Psycho

Psycho Robert Bloch

Resenhas - Psicose

AlefRamos 29/02/2024

Leitura viciante
O livro que inspirou um de meus filmes preferidos, Psicose. Que conta a história de Norman Bates, um peculiar dono de motel, e de sua relação um tanto quanto questionável com sua mãe, Norma Bates.

O livro segue dois núcleos de narração, que acabam se entrelaçando, o de Mary, e o de Bates.

Por mais que eu tenha assistido o filme mais de dez vezes, a leitura me prendeu de forma absurda, os detalhes adicionais que não foram apresentados no filme, enriqueceram demais a experiência.

Uma leitura bem rápida de ser feita, viciante demais. Era difícil não terminar um capítulo e não querer começar outro logo em seguida.

Independente se você assistiu ou não o filme, eu recomendo fortemente a leitura desse grande clássico.

Mireila1 27/02/2024

Excelente thriller
Para quem curte um thriller de suspense psicológico, é leitura obrigatória. Bloch apresenta um estilo de narrativa bastante gráfico e direto, tornando a leitura muito dinâmica, fácil e prazeirosa. A adaptação cinematográfica é muito fiel, mas ainda assim, tê-la assistido previamente não atrapalha a experiência de leitura, apenas diminui um pouco o efeito surpresa do plot, mas nada que comprometa, já que o que é apresentado dá bastante o que pensar. A mente humana é mesmo uma caixinha de surpresas, e Norman é a maior prova disso!

marih_ 25/02/2024

Norman, Norma e Normal Bates ?
Eu não sabia nada do plot então foi uma grande surpresa, surtei várias vezes durante a leitura pois é viciante e surpreendente demais. A edição da Darkside com as cenas do filme é linda e criativa. Recomendo muito a leitura.

Zi 24/02/2024

Véia nojenta
Não sei se absorvi tudo o que deveria desse livro. Nunca assisti ao filme, e acredito que foi bom, pois o final foi super chocante. Achei que teria mais terror e gore por conta do início, mas a coisa foi mais psicológica.

Teve momentos em que senti como se a mãe dele estivesse me observando de algum lugar; senti muito nojo dela e da relação doentia "dos dois". A psique dele tem tantos níveis que o autor conseguiu detalhar perfeitamente.

Talvez, por estar acostumada com livros de terror mais pesados, não pude aproveitar ao máximo por ter um leve preconceito com tudo muito "simples". Talvez deva lê-lo novamente, e a nota provavelmente aumentará.

rafa 20/02/2024

Psicose
?Incapaz de fazer mal até mesmo a uma mosca...?

Como nunca assisti o filme e a série, o plot do livro acabou sendo muito surpreendente para mim. O autor tem uma escrita simples e cativante, que até mesmo causa desconforto em algumas partes que descreviam a forma como a mente do Norman funcionava.

Débora 17/02/2024

Maravilhoso!
Não é a toa que é um clássico. Amei a leitura mesmo já tendo spoilers por ter assistido a sério ?Bates Motel?. Imagino a experiência do
plot sem saber de nada, deve ser incrível!

Jessica.Kristine 17/02/2024

Gostei
No começo fiquei desanimada em ler pois eu ja vi o filme e a serie, mas é uma leitura facil e fluida, eu adorei ler esse livro e fiquei surpresa com o final ? Só acho que poderia ter mais informaçoes, achei meio raso.

Rosie 16/02/2024

Eu acho que todos nós somos loucos de vez em quando.
Comecei esse clássico na espectativa de que me fizesse amar ler e realmente.... Deu super certo!

Ele me prendeu do começo ao fim! Eu simplesmente não conseguia parar de ler até saber o que estava acontecendo com os personagens.

Além de que o autor do livro traz um debate que acho super relevante: maníacos e a psiquê humana. Juntamente com o fato de que todos se compadecem das vítimas ? obviamente! ? mas quem se compadece ao assassino mentalmente instável?
A forma como o autor descreve isso nos últimos 3 capítulos; como o autor escreveu sobre o Norman; e o ponto de vista da Lila e do Sam sobre o assassino no final... Eu (já sabendo alguns detalhes da história) só consegui sentir pena a história inteira.

"Acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela."

Obrigada por ler.
Se cuide bjs!

littleedolla 15/02/2024

Clássico
Mesmo já conhecendo a história não tirou a experiência da leitura! Um clássico, um ótimo livro.
E pensar o quanto tem mães auto protetoras criando bates por aí.
Tem muitos pais que observam que o filho não é normal e são omissos em procurar ajuda. Então no amanhã podem virar assassinos, psicopatas, etc.
Afinal o livro foi baseado em história real!
Amei o filme, a série também "Bates Motel" apesar de não ser fiel, e agora amo o livro.

agathavm 15/02/2024

Primeiro livro desse gênero que leio e eu gostei bastante. bem envolvente, fácil de ler e tem um plot de deixar sem palavras

mari.rsp 14/02/2024

Mesmo sabendo da história (do plot e tal) eu gostei muito do livro, é muito fluido e prende do início ao fim.

Karolyne69 14/02/2024

Très bien
Para muitos é apenas uma historinha de mistério. Mesmo se for, é muito bem escrita. Até partes em que há um cunho pesado de maldade, o autor faz tornar algo mais "suave", mas com uma linguagem clara. Faz com que o leitor leia a obra em menos de uma semana - claro, se tiver tempo - pois desperta o desejo de querer saber o que ocorrerá a cada instante da narrativa.
Os personagens são bem construídos, mas não tão aprofundados, exceto os dois personagens que fazem o enredo acontecer: Norman Bates e Marion Crane. Desde a primeira linha em que o autor fala sobre o então senhor Bates, até a última página, podemos perceber que estamos "entrando" na mente deste indivíduo que não é nada sádico, mas também não é inocente. Podemos compreender como tudo se deu, como as peças encaixam -se para o então plot do livro - que consequentemente a maioria das pessoas já tem conhecimento pois a história foi então levada ao cinema através do filme com o mesmo título "Psycho"(1960) de Alfred Hitchcock.
De maneira geral, se você gosta de algo mais horror/Slash, este romance não é bem assim. Como dito anteriormente, tudo é contornado a ser uma história clara e bem formulada, nada tão exorbitante- pelo menos para mim não foi. Mas isso não quer dizer que não haja episódios assim, conquanto, não é o foco principal da trama - nem mesmo no filme não foi dessa forma.
Foi o primeiro livro desse gênero que li, e eu adoravelmente gosto tanto da obra completa quanto das adaptações.
Karolyne69 14/02/2024minha estante
Coloquei uma estrela sem querer.

Pedro4201 14/02/2024

Psicose
Um clássico!
Amei,tinha descobrido o plot no começo mas o autor me enganou e descartei a ideia rs.
Leitura envolvente e personagens interessantíssimos.
Toca em assuntos delicados sobre doença mental de um jeito mto a frente do seu tempo,mesmo sendo um livro escrito no século XX.
Com certeza vale a pena a fama e a leitura.

nnsamara 13/02/2024

Cada vez que lia ficava mais curiosa p saber o que tava acontecendo, o plot no final me surpreendeu mto. no geral, não tenho muito o que comentar sobre o livro, não achei perfeito mas também não é ruim