2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Jão 06/08/2023

Simplesmente esse livro é sensacional.

O primeiro livro que li dele foi O fim da infância, e não gostei nem um pouco. Mas 2001 já estava na minha lista há muito tempo, e agora no top 3 das minhas FC preferidas. Agora vou assistir ao filme - minha terceira tentativa. Mas depois de ler o prefácio e ver que o livro e filme foram escritos simultaneamente, e o livro detalhando e expandindo ainda mais o filme, me deu vontade de vê-lo até o fim.

Victor Oliveira 03/08/2023

2001: Uma Odisseia no Espaço
Acho que o mais legal na leitura da obra (além da obra em si) é você pegar as referências é inspirações da obra.

Você facilmente identifica coisas como: Alien, Interstelar, Vida, Gravidade etc.

Se gosta dessas obras, com certeza gostara de 2001

Acredito que vale muito a pena ver o filme também. Para ter uma representação visual do livro.

Lora_Bee 02/08/2023

Robôs malucos e ET?s cientistas.
2001: Uma odisseia no espaço é um livro que foi escrito para dar origem a um filme, mas que tem diferenças significativas em relação a este. Pelo prefácio da para notar que o Kubrick e o Clarke construíram as duas histórias, de fato, ao mesmo tempo. Eu ainda não assisti o filme, mas eu sei que o livro não perde em nada para ele. Digo isso porque o Clarke consegue, de forma muito magistral, construir a tensão em livros que não têm um vilão definido. É como um livro de suspense, só que você não tem o inimigo definido. A ameaça é aquilo que nós não conseguimos compreender. 2001 narra a história dos seres humanos, considerando que nós tivemos sim contato com ETS, nós apenas não nos lembrados. E expõe a nossa busca incessante por compreender isso, a partir do momento que nós damos conta desse fato. É um livro fantástico. É o segundo livro do Clarke que eu leio, e que não me decepciona em nada.

Hegon Tavares 01/08/2023

A parte escrita de uma das maiores obras da humanidade
Tive uma catarse assistindo a 2001: Uma Odisseia no Espaço, do Kubrick. Eu precisava mais daquele universo para que o sentimento de grandeza permanecesse mais tempo dentro de mim. Acabei adquirindo este livro e também, um dos bastidores do filme.

O livro é bastante "fiel" - fiel está entre aspas pois o roteiro e o livro foram feitos concomitantemente - , o silêncio que há no livro, aqui é substituído pela narração.
Entendemos mais a "moral" e relevância dos astronautas, vemos que eles não são meras pessoas. No filme não nos importamos com ele, mas aqui, sim.

Em uma das raras vezes, Índico primeiro assistir ao filme, depois ler o livro. Vai ficar fascinado como o Arthur C. Clarke transcreve bem as situações. Para quem já tem o visual do filme em mente, as palavras do escritor irão te adicionar mais imagens, até nas mais difíceis de se traduzir para o cérebro.

Nos tornamos passageiros da nave Discovery e aprendemos como funciona cada uma de suas mecânicas, junto com o HAL 9000 - um dos personagens mais frios da literatura, figura em topos de listas de maiores vilões.

Nessa edição, há dois contos que serviram de
base para o filme e livro. Eles são lindíssimos! Traz aquela áurea de que o ser humano sempre pode mais, eu terminei esses contos até que emocionado e sentindo-me orgulhoso de ser um ser humano e no que a humanidade vai se tornar.
Queria que ao menos as pessoas lessem esses dois contos, eles juntos dão apenas 30 páginas, chamam-se "A Sentinela" e "Encontro no Alvorecer".

Livro obrigatório para todos os fãs de ficção científica, e para quem quer destrinchar o filme do Kubrick, se tornará um especialista, e terá na mente um "2001: Uma Odisseia no Espaço 2.0".

Fernanda631 31/07/2023

2001: Uma Odisseia no Espaço
2001: Uma Odisseia no Espaço foi escrito por Arthur C. Clarke e publicado em 1968.
Ele começa contando sobre a sociedade no período pré-histórico, onde os homens das cavernas receberam certa influência de seres extraterrestres ocultos e, graças a isso, conseguiram se desenvolver até se tornarem o mundo como conhecemos hoje. Porém, o autor foi otimista e considerou que em 2001 o homem já teria se desenvolvido o suficiente para viver na lua e fazer viagens interplanetárias.
Três milhões de anos atrás, uma tribo de hominídeos ancestrais segue sua vida pacata, quando percebem algo diferente na paisagem. Algo grande e reluzente aparece perto de seus abrigos. Um único indivíduo demonstra coragem suficiente para se aproximar do monólito para tocá-lo, o que inicia o desenvolvimento evolutivo que levaria à nossa espécie.
Este encontro é essencial para chegar ao estágio em que a humanidade possa desenvolver as ferramentas que levariam ao desenvolvimento de civilização, aprimorando tais ferramentas, tais utensílios, desde o momento em que aquele hominídeo primitivo usar de um osso como arma. A partir daí a humanidade alcança o espaço e o coloniza.
Chegamos em 1999. A raça humana está numa era de ouro da exploração espacial, tendo montado estações espaciais e bases na Lua, há uma intensa especulação sobre a existência ou não de vida fora da Terra, que aumenta ainda mais com a descoberta de algo que mudaria para sempre a visão do cosmos: um monólito enterrado em uma cratera lunar. Durante uma exploração na lua, cientistas descobriram um monolito que só poderia ter sido deixado lá enterrado por outra forma de vida. Isso se torna mais provável quando o monolito emite um sinal estranho em direção a uma lua de Saturno. Com isso eles acreditam que realmente possa existir vida extraterrestre e decidem enviar uma nave para o tal lugar.
O monólito não emite luz, não reflete, está apenas ali, parado, como uma sentinela. Quando uma equipe de pesquisadores se aproxima dele, o objeto emite um estranho sinal, rumo a uma das luas de Saturno.
Em 2001, a nave Discovery One ruma a Saturno. Seus tripulantes são David Bowman e Francis Poole, junto de outros três astronautas em animação suspensa. É nela que está HAL 9000, sem dúvida um dos personagens mais instigantes do livro. HAL é uma inteligência artificial, responsável pelo funcionamento da nave e pela vida dos tripulantes. O melhor exemplo de ferramenta criada pela humanidade desde o osso usado pelos hominídeos.
Durante essa jornada muitas coisas acontecem e o autor explora diversos temas comuns da ficção científica como, por exemplo, a independência das inteligências artificiais, como poderia ser um ser extraterrestre desenvolvido e como a sociedade lidaria com uma descoberta dessa magnitude.
A nave começa a apresentar estranhos defeitos, coisas que jamais deveriam acontecer, como um defeito na antena que mantinha a comunicação da Discovery com a Terra. Os diálogos de Bowman e Poole deixam claro que eles sabem que HAL está agindo de maneira estranha e que pode ter algo mais acontecendo com sua missão. É como se o computador central da nave estivesse escondendo alguma coisa, ou pior ainda, mentindo para eles.
A proposta do livro é muito interessante e me atraiu. Clarke tem uma narrativa fluída, sem tropeços, bastante amigável até para quem não é muito fã de ficção científica. As explicações científicas não são complicadas e é possível acompanhar muito bem todos os eventos. O final, assim como no filme, é épico e emocionante, mas pode não agradar àqueles que curtem um pouco mais de ação.
O livro é separado por partes, com cada parte tendo um protagonismo. O conjunto da obra no final faz todo o sentido, mas durante a leitura você pode não entender nada de para onde a história está indo e pode não se importar, nem se identificar, com os personagens. Contudo é um clássico que vale a pena conhecer.

Brê 30/07/2023

Só consigo me perguntar o porquê de eu não ter lido antes essa obra fantástica! Com certeza lerei mais título do autor e indico 2001 como uma porta de entrada para aqueles que desejam conhecer o gênero da ficção científica!

Netto.Fabricio 27/07/2023

Considero um dos escritórios máximos da ficção científica do século XX,Arthur C. Clarke publicou em 1968, uma obra prima. 2001 uma idosa no espaço.
Com o intuito de expandir a história criada com Stanley Kubrick para o cinema, desconcerta o leitor e o conduz a um futuro alternativo da história humana.
Nos primórdios da humanidade, quando a fome e os predadores ameaçam a raça humana, chega à terra um objeto inusitado, inacessível à limitada compreensão da mente pré- histórica, mas que influencia os homens a descobrir que permitem a sua própria evolução.
Milhões de anos depois, a descoberta de um monolito soterrado na lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério a terra envia ao espaço uma equipe altamente treinada a HAL 9000, uma inteligência artificial responsável pelo funcionamento da nave e pela segurança dos tripulantes.

Ygor.Fortes 24/07/2023

Depois de ter lido o fim da infância, estava empolgado para ler suas outras obras, mas o excesso de descrições me tirou da narrativa. E eu sei que foi puramente pessoal, pois não sou tão fã assim de historias ambientadas no espaço. Então imagino que para quem gosta, seja extramente interessante. Apesar disso achei a leitura super fluída e fácil. Talvez seja uma otima pedida para quem curti o gênero, só não funcionou comigo

Camila de Almeida 19/07/2023

Sinopse da editora:
"Nos primórdios da humanidade, quando a fome e os predadores ameaçavam a raça humana, chega à Terra um objeto inusitado, inacessível à limitada compreensão da mente pré-histórica, mas que influencia os homens a descobrir coisas que permitem a sua própria evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um monólito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia ao espaço uma equipe altamente treinada e HAL 9000, uma inteligência artificial responsável pelo funcionamento da nave e pela segurança dos tripulantes. Porém, o surgimento de pequenas falhas levanta a suspeita de que há algo errado com a missão. A edição da Aleph traz os extras: uma nota de Clarke na ocasião do falecimento do Kubrick (às vésperas da chegada do tão esperado ano de 2001); as traduções dos contos A Sentinela e Encontro no Alvorecer, fundamentais na composição deste clássico (informação confirmada pelo próprio autor em sua nota à Edição Comemorativa do Milênio, também contida neste livro)."

Lucas 18/07/2023

Um classico da ficção cientifica
Muito se é falado sobre 2001:uma Odisséia no espaço, principalmente sobre o filme, mas o livro que é meu primeiro contato com a obra por enquanto,é sensacional, uma história sobre descobrimento espacial,solidão, desespero e aquela velha realização que o nosso mundo é pequeno e ainda temos muito a aprender sobre o universo que nos cerca, uma leitura marcante e obrigatória pra qualquer fã do gênero e com ctz pra qualquer admirador do mestre Arthur C. Clarke.
RChicago 18/07/2023minha estante
Agora bora ver o filme pra comparar

Lucas 18/07/2023minha estante
Aprecio o entusiasmo mas é bem fora do seu gosto ja aviso hein hashhhs

Nelson.Junior 16/07/2023

1:4:9
Boa ficção científica que idealiza coisas que nunca foram experimentadas e realmente existem. Um grande monólito preto aparece subitamente em momentos da vida humana de forma a fazer experiências com os seres humanos. No primeiro momento com os homens macacos e em segundo momento com os astronautas da atualidade.

Marcelo816 14/07/2023

Clássico indispensável para o gênero. Engrandece, e muito, a profundida com a obra cinematográfica.

cass.brandAo 12/07/2023

Fumadão
Eu gostei da metade até o final, e como esse é o primeiro de uma trilogia, eu entendi que o autor quis deixar o final em aberto, mas acabei não me conectando totalmente com os personagens, infelizmente. o background pra mim foi muito mais interessante que o personagem principal.

é um livro que a gente precisa ler com bastante atenção, e em muitos momentos eu me senti perdida e confusa com os termos técnicos em relação às viagens espaciais e à rotina do Bowman, o astronauta que a gente acompanha lá pros 40% do livro.

o autor começa a narrativa falando um pouco sobre os primeiros homens-macacos que estiveram na Terra, e traz uma teoria muito louca do começo dos traços de humanidade nesses primeiros seres, desde a semi consciência de como eles sobreviveriam utilizando outros artifícios - um pedaço de madeira para matar outros animais, por exemplo - até chegar no futuro, onde já estamos bem desenvolvidos, e chegando à Lua, e à missão que foi dada à nave Discovery (que é onde realmente começa a ficar interessante).

é um livro bem fumado, mas no geral eu não gostei nem desgostei. me deixou com a pulga atrás da orelha pra ler o próximo livro (é uma quadrilogia).

Amanda.Oliveira 12/07/2023

Impressionante
Esse livro me prendeu desde o prefácio, o trabalho editorial como sempre me surpreendeu! Agora indo pra história, eu imaginei algo diferente no início, outro enredo e fui surpreendida.
Achei interessante como a história vai passando por vários pontos de vista e como eles vão complementando os relatos e criando a atmosfera perfeita! Só demorei mais pra ler por estar com a rotina caótica, em um período mais tranquilo não teria parado de ler por nada e com certeza teria terminado em 4 dias! O final me deixou impressionada.

naty 07/07/2023

Esse livro é um dos melhores que eu li de ficção científica, muito interessante e cativante, instigando o leitor a ler mais e mais a cada página que passa, uma leitura fluída e rica em detalhes do começo ao fim.