Eu Te Darei o Sol Jandy Nelson

Resenhas - Eu te darei o sol

Jess 02/06/2019

Arte nas palavras
Conhecer sua alma gêmea é mesmo como entrar numa casa que você conhece bem. Realmente, reconheço tudo. Posso mesmo me localizar no escuro.

Noah e Jude são irmãos gêmeos que sempre tiram papel/papel, pedra/pedra, tesoura/tesoura de tão conectados que são. Gêmeos que respiram juntos e se entendem com um único olhar. Nada poderia abalar essa relação, a não ser a inveja e o ciúmes que um sente do outro, em relação à mãe, ao novo vizinho e a escola de artes.

Eu te darei o sol foi uma surpresa maravilhosa, já tinha abandonado o livro há um ano, por não ter me conectado com a história, os personagens. Mas decidi dar uma nova chance e foi a melhor coisa que fiz. O livro alterna as narrações entre a Jude e o Noah e o tempo, onde um ponto de vista complementa o outro. Enquanto Jude nos atualiza a história depois de dois anos, Noah nos faz voltar ao passado pra entender os fatos do futuro. A forma como o autor usou as palavras foi um tanto quanto poética, o que deu todo um significado pro livro já que os irmãos são artistas e toda a história gira em torno disso, enquanto eles estão entrando na adolescência e se descobrindo, tentando entender quem são e quem querem ser.

- Sim. Então, se Deus pode ter duas chances, por que não nós? Ou três ou trezentas chances.

O mais lindo de tudo foi ver a evolução dos personagens centrais e suas interações com os personagens secundários. Jude e Noah apaixonados são a coisa mais fofa do mundo, gostei da forma como essa parte romântica foi tratada, nas analogias (MARAVILHOSAS). Enfim, tudo nesse livro foi perfeitamente escrito, tudo se encaixou e a sutileza usada me arrebatou de tal forma que terminei as últimas páginas chorando. Valeu muito a pena ter voltado a esse livro, ter dado uma nova chance a essa história e ter conhecido personagens tão profundos e maravilhosos que me encantaram.

Afinal, quem sabe? Quem sabe alguma coisa? Quem sabe quem está nocontrole? Ou o quê? Ou como? Quem sabe se o destino é apenas como você conta para si mesmo a história da sua vida? Outro filho talvez ouvisse as últimas palavras da mãe não como uma profecia, mas como uma alucinação por causadas drogas, algo para esquecer. Outra menina talvez não tivesse contado para si mesma uma história de amor sobre um desenho feito pelo irmão.

Natália | @tracandolivros 01/06/2019

Eu Te Darei o Sol
“Eu te Darei o Sol” é narrado por Noah e Jude, irmãos gêmeos completamente ligados um ao outro. A narrativa de Noah acontece nos seus 13 anos, e a de Jude 3 anos depois, aos 16.

Noah é um menino quieto, e tem dificuldade de interagir com as outras pessoas. Sua vida gira em torno dos seus desenhos. Já Jude é completamente espontânea e se dá muito bem em multidões.

Após uma visita à um museu, a mãe diz que quer ingressar os dois filhos na escola de arte, o que deixa Noah radiante, mas não Jude. Por causa de toda essa atenção da mãe voltada para Noah, Jude se sente traída, e começa a mudar, se torna uma menina mais arredia, brava, e começa a se vestir com saias curtas e batom vermelho.

Uma tragédia separa os gêmeos dos 13 anos aos 16, e essa tragédia muda os dois completamente. Seu laço se rompe, Noah deixa todos os seus desenhos de lado e Jude se torna uma pessoa solitária.
“É preciso muita coragem para ser sincero consigo mesmo, ser sincero com sua coração.”
A escrita é completamente fluída, mesmo que com essas trocas de anos fique tudo levemente confuso no início. Os capítulos são longos, o que deixa tudo um pouco arrastado.

A história de Noah e Jude é muito bonita e tocante. A forma como eles se conectam no começo do livro é linda demais. Durante a leitura eu não soube definir qual a minha relação com Jude, em alguns momentos ela era muito amor e em outros eu me senti muito decepcionada. O que a tragédia resulta na vida desses adolescentes é muito triste, eles mudam completamente de personalidade.

Todo o mistério envolvendo a tragédia vai crescendo durante a trama, porém devo dizer que desde o início das cenas da Jude eu já havia sacado TUDO. E isso estragou muito a minha experiência, porque além de ser clichê foi muita coincidência em cima de coincidência, não é possível que existam tantas ligações entre pessoas não relacionadas, mas enfim... É um YA ótimo para ler naquele fim de semana preguiçoso, a mensagem que o livro passa é muito bonita, mas ele não conseguiu me prender e nem me agradar tanto.

site: https://www.instagram.com/p/BrOGPDIA86V/

Grazi @graziliterata 06/05/2019

Não é tudo isso para ter ganhado vários prêmios.
Eu Te Darei O Sol é um livro que ganhou diversos prêmios. Pode virar filme também pelo que está nos agradecimentos.
Porém, eu não achei tudo isso.
É um livro lento, tem várias quotes, maa achei que faltou um pouco de emoção da autora ao escrever o livro.
Ela abordou tantos temas importantes como: a disputa de atenção entre irmãos, a homossexualidade, o primeiro amor, traição, mas poderia que poderiam ter sido melhores trabalhados.
Eu que choro com facilidade não derrubei uma lágrima com esse livro.
Mas vi em algumas resenhas no Skoob que não foi só eu que se decepcionou um pouco com esse livro, então não me senti a diferentona.

nomedepassaro 08/04/2019

Poderia ter sido mais curto.
Depois de mais de 30 e poucos dias enrolando pra terminar, finalmente acabei. Não vou dizer que não gostei do livro - eu gostei. Porém achei extremamente cansativo. O esquema de contar a história indo e voltando para o passado e o presente poderia ter sido melhor se o livro tivesse algumas páginas a menos. Por diversas vezes me empolgava demais com algum momento do livro e PÁ, havia a mudança temporal e eu tinha que me readaptar. Quando o momento voltava, já tinha me esquecido de como estava empolgado e por vezes me peguei voltando páginas e mais páginas pra lembrar aonde eu tinha parado no tempo anterior.

Enfim. A relação dos irmãos, do pai com a mãe, do pintor e do Oscar, tudo é muito bacana e profundo e entendo como tudo se conectou, mas teria me envolvido mais com os personagens se a história fosse contada de maneira mais ágil e menos detalhista em certos trechos que não tiveram nenhuma necessidade.

Não me arrependo, entretanto, de tê-lo lido. Só achei apenas bom.

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 21/03/2019

@sistersbookaholic
“Viro-me, lembrando novamente que fomos feitos juntos, célula a célula. Somos a companhia um do outro desde quando não tínhamos ainda olhos ou mãos. Antes mesmo de termos alma.” Pág 87

Noah e Jude sempre foram daqueles gêmeos inseparáveis, mas ao decorrer dos anos, isso começou a mudar. Noah é um garoto um tanto estranho, é tímido e sofre bullying por conta disso. Não tem amigos, somente sua irmã, e o que mais gosta de fazer é desenhar e pintar, esse é o grande talento e refúgio de Noah. Está sempre pintando as pessoas em sua mente.
Diferente de Noah, Jude é uma garota popular, é muito bonita e destemida. O que mais gosta de fazer é surfar. Jude também tem um grande dom artístico, apesar de não achar que tem talento, sempre fazendo suas esculturas das mulheres de areia.

Noah sempre foi o garoto dos olhos de sua mãe, e Jude é como seu pai sempre sonhou. Por conta disso, os dois são tomados pela inveja, e vivem em constante disputa pela atenção de seus pais. Apesar das diferenças, um é o alicerce do outro, até que um dia, tudo desmorona.

“— Certo – diz ela. – Árvores, estrelas, oceanos. Tudo bem.
— E o sol, Jude.
— Ah, claro – diz ela, surpreendendo-me completamente. – Eu te darei o sol.” Pág 82

Como sabem Eu te darei o sol é um dos meus livros preferidos, e fiz uma releitura dele. Esta releitura me fez amar mais ainda este livro. A autora tem uma escrita poética, e os personagens são bem construídos. Me encantei novamente com Noah e Jude, cada um com sua personalidade singular.

Os capítulos são intercalados entre Noah e Jude, Vemos, a partir dos olhos de cada um, suas vidas se transformarem drasticamente ao longo de três anos. Nos capítulos de Noah, vamos acompanhar quando os gêmeos tinham 13 anos, e nos de Jude quando eles estão com 16, e ao desenrolar do livro, toda história se completa, vamos descobrindo os segredos e acontecimentos que levaram os irmãos a se distanciarem.
Os dois personagens principais, estão se conhecendo, em plena adolescência com turbilhão de acontecimentos na bagagem.
Estão aprendendo sobre o que querem, aprendendo sobre sexualidade, e acima de tudo, aprendendo ser Noah e Jude, separadamente, e não NoaheJude como sempre foram quando pequenos. Trilhando caminhos distintos, e cada vez mais distante um do outro, guardando vários segredos, cada um enfrentando seu próprio dilema.

Jandy Nelson sabe descrever sentimentos como poucos autores conseguem, e isso é o que mais me encanta em Eu te darei o sol. E é um dos motivos de eu amar tanto este livro. É incrível como ela escreve sobre temas importantes de uma forma bela, simples e tocante. ⠀
Este livro nos fala sobre se reerguer, se reinventar, crescer, amadurecer, se conhecer e acima de tudo, se curar. Um livro sobre dramas familiares, sobre como tudo pode mudar drasticamente, e sobre as consequências que a mentira pode trazer.
Eu te darei o sol, é daqueles livros, que te mudam por dentro, e te faz refletir sobre si mesmo, está leitura está mais do que indicada, e espero que assim como eu, vocês possam se apaixonar por Noah e Jude, e que este livro, traga crescimento, como trouxe para mim.

“Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes).
Reconstrua o mundo.” Pág 377

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/

Caroline.Amstalden 09/01/2019

Esse livro dá um quentinho no coração...

A narração do livro é alternada entre Noah (narrando o passado, quando eles tinham 13 anos) e Jude (narrando o presente, aos 16). Eles sempre foram muito unidos, apesar de serem completamente diferentes.

Noah é um artista, o menino dos olhos da sua mãe, quieto e "estranho", vive desenhando dentro da sua cabeça. Jude é uma artista contida (faz esculturas maravilhosas, mas ninguém sabe), a menina dos olhos do pai, alegre e popular. Até que o ciúmes, a raiva e um acontecimento inesperado faz com que tudo mude entre eles.

Esse livro é um misto de emoções. Cada linha faz você amar e odiar os personagens, e no fim você só quer tomar um café com eles, dar um abraço, conversar sobre arte e sobre a vida.

Emocionante e envolvente, não tenho mais palavras para descrever. Super recomendo!

"Quem sabe alguma coisa? Quem sabe quem está no controle? Ou o quê? Ou como? Quem sabe se o destino é apenas como você conta para si mesmo a história da sua vida?'

Jess 02/06/2019minha estante
verdade! eles mereciam esse capítulo.

mayara.marinheiromartinelli 28/11/2018

Lindo!!
Eu só não dei 5 estrelas pq acho q queria ver um capítulo do Brian e do Noah se reencontrando!!
Ãngelo 22/12/2018minha estante
É a mesma coisa comigo

Amanda 08/11/2018

Um livro encantador!
As vezes por conta das duas perspectivas em tempos diferentes, a história se prolonga demais, mas nunca tirando o interesse do leitor.

KarinaSil 06/10/2018

Demorou mas terminei...
Um estoria cheia de sentimentos, significados e superação, no inicio achei um pouco chato difícil de sintonozar digamos assim, até passei dias sem pegar nele, mas depois no decorrer os personagens Noah e Jude me cativaram dessa forma foi melhorando e realmente gostei muito.

Ale 06/09/2018

Eu te darei o sol
Noah e Jude são irmãos gêmeos e ao mesmo tempo em que possuem uma relação muito próxima, tem as suas rivalidades e competem pela atenção dos pais. Até que uma tragédia afasta os irmãos de vez.

A narrativa do livro, com Noah descrevendo o que ocorreu no passado e Jude apresentando os fatos presentes, nos faz ter uma visão ampla dos acontecimentos. Assim, ficamos curiosos para saber o que aconteceu com os irmãos, uma vez que um Noah do passado não é o mesmo do descrito por Jude no presente, assim como Jude no presente não é a mesma do passado. Por que eles mudaram tanto?

Não sei descrever as emoções conflitantes que a leitura me proporcionou. Ao mesmo tempo em que achava a temática do livro interessante e me envolvia com a história, uma parte de mim não conseguia se conectar com o livro, pois não me identificava com a narrativa da autora.

Em alguns momentos do livro, senti que a leitura ficou arrastada, me peguei em vários momentos divagando, tanto que tive que fazer pausas na leitura e retomar em outro momento mais propício. Com certeza, todo o meu estranhamento se deu pela narrativa extremamente descritiva da autora, que relata os fatos que ocorrem com os personagens de forma minuciosa, deixando a leitura mais lenta. Assim, em vários momentos, senti que algumas partes poderiam ter sido encurtadas ou até mesmo retiradas da história.

site: https://www.paginasdolivro.com.br/2018/08/resenha-eu-te-darei-o-sol-jandy-nelson.html

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Eu Te Darei o Sol
Aqui, vou começar contando uma história. Eu tenho dois livros suuuuper favoritos, um que li aos 13 e outro que li aos 15, e é claro que depois deles eu já li ótimos livros, mas nunca senti vontade ou necessidade de colocar outros ao lado deles no top da minha vida, até terminar de ler Eu Te Darei o Sol. E isso já serve pra explicar, porque daqui pra frente, só tenho elogios a fazer.

A princípio essa pode parecer uma história simples e boba sobre dois adolescentes que tem a vida abalada por uma tragédia, afinal, temos um milhão de livros com essa premissa. O que esses outros livros não tem e que está presente no romance de Jandy Nelson, é a combinação de inúmeras outras coisas que vão mexer com você.

“Encontrar sua alma gêmea é como entrar numa casa onde você já esteve – você conhece a mobília, os quadros na parede, os livros nas prateleiras, as coisas nas gavetas: você é capaz de se localizar no escuro se precisar.”

Além dos protagonistas serem especiais, por verem o mundo de forma diferente, supersticiosa e por vezes até meio mágica, esse é um livro plausível e genial, onde as peças vão se encaixando e que em algum momento do livro você vai perder a noção de quem é o vilão e quem é o mocinho, pois todos são também um misto de coisas.

Astrologia, misticismo, religião, superstição, arte, amor, amizade, paixão, traição, perdão, compreensão, fantasia, desejo, bullying e emoção. Apenas alguns dos elementos escolhidos por Nelson pra um romance que mesmo não tendo um final triste, me fez chorar, porque pude ver através das palavras dela, tantas coisas bonitas, tanta sensibilidade, tantas lições.

“Às vezes, surpreendo a sombra dela rondando minha cama à noite, tentando tirar os sonhos da minha mente”.

Entendi o frenesi estrangeiro com o livro, relevei as ressalvas com a capa e me apaixonei por um livro que poderia muito bem ser só mais um, mas que se tornou um dos livros da minha vida.

Como já disse lá em cima, não acho que essa reação ou sentimento vai valer pra todo mundo que lê, nenhum livro é tão unânime. Mas espero, do fundo do meu coração, que Eu Te Darei o Sol te toque tão profundamente como me tocou, e que te leve das gargalhadas às lágrimas, como fez comigo.

E além do fato do livro ser ótimo, a editora também mandou junto um livro de colorir com os desenhos que o personagem Noah desenha, o que eu achei muuuito legal, pois realmente tem a ver com a história e se encaixa muito bem. Muito obrigada, Novo Conceito

site: http://resenhandosonhos.com/eu-te-darei-o-sol-jandy-nelson/

Adriana 16/08/2018

Arte em todos os sentidos
A beleza transborda as páginas deste livro. Jandy consegue fazer transparecer uma beleza que mistura todos os tipos de arte, toda a beleza que há, todo o drama com sua esperança, tudo, num livro só.

É como se estivéssemos admirando uma obra de arte em um museu, pois cada página representa um mergulho em um novo pedaço daquele quadro que ela fez tão perfeitamente e transformou neste livro.

Cada lacuna se preenche, cada questão é respondida, cada pedaço que falta é encontrado. É um verdadeiro deleite, é pura literatura, transbordando por cada linha.

Beatriz.Manzolino 25/07/2018

Eu te darei o Sol.
Minhas amigas me falam desse livro fazem anos, mas só fui pegar ele para ler agora...E me arrependo muito de não ter lido antes. No início achei confuso a escrita e um pouco enrolada em algumas partes, porém ao ir se envolvendo com os personagens. A comparação de porque não é mais assim? Que ativa nossa curiosidade e não faz querer terminar logo o livro. Noah é Sol e Jude é Lua.
2018.
- releitura 19/06/23
eu amo essa história. eu amo tanto esses irmãos que eu tinha medo de reler e não gostar tanto deles assim.
é uma história puramente sobre amor, é o amor de jude pelo noah que faz ela ir todos os dias proteger o irmão de saltar nas pedras. é o amor de noah por jude que faz ele tirar fotos das mulheres de areia delas. é o amor da mae deles por eles que faz eles serem tão bons. é amor. amor e puro amor.
nessa segunda releitura a gente entende muito mais a jude do que o noah, eu me identifico cada vez mais com ambos. os dois são totalmente horríveis, ninguém é santo. mas todo mundo merece uma segunda chance.
só quem tem um irmão sabe as dores e as felicidades, mas só quem é irmã mais velha sabe o fardo que carregamos. nunca identifiquei eles como gêmeos, para mim jude sempre será a mais velha.
mas acho lindo como noah enxerga eles como um só, uma coisa só, juntos desde antes de serem átomos, antes de serem qualquer coisa. já imaginou ter esse tipo de conexão com alguém?
gosto dos outros personagens, e das histórias que se ligam no final. mas essa releitura pareceu bem longa e demorada, não sei porque. quanto mais eu lia, mais parecia que o livro ficava maior.
eu amo eles, e eu também trocaria o sol por um desenho do oscar.