Pare de acreditar no governo

Pare de acreditar no governo Bruno Garschagen

Resenhas - Pare de Acreditar no Governo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Eduardo Cavassana 08/05/2020

Muito bom, muito interessante.
Excelente reflexão, riquíssimo em história do Brasil.
Recomendo.

Roberta 02/05/2020

Pare de acreditar no governo...
Um governo intervencionista não apenas constrói uma mentalidade estatista, mas apequena a sociedade.

Victoria 26/04/2020

Essencial
O livro mostra de maneira transparente a história política brasileira de forma diferente da retratada na maioria dos livros de história. Garschagen revela os fatos e os contesta com as razões pelas quais os condena. Um livro para ler uma vez e entender, como o próprio subtítulo indica, por que os brasileiros detestam os políticos e amam o Estado, e puxar outras vezes pra consulta.

Lari 19/03/2020

Livro essencial para entender o porquê temos essa relação de ?amor e ódio? com o governo.

Livro dinâmico, irônico, leitura fluída.

O livro trás relatos de desde o ?descobrimento? do Brasil até o governo em que ele foi publicado.

Apesar de não existir uma escrita totalmente neutra, eu não senti um tom partidarista, ele trás fatos.
Isabela Vieira 02/07/2020minha estante
Ele tem algum viés de direita ou esquerda ?

Bolbi 14/02/2020

Bruno abordou pontos da história brasileira de uma forma muito acessível para aquele que deseja entende-la, sempre diluindo sarcasmo e seu ponto de vista, o que torna o livro ainda melhor, trazendo ótimas perspectivas e fechamento.

Joao.Magalhaes 07/02/2020

Aprofundamento
Se você já ouviu termos como estatismo, patrimonialismo, coletivismo, intervencionismo etc, e quer saber a origem histórica deles aqui no Brasil, esse é o livro certo.

nomundodesalem 06/02/2020

Resenha por @nomundodesalem
"Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado?"⁣

Pare de acreditar no governo narra toda a história do Brasil, desde seu descobrimento até o governo Dilma.⁣
Trazendo a tona os motivos do brasileiro ser tão dependente do Estado, da sua necessidade de cobrar mais esforço do Estado,⁣
mais intervenção do Estado até mesmo nos problemas criado pelo próprio Estado.⁣ A leitura não foi a das mais fáceis (nem a resenha,rs) por ser um tipo de gênero que não estou acostumada a ler, mas eu gostei.⁣
O livro foi muito elaborado, com um pouco de humor irônico e sendo imparcial ao provar a teoria do autor.⁣

Mais resenhas em: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Dalmo 31/12/2019

Como salvar o Brasil dos brasileiros
O livro traz à tona um dos principais motivos para nossa dependência do Estado e a reprodução sistemática do nosso subdesenvolvimento econômico e social: a cultura do intervencionismo. Nascida com a própria história do país, desde os tempos do Império, tornou-se ainda mais forte com o advento da República e seus sucessivos erros e desmandos estatizantes. Impregnando a educação e retroalimentando o populismo, nos tornarmos vítimas de nossos próprios desejos: para qualquer problema, pedimos mais governo. Graças à disseminação mais recente, graças à tecnologia, de uma torrente de ideias liberais e livres das amarras criadas por este tipo de cultura, temos a esperança de rompermos as correntes que nos prendem a pobreza e ao fracasso como nação.

site: https://www.redumbrella.me/post/como-salvar-o-brasil-dos-brasileiros
Rafael.Assumpcao 12/03/2021minha estante
Isso me faz lembrar do livro do Príncipe Philipe de Orleans "Por que o Brasil é um país atrasado?".
Devem ser livros bem complementares.

Emerson 02/11/2019

Ironicamente sério.
Escrita sobre fatos importantes da nossa política. Eu já escuto o podcast do autor recomendo a leitura.

Bernal#03 06/04/2019

Uma analise relevante da história do país.
Mais de 60% do livro se trata de uma analise da história do país pelo ponto de vista do autor e de diversas fontes que estão listadas no fim do livro, 20% são o ponto de vista do autor sobre o paradoxo Brasileiro x Estado x Político e os outros 20% são as referências.

No geral é um bom livro mas o autor me decepcionou por defender a educação domiciliar.

Wallace Vieira 05/03/2019

Uma introdução ao pensamento conservador sobre a história do Brasil
Para uma introdução à um ponto de vista mais a direita e conservador da história do Brasil, este livro é muito importante. O autor tem um estilo mais leve, com um humor mais refinado (você não vai dar gargalhadas, mas saberá identificar a ironia presente nos comentários) e importante salientar que o autor deixa sua opinião sobre os vários temas na história dos brasileiros, desde o descobrimento do Brasil até o (des)governo Dilma.

O livro é muito bom, vale a leitura.

Raquel 10/04/2018

Não poderia ter lido este livro num momento melhor. Com a nossa conjuntura política tão conturbada e a recente prisão de um ex-presidente, ler Bruno Garschagen caiu como uma luva, pois elucida bastante, de maneira leve e descontraída, sobre a nossa cultura construída desde sempre com intervencionismos de todos os tipos e governos inchados. Uma leitura imperdível!

Alvim 25/01/2018

Essencial
Indico veementemente para quem deseja conhecer o princípio dos ideais paternalistas e estatistas que permeiam o pensamento sociopolítico do povo brasileiro.

Jonathan 10/12/2017

Entendendo o Estado e a política brasileira.
Certamente, leitura obrigatória para quem quer entender mais sobre e para onde caminha em passos cambaleantes a política brasileira.
A ideia principal do livro é mostrar o excesso intervencionista do Estado e as razões históricas porque “O brasileiro ama o Estado, mas odeia os políticos” o que é feito de forma incisiva no último capítulo, mas que demora a “pegar no tranco” porque os sete, do total de oito capítulos, são basicamente históricos.
Com humor ácido e inteligente BRUNO GARCHAGEN inicia com o cenário histórico brasileiro da época do descobrimento e a carta pedinte de Caminha, passa pela Colônia, pela Monarquia (aqui vemos a preferência do autor), pela grande influência do Positivismo na criação da República, pelo Coronelismo (inclusive em nosso presente), pela Ditadura, por rompantes Presidencialistas e finaliza, muito bem, expondo o porque de tanta corrupção no Brasil, desde Cabral até o princípio do fim da era PT. (O livro foi finalizado antes do impeachment da presidente DILMA e da operação Lava Jato). Fica aqui uma pontinha de curiosidade de como seria este livro se fosse publicado após os inúmeros escândalos que as delações premiadas que a Lava Jato trouxe à tona do submundo da corrupção e a saída, nada glamorosa, de Dilma e o PT da Presidência da República.
Livros assim, nos ajudam entender melhor porque entram governos, saem governos e persistem os mesmos cenários políticos de oligarquias familiares se perpetuando no poder, a persistente e nefasta cultura secular da corrupção herdada da tradição portuguesa onde colhemos como frutos: Paternalismo, intervencionismo e patrimonialismo onde o público se confunde desde as entranhas com o privado e de como o governo usa os “pensadores” e a mídia pra controlar o “povo bestializado” que continua assistindo e esperando a hora do “Pão e Circo”.
Luiz Junior 06/01/2019minha estante
Porque deu zero então?