Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Patricia823 08/05/2021

?Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser.?
Um clássico do thriller. O livro tem um enredo instigante que te prende do começo ao fim, apresentando muito suspense, mistérios e algumas bizarrices, e sem dúvidas você se surpreende e se assusta com o estranho Norman Bates, que é um personagem muito marcante. Norman, Norma, Normal...

Thaís 24/05/2021

Psicose
Comecei a conhecer a história pela série, que é bem distante do livro mas é o mais fácil de assistir por ser mais ?atual? para quem não está muito acostumado.
Quando finalizei a série assisti o filme, gostei demais e sai em busca do livro.
Agora que finalizei, gostara de ter lido antes de assistir filme/série, para ter a experiência completa com o livro, mas tudo bem, virou um dos meus livros favoritos mesmo assim.

Norman bates é o personagem principal desta história, que gerencia o Motel Bates. Ele viveu uma relação doentia com sua mãe, que era muito controladora, o que acabou influenciando seriamente sua personalidade.
Norman sofre de distúrbios psicóticos, possuindo múltiplas personalidades.
Marion Crane desapareceu com uma quantia de 40 mil reais da empresa em que trabalha, pretendia pagar as dividas de seu namorado para que finalmente pudessem se casar e morar juntos.
Como essas histórias se cruzam? O que acontece com Mary? Quais segredos Norman bates esconde? É o que descobrimos ao longo de Psicose!

N4te 18/08/2020

Bom, pra quem já tinha assistindo o filme "Psicose" antes de ler esse livro, não vai ter nenhuma novidade a mais, então não espere q vai ser muito diferente do que já viu. No entanto ele não deixa de ser um livro muito bom de ser lido, digno de cinco estrelas.
Para aqueles já viram o filme esse livro entra em mais detalhes em que o filme custa a falar, principalmente em relação ao Norman Bates.
E pra quem não assistiu o filme e quer ler ele antes. LEIA!! A leitura é bem dinâmica e sempre deixa um ar de suspense desde o primeiro capítulo, onde ele só larga somente no final do livro.

Marina.Evaristo 22/04/2023minha estante
A partir do filme, creio que a psicose dele seja realmente essa de se passar por ela

CaioEdu 22/04/2023minha estante
Verdade, o estranho é o último capítulo, o 17, que mostra que o corpo da mãe que estava no Motel estava vivo, mas como assim?

Marina.Evaristo 22/04/2023minha estante
Aí eu já não sei heheheh

Greice21 01/04/2023

Bates
16° Livro do 1° trimestre
*Psicose* , _Robert Bloch_

Mary está noiva de Sam, e para ajudá-lo a quitar uma dívida , ela será capaz de surrupiar alguns milhares de dólares confiados por seu chefe, para serem depositados. Mary planeja tudo, achando melhor não se despedir da irmã, ela foge no meio da noite, aluga um carro, e acaba de perdendo no caminho. Em meio a uma tempestade, o que lhe resta é um motel a beira de estrada , chamado Motel Bates. Lá ela se registra, com um nome falso, e se vê cativada pelo dono, o jovem e acanhado Norman Bates. No entanto, Bates não é o único morador da casa, e ao contrário dele, está não é muito receptiva. A primeira morte, ocorre na mesma noite, Mary toma uma ducha em seu quarto no motel, e não nota em meio ao vapor da água quente que não está totalmente sozinha no banheiro. Enquanto isso, um espectador do outro lado da parede através de uma fissura assisti a seus últimos arquejos de vida. Após o desaparecimento da irmã, Lila procura Sam, o noivo de Mary, e um grande mistério se desdobrara envolvendo o pacato Motel Bates.
Este livro estava na minha estante há tempos. Se eu soubesse como era bom, teria o arrematado de primeira. A história é muita boa, tem uma sequência lógica, personagens bem construídos. Além de que te faz pensar que a culpa é da velhota, e se te faz pensar no quão ruim ela foi para o filho, e que te faz sentir pena do tal, pois ele apesar da humilhação e do descaso da mãe, a defende e a protege... e no fim um banho de água fria, quando o real assassino é perfilado como três em um.

Francisco 07/03/2021

Um suspense nada inovador para os dias atuais
Mary Crane trabalha em uma agência de seguros, a Agência Lowery, mora com sua irmã Lila em um pequeno apartamento em Tulsa, no estado de Oklahoma e vive distante de seu namorado Sam Loomis, que vive em Fairvale, no Texas.

Quando o chefe de Mary lhe confia um depósito bancário de quarenta mil dólares, a mesma foge com o dinheiro afim de encontrar seu namorado de que nada sabe do roubo. No caminho, decide descansar uma noite em um motel às margens de uma antiga rodovia, cujo nome é "Motel Bates". Nessa mesma noite, após jantar com Norman, é por ele assassinada no chuveiro (aqui é mantido o suspense de que a mãe de Norman cometeu o crime).

O desaparecimento de Mary implica em sua busca por parte de Sam, Lila e o detetive particular Milton Arbogast, contratado pela Agência Lowery.

A personalidade doentia de Norman Bates e sua construção é tratada de forma superficial pelo autor. Pode-se até inferir que o autor negligencia isso e dá preferência aos fatos.

O livro segue a mesma história do clássico filme de Hitchcock homônimo e para a época em que foi publicado pode ser considerado um bom suspense, mas nada inovador para os dias atuais. Quanto à escrita, partir das primeiras páginas percebe-se uma narrativa fluida e dinâmica, característica essa que pode desagradar ou agradar leitores. Além disso, esse constitui um dos raríssimos casos em que o filme é superior ao livro. Contudo, por ser uma rápida leitura, vale muito a pena dar uma conferida.

Rebeca 10/10/2020

Psicose
Clássico ótimo! Leitura rápida, objetiva, sinistra e com um final muito desconcertante. Livro incrível.

portonguese 25/10/2020

Muito bom. A trama e narrativa são muito envolventes e em retrospecto, a obra se torna ainda maior.
Principalmente quando sob a análise das três personalidades que envolvem e definem o Norman Bates.

rhana.condado 20/07/2022

Simplesmente Robert Bloch
Ler esse clássico, onde já vi o filme e a série, me deixou tão envolvida como se fosse eu não conhecesse a história.
Robert Bloch é um gênio, a maneira de escrever, o suspense, a descrição dos personagens?
Por muitos momentos achei que estava na cabeça doentia e perturbadora de Norman Bates.
Eu chamo esse clássico de ?livro degustação?, pra ler devagar, apreciando a história, os personagens e o autor.
Ah, e o que dizer dessa edição da Darkside? O livro físico é uma arte pra deixar decorando.

Thaisa 19/02/2020

Em uma noite chuvosa, Mary Crane, fugindo de sua cidade com uma quantia enorme de dinheiro buscando ajudar o namorado endividado, resolve passar a noite em um hotel de beira de estrada.
É assim que ela conhece Norman Bates, o simpático, porém socialmente inábil dono do quase abandonado Bates Motel.
Norman vive num casarão dos fundos com sua mãe doente e, mesmo sendo visto como um menino fracassado perante ela, cuida da velha senhora... Até que ela começa a sentir ciúmes de Mary e decide que Bates estaria melhor se a jovem não tivesse aparecido por lá.
A premissa de "Psicose" pode ser simples, mas seu desenvolvimento é bem mais complexo: temos aqui uma ficção com personagens baseadas em um serial killer real, além de ser um suspense que lida com questões psicológicas e morais.
Com um protagonista cativante envolto em uma situação complicada e um mistério para ser solucionado, a história de Bloch será capaz de surpreender até mesmo os amantes da adaptação clássica feita por Alfred Hitchcock em 1960.
?????????
"Está pensando em me matar, não é, Norman? Não pode. Falta-lhe coragem. A força é minha. Sempre a tive. Em quantidade suficiente para nós dois. Eis por quê nunca se livrará de mim, mesmo se verdadeiramente o quisesse. No fundo, naturalmente - bem no fundo - não quer."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Eduarda 24/03/2021

Excelente!
Até o momento, foi uma das melhores leituras do ano!
Conhecendo a história, é incrível ver a forma como a situação é apresentada, mantendo o mistério e a sutileza até o último momento.
Me deixou com muita vontade de rever o filme e também a icônica série Bates Motel.
Um clássico com razão ?
Graça 24/03/2021minha estante
Também terminei de ler recentemente e virou um dos meus favoritos ?

Eduarda 25/03/2021minha estante
É muito bom mesmo!

Marina 14/05/2022

Clássico do suspense! Mesmo conhecendo a história através do filme e da série baseados na obra, a leitura se mantém interessante.

NANA 26/11/2020

É preciso ler!!!
Creio que nada pode ser exatamente normal. A narrativa é intrigante e acolhedora. Conduz a história de forma sublime. Os pontos em que o narrador inclui informações relevantes e suspenses são certeiros.

Lídia Lourenço 12/01/2022

Norman Bates
É inacreditável como funciona a cabeça de um psicopata/psicótico.
Certamente seria loucura tentar atendê-los.
Fabio Rosa 12/01/2022minha estante
Intrigante, estou lendo Mindhunter e estou gostando muito tbm

Lídia Lourenço 12/01/2022minha estante
Chegou essa semana este livro (mindhunter). Estou ansiosa para começar a ler. ??

Thomas.Vincezo 12/05/2020

Recomendo
Comecei a ler este livro em uma LC e curti muito. Para quem gosta de um suspense, ótimo livro para se ler. Me prendeu do início ao fim. Recomendo e muito.