Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Victória Bíscaro 26/11/2020

A forma com que o livro aborda a visão dos três homens em relação as mulheres é muito atual, os comentários feitos principalmente pelo Terry retratam a visão do homem e como desejam ter uma mulher apenas para chamar de sua. Porém, por ser escrito em 1915 e ser uma utopia, senti falta de diversos temas como a presença de mulheres trans e me despertou uma imensa curiosidade de como lidariam. Foi uma leitura de muito aprendizado, mesmo que tenha deixado questões em aberto.

Maria3427 09/06/2021

Só queria umas férias na Terra das mulheres... Que mágico. Esse é o tipo de história que ficamos pensando por muito tempo depois. Tudo começa quando 3 exploradores partem em busca de uma aventura por uma terra desconhecida, onde até então só haviam rumores de que nesse lugar só existiam mulheres e que nenhum homem jamais voltou.
Dito isto, Van, Jeff e Terry se aventuram em um mundo como nunca se viu, desconstruindo muitos conceitos machistas e misóginos durante o processo (Menos Terry, este consegue ser odiado até a última página).
Gostei da construção desse país e tudo sobre ele, porém o que me desagradou foi o estilo corrido e pouco desenvolvido da narrativa. Ademais, vale muito a pena a leitura.

Nizzyy 29/04/2021

Utopia dos Sonhos
Me surpreendeu bastante. Estava esperando algo feminista demais por causa da escritora (já tinha lido o papel de parede amarelo) e foi completamente o contrário. Eu como conservadora, vi muita beleza na sociedade da Terra das Mulheres, e uma maternidade muito linda, que almejo. O livro trás ótimas discussões, e também me fez pensar muito sobre alguns hábitos que eu ainda cultivo (típicos do meu conservadorismo).
Foi muito rápida e fluída a leitura pra mim, mas na última página, no desfecho, tive dificuldade em entender o que realmente aconteceu.
Um livro incrível, pra ser devorado, uma utopia muito linda, que nos faz pensar sobre nossa sociedade. Trata também do capitalismo e da feminilidade, questiona esses conceitos de forma muito fluída e fácil de entender.
Claro que o livro possui certas ignorâncias, mas que são totalmente compreensíveis levando em conta a época que foi escrito. E para sua época, é algo muito a frente do tempo!
Belizia 01/05/2021minha estante
Também tive dificuldade na última página. Inclusive, tô lendo as resenhas pra entendem o que aconteceu.

Nathalia.Priscila 03/06/2021

É um ótimo livro. Me fez analisar melhor a nossa sociedade e repensar várias coisas. No entanto, pela época que foi escrito, ainda vejo nessa sociedade "perfeita" algumas coisas que me incomodam.

Eliz 04/08/2021

Terra das Mulheres Idealizadas
Tudo bem, é um livro de 1915, então esperava-se que a autora não tivesse a liberdade nem a mentalidade que temos hoje. Mas alguns pontos devem ser levantados sim, para reflexão.

Mulheres ?perfeitas? no livro são arianas, atléticas, passivas e assexuadas.

A questão da maternidade, eu até curti a forma como foi abordada. Claro, presumi que como o livro é narrado por um macho, a visão dele das mulheres é 100% não confiável e com certeza existiam mulheres que simplesmente não queria ser mães. Sim, passei vários panos com essa ideia da visão limitada e distorcida do macho sobre mulheres.

Aliás, achei muito interessante a autora narrar a história pelo ponto de vista de um homem machista, que hoje em dia poderia ser chamado de esquerdomacho.

Enfim, a leitura valeu muito a pena. Com certeza foi um livro que quebrou muitos tabus em sua época. Mas os pontos negativos devem sim ser postos na mesa para discussão. Desconstrução é um trabalho diário
Julia5343 04/08/2021minha estante
Vc resumiu tudo oq eu pensei mdssss, é legal a experiência mas me estressou mto em alguns aspectos

Mila | @milaeoslivros 05/06/2021

Lugar dos sonhos
A Terra das Mulheres é um verdadeiro sonho! Eu adorei a proposta do livro, e só não sei uma nota maior pq esperava um final mais explicativo já que o livro inteiro teve essa pegada. Mas a leitura tá recomendada e só prova minha teoria que homem quer estragar tudo que toca ?

Karol 12/01/2021

Um livro ambíguo, com um ponto de vista duvidoso, que nos apresenta uma sociedade utópica em que temos um único gênero, o feminino, e um olhar masculino sobre esse universo.
Uma leitura bem densa que nos traz reflexões atuais, nos provando que um livro nunca envelhece.

Mila | @milaeoslivros 06/06/2021minha estante
Eu acho que ele morreu kkk

¡yasmine! 07/06/2021minha estante
Eu interpretei que ele foi morto pelas meninas... n fiquei triste não kakakaka

Naiara 08/06/2021minha estante
Então, foi o que eu achei tbm, merecido kkkkkkk

Carauna 09/06/2020

Terra das mulheres
O livro em sí é ótimo, levanta várias pautas que como mulher questionei, mas o decepcionante foi a própria terra das mulheres, o livro foi escrito em 1915 então isso deve ser levado em consideração, mas p/ mim ficou que as mulheres de lá só tinham o objetivo de serem mães, não tinham desejos sexuais etc. E os homens estavam "colonizando" o lugar.
Elas eram empoderadas sim, mas tudo era em torno da maternidade.
O que me fez mais passar raiva lendo é que o livro narra através da visão de um homem, ou seja, varios momentos o machismo é gritante, o sentimento de posse, o que a mulher deve ou não fazer, o que é feminino, o que é masculino, etc.
Nisso eu acho que a escritora fez totalmente certo, pois nós como mulheres, lendo o livro vemos como o homem tenta controlar a mulher, e quando falha não fica feliz.

galaxyyie 14/06/2021

Terra das Mulheres
É um livro que traz bastante reflexão, o fato que foi escrito em 1915 é incrível. Li em LC então foi bem produtivo.
Mas tbm tem mts problemas e coisas que poderiam ser desenvolvidas de outra forma.

ellie 25/07/2020

Importante
É uma leitura necessária quando o assunto é igualdade. É atual e deveria ser leitura obrigatória para ambos os sexos.

Karina Vitória 17/06/2021

A história dá uma certa revolta e o final poderia ter sido melhor kkk mas vale a pena o questionamento da temática envolvida.
Li através da LC da Aya Literária.

Tau 15/08/2020

mediano
É bom, mas poderia ser melhor.
Claro que aborda temas importantíssimos, como o machismo estrutural e o papel da mulher na sociedade, mas não gostei do enredo e nem do final.