Lugares escuros

Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

Izaleal 11/12/2022

FRUSTAÇÃO
confesso que sou bem fã da Gillian FLynn e todos os livros que eu li dela foram sensacionais, mas esse em si não me deu a mesma sensação que os outros, fiquei meio decepcionada sabendo do histórico de livros bons que ela tem.

vamos lá, esse livro tem uma leitura MUITO COMPLICADA, são 432 páginas que se brincar poderia ter sido umas 250, pois é um livro MUITO detalhista, que cansa muito o leitor, pois enrola bastante. o tipico livro que conta até a cor da macaneta sabe?

no entanto quanto a cronologia ele é bem legal, pois acho que é uma caracteristica da GIllian escrever livros que vão no passado e voltam ao presente em diferentes capitulos, mas que não fica enbaraçoso para o leitor entender o que está acontecendo, o que eu considero ótimo.

Uma característica da Gillian é a como ela forma a personalidade dos personagem, e dependendo da história consegue deixá-los ruins e nesse livro eles

Quem conhece a escrita de Gillian Flynn entende como a autora é capaz de suprimir o ar que nos envolve quando permite que mergulharmos em suas histórias. A sensação que permanece ao fim da leitura de ?Lugares Escuros? é a de que precisamente voltar a respirar.

Se a gillian queria fazer o leitor se sentir mal com personagens tão miseráveis, doentios, odiosos e, ainda sim, identificáveis, cujo sentimento mais forte que você pode sentir por eles é pena, parabéns. Eu me sinto um lixo como se a culpa de tudo que aconteceu fosse minha.

Uma história que fala de frustrações, desesperanças e sofrimento, mas fala também sobre juntar aquilo que restou de si e encontrar uma forma de se apoiar.

Lugares Escuros conta a história de Libby Day que, quando tinha apenas 7 anos, sobreviveu a uma chacina diabólica ocorrida na década de 80, que pôs fim à vida da sua mãe e das suas duas irmãs pequenas. Agora, beirando os 30 anos e em busca de algum meio para manter o seu sustento, ela aceita a proposta (financeira) de um grupo de fanáticos por assassinatos famosos e resolve ?reviver? a sua história em busca de falhas que possam ter levado, injustamente, o seu irmão para a prisão perpétua. Porém, o detalhe é que foi ela quem, aos sete anos, testemunhou contra ele.
Incrível e chocante, mais uma vez Gillian Flynn me surpreendeu com a sua escrita verossímil e impecável. A história se desenvolve de forma tão envolvente e realista, inclusive com relação à detalhes técnicos que, por vários momentos, você chega a crer que aquilo tudo é verdade.

O que encontramos neste livro são as memórias irregulares e desfeitas de Libby Day a sobrevivente de um massacre que vitimou toda sua família, quando ela tinha apenas sete anos. Seu irmão mais velho, Ben Day, foi condenado como culpado pelo assassinato de sua mãe e irmãs. Passados alguns anos um grupo de fãs de casos criminosos procura pela mulher pedindo que ela reveja suas lembranças e ajude seu irmão a sair da prisão. Libby foi a principal testemunha do caso. Por ser muito criança, na época, nem ela mesmo tem certeza do que testemunhou ? até onde suas lembranças são reais e até onde seu testemunho foi influenciado pelos adultos
Grazi_girassol 23/12/2022minha estante
Você poderia me recomendar outro livro dela, um que vc gostou? Eu li a garota exemplar e lugares escuros, e me decepcionei...

Márcio 09/12/2022

Um "suspense" clichê!
Uma história que a primeira vista, possui uma premissa super interessante, mas que infelizmente, na minha opinião, a autora não soube construir bem ao longo do enredo.

Os personagens na sua grande maioria são detestáveis, principalmente a protagonista (que na verdade é uma grande de uma preguiçosa e faz tudo por dinheiro, desde que a obtenção deste não custe o seu trabalho como troca rsrsrs). Sendo assim, os demais personagens são bem genéricos e não tão bem construídos, fator este, que dificultou a minha conexão e tornando-os, para mim, peças meramente descartáveis.

Ao longo do livro, a história se desenvolve de forma rasa, previsível e arrastada.

Além disso, os problemas aqui apresentados pela autora ganham desfechos, na maioria das vezes, de formas previsíveis e com "plot twists" que não surpreendem, visto que, muitas vezes são resolvidos por coincidências absurdas e resoluções rápidas, ao passo que, são pouco elaboradas!

Se eu fosse resumir esse livro, diria que trata-se de um suspense simples, fraco, previsível, genérico e, principalmente, clichê!
Karol 09/12/2022minha estante
Parabéns pela resenha. Realmente, esse livro não parece ser tão bom

sof 29/11/2022

Gillian Flynn genial, como de costume!
Achei o livro super intrigante logo de cara. Apesar de não conseguir gostar dos personagens, acabei criando algum tipo de afeto pela Libby, e gostei muito da relação dela com o Lyle.
A Gillian consegue manter o suspense até as últimas páginas, de uma forma que só ela faz. Esse é o segundo livro que li dela, e to indo pro terceiro agora mesmo ??

Celeste.Vasconcelo 28/11/2022

"É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele.?

~?~

Libby Day é uma sobrevivente.
Sua família foi dizimada quando ela tinha apenas sete anos, sobrando apenas ela, seu pai, que era um bêbado inútil e seu irmão Ben que foi o responsável pelas mortes.
Quer dizer ele foi condenado por isso, com ajuda do depoimento de Libby.
Quase 25 anos depois, Libby é procurada por algumas pessoas que são obcecadas pela história de sua família e que acreditam que Ben é inocente e tenta convencer ela disso.
Então ela saí em busca da verdade, falando com Ben e com pessoas que andavam com ele na época, até com o seu pai que ela não via a anos.
E aos poucos a verdade vai aparecendo e mostrando que nem tudo é o que realmente parece ser.

Rafaela 28/11/2022

Gosto muito da escrita da Gillian Flynn e geralmente tenho ótimas experiências com suas obras. Com essa, porém, foi um pouco diferente.

O mistério que prende o leitor é muito legal, já que te instiga a continuar lendo. Toda a trama complexa é bem elaborada.

Porém, alguns pontos que não me agradaram: o envolvimento e enfoque muito grande na seita, que ao meu ver foi desnecessário; a personalidade do irmão da Libby, extremamente apático (me irritou); o final do livro, que foi surpreendente, mas não de uma forma positiva. Na verdade, certas cenas foram forçadas e sem propósito.

Não foi uma experiência ruim, mas já tive experiências melhores com outros livros da Flynn, e que fizeram mais sentido.

Marina 24/11/2022

Extremamente perturbador em vários momentos
Gostei muito do livro. A escrita é bem pobre, mas EXTREMAMENTE imersiva e pra mim isso que importa (é o mesmo que eu penso sobre a TJR), muito mais do que palavras bonitas.
Gostei do plot twist, mesmo que eu tenha conseguido prever. Quem acha que esse twist veio do precisa ler o livro de novo, as pistas tão lá, é só prestar atenção.

caroldea 20/11/2022

Meu Deus!?
Que livro! É minha primeira experiência com a autora e posso dizer que foi uma experiência surpreendente. A narrativa é fluida, os personagens complexos e bem construídos. A linha temporal que mistura passado e presente é viciante. Sensacional.
Andreza 26/11/2022minha estante
Amo essa autora, recomendo que leia também garota exemplar e objetos cortantes é sensacional.

Andreza 26/11/2022minha estante

Viviane.Silva 19/11/2022

Gillian Flynn e suas personagens questionáveis
Desde sua estreia em "Objetos Cortantes", Gillian Flynn trilha o caminho de mostrar mulheres com traços de psicopatia. Seus personagens no geral, sejam masculinos ou femininos, possuem muitas falhas de caráter, mostrando o pior lado do ser humano. Em "Lugares Escuros", porém, a autora se supera! Não só é difícil ingerir as personagens, como em grande parte do livro você sente ódio por elas. O enredo central da trama envolve um assassinato bastante violento e a narrativa é pesada. No entanto, creio que, tendo ciência de que sua história seria difícil de seguir por conta de seus sujeitos nada carismáticos, a escritora opta por revelar novas informações em doses homeopáticas ao longo das 352 páginas, o que te obriga a continuar. Não por torcer pelos personagens, mas pela curiosidade em saber a verdade. Provavelmente, o mesmo sentimento que motiva sua "heroína" Libby a levantar da cama e ir atrás de seu passado, o seu "Lugar Escuro".

Isabella1509 15/11/2022

Lugares Escuros
Segundo livro que leio dessa autora (o primeiro foi Garota Exemplar) e gostei bastante também.
É um trilher bastante envolvente e que te faz criar mil teorias do que está acontecendo. Duvido você realmente adivinhar o final.
Os personagem são odiosos real!! Mas mesmo assim a gente fica querendo saber um pouco mais sobre eles. Eu, particularmente, fiquei o tempo inteiro tentando achar algo de bom na Libby e no Ben. Mesmo sendo odiosos, eu gostava deles.
Enfim, dei 4 estrelas porque esperava um pouquinho mais do desenrolar dessa história, e também queria mais alguns capítulos sobre o Ben no final.

No geral, vale a pena a leitura. A escrita dessa autora é maravilhosa.

Lígia Karine 14/11/2022

Gillian Flynn nunca decepciona
Eu amei esse thriller!
Pesado, difícil, do jeito que as lembranças tristes são e do jeito que você lembra (ou esquece) delas.
Ganhou 4 estrelas porque não consegui ler por uns meses e fiquei um pouco perdida quando voltei (culpa minha).
Porém, recomendo fortemente pra quem gosta de suspense!

Bruna Suelen 19/10/2022

Aniquilação
Lugares Escuros conta a história dos irmãos Ben e Libby que tiveram a família (mãe e duas irmãs) assassinada nos anos 80. Ben está preso pelos assassinatos e Libby (que só tinha sete anos na época) atualmente tem 30 e poucos anos e vive sozinha.

A Gillian Flynn tem o dom de escrever personagens difíceis de se apegar. É o segundo livro que eu leio da autora e é assim que eu me sinto. Por exemplo, eu tive dificuldade de me conectar com a Diondra por me parecer uma personagem nem um pouco crível. Outra que me incomodou foi a Michelle (de apenas 10 anos) que depois de ler um bilhete indecente que estava nas coisas do seu irmão, chantageia-o. Enfim, esse tipo de comportamento exagerado me distanciou de alguns personagens.

A Libby, nossa protagonista tem uma ?vida? tão deprimente que incomoda. Na verdade todo o livro é deprimente. Já se passaram mais de 20 anos e ela continua mergulhada nessa tragédia, sem a mínima motivação para seguir em frente. Ela vive com o dinheiro de doações feitas quando ainda era criança mais esse dinheiro está acabando e Libby não se vê indo a procura de um emprego. É quando uma oportunidade bate na sua porta, um clube onde aficionados por crimes reais estão dispostos a pagar por uma aparição dela em um de seus eventos, assim como por objetos pessoais de sua família.

Os integrantes do clube querem convencer Libby sobre a inocência de Ben, já que ela testemunhou contra o irmão. Eles acreditam que Runner (o pai) é o verdadeiro assassino. Depois de alguma relutância para remexer em seu passado traumático ela acaba embarcando numa jornada de investigação para tentar finalmente descobrir a verdade e assim poder ficar em paz com sua consciência.

Como true crime é um gênero que me interessa foi um ponto positivo me pegar pensando nos assassinatos como se fossem reais até eu me dar conta que estava só lembrando do livro.

Em suma, eu tinha grande expectativa com esse livro, pois adorei muito ?Objetos Cortantes?. Porém foi uma leitura maçante, o livro podia tranquilamente ter menos páginas. Consegui ter um mínimo envolvimento com a protagonista e com a história acho que lá pelos 75% (aí fica complicado) quando meu ritmo de leitura deu uma acelerada.

wntsmoke 14/10/2022

enrolei muuuuito pra ler esse livro, foi uma luta nos primeiros capítulos porque foi bem chato. ??

Rafa.fragoso 12/10/2022

Esperava mais do plot, mas no geral gostei bastante do livro.
Todos os personagens são extremamente "odiaveis" mas fazem você querer conhecê-los mais.
O livro tem cenas bem chocantes, eu considero um ponto positivo, mas talvez não seja bom pra quem tá começando agora no gênero.
Gostaria que fosse um livro mais conhecido.