Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

PAS 22/02/2018

Para mim, não funcionou
Poderia resumir minhas impressões de "Lugares Escuros" com a frase acima. Simplesmente não funcionou. Uma família monótona é brutalmente assassinada. O livro é dividido entre narrativas em primeira pessoa, uma nos dias atuais e uma em flashback. Na primeira trama você conhece a situação atual da protagonista, Libby Day, que é uma personagem difícil de se identificar. Ela leva uma vida entediante em que não acontece absolutamente nada, tentando lidar com seus traumas. Daí, resolve desvendar o mistério da morte da família e... Desenrola-se a trama de uma investigação chatíssima, em que pouco ou nada acontece. Rapidamente, o leitor começa a ansiar pelas narrativas em flashback em que os narradores são Ben Day e sua mãe para ver se a coisa engrena... Mas não. Ben é um adolescente revoltado e Patty uma mãe apática. Para piorar, diversas vezes nota-se a autora tentando criar um clima de tensão/terror. Quando se percebe uma tentativa do gênero é porque a coisa não funcionou. E o problema persiste: sem exageros, não acontece absolutamente nada em pelo menos 80% do livro. Nos 20% finais a narrativa fica um pouco mais intensa e coisas começam a acontecer. A impressão que se tem é que a história é isso aí e, até então, a autora simplesmente enrolou com personagens rasos, pouquíssimos carismáticos e uma trama demasiadamente arrastada. E o final? Conseguiu a façanha de ser óbvio e aleatório ao mesmo tempo. Definitivamente, não vale.

Geovana.Freitas 06/12/2018

Sombrio
Eu já havia visto o filme, mas não lembrava de ter ficado tão mal devido os pensamentos sombrios das personagens. Alguns momentos parava para ler algo mais tranquilo, porém não tem como negar que é uma grande história que só faz você querer acabar logo para enfim entender tudo e encontrar uma paz. Como todo livro da autora achei bem amarrado e bem escrito, com certeza lerei mais obras dela.

vic 25/12/2018

Mais uma obra prima de Gillian Flynn
Talvez eu seja suspeita, pois a Gillian pode escrever uma receita de bolo e eu vou falar: lindissima falou tudo. Mas Lugares Escuros é, sem dúvida, mais uma obra muito bem escrita e desenvolvida feita por ela. Algumas pessoas podem não gostar da resolução do assassinato, por esperar que fosse diferente ou algo assim (o que está okay) mas eu adorei as respostas que o assassinato da família Day teve, gostei mais ainda que ninguém era inocente ou culpado, todos tiveram uma participação, seja grande ou pequena.
Libby foi mais uma protagonista bem escrita da Gillian, uma mulher com defeitos, com problemas, que não é perfeitinha ou do tipo que a sociedade aceita ter problemas, mas uma mulher real, com seus medos e dúvidas, com problemas REAIS.
Mas deixo aqui, esse livro pode ser um gatilho, então leia algumas resenhas mais profundas para verificar se é algo que você vai se sentir confortável lendo!!!

DaniSampol 05/01/2019

O filme é um resumo muito fedorento do livro.... O livro é definitivamente muito, muito melhor.

Mariana.Novaes 10/01/2019

O mais pesado da autora que já li...mas é bom.
A leitura não foi das mais flúidas, mas creio que foi pelo conteúdo mais denso e mais pesado. Continua na mesma linha de progressão que os outros livros da autora, como o desfecho com aquele bom e velho plot twist. Recomendo a leitura para aqueles que ja leram algo da autora antes, não recomendo como primeira leitura.

raonypimentel 12/02/2019

Lugares escuros não é o melhor livro da Gillian Flynn
Complicado opinar sobre as obras dessa autora, porque Garota Exemplar foi o maior sucesso até agora, e Objetos Cortantes é uma das minhas histórias favoritas, e é impossível não comparar algumas coisas das outras obras com este livro.
Aqui, a autora traz alguns elementos interessantes, e tenta explorá-los de um modo curioso: o satanismo, a protagonista ser uma personagem pobre e solitária, só que tudo isso não é narrado de uma forma tão intimista e fascinante quanto em Objetos Cortantes.
Muitos dos personagens só aparecem em alguns momentos para apresentarem informações que serão importantes no final da história, para desvendar o grande mistério, descobrirmos quem é o assassino, e ficarmos pensando que "a autora amarrou todas as pontas soltas".
Mas ainda assim, as reviravoltas são muito interessantes, pelos menos eu fiquei muito extasiado com a explicação do que realmente aconteceu naquela noite.
Livro regular, com um final interessante.

danda 11/03/2019

Adorei!!Envolve histórias de vários personagens,não somente os principais.Nao queria largar o kindle.Super indico!!!

Clarisse.Oliveira 30/04/2019

História verossímil
Livro demora um pouco pra prender, mas quando prende não da vontade de parar. Gostei da dinâmica com passado e presente, só o início que é pouco empolgante.

Wania Cris 27/07/2019

Mais uma excelente estória
Conheci a escrita de Gillian Flynn em Garota Exemplar e já me rendi à genialidade da autora. Constrói muito bem personagens e ambientação, fecha a estória com maestria e me faz de trouxa o tempo todo. Foi assim em Lugares Escuros. Eu tinha praticamente certeza da autoria dos assassinatos, mas, errei feio, errei rude. Gillian consegue terminar um livro sem me deixar com a sensação de que poderia ser melhor, de que faltara isso ou aquilo, ela simplesmente fecha a estória sem deixar brechas, pontas soltas ou qualquer outra falha.

Carol 04/08/2019

Mais um suspense de Gillian Flyann que não poderiamos deixar de resenhar por aqui ...

Como sempre a autora nos surpreende com uma história de suspense familiar de tirar o fôlego!

Libby Day, quando criança, viu seu irmão Ben, matar a mãe e as duas irmãs em um crime horrendo! Ela conseguiu escapa !!

Com seu testemunho, Ben foi condenado a prisão perpétua e Libby começa a viver de doações!

Após 25 anos do crime, um grupo procura Libby acreditando na inocência do irmão dela! A mesma, precisando de dinheiro, topa em ajuda, acreditando o caso não teria mais volta! Mas é ai que ela se surpreende ...

Com relatos da história contada no passado e futuro, Gillian nos faz desvendar esse crime de um forma tão surpresa ? ... e que temos que parar e ler de novoo ??
Ela nos mostra que não podemos confiar em nossa memória quando sofremos um trauma!!

Esse livro tem adaptação para o cinema com a atriz, Charlize Theron, porém não foi um grande sucesso como A GAROTA EXEMPLAR, que chegou a receber indicações de Oscar!

O livro também não é o meu favorito da autora, mas acho que vale a pena a leitura!

@caixa.postal 27/08/2019

Não foi o meu preferido...
Mais um suspense de Gillian Flyann que não poderíamos deixar de resenhar por aqui!

Como sempre, a autora nos surpreende com uma história de suspense familiar de tirar o fôlego.

Libby Day, quando criança, viu seu irmão Ben, matar a mãe e as duas irmãs em um crime horrendo. Ela conseguiu escapar.

Com seu testemunho, Ben foi condenado a prisão perpétua e Libby começa a viver de doações.

Após 25 anos do crime, um grupo procura Libby acreditando na inocência do irmão dela. Ela, precisando de dinheiro, topa em ajudá-los, acreditando que o caso não teria mais volta. Mas é ai que ela se surpreende...

Com relatos da história contados no passado e no futuro, Gillian nos faz desvendar esse crime de um forma tão surpresa e que nos faz ter que parar e ler de novo. Ela nos mostra que não podemos confiar em nossa memória quando sofremos um trauma.

site: https://www.instagram.com/caixa.postal/

Grey 06/10/2019

Lugares escuros
Meu primeiro contato com a escrita de Gillian Flynn e confesso que me apaixonei desde o início do livro. O tom áspero junto ao humor negro deram o toque certo para tornar o livro inesquecível. Lugares escuros te faz passear por vários personagens e situações até finalmente descobrir o que de fato aconteceu naquela noite... cheio de reviravoltas, plot twist diversos é aquele livro que deix um gostinho de quero mais e te cativa até nos agradecimentos da autora. Entrou para a lista de favoritos com toda a certeza!

Grey 06/10/2019