Psycho

Psycho Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Art Sants 08/01/2024

Conheci Psicose pelo filme de Alfred Hitchcock e me apaixonei pela história, depois assisti a série Bates Motel que é uma releitura baseada nos eventos do filme e por fim decidi ler o livro.

Acredito que como filme a história e o mistério funcionam melhor toda a direção de fotografia da uma imersão espetacular pra um filme de terror com reviravolta incrível apesar da época.

Como já sabendo de tudo que acontece, o elemento surpresa não funciona mais para mim e é um ponto muito importante desse livro.

Resumindo, se você não conhece a história de Psicose comece pelo tipo de mídia que te agrada mais, independente de onde você começar, vai valer a pena.

Lilith37 07/01/2024

Psycho
Confesso que quando iniciei esse livro eu não tinha muita expectativa . Nunca tinha assistido o famoso filme de Hitchcock e muito menos ouvido spoiler sobre, então minha mente era como uma página em branco durante a leitura. O que pareceu ser um caso simples de assassinato se tornou algo muito mais complexo , você pensa que sabe tudo o que aconteceu pois foi narrado , mas no final descobre que não sabia . Pelo menos eu em nenhum momento desconfiei do grande plot twist que o final reservava, normalmente os livros são bem previsíveis, mesmo quando é pra ter uma reviravolta no final, você meio que já desconfia do que seria durante a leitura , por algumas dicas aqui e ali. Mas nesse livro eu completamente não esperava o que aconteceu, tive o privilégio de ler o livro sem conhecimento prévio nenhum e por esse motivo quero dar a chance de outras pessoas lerem sem spoiler , pois torna o final muito mais surpreendente de fato . Eu digo , só leiam

marsilva 06/01/2024

Gostei bastante do livro e o final me deixou chocada! talvez tivesse na minha cara o tempo todo, mas demorei pra perceber. foi uma leitura rápida

Vanessa.Alvarenga 05/01/2024

Suspense mesmo sabendo do desfecho
Eu já assisti ao filme Psicose então li o livro sabendo da história e do seu plot twist. Dificilmente alguém lerá sem nunca ter ouvido o enredo, mas mesmo sabendo do desfecho, a escrita me prendeu bastante, me deixava apreensiva e sim, ele ainda deixa um suspense. É uma leitura bem fluida, com descrições e falas na medida certa.

Monalisa.Higashi 31/12/2023

Sem palavras
Esse livro me prendeu do começo ao fim, muito bom, só leiam!!!

não tenho nem o que falar, você fica esperando uma coisa, acontece outra, no fim explode sua mente, maravilhoso. simplesmente amei.

Aliffer.Pereira 30/12/2023

Como funciona a mente humana!?
Norma e Norman Bates, são mãe e filho, tem uma relação um tanto controversa, a mãe é extremamente controladora, alega não ser. O filho diz que não precisa de cuidados por ser adulto e que pode tomar suas próprias decisões, mas sempre hesita e recorre a sua mãe. Ambos administram um motel na rodovia, ao qual garante o sustento da família, porém muitas coisas acontecem uma certa noite, que acarretam inúmeros fatos.
Se formos comparar a série e o livro, pela primeira vez me vejo indeciso sobre qual gostei mais, os detalhes são muito bem descritos em ambos, mas tem algumas particularidades. Eu sou grande fã de histórias assim, não pela perversidade em si, mas pela genialidade da mente humana. Como um ser pode vir a ter tantas particularidades dentro de si, me faz refletir sobre quantos pensamentos cada pessoa pode ter, e assim, considerar sua verdade absoluta mesmo que somente para si mesmo. Ou em quantas coisas alguém é capaz de omitir do mundo. Enfim, incrível do início ao fim.

Ester 29/12/2023

Não se é porque eu já tinha tomado espoiler mas o livro não me causou tanto impacto.
A história é muito nem escrita e o desenrolar é bom.
Acho que se não tivesse tomado o spoiler teria apreciado mais a leitura.

Adriana 28/12/2023

Ótimo
Simples e ótimo, já tinha visto filme o seriado, mas ler o livro é sempre melhor rs.
Norman Bates um homem realmente perturbado.

Nicole945 28/12/2023

Meu deus
Meu deus o que foi que eu acabei de ler kkkkkk
Eu amei demais, um dos melhores livros de suspense! E pensar que toda a história foi inspirada no Ed Gein meu deus

Giulyana.Piatezi 28/12/2023

Eu acho que todos nós somos um pouco loucos de vez em quando.
Confesso que não gosto muito de filme de terror mas os livros são simplesmente incríveis! O plot desse livro é sensacional, fiquei muito chocada e confusa. Não imaginei que ia me prender tanto, pareceu que era um filme passando na minha mente. Recomendo muito

Gustavo616 27/12/2023

Bates Motel
Um clássico do suspense/terror publicado nos anos 50 e que, até hoje, ainda possui uma das maiores reviravoltas da história.

Após roubar uma grande quantia de dinheiro do próprio chefe, Marion Crane se vê em fuga dirigindo para desaparecer de vista. Em uma noite chuvosa, ela acaba parando em um motel de beira de estrada, e é atendida por Norman Bates.

Norman Bates é um senhor de meia idade. Ele vive e administra o motel, um negócio que foi fundado pela sua mãe, Norma, com a qual ele vive.

A mãe de Norman já é uma senhora idosa, mas nem mesmo a idade a impede de continuar sendo uma mãe dominadora para cima de seu filho, impedindo-o de viver como ele certamente gostaria.

Ao decorrer da noite da srta. Crane no motel, coisas estranhas começam a acontecer, e no dia seguinte, Norman se vê tendo que consertar a bagunça de outra pessoa.

Esse é uma obra com uma leitura bem fluida. O ritmo dele é bem rápido em vários momento por conta dos acontecimentos, e isso passa uma ótima sensação de medo, dúvida e angustia ao leitor, o que considero maravilhoso.

A construção e desenvolvimento dos peesonagens é impecável. O livro consegue desenvolver muito bem cada um dos personagens principais, mas sem se arrastar pelas histórias e sem cansar o leitor. Os personagens que mais se destacam no quesito construção e profundidade são o Norman Bates e a sua mãe.

O livro ganhou uma adaptação dirigida pelo gênio Alfred Hitchcock, aliás, uma adaptação espetacular e que também se tornou um clássico do cinema.

Psicose é um clássico que definitivamente merece sua atenção, tanto o livro quanto o filme.
Aline MSS 31/12/2023minha estante
Adoro esse tipo de terror. A série era uma das minhas favoritas. Tenho q ler esse livro urgente. Parabéns pelas resenhas! ????

imapaperguy 26/12/2023

A dualidade de uma vida roubada.
Um clássico que serviu de base para outros títulos do horror. GENIAL! O livro apresenta características que se tornaram comuns para o gênero atualmente, que são utilizadas de forma tão corriqueira, que ao ler/assistir a obra não gera tanto medo, por ter características comuns entre os filmes de terror e já deixar o espectador à espera. Isso se dá devido ao tempo que foi lançado.
Apesar de tais informações, a experiência do livro foi satisfatória. Para algo ser caracterizado como terror/horror não precisa necessariamente fazer medo, mas utilizar elementos que condizem com o cenário criado para algo típico. Sendo assim, Psicose, apresenta esses recursos, a narrativa e histórias compactuam para esse êxito, que proporciona momentos de prender o fôlego e deixar arrepios.
Psicose retrata as nuances mais sombrias da psicologia humana, o personagem principal apresenta uma dualidade de personalidade e obsessão. Norman Bates conduz o estabelecimento da família como estratégia voltada para seus interesses pessoais, com intuito de encurralar suas vítimas. É dessa maneira que a história começa e que tem o desenrolar levando à uma das cenas mais famosas da história cinematográfica.
O plot twist foi totalmente inesperado, tanto é que precisei reler mais de uma vez para entender que realmente tinha acontecido. Como a área da saúde mental é o meu foco após a graduação, instantaneamente tive várias reflexões acerca do ocorrido, como também um estímulo de curiosidade para pesquisar mais sobre o assunto. Recomendo a obra e espero que consigam sentir o prazer de um livro bem escrito, para uma temática tão explorada porém, com poucos exemplos de qualidade.

AngelaS.DiasNagami 24/12/2023

Ótimo!
Entendi bem porque esse clássico é um clássico tão famoso e aclamado.

Psicose traz tantas nuances, e te entrega tudo em poucas páginas, de uma escrita fluida e muito, muito, instigante.

Eu não fazia ideia do plot e, assisti acho que só uns 6 episódios da série, e, imaginei que teria outra conotação todo o ?problema?. Mas não, o livro me surpreendeu demais! E me deu curiosidade em acompanhar a série e ver os detalhes sórdidos que só a TV pode trazer.

Agora minha amiga Nádia vai me aceitar melhor kakKakakaka o tanto que eu prometia ler e assistir, que demorou pra sair, mas a leitura pelo menos, saiu nos 45 do segundo tempo de 2023 ??