Jóquei

Jóquei Matilde Campilho

Resenhas - Jóquei

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Robertss 25/04/2024

Agradável, fluído e interessante. É o livro da Matilde. Cada poema conter mais de uma voz mesmo sendo escrito por uma única pessoa. Um bom livro, uma boa leitura.

?Quanto mais se roda em volta do amor, mais o amor se expande??

?Era capaz de atravessar a cidade em bicicleta só para te ver dançar.
E isso diz muito sobre a minha caixa torácica.?

camila2911 24/04/2024

Acho que de todos os livros de poesia que já li esse foi o que mais me agradou. Me deu até vontade de escrever poesias

Noany0 23/02/2024

"O amor faz-me fome"
Como havia falado nas minhas reações acerca do andamento dessa leitura, esse livro, coletânea de prosa e poemas, as vezes se fez pra mim como uma canção do Djavan;
A autora aqui, exibe suas ideias de uma maneira que funciona quase como um vômito, não existem regras de nada e as vezes ela coloca tudo em forma de prosa e as vezes o separa como se fosse um poema, mas não gosto de analisar esse livro como poesia em sua forma bruta pois ele perderia bastante do seu ar criterioso;
Apesar de as vezes a autora soar como a rupi kaur e alguns "capítulos" terem passado um pouco mais batido por mim, a minha experiência de leitura foi absurdamente completa e boa, acabou por se tornar um dos meus livros favoritos que acaba por tocar em algumas dimensões sensíveis muito importantes para mim!
Concluo que a autora viaja entre o muito bom e uma frase de efeito mas como dito anteriormente, eu gostei muito dessa obra e pretendo ler flecha também!
Com isso aqui vão os meus excertos favoritos para ficarem salvos aqui:
"O último poema do último príncipe"
"M"
"Coqueiral"
"Dia de São Tomé"
"A volta no cadillac de Billy J"
"Milagres que são contrários à natureza"
"Vendaval"
"O amor faz-me fome"

*Obviamente esses foram apenas alguns selecionados por que também gostei de muitos outros!
É isso, recomendo esse livro à todos, e que leiam com a atenção voltada majoritariamente à sensibilidade posada aqui em forma de prosa!

Lucianajunger 07/02/2024

Matilde Campilho é apaixonante. Amei e viajei com cada linha desse livro, e isso diz muito sobre minha caixa torácica.

BlueFerreira 06/02/2024

?Acho que, quando a gente telefona
fora de época, é porque está dando
uma ligadinha para o passado. não
para a pessoa realmente."

O livro que me roubou pra ele. Inteira.

Tico Menezes 31/01/2024

O desafio da convivência
A leitura de Jóquei é, para dizer o mínimo, uma experiência interessante e desafiadora.
Comecei encantado com a delicadeza da costura de palavras e metáforas sensíveis, a coragem da autora em se despir e convidar o leitor para dentro de seu coração. Há poesias aqui de uma beleza intensa, vívida. Mas comecei a perceber em alguns textos uma certa liberdade de conversa de bar, o que é muito bem-vindo, mas está aberto a falas problemáticas. E discordei de algumas abordagens, algumas perspectivas e da insensibilidade demonstrada por pessoas fora do convívio da autora. Tive vontade de deixar o livro de lado. Então fui cativado novamente por outro texto e disse a mim mesmo que as pessoas, em sua liberdade, são falhas, contraditórias, sensíveis e insensíveis e não precisam da nossa aprovação. Ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim, há dor e amor em todos os corações.

Foi isso que Matilde Campilho me lembrou. Aprendi com Jóquei, mesmo não gostando do livro em sua inteireza. Como acontece com as pessoas que conhecemos e precisamos conviver ao longo da vida.

Marina516 24/12/2023

Ainda bem que li esse livro na reta final do ano, caso contrário ele não entraria na minha importante lista de melhores livros que li em 2023. Amei flecha, mas jóquei é tudo que eu precisava ler pra começar o próximo ano com nostalgia das coisas que não vivi.

Ferrante 03/12/2023

Livro de ler várias vezes e amar um pedaço diferente cada hora
Amo esses livros de decifrar, de ler e reler várias vezes e de conversar com as amigas sobre. Li esse livro da mesma maneira que li o poética da Ana Cristina César, com muito cuidado, grifando e escrevendo e lembrando das minhas amigas. Adoro falar de poesia com elas e comparar depois o que nos marcou, cada uma nota uma coisa linda e tudo vai se juntando e costurando.

May 16/11/2023

Matilde é de uma sensibilidade sem tamanho. Amei esse livro e sempre que posso indico por aí. É impossível não ser atravessado por poesia ?

Lana 12/11/2023

Sonoridade
Desde que há alguns anos assisti a um vídeo com um poema declamado pela própria Matilde, quase sem querer leio com seu sotaque na minha mente. Adoro a sonoridade e a delicadeza da sua escrita. Posso dizer que é "meu tipo" de poesia.

(Recomendo que todos busquem por "Fevereiro - Matilde Campilho" no youtube)

Mari 08/11/2023

Um aconchego em cada verso. Matilde prendeu minha atenção e me convidou a interpretar seus versos de maneira que algumas cenas do cotidiano deixaram de passar despercebidas. Essa é a beleza da poesia.

Mariana113 07/10/2023

Poemas em prosa
De Lisboa ao Rio de Janeiro, Matilde conta o que escuta e vê pelo caminho. Entre saltos e repousos é possível viver alguns instantes as memórias dela.

LauraFF 13/08/2023

Jóquei
Este é o livro daquela passagem famosa
?Era capaz de atravessar a cidade de bicicleta só para te ver dançar
E isso
Diz muito sobre minha caixa torácica?
Porém, o livro em si não me pegou muito, talvez não fosse o momento dele pra mim, a autora escreve de uma maneira ?overthinking? derramando ideias no papel que não necessariamente tem uma linha, algo que não me incomoda normalmente mas neste eu não consegui me conectar
Eu não desgosto do livro, mas terei de ler em outro momento pra ver se mexe comigo como eu esperava a primeira vista

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6