Hellraiser

Hellraiser Clive Barker

Resenhas - The Hellbound Heart

Luis.Gengibre 17/06/2021

O Inferno está lotado e alguns demônios à solta
Poder experimentar da obra e sua adaptação sem ter recebido qualquer spoiler prévio foi um deleite. O livro tem personagens rasos e até mesmo a ambientação superficial transmite uma espécie de atemporalidade da obra, ao menos até antes de existirem celulares ela pode ser situada facilmente. O autor trabalha cirurgicamente expondo somente o que acredita ser necessário e cria um universo tão intrincado quanto a mitologia lovecraftiana no ponto em que as personagens são somente peões para os perpetradores de seu horror.
Gostei muito e espero entrar em contato com outras obras do autor.

TigreBranco 16/03/2022

Foi Diferente.
Não diria que é terror, embora seja esse o gênero do livro. É um livro interessante que aborda a história contada nos filmes de forma mais crível e polida, ele não da medo (mas não levem isso a sério, eu que não sinto medo lendo livros). Mas aborda temas interessantes do universo de Hellraiser que nunca foram citados no filme. Recomendo se tiver interesse ou amar a série.. É uma leitura rápida e fluida.

Leonardo Lemes 19/07/2022

HELLRAISER
A busca por prazer, desejo, ambição e conhecimento marcada pela fluidez de Clive Barker no terror contemporâneo. A narrativa traduz uma cultura religiosa que prega espiritualidade e penitências, para criar, a partir disso, uma cultura formada por prazeres proibidos, personagens malignos e disformes ? outrora humanos ? que idealizam sentimentos como dor, desespero, caos e sofrimento intenso, fazendo alusão às punições presentes no inferno cristão. Um enredo de horror que tece críticas ao casamento, paixão, traição, infelicidade, e subentende o cuidado com aquilo que o coração anseia. O antagonista aqui é o próprio homem, e os seres são apenas executores do desejo humano, uma vez que, a obra induz que o mau está no corpo e somos nós que temos o poder de o libertar e reter. O autor metaforiza o sadomasoquismo e a lascividade, agregando valor simbólico ao realismo da cultura pop. O texto trabalha com uma linguagem adulta e sem pudor, dando liberdade para as descrições de cunho gore. Retrata uma dimensão labiríntica, referenciando os caminhos da mente humana. Clive Barker também traz para essa trama o calço de lenda urbana, partindo da baixa fantasia para o horror sem sair do lugar. "Não havia compaixão daquele lado da Cisão; havia apenas o pranto e as gargalhadas. Às vezes, lágrimas de alegria (por uma hora sem pavor, ou até o tempo de um respiro), lágrimas que vinham como um paradoxo diante de um novo horror."

Juliane.Sturm 14/08/2023

Wowwww 150 páginas de pancada no estômago!
Hellraiser, escrito em 1986 por Clive Barker, conta a história de um homem sedento por viver novas experiências e os prazeres do mundo. A dificuldade estava em encontrar algo que realmente se mostrasse novo o bastante para envolvê-lo. Até o dia em que ele consegue pôr as mãos na lendária caixa de Lemarchand e ressignifica estes prazeres por algo pouco convencional.

Toda a perversidade dos Cenobitas (principalmente Pinhead (ou seria Leviatã?) - a grande arquiteta) criaturas da Ordem de Gash, está presente em detalhes que estimulam absurdamente a imaginação. Visualizei o quarto do mofo, consegui sentir o cheio de carne e também vi Frank em todos os estágios. Impressionante como em poucas páginas Clive Barker consegue trazer sensações de todos os tipos e ativar a imaginação em um nível elevado e rico.

É uma leitura rápida, devastadora, de desespero, desejo, sadismo e horror.
Não assisti ainda a nova versão do filme - devo fazer em breve - de qualquer forma recomendo absurdamente esta leitura.

#ACriatura #Hellraiser #CliveBarker #Pinhead #Cenobitas #OrdemdeGash #ficçãocientífica #terror

Yago 01/09/2022

Terror direto ao ponto
Uma leitura rápida, fluida, sem muitos arrodeios e com bastante ?gore?. Hellraiser introduz a mitologia dos cenobitas, um grupo de seres sadomasoquistas convocados pela caixa de Lemarchand.
No caso, Frank busca por uma grande fonte singular e transcendente de prazer, já que nada mais no planeta pode lhe satisfazer. Em posse do artefato mistifico e de breves avisos, ele tenta resolver o enigma e, assim, acessar seu desejo.
Contudo, ao encarar os quatro cenobitas, descobre que a noção de prazer deles é outra: ?Prazer é dor, dor é prazer??
Não fica muito claro nesse livro a origem de tais seres e se são anjos ou demônios (eles mesmos não respondem), ficando a cargo do leitor interpretar a simbologia. Talvez nos outros volumes (O evangelho de sangue) tenhamos mais respostas.

Helo 14/09/2022

Falta algo
O livro é bom, a escrita é super fluida, gostei muito das palavras que o autor usa pra contar a história, porém na minha visão pecou na descrição dos cenários e dos acontecimentos.
Por volta dos 80% do livro achei que as descrições não estavam me ajudando a imaginar o que estava sendo contado, o que acabou diminuindo o quão imersa a história me deixou.
Tenho certeza que os filmes funcionam melhor que o livro, já que justamente senti falta de um elemento que me levasse a visualizar as cenas.

Ana Luiza 05/10/2022

Disponível em @anawithcoffee
Os seres humanos estão sempre buscando o prazer?
Muitas vezes, para algumas pessoas, o prazer parece inalcançável.

Frank Coton é um homem sádico e descontente com a própria vida. Não importa o que ou o quanto faça, suas experiências físicas e mentais nunca são suficientes.

Por este motivo, quando a caixa de Lemarchand lhe é apresentada, ele não mede esforços para abri-la, tendo em vista a promessa de um prazer inigualável.

Contudo, uma vez aberto o portal não há como voltar atrás. Os Cenobitas, precisam levar seu invocador consigo.

Algum tempo depois, Rory (irmão de Frank) se muda com a esposa para a casa onde o ritual foi feito e, é claro, coisas estranhas começarão a acontecer.
_________________________________

A releitura de Hellraiser, sem querer, veio em um timing perfeito já que o remake vem aí.
Preciso confessar que não sou grande defensora de remakes mas, com certeza algumas pessoas estavam esperando por isso.

Quanto à leitura, este segue sendo um dos meus livros favoritos do gênero. ?

Yeda Souza 11/04/2020

Aquele livro que te surpreende sem precedentes!!!
Hellraiser do Clive Barker foi um livro que me surpreendeu demais. Confesso que eu estava com medo de ler por ser uma história de terror, eu não gosto do gênero e fiquei bastante apreensiva.

Mais a história me prendeu de uma maneira surreal. A leitura fluiu de uma maneira tão leve que quando vi ja tinha acabado.

Esse livro conta a história de Frank que queria desfrutar os maiores prazeres do mundo quando ele desvenda o enigma da caixa de Lemarchand. Só que na verdade essa caixa abria um portal que era habitado pelos cenobitas onde o prazer significava dor, mutilação e deformação do corpo. Nisso Frank desaparece!!! Tempos depois Rory (irmão de Frank) e Julia sua esposa se mudam para a mesma casa onde ele desapareceu.
Nessa casa tinha um quarto com uma energia diferente e Júlia sentiu isso. O quarto era escuro, a persiana era pregada na parede e ela sentia uma atração pelo cômodo.

E conforme os dias vai passando
Julia sente mais necessidade de se refugiar nesse ambiente... só que o que não sabem é que todos os que entram em contato com esse quarto não saem ilesos dele.

E agora estou criando coragem pra assistir o filme.

ArthurmalariA 13/04/2020

Não havia prazer no ar, ao menos não como a humanidade conhecia...
Abri a configuração de Lemarchand e dei um passeio nas entranhas do inferno. Que Livro senhoras e senhores... QUE LIVRO!! Ainda estou sem fôlego e estupefato diante de suas paginas encharcadas de sangue.
Hellraiser conta a história de um quebra cabeças que abre uma porta diretamente para o inferno e de lá, trás os Cenobitas, sacerdotes do inferno, da dor e do prazer. Falar da trama é contar spoiler, assim como assistir ao filme, então recomendo a leitura, de preferência à noite e sozinho.

Hannah126 19/03/2024

Um bom livro que explica melhor algumas coisas do filme
Resolvi ler este livro depois de ver os filmes de Hellraiser e achei o livro uma boa surpresa. Nele, somos apresentados a Frank, Julia, Rory e Kirsty - protagonistas do primeiro filme - e, na minha opinião, o livro tem o mérito de explicar melhor a personalidade de Frank.
É um livro de terror - mais puxado para o horror/terror psicológico, na real - que te deixa com vontade de saber como as situações vão se desenrolar e o que os personagens vão fazer diante das situações que vão acontecendo. No entanto, em alguns momentos, a linguagem do autor é um pouco arrastada. Ele explica as situações que ocorrem no livro de uma maneira bastante íntima, do ponto de vista do que os personagens pensam e da maneira como eles são, no entanto o linguajar do autor acaba sendo meio arrastado nesse processo.
No geral, é um bom livro, se você gosta de um terror mais psicológico/que explica de forma mais aprofundada os pensamentos e as relações dos personagens.

Morcego 14/04/2020

HELLRAISER (Clive Barker).

HELLRAISER é um livro assustador, visceral, sangrento e excelente.

Escrito por Clive Barker nos anos 80, é um dos melhores livros de terror que já tive o prazer de ler. Eu havia comprado a minha edição – lançada pela DarkSide Books – em uma Bienal do Livro, há alguns anos, mas não tive a oportunidade de ler. Bem, já corrigi esse erro.

O livro é excelente. Uma obra assustadora e violenta, repleta de sangue e sexo, tudo combinado de maneira brilhante. Mas, na verdade, a historia não é nova para mim.

Eu já havia visto o filme algumas vezes, e realmente, é um clássico do terror. Porem, eu não sabia que o longa era baseado em um livro, achei que era um roteiro original de Barker – mesmo porque isso não é mencionado nos créditos. Só fui descobrir que Pinhead e sua turma surgiram na literatura quando a DarkSide lançou o livro aqui no Brasil, mais detalhes adiante. E não tive duvidas. Eu tinha que adquirir esse livro. Bom, dito e feito.

Conforme mencionei em outras resenhas, existem autores que não precisam escrever um calhamaço de mil páginas para contar uma boa historia; claro, existem aqueles que o fazem, mas ao meu ver, não contam nada – salvo exceções. Hellraiser é um exemplo de livro curto que tem muita historia para contar. E que historia.

Como foi meu primeiro contato com a obra literária de Clive Barker, não sei ao certo como ele aborda seus temas, ou qual a linguagem que ele utiliza para tal, mas, posso dizer o seguinte: Barker é um gênio. Esta é uma das historias de horror mais originais já criadas nos últimos tempos – tanto o livro quanto o filme – e uma das melhores também. Logo no primeiro capitulo, Barker foi ao ponto: apresentou o vilão da historia, contou sobre o que ele gosta e sobre quem ele é, e também apresentou os Cenobitas, os seres que habitam outra dimensão, e podem ser invocados pela Caixa de Lemarchand, um pequeno quebra-cabeça que possui um papel importante na historia. E também Barker não faz cerimonia, e mostra que a historia é visceral e repleta de conotações sexuais, isso já no inicio. A primeira vez que Frank usa a caixa e surge um dos Cenobitas, é apavorante; muito disso vale pela descrição. Barker descreve muito bem as ações e os cenários, e faz a gente que acreditar que tudo aquilo é real, além de tornar fácil a visualização de tudo.

O texto é visceral. Barker escreve as cenas de horror com grande maestria, e não fica difícil para o leitor fazer caretas enquanto lê o livro; caretas de nojo, mesmo. Eu cheguei a fazer algumas durante a leitura. E existe motivo. Não me lembro de ter lido algum livro com cenas de morte e tortura tão pesadas e violentas, muito mais do que os torture-porn da vida; corpos mutilados, ganchos, desmembramentos... Um prato cheio para os fãs do horror. Isso sem falar do conteúdo sexual. Esqueça 50 Tons de Cinza! Assim como o terror é visceral, o sexo, também. As cenas de sexo fazem qualquer livro adulto de hoje parecer historia de criança. Sério. Muito bem escrito.

Quem é fã de Hellraiser sabe que os filmes se resumem a um grupo de personagens: os Cenobitas, liderados pelo inesquecível Pinhead. Pois bem, quem já viu os filmes, sabe que eles foram apresentados no primeiro filme, lançado em 1987. E em toda sua gloria. Aqui, no livro, não tão diferente assim. Como mencionado acima, Barker apresenta um deles logo no primeiro capitulo da historia, mas só reserva espaço para eles brilharem novamente, mais adiante. Mas não tem importância. Mesmo sendo identificados pelo nome, é fácil saber quais Cenobitas estão presentes no livro. Eu acredito que sejam o Pinhead e a Fêmea, com base nos diálogos, muito parecidos com os diálogos do filme.

Os outros personagens também são muito bons, principalmente a Kirsty, que se tornou a “final-girl” do primeiro filme. Bem, assim como no filme, aqui ela está ótima, e poderia ser a protagonista da historia sem esforço, mas, eu acredito que quem protagoniza a historia de fato sejam o Frank e a Julia. Apesar de não aparecer muito, Frank é um personagem perturbador, tanto na forma humana, e quando retornada dimensão dos Cenobitas. Inclusive, eu acredito que ele volta muito pior da dimensão dos Cenobitas. O mesmo não pode ser dito de Rory, seu irmão, que, infelizmente, não é tão interessante, e é quase um personagem apagado. E, ao contrario do filme, aqui, Julia está ótima. Desde que surge pela primeira vez, ela não esconde sua personalidade: amargurada, arrependida de ter se casado com Rory, e completamente devota e submissa a Frank.

Sobre a edição lançada por aqui pela DarkSide, o seguinte. Como sempre, a editora caprichou no lançamento, e fez um trabalho excelente. O acabamento é maravilhoso, com todos os detalhes que remetem ao filme; a tradução está excelente, e a formatação também, e não atrapalha a leitura. Sem duvida, a DarkSide Books é uma editora que respeita e ama seus fãs, e traz sempre produtos de qualidade.

Como todos sabem, Clive Barker acabou adaptando seu livro para o cinema em 1987, um ano depois da publicação original. O filme é, sem dúvida, um Clássico do Terror, que deu origem a um dos personagens mais queridos do gênero: Pinhead.

Enfim, Hellraiser é, sem duvida, um excelente livro de horror. Uma historia visceral de sangue e sexo, combinados de maneira brilhante. Uma historia perturbadora e violenta, mas escrita com maestria. Uma das historias de horror mais originais que já li. Maravilhoso.

Altamente recomendado.

Blue 06/01/2023

Gostei
Terror não é.
Gostei da história, me fez intender os filmes, a "dor e o prazer" por trás..
Mas não senti medo ou o terror, li pela curiosidade e gostei, o livro é curto o que fez eu terminar rápido.

julia 17/06/2020

Resenha: Hellraiser
Primeira vez lendo Hellraiser e a história tem tudo que eu gosto:

- Quebra-cabeças
- Pessoas com fogo no rabo
- Bastante assassinato
- Volência
- Criatuas estranhas

A+ leitura de Halloween 5/5 estrelas eu recomendo

Lalalala 15/01/2022

Não gostei...
Eu não gosto do gênero terror, e nem sabia sobre o que era a história (li pq comprei para dar de presente a um amigo mas não chegou a tempo, ent eu fiquei com o livro) talvez por isso eu não tenha gostado nada. Fãs de terror provavelmente vão discordar de mim. Mesmo assim, não achei a história assustadora. Ela não me prendeu.

Maria14598 04/01/2022

A leitura flui, bem direta e, de certa forma, gostosinha de ler, apesar de ter passagens mais pesadas (gore e temas sexuais). Gostei muito de ler