O gigante enterrado

O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

Lulys 06/03/2022

Fantasia e realidade
A narrativa é construída através de uma história de guerreiros e dragões, mas fala muito sobre a humanidade. Qual a importância de lembrarmos e de esquecermos? Lealdade, amor, amizade... tudo isso é tratado nesse livro

karinacardoso 27/04/2022

Interessante
A escrita do livro me incomodou um pouco, principalmente o excesso do uso de adjetivos, além disso, fantasia não é o meu gênero favorito, mas a história em si traz muitas questões interessantes relacionadas à vida em sociedade e isso faz com que a história se torne menos cansativa.

Tati Vidal 08/05/2022

Pitoresco
Nunca tinha lido nada do Kazuo antes.

Peguei esse livro achando q seria uma fantasia das que curto e fui surpreendida. Não era, mas ainda assim era bom.

Um casal de idosos sem memorias viaja rumo a terra que agora está seu filho. Eles tem pouca lembranças, assim como seu povo, que meio que humilha eles. A viagem é recheada de curiosidades e vc vai meio captando uma mensagem aqui e ali, mas nada muito claro.

Quando chega ao final, é tudo tão fofo e melancólico que acabei vertendo algumas lagrimas.

Maria Bia 23/05/2022

O preço da memória
Um livro que tráz várias reflexões e metáforas ao longo do enredo, impossível terminar essa história sem refletir sobre o amor, as memórias, censura, ódio e mt mais.

Stephanie.Faralli 19/04/2023

Achei o livro confuso. Diversas vezes tinha que voltar a leitura para entender o que realmente estava ocorrendo.
Tenho a impressão que essa confusão é proposital para nos colarmos no lugar dos personagens que por algumas razões também se sentem confusos e principalmente, se esquecem muito do seu passado.
Mesmo com essa confusão proposital, achei a leitura difícil e por isso dei poucas estrelas avaliação, mesmo sabendo que foi um livro vencedor do prêmio Nobel.

Andre 25/04/2023

Sobre memórias, passados e aventuras
Kazuo Ishiguro nos transporte para um mundo pós rei Arthur, onde a memória das pessoas está fragilizada e ninguém sabe os motivos.
Neste terra, um casal de idosos decide recuperar a distância do único filho e acabam participando de aventuras com guerreiros, cavaleiros, monges e dragões.
Um livro denso, com uma narrativa incomum, na que nos faz refletir sobre nossas memórias, nossos passados e emoções.

Ingrid.Sombra 24/07/2023

O gigante enterrado
Meu segundo livro do Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro. Soube que foi sua primeira incursão no estilo da fantasia, e é claro que o resultado foi mais uma obra incrível. Aqui, o vemos usar um contexto fantástico para fomentar uma reflexão que pode muito bem ser aproveitada por qualquer um de nós. Além disso, as raízes britânicas do autor estão expostas nesse mundo de bretões, saxões, dragões e cavaleiros da távola redonda. Creio que as principais questões levantadas pelo autor são sobre o papel da nossa memória na constituição de nossas personalidades e afetos. Será que somos os mesmos ainda que destituídos de nossas memórias? Nossos vínculos serão os mesmos? Há algo de intrínseco a tudo isso? Além disso, cada personagem adiciona à trama suas próprias questões de existência, enriquecendo a narrativa. Longe de nos dar uma resposta já digerida, Ishiguro convida o leitor a pensar em suas próprias conclusões, a partir das jornadas de Axl, Beatrice, e seus companheiros. Recomendo.

Isa 18/08/2023

Eu comecei esse livro depois de uma ressaca literária das grandes, dá até pra dizer que ele foi o que me motivou a voltar com o hábito de leitura. Eu acho que demorei uns bons dois anos pra terminar esse livro, totalmente por minha culpa e nada pelo livro.

É difícil de explicar e talvez também seja pra entender, mas eu lia, gostava do que estava lendo, parava e demorava pra voltar por nenhuma outra razão que não a vida acontecendo. Mas era bom voltar, e continuar com a história na cabeça, pensar nos personagens e ter saudade, e querer voltar pra saber como tudo iria acabar.

Conforme o tempo ia passando eu acabei criando uma certa expectativa pro final, e cara, ela não foi atendida. Depois que o sentimento de frustração foi superado, eu até gostei e entendi o porquê do final aberto. Sem contar as analogias que podem ser feitas entre o hálito da querig e o tempo, tudo isso foi desafiador e aconchegante de uma forma estranha pra mim. Enfim, eu não sei muito sobre o autor, mas ele realmente foi incrível nesse livro. Leia e veja.

Ingrid fields 24/11/2023

Poético
O livro é cheio de metáforas e até bonito mas não sei se é meu estilo de leitura ou talvez eu só não esteja acostumada mas achei bastante lento, já tinha começado a ler outras vezes e não conseguia terminar.

Fabio293 18/04/2024

Não sei onde isso é fantasia
Esse livro é recomendando em todas as listagens de livro de fantasia. Mas o livro não me pegou em nada. Não gostei da escrita, dos personagens e nem do enredo. Decepcionado

Felipe.Barcelos 25/04/2024

O poder das lembranças
É sobre o poder que as memórias exercem sobre nós. O que marcas do passado podem representar e como o tempo pode atenuar seus efeitos. Aqui testemunhamos um relato quase poético de como o perdão, pode sim cicatrizar velhas mágoas, mas também, que a insistência em mantê-las inflamadas podem levar a tristes desfechos.