por parte do autor. Senti que desde "O Mar infinito", algumas situações foram extremamente rushadas e meio sem explicação.

Sem dar muitos spoilers, mas me refiro à personagem Especialista e todo o arco que ela tem no segundo livro da trilogia. Senti um certo atropelo e ideias muito aceleradas nessa parte - diversas vezes com a personagem tomando decisões bem diferentes do que condizia com suas características até então.

Em "A Última Estrela", também pode-de observar isso, de certa forma. Houveram alguns time-skips que poderiam ter sido melhor desenvolvidos.

De qualquer forma, a trilogia segue sendo excelente, em minha opinião, e meu título preferido é sem dúvidas o primeiro volume. A apresentação dos personagens e da história é muito envolvente e interessante. Cativa demais o leitor.

Sentirei falta desses personagens. Gostaria que o autor escrevesse outra trilogia distópica logo pra suprir esse vazio que "A 5a Onda" nos deixa kkkkkkk