Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

Grey 06/10/2019

Lugares escuros
Meu primeiro contato com a escrita de Gillian Flynn e confesso que me apaixonei desde o início do livro. O tom áspero junto ao humor negro deram o toque certo para tornar o livro inesquecível. Lugares escuros te faz passear por vários personagens e situações até finalmente descobrir o que de fato aconteceu naquela noite... cheio de reviravoltas, plot twist diversos é aquele livro que deix um gostinho de quero mais e te cativa até nos agradecimentos da autora. Entrou para a lista de favoritos com toda a certeza!

Taty 25/10/2019

"Eu tenho a maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão."
Nesse livro, a protagonista Libby Day é uma sobrevivente do massacre onde toda a sua família foi exterminada pelo irmão mais velho Ben Day, que atualmente está preso. Após vinte e quatro anos da tragédia, Libby ainda não consegue seguir em frente, sobrevivendo apenas de doações de pessoas comovidas com sua história.

Quando um grupo autointitulado Kill Club procura Libby com o interesse de a contratar para dar mais detalhes daquele dia trágico, ela começa a cavar o passado. Mas Libby nunca havia entendido a imensidão dos fatos que a cercaram quando criança; eis que as dúvidas começam a surgir: por que todas as provas são tão confusas, e tantas informações essenciais estão faltando? O que será que realmente aconteceu naquele dia, e será que tudo o que ela sempre acreditou pode ter sido uma grande farsa?

A narrativa é em terceira pessoa, alternando entre diversos pontos de vista. Conhecemos a história pela perspectiva de Libby, já adulta, mas também pela de sua mãe e de seu irmão, no dia que antecedeu os assassinatos.

Na 16/11/2019

Por já ter lido outras obras da autora confesso que eu esperava mais dessa história, achei o suspense bem fraco e o desenrolar da história acabou sendo previsível demais. No entanto, acredito que o objetivo da autora foi concluído com sucesso: o livro é extremamente desconfortável e deixa um gosto ruim na boca no final.

Aline221 01/12/2019

Lugares escuros foi o livro que menos gostei da autora, o que não quer dizer que seja ruim.

Gillian Flynn tem o dom de criar personagens muito cíveis, com características fortes, histórias profundas e dramas reais. Isso me encanta completamente. Eu embarco fácil em suas histórias, consigo me identificar e entender as atitudes de seus personagens.

Em lugares escuros essa característica da autora está presente. Livro com uma carga psicológica bem pesada e uma história carregada de drama e mistério. Porém, achei que em alguns momentos a leitura ficou arrastada, alguns relatos foram desnecessários e isso fez com que a história ficasse monótona (sabe quando dá aquela vontadezinha de passar meia dúzia de páginas? Uhum... isso aí). Mas eu gostei bastante. É uma leitura que vale a pena.

4 estrelinhas

No Instagram: @meulivrochegou

Victor 07/12/2019

Misterioso e excitante
?Lugares escuros? narra a história de um terrível e brutal massacre em uma pequena fazenda familiar, a matriarca e duas filhas são assasinadas em 3 janeiro de 1985 às 2h10min da manhã. Libby Day, a protagonista, é a caçula e sobrevivente desse misterioso e trágico massacre, ao ser interrogada, acusa Ben day, seu irmão mais velho de ter cometido tal atrocidade. Vinte e cinco anos se passam e um famoso ?clube da morte? convida Libby a aprofundar em diversas teorias e a se questionar em perguntas que nunca ousara fazer, descobrindo então, uma verdade tão profunda e cruel quanto a morte de sua família e ainda com a dúvida plantada ?Ben então seria inocente ou culpado afinal de contas??
Em uma escrita tão fluída e crua, Gillian Flynn transborda uma história arrebatadora, consegue mexer com qualquer leitor, no meio do livro eu achei que a história pesou, a autora quis dar uma básica enrolada de linguiça e acabou prejudicando os relatos de Ben day, que em minha visão, teve muitos desnecessários, mas nada anula o ritmo do livro, nas últimas páginas, quando tudo começa a fazer sentido ao que aconteceu de verdade naquela noite na fazenda, você simplesmente não consegue largar o livro, foi um final triste, revelador, bizarro e quanto tudo parecia perdido, a autora consegue dar os pingos no i de maneira exuberante nos 40 segundos finais do segundo tempo. Eu recomendo não só esse, como todos os outros da autora.

Marlonbsan 09/12/2019

Lugares Escuros
Quando tinha sete anos, a mãe e as duas irmãs de Libby Day foram assassinadas na fazenda onde moravam. O irmão mais velho, Ben, foi acusado, preso e sentenciado à prisão perpétua pelos crimes. Vinte e quatro anos depois, Libby é procurada por um grupo de pessoas que se reúnem para conversar sobre crimes antigos e eles têm a plena convicção da inocência de Ben, motivada pela curiosidade e muito mais pelo dinheiro que poderá receber, Libby parte em busca de informações sobre esse fatídico dia.

A história do livro intercala momentos em primeira pessoa, quando acompanhamos Libby nos dias atuais, e terceira pessoa, nos capítulos do passado sob o ponto de vista de alguns personagens-chave. A escrita é muito boa, porém é um pouco enrolada, há muitas descrições e informações, que, por mais que sejam para enriquecer e dar um background para os personagens, algumas vezes é meio irrelevante para a progressão geral da história, ou seja, poderia ser um pouco mais objetivo.

Os personagens não são nada cativantes, possuem características mais duras, e não dá pra se apegar com nenhum deles, Libby, por exemplo, possui traumas referentes ao que aconteceu com sua família (óbvio) e por isso viveu até os últimos tempos com dinheiro de doação, nunca conseguiu um emprego e não se esforça para fazer as coisas. Mas os personagens são bem construídos nessas características, não muito agradáveis, eles possuem motivações bem definidas e é perceptível a interligação dos fatos e suas ações. A história é pesada, envolve assassinatos de crianças, ritual satânico, porém tem uma construção muito boa, o final é satisfatório, consegue chegar em uma conclusão coerente de como tudo aconteceu, mas nada de tão surpreendente para mim. No geral, é um bom livro e interessante.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá...

Raphaela ð @noseosdogs 28/12/2019

Lugares Escuros
A história é narrada por personagens que revezam entre si. Libby Day, a protagonista do livro, é uma das sobreviventes ao assassinato de sua família. Libby ainda era apenas uma criança quando sua mãe e suas duas irmãs foram mortas brutalmente.
Investigações levaram Libby a acreditar que seu irmão mais velho Ben teria comedido os crimes, e a testemunhar contra ele.
No desenrolar da história, os outros personagens descrevem os fatos de acordo com suas perspectivas.
Ben está na cadeia há anos, enquanto aqui fora um clube fanático por investigação de casos criminais populares, acompanha a história de sua família, e tenta provar que Ben é inocente. Libby é acionada pelo clube para ajudar nas investigações, e vê uma oportunidade de conseguir algum dinheiro, visto que a ajuda que recebia desde o ocorrido, já está próxima de acabar.
Ao resgatar cenas de seu passado, Libby revive o que gostaria de esquecer, mas também descobre coisas que amenizam sua dor.

Márcia G. Ribeiro 04/02/2020

5/5
Um livro que foi indicação de uma prima/irmã ?
Não me arrependi em momento algum com essa leitura.

Camila Mombelli 10/02/2020

Lugares escuros...
É o terceiro livro que leio da autora, Garota exemplar e Objetos cortantes então na minha lista de favoritos, este apesar de bom, não é tão cativante quanto os anteriores. Li mais porque admiro a autora pois nem a resenha me chamou a atenção.

Vanessa @LarLiterario 11/02/2020

Aos 7 anos de idade Libby conseguiu fugir de um de um masacre que matou sua mãe e suas duas irmãs. O principal suspeito, seu irmão Ben. A garota escutou o irmão aos berros antes do acontecido e fugiu pela janela quando percebeu o perigo, seu depoimento foi primordial para que Ben fosse acusado e preso.

Mais de 20 anos depois, ainda vivendo das doações de pessoas que se sensibilizaram com sua história, recebeu a notícia que não havia mais doações e que ela precisaria arrumar um emprego. Acontece que Libby é muito desacreditada da vida e além disso nunca superou o que aconteceu, revivendo aquela noite durante todos esses anos.

Quando um grupo autointitulado Kill Club entra em contato com ela oferecendo dinheiro para que ela desse mais informações sobre o acontecido, ela começa a cavar o passado e perceber que não lembra com clareza do que realmente aconteceu, muito menos se ainda acredita que o irmão é o culpado.

Esse é mais um daqueles suspenses que te levam a imaginar mil possibilidades e não chegar a lugar nenhum. E isso, simplesmente porque você se envolve e duvida de todos os personagens: marca registrada da autora, que consegue reverter situações de forma brilhante e ainda manter o suspense intacto até o final.

Eu fiquei muito agoniada lendo esse livro, Gillian descreve tudo com muita vivacidade o que faz você imaginar como se estivesse do lado vendo pessoalmente cada coisinha que está acontecendo, e você ver um massacre é um pouco traumatizante né?

Ela mexe com o psicológico do leitor, mostra a dualidade humana de uma forma aterradora, adora dar pistas faltas durante seus livros e nesse não foi diferente, formamos várias teorias, mas só nos últimos capitulos que vamos descobrir o que de fato aconteceu.

Sula 16/02/2020

Lugares escuros
Leitura do clube do livro.
Tive dificuldade em manter o ritmo de leitura. Mesmo tratando de um assunto delicado não prendeu tanto minha atenção.

saintrick 18/02/2020

QUE LIVRO DESGRACENTO!!!
Mais uma obra incrível de Gillian Flyn, com personagens problemáticos se envolvendo em situações inimagináveis.
A narrativa feita em três pontos de vista é algo que te prende durante todo o desenvolvimento da história, nunca se tornando desinteresse, tanto as cenas no presente quanto as no passado.
Mesmo nos momentos mais arrastados a escrita primorosa prende a atenção, mas foi um livro que não consegui ler por mais de 2 horas a cada sessão de leitura por suas cenas fortes e indigestas.
Mais uma história maravilhosa de uma autora espetacular.

Andressa 21/02/2020

Ligares escuros
Libby, é órfã e possui a maldade dentro de si. Ela ira investigar o assassinato de sua familia. A mae e suas duas irmas foram brutalmente assassinadas, e o seu irmao mais velho foi acusado pelas mortes. Sera que Ben realmente assassinou sua familia?

Dreia 22/02/2020

Lugares Escuros
Quando li a sinopse acreditei que a história iria contar sobre uma menina que acredita fielmente que presenciou algo e que no final, tudo não havia sido mais do que a sua imaginação lhe pregando uma peça. A história é interessante, mas para mim não fluiu, pois não gosto muito de histórias contadas momento presente, momento passado e momento presente e ainda mais quando varios personagens contam sua verão, isso me deixa muito confusa.
Finalizei a leitura por não ter o habito de largar leituras pela metade, mas confesso que demorei seculos para finalizar.
Não culpo a autora, acredito mais que por conta de ter criado uma expectativa e na realidade foi bem diferente, pode ser o motivo do meu desanimo.
Mas neste momento não recomendo, talvez daqui um tempo, quando ler novamente eu mude de ideia.