A Little Life

A Little Life Hanya Yanagihara

Resenhas - A Little Life

Leticia.Fonseca 09/02/2021

desrespeitoso e irresponsavel
Eu achei esse livro extremamente desnecessario,a escrita poética é impecavel,mas nao alivia o resto. O único intuito do livro é causar estrago emocional ao leitor,a história nao passa mensagem alguma(nao que livros tenham que passar mensagens),narra uma vida em que o Jude estava preso e condenado a sofrer,sem nunca conseguir escapar da infelicidade,aceitando-a em certo momento,nao aceitando nada de bom,ele tem tantos disturbios que nao da nem pra citar. Na minha opiniao a autora fez um uso desrespeitoso de transtornos mentais e traumas,usando-os só pra escrever um livro triste pra todo mundo chorar,sem consideraçao alguma as pessoas que de fato passam/passaram por quaisquer merda que o Jude passou,colocando a vitima se vendo como culpada,ao inves de passar uma mensagem contraria,ela só deixa isso la,como se nao tivesse escapatoria dos traumas. Eu nunca vou reler esse livro em possibilidade alguma,e me arrependo extremamente de ter lido e nao indico a ninguem!!! Só terminei pra poder expressar a minha indignaçao com embasamento.
Eu li esse livro estando ciente da carga pesada que carrega e o estrago emocional que ele causa,eu tinha teorias sobre os conteúdos que poderiam ser abordados,mas nunca,em nenhuma possibilidade, eu imaginaria que a história seria construída dessa maneira.

souphiss 22/01/2021

Maravilhoso
O livro é incrivelmente bem escrito, eu adorei a escrita da autora. Ela me fez sentir como se cada personagem fosse real, e isso pesou muito nos acontecimentos. O livro é extremamente pesado e cheio de gatilhos, mas é muito bem trabalhado. Amei cada minuto e chorei mais que em qualquer outro livro.
Eu poderia falar dele por horas.

bmeetsevil 24/07/2020

Cruel demais
Se você veio olhas as resenhas pra saber do que fala, vou te poupar e dizer que tem gatilho DEMAIS e acho extremamente importante avisar isso. Tive a sorte de ter alguém pra me avisar antes de ler, até porque a gente nunca sabe o que pode afetar o outro.
Então aqui vai uma listinha:
?estupro
?pedofilia
?prostituição infantil
?vício em drogas
?inúmeros transtornos mentais
?luto fudido ( não é exatamente um gatilho, mas quem viveu um luto muito pesado sabe que ver/ler coisas relacionadas traz memória à tona)

Não é, de forma alguma, um livro doce e gostoso de se ler. É uma leitura extremamente pesada e cruel.
Aliny Araújo 03/09/2020minha estante
nossa, obrigada pelo aviso, de verdade...

bmeetsevil 04/09/2020minha estante
De nada ??

tiahgo 31/05/2022

Eu e minha questão de não conseguir abandonar uma leitura se eu já li uma boa parte e essa presepada. Uma prova de resistência ler isso até o fim. Temas fortes/polêmicos à parte, o maior defeito desse livro é ser chato. Alguns outros: inverossímil, deslumbrado, repetitivo. Não recomendo.

helena 14/03/2022

não leiam se você tem amor a sua saúde mental
NÃO LEIA ESSE LIVRO SE VOCÊ É MINIMAMENTE SENSÍVEL!!!! ESSE LIVRO NÃO É BRINCADEIRA!!!

eu nunca tive gatilho nenhum com NENHUM livro, mas do mesmo jeito eu consegui ficar completamente afetada e engatilhada por esse livro. se você ainda quer ler, o que eu acho que não vale a pena nenhuma e eu não recomendo esse livro pra ninguem, esteja 100% consciente de que esse livro vai te fuder e vai mexer com a sua cabeça de uma forma terrível.

o problema desse livro não é que ele fala sobre a maldade que existe no mundo, porque obviamente o mundo que a gente vive é cheio de pessoas maldosas e pessoas boas que não merecem ter vivido o trauma que passaram. o problema desse livro é que ele aborda esses temas de forma completamente irresponsável, quase que jogando experiências traumáticas uma atrás da outra pra ver o leitor morrer e ficar mal, porque é impossível você não ficar mal lendo esse livro. eu queria estar exagerando quando eu falo isso, mas nao é, se voce ler esse livro é impossível não ficar afetado pela maldade que existe nele.

esse livro não vale a pena e ponto final. não vale a pena passar por 800 páginas de tortura psicológica por um livro cujo único objetivo é ver o leitor sofrer, a nenhum custo, só violência pelo propósito de violência. nenhum livro vale a pena o que eu senti enquanto lia esse livro, nem o harold, andy, jude, willem, malcom, jb, nenhum personagem vale a pena essas 800 páginas.

eu acho que eu nunca vou conseguir descrever direito a forma como eu fui afetada por essa [*****] de livro, minha cabeça ficou estragada por mais de uma semana por causa dessa merda, 3 pessoas vieram me falar que eu tava com cara de acabada, eu senti uma ansiedade fudida que fazia tempo que não sentia, e isso não é nem um décimo do que essa [*****] fez comigo.

se você ainda não se convenceu que eu odeio esse livro e que ele é uma bomba atômica, ele é literalmente o único livro que eu já dei 1 estrela aqui no skoob, nem mesmo shatter me e clockwork angel, que são livros que eu odeio com o fundo da minha alma, eu dei 1 estrela. não é exagero, não é drama, eu realmente queria que fosse

eu podia falar por horas sobre os problemas desse livro mas eu sinceramente não consigo mais pensar sobre ele, eu não aguento mais falar sobre esse livro, não aguento mais ficar repassando as cenas horríveis dele na minha cabeça, eu só quero reler meus livros favoritos agora e fazer uma maratona de friends pra me lembrar que a vida não é uma merda, é só esse livro que é mesmo.
Guile 19/11/2022minha estante
Super concordo. A escritora forçou a barra pkrl com esse livro. E tem gente ainda pagando pau pro livro falando que é uma obra prima. É puro trauma porn e como vc falou é de pura irresponsabilidade a maneira que a atriz trata desses assuntos. Usando um assunto sério só pra criar drama atrás de drama nessa história.

ansy.nascimento 13/04/2022

a resenha de centavos
Eu não tenho palavras para descrever esse livro, o quanto abalou meu emocional, um banquete de emoções.

Desde o início percebi que nao era uma história para se dar risadas, ao longo de cada página que lia, tinha em mente, "quando tudo isso vai acabar? Quando jude vai ter paz?"

O livro mostra quantas camadas jude tem, eu não sei como a narrativa consegue descrever tão bem a dor que ele sente, sério a escrita é tão perfeita, que sentia como se jude fosse um amigo meu, e que eu estava ali observando tudo sem poder ajudar.

O livro consegue te mostrar exatamente como o trauma molda as pessoas, como é difícil de lidar....

Certamente não sou a mesma pessoa depois de ler esse livro.

Nathi 12/12/2022

Lá vai um pequeno (grande) comentário...
Bom, acho que não consigo expressar em palavras o peso que esse livro teve na minha vida, a forma como ele me fez repensar muitas coisas e refletir sobre outras, mas vou tentar...
Sim é muito pesado, na verdade eu não diria pesado, diria que ele trata de muitas coisas reais que são negligenciadas, sentimentos que muitas pessoas têm mas ignoram ou são ignoradas, momentos de desespero que um único sinal de dor (como acontecia com Jude), é a salvação.
Confesso que passar por essa experiência de leitura não foi fácil, chorei, me identifiquei em muitas partes, tive que parar por dias para refletir e voltar a ler de novo, o final foi muito mais triste do que eu imaginava porque essa não é uma história de felizes pra sempre, e sim um retrato de uma vida real, de uma pessoa que sofreu a sua vida toda e por todo esse sofrimento e por se acostumar com ele, não permitia que a felicidade chegasse a sua vida, como se fosse uma forma de culpa ser feliz, e eu admito que é realmente a realidade de muitas pessoas e vendo sobre essa perspectiva pude tirar muitas conclusões.
A primeira delas é, não leia esse livro sem estar preparado, não é fácil, é duro e verdadeiramente cruel.
Em segundo lugar, você que está lendo agora é uma pessoa incrível e merece a felicidade independente do que viveu, espero que possa enxergar isso, a felicidade é uma recompensa por ter passado por todos esses momentos complicados e não um fardo... E eu sinto muito Jude por não ter entendido isso e por tudo que você passou, ficará marcado pra sempre em meu coração assim como todos os personagens desde livro...

charlie54 19/06/2021

"E em tudo o que eu vejo, eu vejo ele."
Certo, não sei se é possível descrever com palavras a forma que esse livro me destruiu completamente. Embora eu estivesse ciente do quando esse livro doía, não consegui mensurar o quanto.

Esse livro é uma obra prima. Pra mim ele representa a forma que traumas moldam pessoas e tornam elas quem elas são hoje. Me fez refletir sobre tantas, tantas coisas. Cada página doeu como se Jude fosse uma pessoa real próxima a mim. Ele é um personagem tão bem escrito e profundo e isso me fez amar ele demais. Eu raramente sinto de fato com livros, e esse em especial me fez sentir tudo o que foi possível e de um jeito consideravelmente agressivo.

A narrativa não tem uma ordem de tempo específica, quase nunca dá pra distinguir se tal cena está acontecendo agora ou é uma lembrança, ou se de fato o livro todo é uma coletânea de lembranças, e isso foi feito de forma muito inteligente pela autora. Tudo é escrito com tanto sentimento e carga emocional pesada, e embora seja muito bonito, foi tão longo, sério. Talvez seja porque se passam vários anos, mas mesmo assim, poderia ter resumido algumas partes.

Nada de bom acontece nesse livro. Quer dizer, ocasionalmente tem algumas páginas de felicidade real, mas considerando que o Jude é o protagonista, tudo acaba de certa forma tendo essa visão melancólica e angustiante.

Eu amei os personagens, cada um deles (menos os vilões da história, se é que me entende) e embora tenha ficado traumatizado KKKKKK, me sinto grato. Eu sinto que genuinamente não sou a mesma pessoa que era antes de iniciar esse livro, e isso com certeza quer dizer alguma coisa.

O livro é absurdamente pesado e intenso, CHEIO de gatilhos e de forma bastante explícita, então seria muita irresponsabilidade recomenda-lo como um simples livro pra chorar. Uma dica: não tenha esperanças quando for ler esse livro, não espere momentos felizes. Não é uma história feliz.

Helenitz 10/04/2022

Aproveitar o breve e o finito
Estou completamente e totalmente sem palavras com esse livro? Tinha expectativas sobre a história e elas não foram necessariamente atendidas, mas isso não foi ruim. Hanya Yanagihara tem uma maneira de escrever que faz com que você se apegue ao personagem sobre o qual está lendo quase que instantaneamente. Não tenho nada a reclamar sobre a escrita desse livro, com a maioria do que foi escrito ter um caráter extremamente intencional e significativo, algo não muito fácil de se conquistar com um livro tão grande quanto esse. Ele é sim extremamente triste e isso é inegável, o único problema que acho na obra é o fato das descrições extremamente gráficas de certos eventos serem quase que uma maneira ?fácil? de ocasionar uma resposta emocional no leitor, mas não acho que isso afete muito a narrativa. A história em si é atemporal, intensa, chocante e comovente. Esse livro definitivamente mudou minha perspectiva da vida e me fez aproveitar as coisas pequenas e cotidianas, pois fez me perceber o quão breves e finitas são.

hugoadsilva 18/04/2023

Esse livro mudou completamente a maneira em que eu me vejo e que vejo o mundo. Não tem um dia em que eu não pense nele.

06/10/2021

haritiny 29/10/2023

Definitivamente um dos livros mais pesados que eu já li em toda a minha vida. Ler essa obra sem nenhum contexto do que acontece nela é definitivamente uma experiência, porque nada, absolutamente NADA além desses contextos podem preparar você pro que acontece nesse livro. Definitivamente um dos meus favoritos.

brenda.eliza 03/10/2022

confesso que até metade do livro jurei que seria meu favorito do ano, uma escrita belíssima, forte e com personagens únicos que me fisgaram com suas personalidades, traumas e convicções logo foi substituído por uma questão que ficou comigo até as últimas páginas lidas: até que ponto o sofrimento do personagem é relevante pro plot, e de fato existe ali um objetivo a se alcançar na narrativa e quando se torna apenas a autora fazendo com que o mesmo sofra mais e mais apenas pq ela pode?

Lucimary 29/12/2020

o que salvou e destruiu 2020 ao mesmo tempo
*NÃO é recomendado pra todo mundo
*contém pedofilia, estupro, suicídio, relacionamento abusivo, automutilação, prostituição infantil, abuso de drogas, abuso emocional e verbal, sequestro, luto, abuso emocional, verbal e físico de pessoa com deficiência, distúrbio alimentar, depressão, estresse pós-traumático

pontos positivos:
+ representatividade!!! (de raça, orientação sexual, gênero e todo o resto)
+ os capítulos são longos (mais de 1 hora) mas isso não deixa o livro cansativo
+ MUITO bem escrito e desenvolvido, não peca pelo excesso e nem pela falta
+ nada problemático é romantizado
+ harold e julia

pontos negativos:
- 10 horas depois que terminei e meus olhos ainda estão inchados de tanto chorar

*quem der menos de 4 estrelas não entendeu a obra
*quem não chorar lendo tá morto por dentro

Anne 21/02/2020

Estou devastada, mas que jornada...
Eu estava com muito medo de ler esse livro, porque muitos falavam que só tinha tragédia gratuíta, mas não foi isso que encontrei.

O livro é pesado, cheio de gatilhos, mas a realidade não é só a nossa bolha, essa redoma em que vivemos nossas vidas. Hanya escreve de forma bem crua, ela não tem papas na "língua" (no caso palavras), ela realmente mostra como as coisas podem ser bem ruins para algumas pessoas.

Eu quis jogar esse livro pela janela, eu chorei, eu fiquei com muita raiva, mas não da autora e da obra, mas sim desse mundo que vivemos. Esse livro quebrou meu coração e destruiu um pouco da minha alma, porque percebi que além da minha bolha de privilégios, como o ser humano pode ser cruel. Não é um livro fácil, mas eu achei extremamente necessário porque me fez sentir muita coisa, me fez pensar muita coisa, passei o livro inteiro desconfortável e são poucos livros que são intensos a ponto da gente sentir na nossa pele.

Tomem cuidado com os INÚMEROS GATILHOS, mas essa história se tornou o meu pior e melhor livro lido.