The war that saved my life

The war that saved my life Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Thata 21/03/2023

A guerra que salvou a minha vida
Assim que eu comecei a ler o livro, ele me prendeu.
O modo que começam o livro é muito bom. A escrita desse livro me surpreendeu de um modo surreal, pois é uma escrita leve para um assunto pesado.
Normalmente livros que tem o foco em assuntos marcantes da história do mundo tem a grafia um pouco mais "chata" e complexa. Porém esse é totalmente ao contrário, ele te envolve completamente nos personagens, você consegue claramente imaginar o cenário em que os personagens vivem (isso pra mim é maravilhoso.) E ao mesmo tempo que ele passa um sentimento de conforto ele pauta assuntos delicados.
Fala bastante sobre alguns traumas e também da guerra que na época estava começando, é bastante mencionado também que portadores de alguma deficiência muitas vezes são mal recebidos em alguns lugares por conta de sua aparência.
Super recomendo o livro!!!

Bruna 18/03/2023

Esse livro me trouxe um angústia muito grande, e tbm uma felicidade enorme, ver a maneira como ela se enxerga mesmo sendo só uma criança é tão doloroso, como se não merece o amor que estava recebendo, o ódio que ela sentia de si mesma por está recebendo esse amor que sempre se achou indignada mata você por dentro. Ele mostra nitidamente como as palavras das pessoas (principalmente dos nossos pais) modam a forma que nos vermos, Ada não se acha merecedora nem de um vestido de veludo. É lindo ver eles recebendo o amor que tanto merecem e ganhando confiança ao longo do livro, recomendo a todos a lerem!!

maria20274 17/03/2023

"Tem coisas piores do que bombas"
Um livro lindíssimo sobre amadurecimento, sobre inclusão e sobre amor.

O que me chama muito atenção é como o título do livro faz o leitor se perguntar sobre o que pode ser pior do que uma guerra para que isso seja a salvação de alguém. Justamente pq a violência que Ada sofre dentro de casa é mais assustadora do que a violência da guerra.

E mesmo quando eles conseguem sair daquele contexto, vemos o quanto os traumas ficam e essa superação se dá muito lentamente.

É um livro extremamente importante e surpreendentemente gostoso de ler. Certamente um dos melhores livros que já li.

Francisco240 13/03/2023

Um livro muito bonito alcova retratar uma garota que se Teve sua vida salva por conta de um feliz acaso Que se dar em um contexto muito complexo e perigoso

Ge... 13/03/2023

"então, agora estamos quites."
O livro muito bem escrito, muito bem desenvolvido e te faz ter um misto de sentimentos, desde revolta a quentinho no coração.
A história é muito importante, aborda várias tópicos bem sensíveis mas é um livro extremamente necessário.
Confesso que ele não me pegou tanto porém não posso deixar de admitir que é um livro muito bom.
A ADA é uma personagem muito forte e determinada, é muito bom ver ela crescendo ficando mais madura e percebendo que não é a deficiência dela que vai definir quem ela é.

Por favor leiam esse livro, mas antes confiram os gatilhos (tem muitos)

Gislaine 12/03/2023

A guerra que salvou minha vida.
Lindo, uma história que te comove e te faz pensar várias vezes como uma pessoa é capaz de estragar a outra.
James, Ada e Susan nós mostra como o vínculo familiar não interfere em nada, respeito e amor e algo que se cria e conquista.
Uma linda lição e mais uma vez nós mostra um outro lado da barbaridade da segunda guerra.

Bete Conrado 10/03/2023

Livro simplesmente maravilhoso. A forma que ela desenvolve o personagem da Ada é de uma delicadeza tocante.
Podemos acompanhar a segunda guerra mundial e a mais importante a guerra que Ada luta para encontrar seu lugar no mundo.

anna carolina 08/03/2023

A guerra que salvou a minha vida
?Enquanto adormecia, uma palavra me veio à mente. Guerra. Enfim compreendi qual era minha luta e por que eu guerreava. A mãe não fazia ideia da forte combatente que eu havia me tornado."

Comecei a leitura sabendo que seria um livro difícil e emotivo, relembrar a historia de Ada sem sentir emoção ou um aperto no peito é uma missão impossível.
Ada é uma guerreira.
A guerra deu a Ada uma chance de uma vida digna.
É uma jornada repleta de autoconhecimento e aprendizagem para todos os três personagens principais. Entendemos que a guerra citada, não se trata apenas da Segunda Guerra Mundial, mas também das pequenas e grandes guerras internas que enfrentamos todos os dias.

"Dei a mão a ela. Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome. Felicidade."

Milena 07/03/2023

Sensível e apaixonante?
A guerra que salvou a minha vida nos apresenta dois personagens iniciais: uma garota chamada Ada (que aparenta ter seus 10/11 anos) e possui uma deficiência em seu pé e isso impossibilita ela de ter uma vida ?normal? como seu irmão mais novo, um garotinho chamado Jamie. Os dois moram com a mãe, uma mulher fria e que vive agredindo verbal e fisicamente tanto a Ada quanto o Jamie.
Trancafiada dentro do apartamento, o mundo que ada conhecia era apenas o que seu irmão contava a ela, e o que ela conseguia ver de sua janela (o máximo de contato com o exterior que sua mãe permitia). Em um determinado dia? o Jamie comunica a Ada que as crianças da vila onde ele mora, estão sendo mandadas para o interior devido às ameaças de bombardeios e é neste instante que ela toma uma decisão: eles irão para o interior também(?)
A partir daí muitas coisas são trabalhadas. Os traumas da Ada são tratados de forma delicada, e eles vão ganhando nosso coração com tanta facilidade. Impossível não amar esses pequenos!!!

Nadia 07/03/2023

O amor salva!
Mais uma prova de que o amor cura feridas e traumas. Muito lindo ver Ada e seu irmão recebendo amor e um lar repleto de carinho e aconchego. Mesmo tendo a guerra como período histórico é lindo acompanhar o amadurecimento e as descobertas dos personagens que são tão puros, mas já sofreram tantas dores físicas e psicológicas.

Angela.Dutra 05/03/2023

Amor verdadeiro nos faz fortes
O livro inicia a história que fala sobre uma guerra que não envolve bombas, mas que não deixa de ser uma guerra vivida por uma menina linda e destemida. Uma menina que foi levada a acreditar ser culpada por algo que jamais dependeu dela para que fosse diferente. Teve a sorte de encontrar um amor verdadeiro e fiel que surgiu em meio a um turbilhão de coisas terríveis e que mudou absolutamente tudo na vida dela e de seu irmão. Um livro que fala sobre força, dores internalizadas, traumas e amor, muito amor.

Uma leitura envolvente e gratificante. Que bom que esse livro surgiu em meio a tantos outros. Comprei na sexta e terminei no domingo ??

Ana <3 03/03/2023

Simplesmente incrível, a história que o livro retrata é a realidade, tudo é perfeito, os personagens.
Li esse livro em 2017, tinha 10 anos, a história foi cativante, os personagens ainda mais, saber tudo o que aconteceu é emocionante.
Foi um dos primeiros livros que me trouxe para o mundo da literatura, e tenho um grande afeto por ele

romanciando 01/03/2023

Eu sorri em meio a tragédia
Tão impactada por esse livro que é até difícil fazer uma resenha. Eu senti tristeza, apreensão, felicidade, empatia e sorri. Embora a história da Ada seja triste foi possível sorrir com a sinceridade dela. Eu me senti ali morando com eles, sendo vizinha daquelas pessoas que os rodeavam e terminei o livro com a certeza de que há coisas piores do que uma guerra.
Amei o fato de a autora dosar bem os sentimentos. Nem toda história triste precisa ser regada de páginas depressivas.