Lugares escuros

Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

Livrendo 26/07/2023

VALE MUITO A PENA
Aos 31 anos, Libby sobrevive graças a um fundo monetário de doações de pessoas sensibilizadas com sua trágica história até hoje. Um tanto rude e depressiva, ela não se importa em viver dessa maneira. Quanto mais tivesse, melhor.

No entanto, ao mesmo tempo em que recebe a notícia de que o dinheiro do fundo está acabando, já que as pessoas não lembram mais do trauma dela, um grupo intitulado Kill Club, que acredita que o irmão dela possa ser inocente, a procura e oferece dinheiro para que ela compareça a uma reunião do grupo. Daí em diante revivemos com Libby os momentos que levaram ao fatídico acontecimento.
Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele.
O livro se passa em dois momentos. Um no presente e outro nos dias que antecedem a tragédia, pelo ponto de vista de Patty e Ben, mãe e irmão de Libby. O fato de Libby começar a se questionar sobre seu irmão ser realmente o assassino e de ela tentar remontar tudo o que aconteceu, nos leva a uma leitura interessante. Por vezes me peguei montando teorias e tentando juntar peças, coisas que dificilmente faço quanto estou assistindo um filme ou lendo um livro.

Gillian Flynn consegue criar personagens interessantes e não convencionais. O vocabulário, por vezes, é um pouco pesado. Mas nada que desagrade. Apenas refletem a moral de certos personagens.

A personagem principal foge bastante das protagonistas femininas de outros livros mas, assim como em Garota Exemplar, Libby representa uma mulher às avessas. Não possui uma moral exemplar e, em certo momento, diz que poderia ter recebido mais dinheiro se não tivesse que dividir atenções com outras crianças que também passaram por algum tipo de trauma.

Eu não era uma criança adorável e me tornei uma adulta extremamente detestável. Se alguém fizesse um retrato da minha alma, veria um amontoado de rabiscos com presas.
Pouco a pouco a história se desenrola, num bom ritmo e, passado e presente se juntam e somos capazes de conhecer a realidade de ambos os lados.

O primeiro contato que tive com a autora foi com o filme Garota Exemplar e confesso que gostei bastante do estilo dela. E como os filmes dificilmente superam os livros, acredito que o livro deva ser melhor ainda. Infelizmente ainda não tive a oportunidade/tempo de ler.

Mas voltando a falar de Lugares Escuros, é uma leitura que vale bastante o tempo, ainda mais se você curte um bom thriller. Gillian Flynn com certeza já está entre minhas autoras prediletas

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Tatiane.Gatto 23/07/2023

MANO,tô chocada. Quando vc pensa que está ligando os pontos da história, vem o próximo capítulo relatando outro personagem e te confunde mais ainda com quem foi realmente o assassino. Livro maravilhoso, faz tua mente explodir com esse final

Tata 20/07/2023

Os Day
Foi meu 4° livro da autora
Gostei bastante da história, e assim como nas outras ela vai deixando o desfecho para o fim, mas sempre colocando detalhes que parecem bobos e que acabam sendo importantes.
Achei o desenvolvimento muito bom, mas com aquele gostinho de: não tem mais nada nesse desfecho?

Gigi.the.reader 18/07/2023

Isso é um baita suspense
Uma das grandes qualidades da Flynn é a de guardar o desfecho muito bem guardado. Então é bem difícil conseguir tecer alguma suposição sobre quem fez tal coisa.

Este livro já começa largando uma chacina em nossos colos. E ainda decorrem vários anos, o crime basicamente solucionado. O culpado atrás das grades. Ao mesmo tempo que temos muita gente do lado do Ben, poucos são aqueles que a ajudam a descobrir a verdade, a fornecer um norte, informações úteis.

Além disso, a personalidade da Libby, principalmente devido ao trauma que sofreu, à dificuldade que todos encontraram em cria-la e, portanto, à ineficiência de uma boa instrução, é muito difícil, especialmente para ela mesma.

Ela mal consegue interagir com as pessoas de forma saudável.

Ela é muito solitária. Não tem amigos. Afastou qualquer parente. Não possui carreira, muito menos a intenção de possuir uma algum dia. Seu senso de responsabilidade é básico. É bastante triste. Mas muito real. Ela está presa ao passado, aparentemente - inicialmente - de forma fria. Não consegue se desprender do que aconteceu.

A cada peça que se encaixa no quebra-cabeça, nosso queixo cai mais um pouco.

Não quero entregar nenhum spoiler, então acho que o que eu pude dizer foi isso.

Recomendo esta leitura.

CarmemE 23/07/2023minha estante
Acho que o tempo que ele passou preso há foi suficiente por ser cúmplice de assassinato. Ainda mais se adicionar a isso o fato de que ele só tinha QUINZE anos. Prisão perpétua seria exagero dms pra o que ele "fez". Os Day precisam mesmo é de um bom psiquiatra kkkkk

Monica 13/07/2023

Lugares macabros e inusitados
Gillian Flynn se tornou minha autora favorita depois de Garota Exemplar e Objetos Cortantes. Com Lugares Escuros ela consagrou essa posição.

Se você tá lendo essa resenha e não sabe nada do livro, ele não tem reviravoltas avassaladoras, não tem um crime brilhante nem é sobre a busca pelo assassino. Esse é um livro sobre pessoas, sobre traumas, sobre família e adolescência. Metade do livro são flashbacks do Ben e a outra metade são narrações do presente pela Libby, a protagonista. Os dois não são pessoas boas nem ruins, não tem heróis e vilões. É só gente fazendo péssimas escolhas que geram um efeito dominó e atinge outras.

Por isso a Gillian é minha autora favorita. Ela não escreve o suspense padrão, seus livros focam mais em contar as histórias daquelas pessoas e isso me envolve profundamente, tanto que eu pareço viver na mente deles. Esse é o brilhante na escrita da Gillian, ela explora a mente dos personagens em detalhes, muitos deles alguns podem considerar "inúteis" pq de fato a maioria não agrega tanto para a investigação, mas eu amo esses detalhes, é realmente como estar diante de pessoas reais que poderiam ser meus vizinhos.

Lugares Escuros, para mim, foi um "livro de conforto". Não achei pesado, mas é pq eu amo a escrita direta e suja da Gillian, descrevendo tudo de forma grotesca e impiedosa. Eu me sinto acolhida em seus livros, ver tanta gente ferrando tudo me faz sentir uma pessoa melhor (pausa para a piada). Mas, sério, eu me sinto mais apegada aos personagens que cometem erros, e aqui são erros mesmo, do que os bonzinhos.

Sobre os personagens: eu comecei amando o Ben, o odiei e terminei querendo adotar ele como irmão. A Libby eu amei desde o começo e continuei amando. Não sei pq a Gillian diz que ela é detestável, pra mim foi o oposto. Agora a Diondra eu odiei a todo momento. Todos, sem exceção. O Lyle eu achei meio bobo, mas acabei me apegando a ele também.

Sobre o desfecho final: não é sobre quem fez, mas como aconteceu. Foi um emaranhado insano de acontecimentos. Previ alguns deles, mas nunca como estavam conectados. Eu gostei bastante, e claro que não tem nada a ver com culto satânico. Sério, não vá achando que a Gillian vai te entregar o óbvio. Ela nunca vai te entregar isso. Seus finais sempre vão pra direção mais doida e imprevisível que tu pode pensar.

Pontos negativos: sim, amo a Gillian e favoritei o livro, mas teve coisas que não gostei. Por exemplo, às vezes ela exagera demais nas descrições ou coloca fluxos de consciência no meio da ação ou de diálogos, nos fazendo esquecer o ponto principal. O final foi corrido e as pistas óbvias demais, sério. Mas sei que isso é a incompetência da polícia, acreditem, eles realmente são capazes de fazer uma coisa tão idiota. Tudo se resolveu fácil pra Libby, até demais.

É isso, um suspense slow burn, não tem nadica de ação, só três cenas e olhe lá, mas que me cativou e me deixou pensativa e apegada ao Ben e a Libby. Nunca irei esquecer eles.

Laryana.Victorino 12/07/2023

Esse livro é incrível!!! cada capítulo acrescenta uma nova informação na narrativa e vai te fazendo tentar desvendar o que realmente aconteceu.

recomendo a leitura devagar, porque a descrição dos lugares, pessoas e pensamentos dos personagens é muito importante para decifrar o mistério da história. por vezes fica cansativo ler tanto detalhe, mas é essencial para o desenvolvimento de tudo.

achei o final um pouco enxugado, a tensão inteira durante o livro acaba em poucos capítulos, acho que poderia ter sido melhor desenvolvido nessa parte.

lara2374 12/07/2023

Me decepcionei bastante com esse livro.
foi minha segunda leitura da autora após ?objeto cortantes?? que é um livro sensacional.
fui com altas expectativas para o final e achei fraco e descabido

Nath 12/07/2023

Não chega aos pés de Garota Exemplar ou Objetos Cortantes
Leitura lenta, arrastada, livro que poderia ser menor pra contar a mesma história. Só embalei a leitura lá pelo final. Gosto muita da autora, foi meu terceiro livro dela, gosto da categoria de true crime e esperei um plot de explodir a cabeça, mas lá pelos 75% do livro eu já tinha descoberto o assassino, então não achei uma reviravolta tão absurda.

ana laura 11/07/2023

Gillian flynn eu te amo
Foi meu segundo livro da autora (li objetos cortantes e ainda não li garota exemplar) e foi uma grande experiência assim como o primeiro. a narrativa da autora é muito boa e prende bastante apesar da personagem ter uma personalidade meio difícil de lidar.

Matheus Rodrigues 09/07/2023

Excelente
Impressionante como a maneira da autora contar a história é tão realista que nem parece ficção. A escrita fluida, repleta de mínimos detalhes, é ponto-chave para eu gostar tanto dos livros dela.

Dona vivi 27/06/2023

Day family
Livro bom ein amigos ??????
Mas esperei mais do final!! É tudo explicadinho, mas achei q fosse algo mais ?NOSSA FOI ISSO Q ACONTECEU?

Em alguns momentos realmente achei q poderia ser o Ben, mas ao desenrolar vc percebe como os outros personagens dao personalidade a história.

Os pequenos detalhes são as coisas mais importantes de lembrar, faz toda a diferença na história.

A Diondra é uma das q mais odiei o livro inteiro, a Krissi vindo em 2º.

Rebecca 23/06/2023

Esperava mais
Pra mim a leitura foi um pouco arrastada, não foi um livro que me deixou curiosa e com vontade de continuar lendo, que são coisas que eu espero em um livro de suspense. Não foi ruim mas também não foi dos favoritos. Não gostei do plot do final, achei meio nada a ver. Foi meu primeiro livro da autora, gostei da escrita em geral e ainda quero ler Garota Exemplar e Objetos Cortantes.