Gelo Negro

Gelo Negro Becca Fitzpatrick

Resenhas - Gelo Negro

Aline 05/02/2018

Thriller Para Iniciantes ou Adolescentes
Por algum motivo masoquista, mesmo com toda a crítica negativa, eu quis tirar as minhas próprias conclusões sobre este livro, pensei que talvez ele superasse as minhas expectativas extremamente baixas, não superou.

Enfim, o livro tem um prólogo descrevendo um assassinato e o suspense gira em torno disso.

Britt, nossa protagonista, decide passar alguns dias de férias numa montanha na cabana luxuosa da família de sua melhor amiga, Korbie. A Britt se preparou fisicamente para essas férias, tinha planos de fazer muitas trilhas e além de reconquistar o ex-namorado, irmão da Korbie, ela queria mostrar pra ele que era capaz de se virar sozinha.

Logo no início da viagem, as meninas são surpreendidas por uma chuva seguida por uma nevasca e pedem ajuda a dois estranhos quando encontram uma cabana, esses estranhos são bandidos e acabam fazendo delas suas reféns e é aí que começa a história.

A premissa do livro é muito boa, mas meio que fica perdida nos momentos de lamentações e lembranças da Britt, que sofre o tempo inteiro pelo Calvin, o ex.

Os capítulos em que ela narrava o início do relacionamento deles eram extremamente enfadonhos e a Britt além de ser muito mimada, era muito infantil, seus pensamentos condizem com os de uma menina de 12 anos e isso me irritou bastante.

No decorrer da história, não temos mais o suspense, antes da metade do livro ficou bem claro pra mim quem era o responsável pelos assassinatos, a história então passa a girar em torno do romance/atração/síndrome de Estocolmo dela pelo seu ?sequestrador?.

Mas vamos as minhas considerações...

Pontos positivos:
Apesar dos pensamentos enfadonhos da protagonista e por ser em primeira pessoa, a narrativa é acelerada, o que me permitiu finalizar em apenas um dia;
O livro não é de todo ruim, se fosse não teria me prendido desta forma.

Pontos negativos:
A autora passa o tempo inteiro justificando o comportamento irritante da protagonista, achei desnecessário;
O desfecho é bem previsível, não precisa se esforçar muito pra saber quem é o vilão e suas motivações também não convencem;
Personagens mal construídos, não consegui me conectar com nenhum deles, deu claramente pra perceber a intenção da autora em relacionar passado e presente, mas eu não consegui ver evolução alguma na protagonista, ela não dava uma dentro, era burrada atrás de burrada...

SPOILER ALERT:
Preciso comentar um dos momentos que mais me irritou, a Britt estava na cabana com o ex-namorado e o ?sequestrador?, ela estava muito em dúvida em qual deles deveria acreditar, Cal estava armado, ameaçando Judi, ela estava muito confusa, mas já tinha visto Cal assassinar friamente alguém e no meio de toda aquela tensão ela resolve simplesmente ir arrumar a cozinha porque não sabia o que fazer... afffff
Este é só um exemplo de diversos momentos sem noção.

SEM SPOILER A PARTIR DAQUI...

Resumindo...
Narrativa pobre, personagens mal trabalhados e rasos, final previsível e um epílogo totalmente dispensável.

Se recomendo? Talvez para quem não tem o hábito de ler thrillers, pois é muito fraco.
*Fer* 27/02/2018minha estante
undefined

Rosilaine 28/03/2018minha estante
Ainda estou tentando entender como o Jude com o tornozelo inchado, todo machucado, que não conseguia sequer descer uma escada, de repente consegue render e amarrar o Calvin, sair para procurar os pertences da Lauren, voltar pra salvar Calvin do suicídio, fazer a Britt refém, fugir pela floresta e passar 4 dias andando sem parar até sair das montanhas.

Rosilaine 28/03/2018minha estante
Ainda estou tentando entender como o Jude com o tornozelo inchado, todo machucado, que não conseguia sequer descer uma escada, de repente, consegue render e amarrar o Calvin, sair para procurar os pertences da Lauren, voltar pra salvar Calvin do suicídio, fazer a Britt refém, fugir pela floresta e passar 4 dias andando sem parar, até sair das montanhas.

Aline 31/03/2018minha estante
É verdade, surreal kkkkk

Rafaelle 08/03/2019minha estante
Você descreveu meus sentimentos quanto ao livro. Tenho a sensação de que a autora tentou escrever algo entre romance e suspense e no fim não conseguiu entregar nenhum dos dois...

Aline 10/03/2019minha estante
Exatamente, nada nessa história me convenceu...

Izabela 25/02/2021

Tudo começa nas Montanhas
Britt só queria passar as férias nas montanhas com sua melhor amiga para pode imprecionar o seu ex. Mas acaba que lá para onde ela está indo ocorreram muitas mortes de algumas meninas.
No meio do caminho começa a nevar muito forte e Britt é obrigada a parar o carro e ir a procura de um lugar para passar a noite. O que ela não esperava era entraram Mason, um garoto que ela tinha visto mais cedo e a ajudar com uma mentirinha.. Mas ele não está sozinho, Shaun está com ele e as convida para entrar em uma cabana e é onde tudo vai começar. Britt e sua amiga vão acabar sendo feitas de refém por eles. Mas Mason ao mesmo tempo que faz isso, se preocupa com ela também...
Esse livro é bom demais, eu não tinha muitas expectativas com ele, mas essa história me surpreendeu de um jeito que eu não esperava. Acontece muitaaas coisas que nos fazem pensar bastante o que pode acontecer. Britt evolui bastante e vê que ela pode cuidar de si mesma, que não precisa depender de ninguém, principalmente do ex. Simplesmente amei o epílogo.

Luciana 07/09/2018minha estante
Estou amando esse livro! Não tem como não devora-lo!

Luana 07/09/2018minha estante
Verdade =) depois me conta o que achou

Luciana 08/09/2018minha estante
Pode deixar??

Luciana 10/09/2018minha estante
Que livro é esse?! Bom demais ! Não consegui parar de ler e tinha que dormir para acordar cedo no dia seguite???Amei!!!

Luana 11/09/2018minha estante
Hahahahahaha menina .. eu trabalhava pensando no que poderia estar acontecendo.. tive que devorar .. não podia tardar mais essa leitura .. muito bom .. amei o final

Renata 19/06/2022

Gelo Negro
Britt perdeu sua mãe quando era bem novinha, desde então, se tornou a típica garotinha do papai. O pai e o irmão faziam tudo por ela, e ela estava acostumada a essa vida, onde não precisava se esforçar para nada.

Britt fica tão arrasada após o namorado, Calvin, terminar o relacionamento, que ela sente que precisa superar e para isso decide se preparar para fazer uma trilha na Cordilheira Teton, junto com sua melhor amiga Korbie, irmã de Calvin. Mas não contava que Calvin ia se juntar a elas, então uma mistura de sentimentos a invade. O que será que Britt sente por Calvin?

No dia da ida a montanha, Britt e Korbie são surpreendidas por uma intensa nevasca, o carro fica atolado na neve e elas se vêem obrigadas a procurar uma cabana para passarem a  noite em segurança e retomarem a viagem no dia seguinte.

Mas elas acabam se tornando reféns de dois criminosos e eles exigem que Britt os ajudem a fugir dali. É neste momento que Britt pela primeira vez, precisa ser forte, pensar de forma estratégica para que ela e sua amiga saiam com vida desse sequestro. Ela precisa ser independente e acreditar que ela pode sim driblar dois criminosos procurados. Mason, um dos sequestradores, aparentemente se importa com Britt, e isso a deixa confusa. Será que ela está se apaixonando pelo sequestrador? Ou uma possível Síndrome de Estocolmo? Rola um romance entre eles?

Durante o sequestro, passa vários flashes de pensamentos do passado de Britt. Sua amizade um tanto nebulosa com Korbie, seu namoro com Calvin, a forma como Calvin terminou o namoro com ela, a família deles etc. Alguns diálogos são bem chatos e repetitivos, o que torna a narrativa um pouco arrastada.

Com o passar dos dias, Britt precisa enfrentar vários desafios frente a neve implacável e o medo de seus sequestradores, inclusive é desvendado um assassinato no qual Britt descobre quem é o assassino. O que a deixa com mais força de sair logo dessa situação, em segurança.

A autora sabe como criar um bom suspense, tem uma narrativa fluida, apesar de alguns diálogos serem repetitivos, mas fiquei com algumas dúvidas do que aconteceu com alguns personagens. Achei que a autora fosse explicar no final do livro, mas não o fez e eu não gosto de terminar uma leitura onde os personagens não estão bem amarrados.

alexandra.assaf 26/03/2023

Gostei, mas com ressalvas
Muita coisa conveniente, além da Britt ser uma idiota. Ela me estressou muito, nossa. Cheia de mimimi. Manson é o melhor personagem do livro.

Telice 20/05/2019

Parecia promissor, isso mesmo, parecia...
O livro conta a história de duas amigas que decidem ir para as montanhas esquiar e que acabam se envolvendo em uma trama de sequestro, assassinatos e suspense.

Faz uns três anos ou mais que eu venho adiando a leitura desse livro e agora eu entendo o porquê.

Vamos por partes, primeiramente preciso falar do cenário que é um dos únicos pontos positivos do livro. Imaginem comigo, muita neve e montanhas, já dá pra sentir um friozinho né?! Isso a autora faz muito bem, descreve com precisão as localidades lhe situando na ação.

Agora vamos aos pontos negativos que são desenvolvimento, mistério e, principalmente, personagens.

Você vai toda empolgada pra um livro que é descrito como sendo de mistério, suspense e tudo mais. Aí pensa, esse livro não tem como ser ruim, certo? ERRADO! O prólogo do livro é de tirar o fôlego, você já começa a leitura empolgada aí vem o primeiro capítulo e a empolgação some, nos capítulos que seguem é só ladeira abaixo. Tudo porque a idéia da autora era muito boa, mas o desenvolvimento foi péssimo. Isso, aliado a um mistério que você consegue desvendar em menos da metade do livro. Continuei lendo porque não queria abandonar ele.

Mas, o pior de tudo nem é o desenvolvimento ou o mistério, são os personagens. Começando pela personagem principal que não sabe o que quer ser, é fútil, superficial, lesada e ainda por cima vive pelo ex namorado. Sério isso? Temos Katniss Everdeen, America Singer, Lúcia Pevensie, Jane Eyre entre tantas outras personagens femininas fortes e jovens e autora me vem com uma dessas? Em pleno século XXI, não dá mesmo! E isso eu nem vou entre em detalhes dos outros personagens, porque a raiva já começa a subir.

O epílogo do livro é dispensável, sinceramente, pelo menos umas 100 páginas desse livro é dispensável. A momentos que a autora intercala presente com passado que não era necessário, pois os capítulos que focam no passado da protagonista não servem de nada para a estória apenas a deixa mais arrastada, então não acho que precisavam estarem lá.

Em resumo, a ideia da autora é muito boa, o desenvolvimento é péssimo, os diálogos são ruins, os personagens são muito superficiais e não criei empatia por nenhum, a autora fica em uma eterna indecisão de fazer romance e suspense porque os dois juntos ela não consegue fazer.

Não recomendo, mas se você quiser tirar suas próprias conclusões leia.

site: https://www.instagram.com/a_leitoraa/

Juliana.Rosas 14/06/2015

Excelente!
O livro me prendeu do início ao fim... mistérios a serem desvendados, suspense e uma linda história de amor! Perfeito!

Eu Conto Um Conto 29/07/2015

Em Gelo Negro, Britt passa meses se preparando para uma trilha na Cordilheira Teton, mas antes mesmo de chegar à cabana nas montanhas, ela e sua melhor amiga, Korbie, enfrentam uma nevasca avassaladora e são obrigadas a abandonar o carro e procurar ajuda. As duas acabam sendo acolhidas por dois homens e nem imaginam que não estão em segurança. Ambos são foragidos e as fazem de reféns.

Como vocês podem notar, esse livro possui todas as características de um grande thriller policial e apesar de ser uma leitura que prende e conquista o leitor, não chega a ser um suspense sensacional. É mais simples, sem deixar de ser muito bom. Para iniciantes no gênero, é mais que uma boa opção. Digo isso porque para um leitor de suspenses experiente, pode ser que a obra deixe um pouco a desejar.
Particularmente, amei a proposta da autora mesmo assim. O cenário é incrível e a trama muito bem pensada e eu simplesmente amo o mix suspense com romance dos livros da Becca. A narrativa é fluida (li em apenas dois dias) e cheia de reviravoltas. No geral, Gelo Negro é para quem gosta de um romance proibido, tiradas engraçadas, suspense simples e muito mistério. E se você, assim como eu, se interessa por histórias com sequestro e toda a questão da Síndrome de Estocolmo, recomendo a leitura!

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/2015/07/resenha-gelo-negro.html

Monique.Mingoranse 14/11/2021

Bom livro
Conheci becca pela saga hush hush e amei o trabalho dela gosto do modo dela escrever nos deixa curioso sem querer parar de ler um livro fluido cheio de misterio e reviravoltas gostei muito claro que nao chega nem aos pes da saga hush hush mas recomento a leitura bem fora do normal e cliche daria um otimo filme kkk

Roseane 31/01/2016

O livro começa com um assassinato, uma linda moça rica rebelde decide chamar a atenção como sempre e resolve fazer coisas diferentes, vai à um bar onde acaba sendo drogada .
Na sequencia entra a nossa protagonista Britt - que não superou o fora do ex- se preparando para umas ferias nas montanhas com sua amiga e irma do ex Korbie.
Porém no caminho,são surpreendidas por uma tempestade de neve e acabam tendo que procurar abrigo para não morrerem congeladas.
Com um mapa na mão,acabam encontrando uma cabana onde estão dois rapazes Shaun e Ace. Elas se apresentam e ficam impressionadas com os caras que são gatos. Porém o que elas acabam descobrindo na sequencia é que eles são criminosos e as tomam como refém.
Eles precisam sair da montanha e contam com a ajuda da sua refém Britt porem as coisas começam a se complicar e o assassinato que nos deparamos no inicio do livro volta a cena.
Como a sinopse já nos indica, haverá um algo a mais com um dos sequestradores e fica claro que as aparências enganam.
Sinceramente o suspense do livro é previsível.
Mas ele cumpre sua função de romance leve.
gostei.

erie1 03/10/2021

"Todo mundo precisa de segredos.Eles nos mantêm vulneráveis"
Esse é meu segundo contato com a escrita da Becca ( o primeiro foi com a saga "hush hush" ) e eu amo demais.

A história é bem fluida, com personagens bem desenvolvidos e gostosinha de se ler. E amo o fato de a Becca conseguir me fazer sentir em uma investigação policial a cada livro dela kk.

Melissa279 10/03/2024

Eu sou suspeita pra falar desse livro, eu amo essa autora, sou viciada em tudo o que ela escreve e esse livro é só mais um dos livros dela que eu já perdi a conta de quantas vezes eu já li, é perfeito. Eu não esperava pelo plot twist que tem nesse livro, é simplesmente tudoo

guerraquea 28/11/2016

A pressa para acabar porque já descobriu muitas coisas
Eu prefiro fazer resenha para pessoas que já leram, porque acho importante ler e opinar, não tomar decisões baseadas em resenhas. Mas, enfim! :)

GELO NEGRO é, certamente, um livro que denuncia o tempo todo o trama. Não vou enrolar para criticar os pontos principais:

1. Escrita - não há nada de mais na escrita. Ela é puramente descritiva (sim, só descreve o que tá rolando, sem aprofundar muito em como aquilo afeta os personagens), o que não é necessariamente ruim mas pouco explora o contexto da história, e às vezes parece apressada demais. Há também o contrário: muita descrição dos questionamentos da personagem, que se mostra contraditoriamente ingênua. Contraditório porque:

2. A protagonista - Britt às vezes mostra ser bastante inteligente com certas coisas e depois não. Ela é introduzida como uma garota que não sabe que é manipulada e que, consequentemente, faz aqueles questionamentos cansativos de "oh, será que ele queria dizer que blablabla?". E ISSO PERDURA. Como é narrado em primeira pessoa e se passa na mente dela, nós nos deparamos o tempo todo com grandes parágrafos de questionamentos bobos e que muitas vezes entregam o momento. Não há nem tempo de formular uma teoria porque, graças à Britt, você logo deduz quem tá por trás dos assassinatos. Aliás, graças à autora que, através da personalidade da Britt, deixa bem aberto quem pode ser o assassino antes da metade do livro.

3. Os personagens - clichês. A melhor amiga histérica e fresca; o irmão dela duas-caras; os dois sequestradores ~ atraentes ~; a protagonista ingênua. É claro que alguns acontecimentos justificam algumas personalidades, porém tem muita coisa que ficou previsível como, quando descobri o assassino, logo imaginei seu motivo. De maneira geral, não me apeguei a nenhum.

4. O mistério - ah, complicado. Os sub-mistérios que há no livro são rapidamente solucionados e o principal você já deduz muito cedo, então vira uma trajetória apenas para confirmar ou descobrir os motivos dos envolvidos. Não há espaço para muitas desconfianças, e isso me frustra. Há também alguns clichês bem básicos nessa trajetória, o que torna tudo mais previsível e cansativo.

Dou 3 estrelas porque o final foi narrado de uma forma bem envolvente, ao contrário do início e meio. Nem a cena com o urso teve impacto na minha imaginação, porque ela passou bastante batida - achei até surreal a condição dos personagens depois desse momento. Muita coisa me frustrou, porque achei que fosse chegar a um ápice, ou vários, mas não. Muita coisa começou bem narrada e depois se perdeu, como se a autora tivesse optado por deixar só como um enfeite ali. CONTUDO, acho que é uma leitura que entretém normalmente.

Samira.Coba 29/11/2016

É difícil resistir ao perigo.....Principalmente se ele é moreno, alto e forte, hehehehe
Muitas pessoas – inclusive eu – provavelmente querem conhecer a neve . A personagem principal decide então fazer trilhas na Cordilheira Teton durante as férias de verão. Até ai ok.
O que eu não entendi é porque ela insistiu em continuar, mesmo depois eventos misteriosos terem acontecido. Se UMA coisa fora do normal demais acontece, eu já fico com o pé atrás, mas não a Britt. Ela decidi assim mesmo continuar com os planos, mesmo depois de saber que o ex – que também é o irmão mais velho da melhor amiga – vai junto. Férias perfeitas hein? Trilha na neve e o ex a tira colo enchendo o saco. Sim porque ele conseguiu me provar que era um babaca na primeira cena que apareceu no livro. Não gostei mesmo dele.
Então temos a Korbie,a melhor amiga da Britt. Com uma amiga assim, não precisa de inimiga. Serio, a menina – ao menos é o que nos conta as lembranças da Britt – esta o tempo todo em competição para saber que é a melhor entre as duas. A própria atitude dela nas poucas cenas em que aparece é irritante, tem que ser sempre o centro das atenções.
Bem, voltando a história. Como o próprio prólogo diz as duas são seqüestradas pouco depois de começaram sua “jornada”. Britt então faz de tudo o que pode para conseguir permanecer viva e levar os seqüestradores a uma cabana da policia sem que eles no entanto percebam isso. No fim as coisas não acontecem muito bem então retornam as andanças pela floresta durante uma nevasca . Isso mesmo produção. Eles andam a noite, durante uma nevasca no meio de uma floresta, com lobos e ursos soltos. Quando as coisas não podiam mais piorar....ELAS PIORAM! Serio a Britt estava na maior parte sendo regida pelo instinto de sobrevivência, mas algumas atitudes dela simplesmente de enervavam. Se você vê um cara atirando, você não tenta abraçá-lo feliz!
Depois de alguns acontecimentos, talvez nem tão surpreendes ela foge e consegue achar o caminho para a cabana que ela inicialmente iria acampar. Uhuuuuu finalmente ela escapo..... Só que não. A historia da uma linda reviravolta aonde QUASE – foque no quase, que é bem diferente da certeza – quase faz os bandidos pareceram bonzinhos. Então temos o desfecho, talvez o final tenha sido típico, depois dos últimos acontecimentos. Mas adorei!

Sobre o Livro:
A diagramação do livro é perfeita. É claramente perceptível que tanto a autora quando a própria editora/tradutora se empenhou para que o livro ficasse fantástico.
A escrita da autora é fantástica – nunca tinha lida nada dela ate então -, ela te envolve de uma forma surpreende, você quer saber o que esta acontecendo, qual o próximo passo. Você quer chegar ao fim e poder entender o livro. A historia não é confusa, longe disso! Mas as dicas sobre os eventos são tão sutis que se você não prestar muita atenção, você perde.
A construção de cada personagem é fantástica! Dificilmente os personagens realmente podem te envolver, como se fossem seus vizinhos , mas este livro tem esse poder. Havia momentos em que eu olhava para o lado como se pudesse encontrá-los ali.
Uma obra fantástica, que vale muito a pena ler. Sempre olhei para a capa e não deva muito para o livro. Depois de uma ressaca literária que não conseguia ler nada, decidi pegar ele e então surpresa. Adorei.
Cristielly.Santos 29/11/2016minha estante
Quanta sinceridade! :)
Amei o jeito que fez sua resenha e me deu mais vontade de ainda de ler.

Samira.Coba 29/11/2016minha estante
Obrigada!! É dificil eu fazer resenha, mas alguns livros simplesmente não podem passar batidos.

Cristielly.Santos 29/11/2016minha estante
De nada :D

Joyce.Karine 08/11/2021

QUE LIVRO
Com inesperadas reviravoltas te imerge num clima de tensão e curiosidade que faz você não conseguir parar de ler pela ansiedade do desenrolar da história. Você sente raiva, irritação, se não for mais adolescente como eu sentirá até aquele toque de "para de drama" kkk o que nao altera a qualidade da história.