2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Washington24 07/07/2023

Porque não lí antes?!?
Um clássico da ficção científica! Visionário, futurista e muito alinhado com os tempos de Chatgpt.

Escrito em 1968, o livro aborda um misto de evolução humana, conquista do espaço, inteligência artificial e muita reflexão sobre a jornada humana em busca de vida fora da terra.

Em resumo, um monolito (similar a uma pedra) encontrado na terra, influencia a evolução da humanidade. Na busca de entender o que é aquele objeto, uma tripulação é enviada para explorar a região de Saturno. Coisas surpreendentes acontecem...

O que gosto muito nos clássicos como este de 1968, é a conecção com muitas coisas que vieram antes e depois, como por exemplo: Startrek, Starwars, Interestrelar, Planeta dos macacos (o livro foi escrito em 1963)...

Surpreende a criatividade, a coerencia e inteligencia do autor ao escrever algo tão bacana.

Reflexões sobre o inicio da humanidade, a evolução humana, o avanço tecnológico, nossa relação com inteligência artificial, conquista do espaço ...

Muita coisa boa.
Gostei muito e super recomendo.
É o tipo de leitura que faz eu me perguntar: "porque eu não li isso antes?!".

jamilidepaula 06/07/2023

Impecável
Não me conformo de ter demorado 30 anos para ler esse livro. sensacional, poético.
muito menos subjetivo do que o filme, mas ambos muito bem criativos e construídos.

edisik 27/06/2023

Em vista do filme, que nunca consegui ver até o final (sempre durmo), o livro é muito bom. No livro está tudo bem explicado, se você ler com atenção. Achei a escrita bem fluída e sem enrolação.
Rubão 27/06/2023minha estante
Me identifiquei muito com a parte de dormir durante o filme. Eu também nunca consegui assistir até o final. ?

edisik 28/06/2023minha estante
O livro é muito melhor que o filme. Acabei nesse minuto de ver o filme e dormi umas três vezes durante o filme. Perde muito tempo em coisas chatas. Mas finalmente vi até o final, e posso dizer que perdi 02:30 horas da minha vida.

Rubão 28/06/2023minha estante
Já adicionei na biblioteca. Sua resenha me fez decidir por comprar e ler. Obrigado!

edisik 28/06/2023minha estante
O livro tem bastante explicação, daí finalmente entendi o filme, mesmo ele sendo muito chato. Até a parte da ciência é bem explicada no livro, fazendo que vc aceite o conceito do livro.

EmAlio.Freitas 07/07/2023minha estante
O filme tem várias camadas onde Kubrick deixa muito subjetiva sua interpretação. É uma apreciação única do gênero de ficção científica e nenhum outro diretor chegou igualar a obra. O livro promove a interpretação real dos dois gênios(Kubrick e Clarke) se alguém tivesse entendido o filme por completo ambos teriam falhado.

Juliana.Duarte 26/06/2023

O espaço numa Odisséia
Olha, seguindo a propostas de ler alguns clássicos, cai nesse lendo pela primeira vez com um Kindle.

E olha , para Kim foi beeeem difícil. Bem lento no início, muito contemplativo, só foi engrenar mesmo para o fim, com o Bowman, para acabar de um jeito que não entendi ainda.

Engraçado que no fim do livro, trm um conto chamado Sentinela, que na minha visão pmfoi bem mãos interessante, talvez por ser mais curto e direto.

É um livro bem escrito, com uma história boa sim, porém arrastada.

Leticia.Alves 23/06/2023

Odisseia no espaço
O começo do livro foi bastante difícil, demorou muito pra acontecer algo interessante, mas quando veio, foram várias coisas de uma vez. A metade final do livro foi muito boa, foram cenários inimagináveis discritos que até senti um pouco de dificuldade pra interpretar a história mas pretendo assistir ao filme e vê como tudo isso se constrói na tela.

corinthianaleitora 21/06/2023

2001
Bom.. não que seja ruim, acho q li em um momento incerto, pretendo ler futuramente novamente pq queria realmente ter gostado ? mas continuo amando arthur c. clarke

Kailane 18/06/2023

A.M.T.-1 / A.M.T.-2
Arthur C. Clarke era visionário, livro muito bom!

"A coisa é oca...ela continua para sempre...e...ah, meu Deus...está cheia de estrelas!"

yasmine 13/06/2023

Impactada com essa leitura. Uma escrita muito fluída e um enredo extremamente instigante. O autor me surpreendeu positivamente com o modo de fechar essa trama.

schibia 10/06/2023

Uma hora foi, e gostei muito
Demorei bastante pra engatar na leitura, mas quando andou foi bem fluído. não vou dizer que até nesses momentos eu entendia tudo que tava escrito, mas ainda assim, muita coisa me deixou pensativa, principalmente da ultima parte pro final.
inclusive o final foi um choque enorme, eu tava lendo muito rapido doida pra saber o que ia acontecer e quando viro a pagina UÉ cabou o livro como que pode ?

pequeno spoiler sobre a parte filosofica do livro: tenho me interessado muito sobre essa interseção esquisita entre ufologia e espiritualidade, e esse livro me deu um gostinho muito bom disso. em algum tempo vou voltar e reler essas partes depois de ver mais sobre o assunto, com certeza!

Caroline457 07/06/2023

Que viagem, literalmente!
O livro foi escrito por Arthur C. Clarke, juntamente com o roteiro do filme dirigido por Stanley Kubrick, unindo dois gênios e dando origem à essa obra incrível.

O início do livro foi muito inesperado para mim, mais inesperado ainda, foi o salto na linha do tempo de maneira muito voraz. ?2001, Uma Odisseia no Espaço? se trata de uma viagem no espaço sem trabalhar com termos muito técnicos, com a presença de acontecimentos que são abordados de uma forma mais subjetiva e abstrata, contando, ainda, com algumas questões filosóficas.

É muito interessante observarmos a percepção que tinha-se em meados do século XX sobre hipóteses de como seria o futuro vinculado às tecnologias e ao conhecimento espacial, o que desenvolve, tanto no livro quanto no filme, a sua marcante característica de futurismo retrô.  O livro, como um todo, é muito bom, no entanto, eu, particularmente, acredito que o filme seja uma daquelas raras exceções nas quais o filme é superior ao livro.

?Esta é apenas uma obra de ficção. A verdade, como sempre, será muito mais estranha.?

Luiz444 07/06/2023

Uma Odisséia Fascinante
O livro faz jus ao seu status de "clássico da ficção científica".
Não tem o que dizer, o livro é realmente excelente em tudo o que se propõe a fazer; seja narrar em detalhes os cenários e tecnologias que compõem o universo do livro, seja apresentar e comentar ideias de como as tecnologias e a evolução humana podem nos moldar e mudar a sociedade futuramente, mas principalmente, é excelente em contar uma boa e instigante história.
Para quem conhece o filme, já tem uma noção do que essa história apresenta, porém, o livro tem bem mais detalhes e a narrativa flui de forma muito mais natural e de acordo com o que você espera de uma história do tipo, fazendo você entender melhor todas as situações, personagens e temas dessa história (algo que o filme faz de forma muito mais sutil e interpretativa, o que deixou muita gente boiando). Aqui, você finalmente entende todo o escopo da história e seu final maluco, porém incrível.
A escrita do Arthur C. Clarke é maravilhosa em te guiar por essa história, te fazendo sentir muito bem o sentimento proposto em todos os momentos do livro; a solidão e o vazio do espaço, o terror de estar preso com algo que lhe ameaça em meio ao nada, o fascínio de descobertas fora da compreensão, são todos descritos e narrados de forma muito fluida, mas também de forma muito inteligente. O livro te instiga a pensar e refletir, e te faz sentir realmente dentro da história.
Os personagens em si não são lá tão desenvolvidos e interessantes, algo que eu acho que poderia ser mais bem trabalhado, mas acho que não era a proposta do livro e não estraga em nada a experiência.

Super recomendo, com certeza um livro que você sempre lembrará ao pensar em histórias espaciais, e nesse gênero maravilhoso que é ficção científica.

Myria.Viana 04/06/2023

Fim da jornada
É incrível o quanto a mente pode criar histórias fantásticas sem que se tenha experienciado ou será que vivenciamos os fatos quando ainda éramos muito energia? Fica a reflexão!

Rodrigo 03/06/2023

Singular
2001 com certeza é uma história que poucos livros vão conseguir te fazer passar pela mesma experiência.

Em uma aventura tão épica quanto angustiante, aqui o autor vai explorar ao máximo a sua imaginação e te deixar completar momentos que vão crescer demais a depender do quão longe você consegue voar com seu subconsciente.

Não sou um fã do filme, e ao ler o livro descobri o motivo. Lá estamos presos a visão do Kubrick sobre essa odisseia, e particularmente, não foi uma visão que eu me identifiquei. E talvez esse seja o maior brilho desse livro: em todos momentos alguém vai experienciar e imaginar seus pontos altos de forma completamente diferente.

Fico feliz de ter me arriscado no livro, pois com ele pude dar valor a uma obra que merece ser conhecida por todos.

Bu 03/06/2023

Uma questão de arranjos...
Que livro extraordinário, os extras te entrega duas histórias que complementa o livro de maneira magistral.
Nos é mostrando a evolução e como se comporta de um jeito que em pequena escala é imperceptível pra gente, mas olhando de longe os saltos dados pela humanidade nos leva a horizontes nunca imaginados.

Um gênio da literatura se junta com um gênio dos cinemas e é isso que dá né.