A Guerra Que Salvou a Minha Vida

A Guerra Que Salvou a Minha Vida Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Caroline1058 08/02/2023

Aquece o coração e gera compreensão
Foi uma leitura relativamente rápida, de uma história que me lembrou Jardim Secreto e A Princesinha de F.H.Burnett. Os personagens me cativaram, consegui me conectar tanto com a protagonista Ada quanto com os personagens secundários.
Mostra sobre senso de inferioridade, sobre cuidar e aceitar ser cuidado, mostra que acontecimentos marcam pessoas de forma única e singular, pois somos únicos e singulares.
Todos temos nossas marcas de guerra, sendo elas internas ou externas.

Vivi 04/02/2023

Li com minhas amigas, achei uma leitura muito leve e fluida, ótimo para quem quer começar o hábito de ler ou pra quem está saindo de ressaca literária.

Petala0 02/02/2023

Que história linda
Para começar, essa edição da Darksiders tá perfeita!!!
Amei a história de Ada e Jamie. Duas crianças que aprenderam que o amor pode salvar suas vidas.
Duas crianças sofridas, com uma coragem absurda.
Ansiosa pra ler o segundo livro!!!!

Eleanor.Amorim 31/01/2023

É um livro doloroso, onde cada momento de felicidade precisa ser abraçado. Descrito pela mente de uma pré adolescente machucada e traumatizada em um cenário caótico demais até para se fosse um adulto, senti que guerras são muito mais do que bombas e aviões sobrevoando.

Vale muito a leitura deste livro.

Espero que outras Adas espalhadas pelo mundo possam aprender a se amar e vencer suas guerras.

Lara 30/01/2023

Simplesmente lindo
Este livro lindo conta a história de Ada uma garotinha de apenas 10 anos (pelo menos é o que ela acha) que mora na periferia de Londres, com sua mãe

Com o início da segunda guerra mundial Ada e seu irmão, James, são evacuados e vão morar com Susan, uma mulher solteira de meia idade

Eu já comecei o livro passando raiva com a mãe de Ada e James, que mulher chata e insuportável, as falas dela me davam nojo

Eu tinha visto pessoas falando que tinham raiva da Ada em algumas partes mas com o início do livro achei que seria impossível, tendo uma mãe tão repugnante assim eu só conseguia sentir dó (prometo que não estou exagerando hahaha). Inclusive uma coisa interessante é que Ada nunca se refere a sua mãe como "minha mãe fez.." e sim como "A mãe"

Mas quando ela passa a morar com Susan em alguns momentos eu sentia raiva sim, mas sempre me lembrava de como ela viveu esses "10" anos

A Susan é incrível, para mim uma das melhores personagens do livro, me admira a paciência que ela tem com James e Ada que não são crianças nada fáceis

O livro me tocou, é realmente lindo, por mais de que se trata de um cenário de guerra temos muito mais aprofundamento interno dos personagens do que a guerra em si. A evolução de Ada, James e Susan me fez amar o livro

A escrita da autora é linda e envolvente, é um livro do ponto de vista da Ada o que é muito interessante de ver a guerra na perspectiva de uma criança

Apenas leiam é lindo e estou ansiosa para ler o próximo ??

Mary.Nolasco 27/01/2023

Segunda guerra sob outra perspectiva
Me surpreendeu positivamente por mostrar uma narrativa diferente sobre a segunda guerra, além de tratar de tópicos tão importantes como família e deficiências físicas. A leitura é leve e envolvente, fazendo com que o leitor consiga compreender exatamente o que se passa na cabeça da protagonista e quais os traumas que a mesma carrega. Não vejo a hora de ler a continuação.

Natine 26/01/2023

Caminhando pela linha tênue que divide a realidade cruel e a idealização de fatos nada fantasiosos, Bradley consegue captar toda a atenção para a sua escrita, ao mesmo tempo que revela uma diversidade de sentimentos para o leitor.

Ale 24/01/2023

A guerra que salvou minha vida
Completamente em êxtase com essa leitura! A mãe de Ada vê a própria filha como um estorvo, um fardo. Fez uma criança pensar que era somente uma aleijada, uma porcaria. Mas é ainda mais gratificante ter visto a postura firme que a Ada tomou, falando com sua mãe e fazendo com que eles pudessem ir embora. As bombas também foram uma surpresa, assim como a Susan e a casa que foi destruída. Além da casa, foi lindo ver que os três construíram uma vida. Fizeram amigos. E agora, são verdadeiramente pertercentes a cidade. De fato, Ada e Jamie salvaram a vida da Susan, assim como ela salvou a deles.

Thayna.Juchimiuk 22/01/2023

Que história tocante!
Personagens mt bem desenvolvidos! amei todos.
Muito emocionante, recomendo muito! ??

Lays @la.livros 21/01/2023

Ada e James são dois irmãos, que moram na periferia de Londres.

Com o começo da 2 guerra mundial e com a ameaça de possíveis bombardeios em Londres, ele s são evacuados para interior do país.

E passam a morar com a Susan.

Mas é só aí que Ada descobre que ela não sabia o que era viver e começa a viver. E gosta disso... e começa a ficar com medo de o que vai acontecer ao voltar para 'casa' já que ela sente que a casa da Susan é mais sua casa do que onde a mãe mora.

Uma história de criança, mas com lição pra adulto.

Keila 21/01/2023

Resenha A guerra que salvou minha vida ?
Que livro maravilhoso ??

Me emocionei do começo ao fim, posso até colocar na lista de leituras obrigatórias.

Ada tem o pé torto, e por isso é totalmente trancafiada dentro do apartamento por sua Mãe, que tem vergonha da filha.

Assim que começa a Segunda Guerra Mundial, as crianças são enviadas para lugares mais seguros.

Ada e seu irmão James ficam na casa de Suzan, uma senhora que no começo não queria ficar com eles (porque nunca havia cuidado de crianças).

Lá eles descobriram o que realmente é viver, e ao longo da estória você se emociona com as coisas mais simples.

A estória é narrada por Ada, deixando tudo mais lindo e emocionante (eu amo estórias narradas por crianças).

Aurrany . Malfoy 17/01/2023

Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular ? coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um ?pé torto? como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor. Kimberly Brubaker Bradley consegue ir muito além do que se convencionou chamar ?história de superação?. Seu livro é um registro emocional e historicamente preciso sobre a Segunda Guerra Mundial. E de como os grandes conflitos armados afetam a vida de milhões de inocentes, mesmo longe dos campos de batalha. No caso da pequena Ada, a guerra começou dentro de casa. Essa é uma das belas surpresas do livro: mostrar a guerra pelos olhos de uma menina, e não pelo ponto de vista de um soldado, que enfrenta a fome e a necessidade de abandonar seu lar. Assim como a protagonista, milhares de crianças precisaram deixar a família em Londres na esperança de escapar dos horrores dos bombardeios. Vencedor do Newbery Honor Award, primeiro lugar na lista do New York Times e adotado..

Adoro a maneira sincera que esses personagens descrevem o mundo, indo contra os preconceitos da sociedade e simplesmente seguindo seus corações. Portanto, já adianto que amei Ada e Jamie ? os protagonistas de A Guerra que Salvou a Minha Vida ? desde o primeiro instante. Existe algo de peculiar, e incrivelmente cativante, na personalidade desses dois jovens. É através deles que mergulhamos em uma história direta, dolorosa e incrivelmente madura, afinal estamos falando da Segunda Guerra Mundial e das consequências que essa batalha gerou. Eles são apenas crianças, mas mesmo assim mostram a crueldade por trás da guerra, emocionando, chocando e provocando no leitor a vontade de transformar nossa sociedade e acabar, de uma vez por todas, com as disputas políticas movidas pela ganância e sede de poder.

Daiane499 16/01/2023

a guerra que salvou a minha vida
é o tipo de livro que você lê com os olhos cheios de água. é muito emocionante.
eu quase chorava em praticamente todo o capítulo. o desenvolvimento é maravilhoso!

é um livro sensível e que aborda a vida de personagens no meio de uma guerra. é incrível como eu entendi todo o comportamento da Ada. ela sendo dura para não se apegar à Susan foi algo que doeu.

a narrativa é impecável. é uma leitura fluída e fácil.

essa livro é um passo definitivo pra depressão mas eu recomendo demais!

ler que a Ada não sabia nem o significado de palavras, ler tudo o que a mãe deles falava pra ela me machucou tanto, me emocionou tanto.

é um livro impecável, não tenho palavras para descrever a perfeição dessa obra.

"Enfim compreendi qual era a minha luta e por que eu guerreava. A Mãe não fazia ideia da forte combatente que eu havia me tornado."

sugurugeto 16/01/2023

ada te amo, jamie te amo, susan te amo
A darkside acerta novamente, eu tenho muitos livros deles parados na estante que eu comprei na euforia por serem bonitos e estarem em promoção. Já fazia quase 3 anos largado quando decidi pegar pra ler, e foi em uma sentada viu. Meu Deus o que eu perdi por tanto tempo, que livro lindo. Eu posso não ter chorado durante a leitura, mas ficava emocionada em praticamente todos os capítulos, com o coração apertado. Mas também sentia muito conforto e ficava com o coração quentinho e diversas cenas.

O livro já te choca de cara ao apresentar a atual vida da Ada, Jamie e sua mãe. Nesse começo eu quis gritar diversas vezes, eles são tão maltratados por essa p5t4444 dessa mãe deles, até que o inicio da guerra faz com que as crianças sejam mandadas para o interior para que escapem dos bombardeios. A Ada não seria mandada pela mãe, pois essa mulher é uma v4g4b5nd4, e maltrata ela só pelo fato de a menina ter um dos pés torto, e iria mandar apenas o Jamie, mas a Ada é uma menina tão esperta, mas tão esperta que consegue enganar a mãe e fugir para o trem junto com as outras crianças no trem.

Como eles são um casal de irmãos, ao chegar no seu destino encontram muita dificuldade em achar uma família que os queiram, de tão maltratados e maltrapilhos que se encontram, felizmente, umas das mulheres encontra uma casa com uma mulher solitária para cuidar deles, Susan. Ela obviamente não queria eles, não sabia como cuidar de crianças, e ao longo da história, vamos descobrir mais motivos dela não querer cuidar deles.

A parti daqui a história segue a Ada descobrindo esse novo lar, conhecendo a Susan, o Fred, Maggie, e vai narrando acontecimentos do dia a dia. Eu aprendi a amar essa menina, basicamente meu coração doía todas as vezes que ela se sentia mal, recuava, tinha crises de pânico por conta de sentimentos que ela não sabia lidar em relação a Susan e ao Jamie. Ela foi tão maltratada por anos, que quando recebeu amor de verdade, não sabia lidar com ele. Eu quase chorava em diversas cenas de tão delicado que era a forma que a autora tratava os sentimentos dela.

O relacionamento dela com a Susan também foi algo tratado de forma muito perfeita e delicada, Amei como elas discutem, como cuidam uma da outra, como vão encontrando conforto entre si, como aos poucos a relação mãe e filha vai se desenvolvendo.

Jamie apesar de pouco explorado, não deixa de ser um personagem querido, todas as dores e medos dele são bem apresentadas, e a forma como é resolvida também é de aquecer o coração.

Susan também é uma personagem com uma bagagem enorme, minha única tristeza é o livro não detalhar muito o relacionamento dela com a Becky, apesar de com certeza explorar como a perda a afetou. Tenho minhas dúvidas se era apenas amizade?? Kkkkk com certeza não era, só queria que ficasse mais claro.

Todo o ambiente da segunda guerra, apesar de não ser o foco central do livro, é abordado de forma precisa nas situações cotidianas, não tenho o que reclamar disso. Mas o livro sobretudo é sobre a jornada da Ada. Amei de verdade esse livro, estou louca pra ler a continuação, e ver minha família sendo feliz.

Kelly 16/01/2023

Avaliação da leitura A guerra que salvou a minha vida
Acabei de terminar de ler e essa leitura trouxe representatividade gostei muito na minha opinião vale a pena ler me emocionei pela primeira vez em um livro mas foi só no final